O Ecommerce segue se destacando como um dos melhores mercados para investir. Por esse motivo, uma pergunta bastante relevante é: como criar um site de vendas, afinal? Para te ajudar com esse questionamento, hoje vamos mostrar todas as etapas necessárias para criar o site de vendas que você sempre sonhou!

Para você ter uma ideia de como as vendas online seguem em alta, de acordo com um estudo realizado pela Neotrust, no ano passado, o Ecommerce brasileiro registrou um faturamento recorde, totalizando mais de R$ 161 bilhões, o que mostra um crescimento de 26,9%.

Esses dados mostram que ter uma presença digital de qualidade é essencial para que os negócios continuem sendo competitivos no mercado. 

O fato é que os consumidores estão em busca  por cada vez mais praticidade, rapidez e excelência no atendimento. O que por um lado é um desafio, mas por outro lado é uma grande oportunidade de ter um negócio online de sucesso.

Diante disso, saber como criar um site de vendas de sucesso pode ter suas dificuldades, por conta de etapas que passam despercebidas para quem ainda não tem experiência com vendas online... 

Mas não se preocupe, pois hoje vamos te mostrar como funciona cada etapa, para que você aprenda como criar um site de vendas incrível para despontar no Ecommerce!

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira fala mais sobre o tema. Confira:

O que é um site de vendas?

Um site de vendas é um espaço dedicado para oferecer produtos e se relacionar com o cliente. Esse é um recurso essencial para empresas que desejam vender pela internet. É por meio do site de vendas que uma empresa consegue expor seu mix de produtos, oferecer informações sobre a companhia e oferecer atendimento pré e pós-venda.

Ao criar um site de vendas online, a sua marca pode ficar conhecida um lugares que você jamais imaginou, podendo atingir um público muito maior, o que pode resultar em um número maior de vendas.

Excelente possibilidade, não é verdade?

Bom, agora que você já sabe o que é um site de vendas, vamos entender como criar um?

Como criar um site de vendas em 8 passos

Para criar um site de vendas de sucesso, você vai precisar seguir algumas etapas. Elas já foram validadas por diversos empreendedores de sucesso. Basicamente, os passos são os seguintes:

  • Escolha um nicho de mercado;
  • Registre um domínio;
  • Escolha a plataforma de Ecommerce;
  • Crie uma identidade visual para o seu site;
  • Cadastre os produtos;
  • Configure os meios de pagamento e envio;
  • Faça testes antes de começar a vender;
  • Divulgue o seu site de vendas.

Veja agora o detalhamento de cada um desses passos:

1. Escolha um nicho de mercado

Não dá para criar um site de vendas e já começar a vender uma infinidade de produtos diferentes. A ideia é começar com o foco em um nicho de mercado e alguns poucos produtos.

Aos poucos, entendendo o que o seu cliente precisa, você vai aumentando a sua cartela de produtos.

Nesse sentido, a escolha do nicho é muito importante para saber como criar um site de vendas do zero. Mas caso você ainda não tenha um nicho definido, é importante que faça uma pesquisa sobre isso... 

Nós temos um artigo que pode te ajudar nessa pesquisa: Nicho de mercado: o que é, importância e como definir

A ideia é entender em qual mercado você mais gosta e deseja atuar, para então pesquisar como está a demanda por ele no Ecommerce. Esses detalhes vão te ajudar na definição do nicho.

2. Registre um domínio

Assim como o nome da sua empresa, um nome de domínio também é fundamental, pois ele é o seu endereço virtual. Por isso, escolher um bom nome de domínio pode facilitar o reconhecimento da sua marca, além dele guiar os clientes para o seu site de vendas. 

O domínio da sua marca é a URL do seu futuro site. Nesse sentido, o ideal é escolher uma url simples, apenas com o nome da sua empresa. 

Na hora de escolher as extensões, leve em conta que “.com” e “.com.br” já estão na mente das pessoas e são mais fáceis de lembrar, então, escolher entre elas é a melhor opção.

Mas como registrar o domínio da marca? Para isso, é preciso fazer o registro em alguma plataforma, para a qual você vai pagar para ter a licença desse nome

O valor do registro de domínio custa, em média, R$50,00 por ano dependendo da ferramenta que você escolher. É importante lembrar que, ao final do período de 1 ano, a sua licença vai acabar e você deverá renová-la para não perder o domínio. 

Para saber mais sobre o tema, leia o nosso artigo: Como Registrar o Domínio do seu Ecommerce

3. Escolha o tipo de site de venda

Hoje, existem dois principais tipos de sites de venda, os feitos por meio das plataformas de Ecommerce e os marketplaces. Veja a diferença entre eles:

Pataforma de Ecommerce

A plataforma de Ecommerce é o sistema responsável pela criação do seu site de vendas. Ela tem um conjunto variado de recursos e extensões que não estão visíveis para os clientes e que só você, como administrador, consegue ver. 

A grande vantagem de montar o seu site de vendas em uma plataforma de Ecommerce é o baixo custo e a simplicidade, pois nesse sistema você não precisa ter habilidades técnicas de programação.

Porém, escolher a plataforma de Ecommerce adequada para o seu negócio é fundamental para começar com o pé direito. Isso porque as funcionalidades e recursos da plataforma escolhida podem ajudar a sua empresa a crescer, como também limitar a sua expansão. Tudo depende da sua escolha!

Nesse sentido, ao analisar as opções de plataforma de Ecommerce, avalie se elas podem crescer junto com o seu negócio. Além desse fator, você também deve analisar o preço e os recursos que elas oferecem.

Aqui no Ecommerce na Prática indicamos a Nuvemshop como a melhor plataforma de Ecommerce para quem está começando ou quem já tem um bom volume de vendas e quer expandir ainda mais. E o melhor de tudo:

Nossos leitores ganham 25% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano. Muito bom, não é verdade? Para utilizar o benefício, clique aqui.

Marketplace

Um marketplace é um site de vendas no qual vários lojistas podem vender anunciar produtos. Muitas vezes, os marketplaces são comparados aos shoppings. Alguns dos marketplaces mais populares são o Mercado Livre, a Amazon e a Shopee.

Esses canais de venda já contam com uma audiência fiel, o que pode ser útil para lojistas iniciantes, mas tornam difícil aplicar a identidade visual de casa empresa, já que contam com um padrão visual que se aplica a todas as lojas.

Vale lembrar também que os marketplaces e plataformas de Ecommerce podem ser usados em conjunto dentro de uma estratégia de vendas, maximizando conversões.

4. Crie uma identidade visual para o seu site

Um dos aspectos fundamentais para você que está aprendendo como criar um site de vendas é criar uma identidade visual para a sua marca.

A identidade visual é formada por uma série de elementos como logomarca, cores da marca, banners, capas para redes sociais e tudo mais que de uma forma geral sirva para caracterizar a sua empresa.

Entre os pontos mais importantes de uma identidade visual estão:

  • Fontes;
  • Cores;
  • Padrões e estampas;
  • Tratamento das imagens;
  • Variantes do seu logotipo.

É fato que empresas com uma identidade visual forte e bem-estruturada estão sempre um passo à frente da concorrência. Principalmente se ela for tão marcante que os clientes sejam capazes de reconhecer a marca mesmo antes de ver o logotipo.

5. Cadastre os produtos

O cadastro de produtos é outra etapa fundamental para quem quer saber como criar um site de vendas. Na hora de cadastrar os produtos, preste atenção aos tópicos a seguir:

Organize os seus produtos por categorias

Se o seu site vende itens de diversas categorias, coloque cada um deles no departamento correspondente, pois isso facilita bastante a busca do consumidor.

Mas mesmo que a sua loja seja focada em um determinado nicho, você pode organizar os produtos por subdivisões para organizá-los da melhor maneira. 

Descrição do produto

Uma boa descrição de produto aborda o problema do cliente, lista as características do produto e destaca os principais benefícios para estimular a venda. 

O segredo para criar descrições de produtos que convertem está em:   

  • Explicar para quem é o produto;
  • Listar as características essenciais do produto (tamanho, material, etc); 
  • Ajude o consumidor a imaginar de que forma o item será útil para ele. 

Imagens do produto

Na hora de comprar, o consumidor precisa saber todos os detalhes do produto de seu interesse, como acabamento, cores, tamanho, formas de uso e por aí vai…

Por isso, é indispensável oferecer boas imagens de seus produtos. Afinal, são elas que vão garantir que nenhum comprador tenha dúvidas se vale a pena ou não comprar no seu site de vendas.

Algumas dicas para criar boas imagens são:

  • Mostre vários ângulos do produto;
  • Mantenha a fidelidade das cores;
  • Escolha sempre o fundo branco.

Se você quiser saber mais, sugerimos a leitura do artigo: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição

6. Configure os meios de pagamento e envio

O próximo passo para você saber como criar um site de vendas é configurar os meios de pagamento. Eles nada mais são que os intermediadores das transações de pagamento entre o consumidor e o seu site de vendas. 

Para quem está começando agora, a melhor opção são os meios de pagamento nos quais as pessoas confiam, como PagSeguro, Mercado Pago ou PayPal. Isso porque essas opções são mais conhecidas, o que gera mais credibilidade para o seu negócio.

Assim, depois de configurar os meios de pagamento, é hora de configurar os meios de envio dos produtos. 

Além dos Correios, você também pode optar por outras transportadoras, como a Melhor Envio ou ainda fazer um contrato diretamente com as empresas.

Se quiser saber mais sobre isso, leia: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra

7. Faça testes antes de começar a vender 

Depois de fazer todas as configurações necessárias para criar o seu site de vendas, faça alguns testes para garantir que esteja tudo certo em termos de design, desempenho e navegação.

Confira a lista de verificação que criamos para te ajudar:

  • Revise todas as descrições de produtos;
  • Teste sua experiência de checkout;
  • Verifique as integrações de pagamentos;
  • Observe se todas as imagens são de qualidade;
  • Peça para outras pessoas verificarem navegação do site;
  • Verifique se todos os links; 
  • Verifique se os códigos de cupom de desconto funcionam.

Para terminar a fase de testes, faça todas as etapas de uma compra e veja se o processo está funcionando corretamente. 

8. Divulgue o seu site de vendas

O pior pesadelo de qualquer empreendedor é ter zero visitantes no dia da inauguração da loja virtual. Por isso, para garantir que o seu site de vendas esteja cheio de visitantes neste dia e em todos os outros, você deve investir na divulgação da sua marca.

Algumas das opções para fazer a divulgação são:

Você também pode usar as técnicas de SEO para que as pessoas que buscam pelo seu produto encontrem a sua loja de forma mais rápida por meio dos motores de busca, como o Google.

Conheça o método validado de como criar um site de vendas do zero!

Como você viu neste texto, para saber como criar um site de vendas de sucesso, é preciso seguir várias etapas fundamentais.

E a verdade é que existem vários fatores que precisam ser observados e desenvolvidos por você antes, durante e até mesmo depois da abertura do seu negócio.

Aliás, o mais importante de tudo: você precisa saber como criar o seu site de vendas da melhor maneira possível, isto é, com um método 100% validado! 

A boa notícia nesse sentido é que nós podemos te ajudar nisso… Quer saber como?

Com o Treinamento Loja Virtual do Zero, disponível por meio da assinatura Ecommerce na Prática!

Nesse treinamento, você vai aprender o passo a passo para tirar sua loja virtual do papel e lucrar muito todos os dias… 

Para assistir às aulas, basta assinar o Ecommerce na Prática! 

E então? Está preparado para aprender como criar um site de vendas do zero com alguns dos maiores especialistas do mercado? 

Conheça mais sobre a plataforma e assine o serviço clicando no botão abaixo: 

Perguntas Frequentes

O que é um site de vendas?

Um site de vendas é um espaço criado para vender online. Nele, há integração com meios de pagamento e de envio. Além disso, no site de vendas, você pode expor seus produtos ou serviços com fotos e descrições detalhadas e o layout pode ser ajustado de acordo com a paleta de cores da marca.

Como criar um site de vendas?

Para criar um site de vendas, você precisa definir um nicho de mercado, escolher produtos e selecionar uma plataforma de Ecommerce que forneça o que você precisa em termos de requisitos de funcionalidade sem gastar muito.

O que é o domínio de um site de vendas?

O domínio de um site de vendas nada mais é que o endereço online dele. Funciona da mesma forma que o ponto de uma loja física. Muito confundindo com o termo link ou URL, o domínio é mais amplo, podendo conter contas de e-mails, certificados de segurança e outros serviços online.

É possível criar um site de vendas sem estoque?

Sim, é possível criar um site de vendas sem estoque fazendo dropshipping. Para isso, encontre um parceiro fornecedor, negocie os termos de vendas e envio.

Quanto custa criar um site de vendas online?

Levando em conta que para montar um site de vendas existem os gastos fixos e os variáveis, o custo pode variar entre R$ 350,00 a R$ 500,00.