Você decidiu que quer montar um ecommerce, definiu o nicho de mercado e agora está começando a pesquisar pelos fornecedores. Mas afinal, como montar o estoque de um negócio desse tipo?

Essa dúvida é muito comum e geralmente está relacionada a uma questão simples: nesse momento devo dar prioridade à quantidade ou à variedade de produtos em estoque? Ter poucas peças disponíveis de muitos modelos ou poucos modelos com muitas peças disponíveis?

Caso essa pergunta já tenha passado pela sua cabeça, continue com a gente, pois a resposta é muito mais simples do que você imagina!

COMO MONTAR O ESTOQUE INICIAL DE UM ECOMMERCE?

Se você está se perguntando sobre como montar o estoque inicial de uma operação de comércio eletrônico, seremos diretos na resposta: priorize quantidade, não variedade.

Caso precise optar por ter 10 peças de 5 modelos ou 5 peças de 10 modelos, escolha a primeira opção por um motivo simples: quando um produto começa a ter bastante saída e se esgota antes do planejado, isso acaba paralisando as vendas e prejudicando o empreendedor.

Além disso, também vale observar que o fator variedade não é tão poderoso quanto parece... Se você entende bem as características do seu público-alvo, pode contemplar os gostos da clientela sem precisar de um portfólio excessivamente amplo de produtos. Pense nisso.

COM QUANTOS PRODUTOS MONTAR O ESTOQUE INICIAL?

Você não precisa de uma grande linha de produtos para começar o seu ecommerce. Enquanto muita gente acaba se perdendo em planejamentos iniciais de centenas de produtos, 10 itens já são o bastante para começar.

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

É isso mesmo: pegue uma folha, anote os 10 produtos que você pode vender para um determinado público e comece a procurar pelos fornecedores. Simplifique!

E SEU EU TRABALHAR COM COLEÇÕES?

Quem trabalha com coleções de produtos, caso de muitos empreendedores do segmento de moda, por exemplo, é uma exceção: aí é preciso priorizar variedade frente à quantidade de cada peça.

Mesmo assim, a nossa dica é para que você considere incluir linhas de produtos perpétuos em seu portfólio. No longo prazo essa estratégia trará vantagens competitivas importantes para o negócio!

E tenha em mente que, à medida que o seu negócio for se consolidando no mercado, o indicado é que você conte com o auxílio de uma plataforma para a sua loja virtual. Aqui no Ecommerce na Prática, nós buscamos sempre as melhores soluções para os nossos alunos e, por isso, indicamos a Nuvemshop. Com ela, você vai conseguir implementar diversas estratégias para impulsionar cada vez mais o seu negócio.