Saber como criar um Ecommerce do zero da maneira correta é uma dúvida para muitos empresários. Nada mais justo, afinal de contas, o processo envolve diversos passos e estratégias que não podem ser ignorados. Vamos explicar tudo neste artigo!

Qualquer pessoa pode criar um Ecommerce do zero e ter sucesso. O que ela precisa entender, entretanto, é que existem pontos essenciais para criar, estruturar e alavancar um negócio lucrativo na internet.

Antes de começar, o que muitos empreendedores não sabem é que planejar e entender a lógica de um Ecommerce pode ser bem mais simples do que se imagina. 

É por isso que, ao longo deste artigo, vamos explicar tudo sobre como criar um Ecommerce do zero e te ajudar a tirar o seu negócio do papel de um jeito simples e eficiente. 

Vamos começar!

O poder do Ecommerce hoje

Não é nenhuma novidade que o Ecommerce é um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo. Com baixo investimento inicial e ótima rentabilidade, os empresários percebem que vender produtos e serviços online é uma opção extremamente vantajosa

Além disso, o comportamento dos clientes tem mudado devido à expansão da internet e a facilidade, rapidez e dinamismo que ela proporciona.

Hoje, com a preferência pela agilidade, comodidade e praticidade na hora das compras, os consumidores vêm adotando o Ecommerce como principal canal de compras. As pessoas estão cada vez mais conectadas à grande rede e já não têm mais o medo que existia antigamente de realizar compras online.

Portanto, deixar de  ter uma presença online significa perder muitos clientes em potencial. Não faça isso, combinado? 

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

Vantagens de criar um Ecommerce do zero

Depois de entender mais sobre o cenário atual do comércio eletrônico no Brasil, que tal conferir as principais vantagens de criar um Ecommerce?

Veja:

  • Baixo investimento inicial; 
  • Flexibilidade para vender em qualquer dia ou horário;
  • Ampla capacidade de análise de dados;
  • Facilidade, rapidez e dinamismo ao seu negócio; 
  • Possibilidade de criar um Ecommerce e trabalhar em qualquer lugar;
  • E mais! 

Benefícios bem interessantes, não é verdade? Mas não se engane… Para ser dono de um negócio de sucesso não basta criar uma loja e pronto. É preciso ter muito esforço, dedicação e vontade de aprender. Não existe fórmula mágica.

💡 O que você precisa é de um método validado… Vamos te dar uma boa visão sobre isso no próximo tópico e, ao final deste artigo, uma dica de ouro! Continue a leitura 😉

Como criar um Ecommerce do Zero?

Assim como em qualquer outro negócio, vender online exige capacitação, planejamento e conhecimento.

É necessário entender que, por mais que criar um Ecommerce do Zero seja uma tarefa menos burocrática do que criar um negócio físico, ainda exige que sejam seguidos passos essenciais.

E, para te ajudar nessa jornada, confira os próximos tópicos:

1. Construa um plano de ação

O plano de ação é um documento em que sistematizamos a lista de ações a serem executadas para o alcance de determinado objetivo. Nos negócios, ele significa toda a programação estratégica da sua empresa.

Com ele, é preciso que você tenha como meta fazer 30 vendas por mês, vendendo um produto por dia.

Assim, você valida o seu negócio. A validação é nada mais e nada menos do que vender regularmente e provar que o seu produto possui potencial de venda.

Com um negócio validado, você precisa cuidar da parte estrutural, construindo canais de audiência, estrutura de vendas, envios, atendimento e lidando com questões legais da empresa.

2. Trace objetivos e metas

Para dar o start no seu Ecommerce, também é necessário estabelecer metas e prazos de execução. Dessa forma, além de mensurar o crescimento de sua empresa, fica muito mais fácil não deixar de lado a construção do seu negócio.

Por isso, estabeleça uma meta de 7 dias para construir toda a estrutura do Ecommerce. Esse é o tempo necessário para botar em prática todos os passos a seguir.

3. Escolha o nicho de mercado 

Depois de traçar os objetivos e criar um plano de ação para o seu negócio, é preciso definir o nicho de mercado em que atuará e o tipo de produto que venderá. 

Lembrando que isso não precisa acontecer necessariamente nesta ordem. Muitas vezes, o produto é a primeira coisa que o empreendedor tem em mente na hora de criar um Ecommerce do Zero e tudo bem nesse sentido. 

O importante é você trabalhar com itens que você gosta ou tem o mínimo de identificação.

Tenha em mente que você vai lidar com as mercadorias da sua empresa todos os dias. Então, imagine trabalhar com algo que você não gosta ou se identifica… Não será nada agradável. 

4. Defina seu público-alvo

A partir do momento em que decide o produto que vai vender, provavelmente já terá um público-alvo definido

O público-alvo é a parcela de pessoas que compartilham com informações demográficas, geográficas, psicográficas, etc. Por exemplo: mulheres, de 15 a 30 anos, moradoras do Rio de Janeiro e que gostam de maquiagem.

Se você já entende um pouco do negócio, também deve estar familiarizado com o termo persona”. É comum as pessoas confundirem os dois, mas pense da seguinte forma: o público-alvo são as primeiras informações sobre o público do seu nicho. As coisas mais básicas, aspectos que unem um grupo de pessoas.

Mas saber apenas essas informações não é o suficiente para direcionar bem a sua comunicação e anúncios na internet. Você não consegue quebrar uma objeção sem saber qual é o medo de uma pessoa, tampouco consegue saber o medo se não sabe como é a vida dessa pessoa.

Para tal, você precisa criar uma persona. Persona é o termo que utilizamos para aquele que seria o cliente ideal da sua loja.  

Quando pensamos na persona, temos que considerar aspectos como: o que ela faz no tempo livre, com o que trabalha, quais são as suas ambições, para onde viaja, quantos filhos tem, o que gosta de ler, quais filmes assiste, para onde sai, quais os desejos, necessidades, etc.

É um pouco mais profundo, percebe? Mas é uma etapa importante do negócio. Arrisco dizer que uma das mais importantes, inclusive. Como já vimos, não saber quem é seu público pode fazer com que todo o negócio dê errado.

Se quiser uma ajuda nesse sentido, vale a pena preencher o Mapa da Empatia! Faça isso gratuitamente neste link. ⬇️

5. Escolha os canais de venda 

O próximo passo é escolher o canal de vendas em que vai começar a vender. Entre as principais opções estão: marketplaces, loja virtual própria e as redes sociais

Os marketplaces são ótimos para quem está começando, principalmente o Mercado Livre, que é simplesmente o maior em toda a América Latina. Eles já contam com uma forte audiência, o que é ótimo para atrair clientes. O ponto de atenção aqui é só não ficar totalmente dependente desse tipo de plataforma.

Também é possível criar uma loja virtual na hora de criar um Ecommerce do zero. Se você quer independência, e não ficar preso às comissões dos marketplaces, esta é a melhor opção. Na verdade, uma loja virtual própria é indispensável quando pensamos na escalabilidade do negócio. Só saiba que você vai precisar ter bastante conhecimento sobre tráfego.

As redes sociais, por sua vez, também são incríveis. O Instagram, por exemplo, já conta com mais de 2 bilhões de usuários. Entretanto, aqui caímos na mesma questão anterior… Para escalar a sua empresa, não há muito como fugir: é preciso ter um site de vendas próprio.

Aqui no EnP nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder na América Latina e que já foi eleita a melhor plataforma de Ecommerce por 3 vezes pela ABComm. Só clicar no banner abaixo para saber mais:

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

6. Registre seu domínio

Este tópico vale para aqueles que optarem pela loja virtual, combinado? O registro de domínio envolve definir a url do seu site, aquela que as pessoas vão digitar na barra de pesquisa do navegador  para encontrar a sua loja.

A ideia é que você registre esse endereço com o nome da sua empresa, tanto no “.com” como no “.com.br”. Isso vai evitar que outras empresas usem um deles e consumidores não achem o seu Ecommerce caso digitem o endereço errado. 

7. Encontre bons fornecedores

É preciso ter os melhores fornecedores para se vender os melhores produtos. Não à toa, o ideal nesse sentido é que você trabalhe com dois, três ou mais parceiros comerciais desse tipo

Isso porque caso um dos seus fornecedores, por algum motivo, não possa te atender, outro vai conseguir suprir a sua demanda. E o seu cliente não vai ficar sem os produtos que deseja. O seu foco precisa ser esse, certo? 

📦 Então, conte sempre com bons fornecedores quando for criar o seu Ecommerce! Neste artigo nós te ajudamos nessa tarefa: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

8. Defina os meios de pagamento

Definir os meios de pagamento é uma etapa crucial, afinal de contas, você quer receber quando os clientes efetuarem as compras.  

Logo, a melhor opção é permitir formas de pagamento mais populares entre os consumidores, como cartões de crédito e débito, boleto bancário e PIX. Isso é importante para que você não perca nenhuma oportunidade de venda, certo?

💳 Falamos mais sobre isso no artigo: Como receber pagamentos online? Confira as 10 melhores opções

9. Configure as opções de envio

Existem excelentes opções para quem vende online quando o assunto é a entrega dos pedidos. Os Correios, por exemplo, são grandes aliados dos lojistas nesse momento. Mas não são os únicos…

Hoje, também há empresas particulares especializadas em fazer os envios, sejam para negócios de pequeno, médio ou grande porte – inclusive no que diz respeito às entregas expressas.

🚚 Se você quiser saber mais sobre isso, leia o artigo: Qual a melhor transportadora para Ecommerce?. Ele vai te dar uma boa base na hora de configurar os meios de envio do seu negócio. 

10.Disponibilize um excelente atendimento

Quem trabalha com vendas – online ou no varejo físico – sabe o quanto ter um atendimento de primeira faz a diferença para a empresa. 

Por isso, faça uma análise sobre as principais formas de atendimento que você pode oferecer e as disponibilize o quanto antes. Whatsapp, Facebook, Instagram, e-mail, telefone… 

Todas essas opções são importantes na hora de saber como criar um Ecommerce do Zero e ter sucesso com ele. 

📚 Aproveite para também para ler os artigos: 

11. Invista em marketing digital

Não existe Ecommerce que sobreviva sem marketing digital. Quando falamos isso, não é para te assustar. É porque já ouvimos pessoas dizerem que “marketing não serve para nada”, o que é uma crença absurda. 

⚠️ O marketing está presente na sua vida o tempo inteiro e não existe nenhum modo de conseguir levar um negócio adiante na internet sem ele.

Pense só: como você vai alcançar novos mercados sem fazer anúncios? Como você vai chegar ao seu cliente e se relacionar com ele sem conhecê-lo? Como vai criar boas estratégias de venda sem pensar em marketing?

Não tem cabimento querer começar algo sem investir em marketing. É com ele, e apenas ele, que você conseguirá vender. Colocar um produto no ponto de venda (seja marketplace ou loja virtual) é marketing. Portanto, não negligencie isso.

Os seus anúncios precisam ser feitos. E, mais do que isso, precisam alcançar o público que você definiu anteriormente.

💻 Leia também: Marketing digital para iniciantes: o que é preciso para começar?

12. Organize seu Ecommerce

O seu Ecommerce ainda não está pronto para vender… Para deixá-lo 100%, utilize boas palavras-chave e crie títulos e descrições para despertar o interesse das pessoas. Em ferramentas como Google Ads, SEMRush e Ubersuggest, você consegue pesquisar as palavras com mais relevância no seu segmento. 

Além disso, é preciso produzir anúncios com vídeos e fotos de qualidade para que seus produtos se diferenciem dos concorrentes. Foque também em descrições detalhadas, tirando dúvidas frequentes de seus clientes. Quanto mais informações, melhor.

E não esqueça: outra forma de alavancar suas vendas é com produção de conteúdo relevante. Eles são importantes para despertar (ou apontar) um problema na cabeça de seus clientes que precisa ser solucionado.

Por exemplo: se você vende cadeiras ortopédicas, é preciso produzir conteúdo falando que quem trabalha e não utiliza uma cadeira que comporte seu corpo de forma adequada pode ter problemas sérios nas costas.

Em alguns casos, a sua audiência pode já entender sobre os problemas que o seu produto soluciona. 

Ou seja, você não precisa bater tanto na tecla de "revelar o problema", pode simplesmente falar sobre o assunto e sanar as dúvidas que esses prospectos têm. E, nesse caso, basta se aprofundar melhor em questões que o seu produto pode resolver.

Por isso, é importante colocar o seu produto junto a um conteúdo de valor. Assim, você gera mais interesse do seu público sobre o que você vende.

E, para que aqueles que têm interesse no seu produto consigam efetuar a compra, é importante ter um link de pagamento junto ao anúncio.

Assim, seu cliente terá noção de um problema e irá solucioná-lo com o seu produto.

13. Mensure e acompanhe os resultados 

Acompanhar e mensurar os resultados de cada ação no Ecommerce é fundamental para atingir um bom volume de vendas. Só assim você vai conseguir identificar quais iniciativas estão gerando os resultados esperados e quais não estão performando como você gostaria

Por isso, a cada estratégia implementada, não hesite em monitorar os resultados. É a partir disso que você pode descontinuar alguma ação ou fazer ajustes pontuais para atingir as metas traçadas. 

Crie seu Ecommerce do zero com a ajuda do Ecommerce na Prática!

Esses foram alguns dos passos necessários para criar um Ecommerce do zero de sucesso. No entanto, é importante ressaltar que existem muitos outros importantes para conseguir construir um negócio sólido e lucrativo… e, se você não quer perder tempo e dinheiro, precisa segui-los.

Por isso, nós liberamos a Aula Gratuita: Como Criar seu Ecommerce e faturar mais de 30 mil reais em 90 Dias!

Nesta aula, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira.

Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa. Assista à aula gratuitamente aqui:

Perguntas Frequentes

Como criar um Ecommerce do zero?

1- Trace objetivos e metas; 2- Construa um plano de ação; 3- Defina o produto a ser vendido; 4- Crie sua estratégias; 5- Encontre bons fornecedores; 6- Escolha uma plataforma de Ecommerce; 7- Defina os meios de pagamento; 8- Configure as opções de envio; 9- Disponibilize um excelente atendimento; 10- Mensure e acompanhe os resultados com frequência.

Por que abrir um Ecommerce?

Com baixo investimento inicial e ótima rentabilidade, os empresários perceberam que essa forma de vender produtos e serviços é uma opção muito vantajosa. Hoje, com a preferência pela comodidade e praticidade na hora das compras, os consumidores vêm adotando o Ecommerce como principal canal de compras.

Quanto preciso para começar um Ecommerce?

Depende... o investimento inicial para vender na internet pode variar muito. O consenso é que o custo para abrir uma loja virtual é bem mais barato que criar um negócio físico.

Qual o melhor site para criar Ecommerce?

Atualmente, a Nuvemshop é uma das plataformas mais completas para quem quer criar um Ecommerce. Além de ter a melhor estrutura, a empresa também oferece um plano gratuito, que pode ser usado por tempo indeterminado.