O algoritmo do Instagram é como uma fórmula que determina o que você vê em seu feed e outras seções do aplicativo, com base em uma série de fatores. Neste artigo, vamos mergulhar no que é o algoritmo do Instagram, e como usá-lo a seu favor e muito mais. Veja!
Se você está começando no mundo do Instagram ou quer expandir a presença online ou impulsionar seu negócio, entender o algoritmo é fundamental.
Basicamente, é preciso saber como funciona o algoritmo do Instagram, o que fazer para aumentar o alcance das suas publicações e vendas.
Portanto, se você nunca ouviu falar em algoritmo ou quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos, agora é a hora! Vamos explicar tudo nos próximos tópicos…
Índice:
O que é o algoritmo do Instagram?
O algoritmo do Instagram é como um “robô” que considera alguns sinais e critérios para entender se a sua publicação no Instagram é valiosa para os usuários ou não. Ele vai pode mostrar sua postagem para mais pessoas ou ignorá-la, deixando-a esquecida entre todas as outras publicações que são feitas por dia.
Cada rede social tem o seu algoritmo próprio e considera critérios distintos, levando em conta o propósito da rede.
O Instagram, por exemplo, valoriza o envolvimento do usuário e quer mostrar conteúdos que são interessantes para quem está online. Por isso, tem critérios que englobam desde comentários até a frequência de postagem que tem.
Já deu para notar que ele vai muito muito além de curtidas, certo?
Como funciona o algoritmo do Instagram?
Pode parecer a mesma coisa, mas Feed e Stories, por exemplo, funcionam de forma bastante diferente no Instagram. Por isso, o algoritmo também tem critérios diferentes.
A maioria deles não são divulgados e confirmados pelo Instagram, mas há um consenso entre especialistas com relação aos mais importantes. São eles:
Algoritmo dos Feed e Stories
Falei antes que o fator novidade (Temporalidade) é bem visto pelo algoritmo. No Stories, isso é ainda mais importante.
Uma boa dica é postar com frequência não apenas diária, mas por hora. Em torno de 10 publicações no Stories ao dia é ótimo, no entanto, se conseguir postar mais, melhor. Quanto mais você posta, maiores são as chances de ficar lá na frente da aba dos posts mais recentes em Stories.
Além disso, o Instagram possui diversos recursos, como enquetes, questionários, perguntas e respostas, testes… Isso sem contar as funcionalidades ligadas à câmera, como filtros e colagens.
Sei que esses recursos parecem ser apenas um apoio para tornar a plataforma mais divertida, mas a importância deles é grande demais. Se você os utiliza, o algoritmo entende que faz bom uso da plataforma e acaba te dando maior relevância.
Outro ponto é que o uso dos recursos também está ligado à interação. Uma vez que você os utiliza para ter uma troca maior com a audiência, o algoritmo te vê de forma positiva. Por isso, abuse de enquetes, testes, perguntas e respostas… e não se esqueça de responder aos comentários por Direct.
Algoritmo dos Reels
Você já deve saber que os assuntos abordados nos reels são infinitos...
Mas, para fazer a sugestão de Reels para os usuários, o algoritmo analisa o que é mais interessante para cada pessoa. Na prática, ele analisa os conteúdos que cada usuário já interagiu para fazer novas sugestões.
Além disso, o algoritmo também leva em consideração as informações relacionadas ao perfil que fez a publicação.
Aqui é levado em conta não apenas a popularidade do perfil, mas também a originalidade do conteúdo. Ou seja, as contas não precisam, necessariamente, ter muitos seguidores para performar bem; basta postar um conteúdo interessante e original.
Algoritmo do Explorar
O foco do Explorar é proporcionar ao usuário a visualização de novos conteúdos, tanto que seu algoritmo segue a mesma linha de pensamento...
Ou seja, a ideia é mostrar para o usuário contas e publicações diferentes daquelas que ele já interagiu – mas sem deixar de observar os interesses dessa pessoa, claro.
Sendo assim, o algoritmo do Explorador funciona basicamente a partir das interações do usuário. Ele leva em conta os temas que ele mais consome dentro da rede social e faz sugestões de conteúdo originais a partir disso.
Isso é tão verdade que é super comum você pesquisar um tema no explorar e, pouco tempo depois, surgirem no explorar diversas sugestões relacionadas àquilo que você pesquisou antes. Bem interessante, não é verdade?
No vídeo abaixo, eu falei mais sobre como funciona o algoritmo e qual é a diferença que faz na sua vida como empresa. Assista:
Quais dados o algoritmo do Instagram considera?
Conforme citamos anteriormente, o algoritmo dita o seu alcance. Postagens que não cumprem com os critérios são deixadas de lado, enquanto aquelas que cumprem vão longe.
Se você espera que as pessoas lembrem da sua marca com frequência e te enxerguem como referência em algo, preste atenção nos seguintes critérios:
1 - Originalidade
O Instagram está cada vez mais preocupado com a qualidade do conteúdo que é veiculado em sua plataforma. Por isso, na sua última atualização de algoritmo, criou um parâmetro novo: a originalidade.
Além de incentivar a produção de conteúdo próprio, essa atualização também visa penalizar aqueles perfis que apenas respondem conteúdos de outras contas. Essa é uma boa notícia para perfis pequenos, afinal, isso vai dar mais visibilidade aos conteúdos criados do zero.
Esse algoritmo funciona mais ou menos assim:
- Quando um criador posta algo, o algoritmo primeiro verifica se o conteúdo é original, segue as diretrizes da comunidade, e não tem marcas d'água. Se o conteúdo passar nesses critérios, ele está pronto para ser recomendado;
- O conteúdo, então, é mostrado a um pequeno grupo de pessoas que o algoritmo acredita que irão gostar dele. Essas pessoas não precisam necessariamente seguir o criador para ver o conteúdo;
- Se esse pequeno grupo engajar bem com o conteúdo (curtindo, comentando, compartilhando), o algoritmo entende que ele é de qualidade e interessante;
- Com base no bom desempenho inicial, o conteúdo é então mostrado a um grupo maior de pessoas. Este processo continua, com o conteúdo recebendo exposições cada vez maiores.
Ah, vale lembrar que, com essa atualização, o algoritmo do Instagram também remove das recomendações “agregadores de conteúdo”, que são contas que frequentemente postam conteúdos de outros sem adicionar valor significativo. O famoso repost.
Para resumir, o algoritmo de originalidade mudou as seguintes coisas:
- O algoritmo substitui repostagens por conteúdos originais nas recomendações;
- Repostagens agora têm etiquetas que linkam ao criador original;
- Agregadores que postam conteúdo de outros mais de 10 vezes em 30 dias são removidos das recomendações, podendo se requalificar após 30 dias;
2 - Engajamento
Quando falamos sobre engajamento no Instagram, você deve ter em mente 3 coisas: comentários, compartilhamentos e, por último, curtidas.
Coloquei as curtidas por último porque elas são o fator de menor importância aqui. Lembra que eu falei que o “fim” das curtidas não muda em quase nada a sua vida? É por isso.
Isso acontece porque é fácil para uma pessoa curtir uma foto. Comentar e compartilhar, porém, exige um nível de interesse e envolvimento maior do usuário.
Eu tenho certeza que você só comenta em postagens de pessoas próximas ou de quem admira. A sua audiência tem o mesmo comportamento…
Por isso, é seu dever incentivar essas boas práticas. Existem várias formas de fazer isso, mas vou te mostrar mais adiante...
3 - Compartilhamento direto
Sabe aquele ícone de aviãozinho de papel que aparece embaixo de cada uma de suas postagens? Este é o botão onde as pessoas que te seguem podem compartilhar via direct message (DM) ou Stories suas publicações.
E é isso o que chamamos de compartilhamento direto. Dessa forma, é como se houvesse um grande fã mostrando para o algoritmo do Instagram que o seu conteúdo é incrível. Caso contrário, ninguém compartilharia com os amigos.
4 - Relacionamento
O termo ”rede social” já carrega no nome o seu intuito: socializar. Isso significa que, ao fazer parte disso, você não pode apenas ser provedor de conteúdo e não se envolver. Ou seja: não vale deixar seus seguidores falando sozinhos. Você deve respondê-los, seja por comentários ou DM, e se permitir interagir.
Além dessa ação ser bem vista aos olhos do algoritmo do Instagram, você também acaba atraindo mais pessoas para a sua página e fideliza os seguidores. Afinal, todo mundo gosta de um pouquinho de atenção.
5 - Temporalidade
Temporalidade ou, como alguns chamam, Novidade, é um fator importante no Instagram. Como as coisas acontecem muito rápido na plataforma – e no mundo –, ter um volume inconsistente de postagens pode atrapalhar.
O algoritmo do Instagram entende que postar de forma constante, entre 1 e 2 vezes por dia, significa que a sua marca traz novidades com frequência. Assim, acaba apresentando o conteúdo mais vezes e por mais tempo para seus seguidores.
Pessoas que não têm consistência no Instagram ficam com baixo engajamento, baixa entrega, baixo alcance e, consequentemente, baixo volume de vendas.
6 - Busca por perfil
Esse é simples. Se seu conteúdo não aparece para as pessoas, mas elas se interessam por suas publicações, vão acabar pesquisando por seu perfil no Instagram.
Esse comportamento mostra para o algoritmo que seu conteúdo é bom de verdade e que a audiência quer ouvir o que tem a dizer. Assim, você vai começar a aparecer com mais frequência para essas pessoas.
7 - Tempo na página
Que jogue a primeira pedra quem nunca ficou por vários minutos no feed de uma só pessoa. Em geral, isso acontece quando você se interessa pelo conteúdo que tem ali ou, no mínimo, achou o feed bonito.
Independentemente de qual for a razão, o algoritmo do Instagram entende que este é um bom comportamento e acaba favorecendo suas publicações para essa pessoa. Ou seja: quanto mais tempo conseguir fazer a audiência passar no seu perfil, melhor.
8 - Relevância
Está relacionada ao assunto do conteúdo que compartilha no Instagram e às hashtags (veja aqui como usar hashtags do jeito certo). Essas tags ajudam o algoritmo a reconhecer o tema sobre o qual está falando e te inclui naquelas categorias que aparecem na página de “discovery” da rede social.
Em geral, as categorias que aparecem no item “feito para você” são os assuntos que interessam ao usuário.
Para uma pessoa, por exemplo, podem aparecer em destaque “comida”, “moda” e “compras”. Para outra, pode aparecer “fitness”, “decoração”, “filmes”.
Esse reconhecimento de assuntos que mais interessam ao usuário é feito com base no nível de interação com os conteúdos. Já a seleção dos que aparecem em primeiro lugar é feita considerando os critérios que te apresentei acima.
🛒 Aproveite para ler também: Como vender no Instagram: 18 dicas comprovadas para ter sucesso na plataforma.
Como usar o algoritmo a seu favor?
Sabendo criar bons conteúdos, você já deu o primeiro passo em direção ao sucesso das suas publicações. O próximo passo está relacionado ao algoritmo do Instagram – sim, ele de novo.
Trouxe aqui alguns aspectos aos quais deve ter atenção para fazer com que o algoritmo trabalhe a seu favor.
1- Descubra os melhores horários para as postagens
Preste atenção ao horário em que vai postar. Quanto mais interações tiver nos primeiros 30 minutos da publicação, maior será o alcance e maiores são as chances de ter resultados.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Para isso, você precisa descobrir qual é o melhor horário para postar no Instagram. Nesse ponto, indico que você não se apegue a horários que vemos em pesquisas, mas sim verifique qual é o melhor horário de acordo com o seu perfil.
⏰ Falamos sobre como fazer isso neste artigo: Veja qual o melhor horário para postar no Instagram em 2024.
2 - Crie conteúdo originais
Como já conversamos, a originalidade se tornou um fator muito importante para aparecer no Instagram, principalmente se você tem uma audiência pequena.
Por isso, quando pensar na estratégia de conteúdo do seu negócio, foque em conteúdos que tenham a ver com o seu nicho e o seu público. Não apenas o que está em tendência dentro da plataforma.
E quando falamos de originalidade, não queremos dizer que você deve reinventar a roda. Você pode, sim, usar formatos populares; mas deve dar a cara da sua empresa a eles.
Sei que ir por esse caminho requer um esforço maior mas, acredite, ele vai ser recompensado. E para te ajudar nessa empreitada, te indico nosso e-book com 57 ideias de postagem para redes sociais. 💡
Esse foi um material criado por especialistas em redes sociais, com ideias testadas e aprovadas. E o melhor de tudo? É gratuito. Faça o download aqui:
2- Conheça a sua audiência
O melhor conteúdo nunca vai te dar resultado se você não conhecer profundamente a sua audiência. Com isso, quero dizer que você precisa saber quais são as aspirações, gostos, comportamentos, desejos, sonhos, valores, o que as inspira no dia a dia.
O lado positivo é que essas são informações cruciais não apenas para ter relevância nas redes sociais, mas para se comunicar com a sua audiência em todos os sentidos.
Quando você constrói um negócio, cada decisão deve ser embasada nesta pessoa, nesta figura representativa que criou do seu cliente ideal. Chamamos esta figura de Persona. Mas calma…
Pode parecer complicado, mas tenho aqui um guia para te ajudar na construção da sua persona. Esse é o Mapa da Empatia, onde pode ir incluindo novas informações à medida em que for conhecendo melhor a audiência.
Uma boa dica para começar é observar as métricas que o próprio Instagram divulga sobre seu perfil. Você pode visualizar esses dados entrando nas configurações da sua página comercial.
Essas informações são mais ligadas à geografia e demografia, mas são um bom primeiro passo. Além disso, fazer perguntas, enquetes e jogos com o público pode te ajudar a ter mais material sobre a audiência.
Com base nisso, você poderá construir conteúdos melhores e que fazem sentido para quem te segue.
❌ Leia também: O que é o shadowban no Instagram? Como evitar a punição?
3- Crie conteúdo que as pessoas gostem e queiram compartilhar
Sei que estou sendo redundante, mas é necessário enfatizar a importância de um conteúdo que chame a atenção do usuário. Pensa só no comportamento da plataforma: o usuário vê algo interessante, compartilha, comenta e, consequentemente, mais pessoas chegam até você.
Então, não perca tempo e produza conteúdo atrativo e, claro, de qualidade. Isso vai fazer com que os usuários se interessem mais pelas publicações, algo que o algoritmo do Instagram vai ver com bons olhos.
4- Utilize CTAs
É o que vai levar sua audiência a fazer algo após ver seu conteúdo. Pode ser colocar em prática um passo a passo e te marcar, pode ser comentar na sua imagem, marcar um amigo ou, de repente, até conhecer sua loja e comprar!
💡 Se você quiser saber mais sobre CTA (Call to Action ou Chamada para Ação, em português), nós temos um artigo completo sobre o assunto: O que é CTA: descubra como utilizar Call to Actions no seu Ecommerce.
5- Não ignore os comentários
Não deixe de responder aos comentários nas suas postagens do Instagram. Isso é importante porque mostra que você valoriza o feedback e a interação dos seus seguidores.
Além disso, quando você responde aos comentários, automaticamente, aumenta o engajamento da postagem, fazendo com que o algoritmo do Instagram a exiba para mais pessoas.
Ao responder, você também fortalece os laços com sua audiência e constrói relacionamentos mais duradouros. Fora o fato de que os comentários podem fornecer feedback valioso sobre o que sua audiência gosta e não gosta, ajudando você a ajustar sua estratégia de conteúdo.
🔷 Você pode se interessar também por: Como apagar comentário no Instagram no iPhone, Android e PC.
6- Faça anúncios
Se você ainda não sabe, fique sabendo: fazer anúncios é crucial para conseguir bons resultados no Instagram.
E a partir do momento que você faz campanhas com boas performances, maiores são as chances de o algoritmo enxergar a relevância dos seus conteúdos. Afinal de contas, mais pessoas terão visto esses posts patrocinados.
Dessa forma, com o passar do tempo, o algoritmo do Instagram pode fazer com que as suas publicações orgânicas consigam atingir um alcance maior.
🎯 Leia também: Instagram Ads: o que é e como anunciar no Instagram em 2024.
7- Use as hashtags
As hashtags são como etiquetas que categorizam o conteúdo e facilitam sua descoberta por usuários interessados. E o mais importante: são muito importantes quando o assunto é o algoritmo do Instagram.
Na prática, elas ajudam a comunidade a se conectar, aumentando as chances de conteúdos ganharem mais espaço no Feed, Stories e outras seções dos usuários.
Você pode usar tanto hashtags gerais, quanto mais específicas – estas são ótimas para encontrar uma audiência mais segmentada e interessada nos seus produtos e na sua empresa.
#️⃣ Vamos deixar aqui uma dica de leitura sobre isso: Como usar hashtag no Instagram: melhores prática para empreendedores.
8- Considere fechar parcerias com influenciadores digitais
Outra maneira de usar o algoritmo do Instagram a seu favor é fechar parceria com influenciadores digitais – se isso fizer sentido para a sua loja, claro.
Trabalhar com influenciadores digitais pode ser uma estratégia poderosa para ampliar o alcance e o impacto das suas campanhas no Instagram. Fazendo isso, você pode alcançar novas audiências e construir credibilidade mais rapidamente.
Garanta apenas que essa iniciativa seja feita com influenciadores que tenham afinidade com sua marca e cujo público seja compatível com o seu. Colaborações autênticas e genuínas tendem a gerar os melhores resultados.
Usar automação pode atrapalhar o algoritmo do Instagram?
É comum os usuários – empreendedores e aspirantes a influenciadores, em especial – buscarem por ferramentas de automação para gerenciar o Instagram. Talvez você já tenha ouvido falar ou até mesmo use algum deles: Gerenciagram, Buffer, AgoraPulse, SproutSocial, MLabs…
Eles podem ser muito úteis para te ajudar a programar postagens, responder comentários, ter acesso a dados, entre outras tarefas. No entanto, também representam um perigo para a sua página.
⚠️ Este é um alerta para quem utiliza automações para seguir, “deseguir”, curtir e enviar mensagens automáticas para novos seguidores.
Há alguns meses, o Instagram mudou a política de privacidade da plataforma, o que afetou diretamente o comportamento das integrações da ferramenta.
Na época em que houve a mudança, diversas ferramentas de gestão pararam de funcionar imediatamente devido à falta de correspondência com a API. Esta API é o conjunto de rotinas e padrões que ferramentas externas devem seguir para usar o serviço do Instagram.
Junto com as ferramentas que pararam de funcionar com o lançamento da nova política, alguns perfis comerciais e pessoais foram deletados. Isso mesmo, tiveram as contas excluídas sem explicação aparente.
Acontece que a explicação está justamente no uso de ferramentas de gestão e automação.
O Instagram reconheceu uma ação “robotizada”, algo que apenas uma máquina pode fazer. Esse tipo de ação robotizada pode ser, por exemplo: curtir 600 fotos, seguir pessoas, deixar de seguir pessoas, enviar mensagem automática...
Essas ações em um volume muito alto dentro de um curto espaço de tempo representa um comportamento incomum para pessoas reais. Assim, o Instagram enxerga como um perfil falso.
E perfis falsos são deletados. Isso significa que não pode usar automações?
Não. Significa que você precisa usá-las com parcimônia. Ou seja:
- NÃO seguir centenas de pessoas por dia;
- NÃO enviar mensagens em grandes lotes de uma vez;
- NÃO deixar como automático as curtidas em fotos;
- NÃO postar fotos, stories e vídeos de uma vez, em um mesmo horário;
- NÃO usar mais de 10 hashtags em suas fotos;
- NÃO usar as mesmas hashtags para todo o tipo de postagem.
A ferramenta de automação é ótima para te apoiar na gestão, mas não para gerir por você.
Saiba como vender no Instagram todos os dias!
Com tudo isso que te falei aqui, já deu para entender que vender no Instagram não é simplesmente jogar uma porção de foto do seu produto no feed, certo?
O seu foco deve ser envolver pessoas e, assim, as vendas vão acontecer como consequência de uma boa performance.
E uma boa performance significa usar o algoritmo a seu favor.
Mas, se você realmente quer fazer com que seu negócio deslanche no Instagram, precisa fazer uso de estratégias inteligentes.
Essas estratégias, aliadas ao seu conhecimento sobre o público e o algoritmo, vão fazer com que os resultados se multipliquem e cresçam de forma constante.
Por isso, queremos te convidar para fazer o curso Marketing de Conteúdo para Negócios. Você vai aprender:
- Conceitos essenciais: como definir a persona e fazer produção de conteúdo estratégico para cada uma das etapas do funil (Atrair, Envolver e Converter);
- Planejamento estratégico: como fazer o planejamento das suas ações nas redes sociais para criar postagens relevantes e de alto potencial;
- Execução: como criar por conta própria (ou terceirizar, caso queira) conteúdo de forma simples e que traz resultados consistentes para o crescimento do negócio;
- Potencializando o conteúdo: como gerar tráfego qualificado (clientes com alto potencial de compra) atrair, engajar e vender para milhares de clientes nas redes sociais, transformando sua marca em uma referência na internet;
- Metrificação e otimização: como otimizar a sua produção de conteúdo para fazê-lo alcançar milhares (ou até milhões) de pessoas diariamente.
Comece o treinamento agora mesmo, clicando no botão abaixo:
Comentários
Bem interessante, muito bom!
Muito bom! Não sabia dessas coisas e agora vou prestar atenção. Parabéns