A biografia para WhatsApp é um espaço importante para que os clientes possam conhecer a sua empresa. Apesar de sua relevância, muitos empreendedores sentem dificuldade em criar uma que seja realmente eficiente. Quer saber como criar uma biografia para WhatsApp? Este artigo vai te ajudar!

O WhatsApp é uma das principais plataformas de mensagens instantâneas utilizadas tanto pelos consumidores quanto pelas empresas. Só no Brasil, são mais de 147 milhões de contas ativas, o que faz com que o país esteja em 2º lugar no ranking das nações que mais usam o aplicativo. 

Hoje, a plataforma disponibiliza diversos recursos para os negócios alavancarem seus resultados por lá… Contudo, existem algumas funcionalidades básicas que nem todos os empresários conhecem ou exploram o máximo de seus potenciais.  

Nós estamos falando da biografia do WhatsApp, área do aplicativo em que as empresas têm a chance de inserir informações valiosas para nortearem os clientes sobre seus produtos ou serviços.

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é uma biografia para Whatsapp, qual sua importância e como criar uma. Além disso, vamos compartilhar 63 ideias para te inspirar. 

Vamos começar?

O que é biografia para WhatsApp?

A biografia para WhatsApp nada mais é do que o espaço em que você vai apresentar a sua empresa para o seu cliente dentro da plataforma. Nela, você pode inserir o logotipo do seu negócio, uma pequena descrição, dentre outros elementos.

A biografia é o primeiro ponto de contato que o cliente vai ter com o seu negócio ao utilizar o WhatsApp. Por isso, é importante que você não exagere na quantidade de informação e, principalmente, utilize palavras e demais artifícios que representem o seu negócio.

Quando a apresentação da sua empresa não está clara na biografia do WhatsApp, há grandes chances de  o consumidor não entender, de fato, quem é a sua empresa ou o que  ela fornece. 

Por que é importante ter uma biografia para WhatsApp?

Como vimos, o WhatsApp é uma das plataformas mais utilizadas pelas empresas para estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com os clientes. 

Diante disso, ter uma bio bem feita por lá é crucial para atrair a atenção dos consumidores para o seu negócio e gerar ainda mais segurança neles para o ato da compra

Vale lembrar que, hoje, os consumidores modernos estão mais exigentes, o que significa que as empresas precisam quebrar qualquer tipo de objeção que possa surgir durante a experiência de compra

E a falta de informação sobre uma loja é um  grande problema para quem vai comprar online. Evite isso ao máximo e crie a sua biografia para WhatsApp.

O que botar na bio do WhatsApp?

Na área da biografia do WhatsApp, você pode inserir uma pequena descrição sobre a sua empresa, o logotipo da sua marca, além de elementos visuais como os emojis. Vamos falar sobre cada um desses elementos a seguir… 

Contudo, por ora, o que vale a pena você ter em mente é que a biografia para WhatsApp é vital para o cliente conhecer a sua empresa. E, por isso, é preciso manter o tom profissional e condizente com a postura do seu negócio. 

Em outras palavras, você pode adicionar texto, emojis, enfim… Mas deve ter atenção total nessa hora para estabelecer uma comunicação respeitosa e coerente com os seus clientes. 

Por exemplo, se a sua persona tem um perfil mais formal, procure usar uma linguagem mais cordial. Enquanto isso, se o seu perfil de cliente ideal é mais jovem e despojado, uma linguagem mais informal pode ser a mais adequada.

Em todo o caso, evite erros de português e dirija-se ao cliente sempre de forma respeitosa. 

Como criar uma biografia para WhatsApp?

Agora que você já tem uma boa base sobre biografia do WhatsApp, vamos aprofundar um pouco mais o tema… A seguir, vamos mostrar um passo a passo simples e prático para você aprender de uma vez por todas como criar uma biografia para WhatsApp voltada para os negócios. 

Confira:

1. Considere o seu público

A biografia é uma área importante para você apresentar a sua empresa para a audiência. Contudo, para que essa comunicação seja realmente eficiente, é preciso que você conheça o perfil das pessoas que compram – ou podem comprar – no seu negócio. 

Em outras palavras, você deve considerar o seu público na hora de escrever e inserir elementos na sua biografia para WhatsApp. É isso que vai fazer com que você atraia as pessoas com mais precisão para a sua loja

E quando falamos em público, estamos nos referindo mais precisamente à persona da sua empresa, que é do que um perfil semi fictício do seu cliente ideal. Você já sabe qual é a persona do seu negócio? 

Se quiser entender esse tema em mais detalhes, leia o artigo: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2023]

2. Use o logotipo da sua marca

Um elemento que não pode ficar de fora da biografia do WhatsApp é o logotipo da sua marca. Ele nada mais é do que a imagem gráfica que representa a sua empresa e é usada em diversas comunicações e iniciativas de marketing

É importante inserir o logo na bio para que as pessoas reconheçam a sua empresa mais facilmente. Além disso, essa ação gera mais credibilidade para sua empresa, ao mesmo tempo em que permite uma maior conexão entre o consumidor e a sua marca. Interessante, não é?

3. Pense na identidade da sua empresa

Tão importante quanto usar o logotipo é considerar a identidade da sua empresa. Nesse sentido, estamos falando não só da identidade visual, mas do posicionamento e do papel que a sua empresa desempenha no mercado. 

Se você possui uma loja virtual de roupas, por exemplo, não faz sentido usar uma linguagem rebuscada ou repleta de termos técnicos, como uma empresa do mercado financeiro poderia fazer, por exemplo. 

A ideia é mostrar no espaço da bio do WhatsApp quem a sua empresa é, a fim de construir na percepção do consumidor a imagem certa sobre o seu negócio

Aproveite para ler também: Ideias de loja virtual: 107 opções para criar o seu negócio [+ dicas]

4. Faça uma descrição breve e clara

Você já deve ter notado que o espaço da biografia para WhatsApp é relativamente pequeno – basicamente, cabendo apenas 139 caracteres. Por isso, é fundamental que você escreva a descrição da sua empresa de forma breve e clara. 

Na verdade, uma única frase já é suficiente para apresentar a sua marca para as pessoas. Para construir essa frase, pense em questões como:

  • Quem é a sua empresa?
  • O que ela faz no mercado?
  • Que tipo de produto ou serviço comercializa?

Ter atenção a esses pontos vai te ajudar a criar uma descrição completa, mesmo que de maneira breve. 

5. Use palavras-chave relevantes

As palavras-chave são muito utilizadas em técnicas de SEO para artigos de blog e posts de redes sociais com foco na otimização dos resultados em motores de busca. Entretanto, elas também podem ser usadas em diversas outras finalidades, como na própria biografia para WhatsApp. 

Na prática, as palavras-chave funcionam de forma estratégica para que as pessoas encontrem a sua empresa ou os seus produtos de maneira mais fácil. O único ponto de atenção é não utilizá-las em excesso… Insira apenas uma ou duas palavras-chave que fazem sentido para a sua empresa, combinado?

Uma boa ferramenta que você pode fazer pesquisa por palavras-chave é o Keyword Planner, do Google. 

6. Aposte nos emojis

Outra dica sobre como criar uma biografia para WhatsApp é usar emojis. Esses elementos são ótimos para mostrar a personalidade da sua empresa ou, até mesmo, a sua área de atuação. 

Apesar de os emojis estarem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores e as empresas, sugerimos que você os utilize com parcimônia. O excesso de emojis pode passar uma imagem informal demais, o que não inspira seriedade ou confiabilidade. 

7. Evite termos técnicos demais

Por último, mas não menos importante ao falarmos sobre como criar uma biografia para o WhatsApp, há o cuidado de evitar ao máximo termos técnicos demais.

Na verdade, você deve se comunicar de maneira clara evitando falhas na compreensão e dúvidas por parte dos clientes sobre quem é a sua empresa. Os termos muito técnicos acabam indo na contramão dessa linha de raciocínio e, por isso, devem ser evitados. 

Pergunte-se: uma pessoa que não conhece a minha empresa, pode entender qual a minha missão com essa frase? Se sim, você está no caminho certo. 

💡 Já conhece o treinamento Lançamento Explosivo? Nele, você aprende como faturar R$ 50 mil ou mais em apenas 48 Horas usando WhatsApp!

Como configurar a biografia do WhatsApp?

O procedimento para configurar a biografia do WhatsApp é mais simples do que se imagina. É preciso apenas seguir os seguintes passos:

  1. Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.;
  2. Selecione "Configurações" e depois "Perfil";
  3. Toque no ícone de edição ao lado da sua foto de perfil;
  4. Em seguida, vá no ícone de um lápis que aparece no campo “Recado”;
  5. Digite a sua biografia no campo de texto disponível. Aqui, você pode escrever uma breve descrição do seu negócio, informar os seus contatos de atendimento ao cliente, e adicionar links para as suas redes sociais e site;
  6. Depois de escrever a sua biografia, toque em "Salvar".

Simples, não é verdade? Lembre-se de focar nas informações relevantes para os seus clientes.

63 ideias de biografia para WhatsApp

Agora que você já sabe como criar uma biografia para WhatsApp, que tal conferir algumas ideias inspiradoras? Certamente elas te ajudarão a fazer uma bio incrível para o seu negócio. 

Biografia para WhatsApp de empresas de roupas

  • Acompanhe as tendências de moda com as nossas roupas!;
  • Nós temos todas as peças que você precisa!;
  • Estamos pronto para te deixar na moda 👗👚 ;
  • Nós temos as melhores roupas para qualquer ocasião;
  • Fale com nossos vendedores e encontre a peça que deseja!;
  • Crie o seu próprio estilo. Conheça nossa loja!;
  • Está em busca de peças de qualidade? Fale com nossos atendentes! 📲;
  • Moda casual que reflete o seu estilo;
  • Vá de básico!;
  • As melhores roupas masculinas, você encontra aqui!;
  • Sua loja especializada em moda praia 👙;
  • Não fique fora da moda!

Biografia para WhatsApp de empresas de artesanato

  • Peças feitas à mão especialmente para você;
  • Presenteia alguém que você ama com artesanato!;
  • Produtos artesanais de qualidade 🧵;
  • Faça agora mesmo o seu pedido personalizado;
  • Costurando momentos incríveis! 🪡;
  • Aceitamos pedidos sob encomenda;
  • Algumas coisas tem preço, artesanato tem valor! 
  • Peças em tricô e crochê sob encomenda;
  • Fazendo artesanato para transformar momentos incríveis!;
  • Quadros pintados à mão. Peça já o seu orçamento 🎨;
  • Dê presentes criativos, dê artesanato!

Leia também: 21 ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro

Biografia para WhatsApp para empresas de alimentos

  • A gente mata a sua fome!;
  • Você pede e nós entregamos a sua comida 🛵;
  • Não é gula se você está com fome. Faça já o seu pedido!;
  • Peça refeições para almoço e janta;
  • Compre as suas marmitas saudáveis! 🥗;
  • Você não vai precisar cozinhar hoje!;
  • Fome de cupcake 🧁
  • Nós te ajudamos a seguir a sua dieta!;
  • Está com fome? Fale conosco!;
  • Bolos e tortas feitos sob encomenda 🍰;
  • Não deixe para amanhã o que você pode comer hoje;
  • O melhor delivery de pizza da cidade 🍕;
  • Dinheiro bem gasto é dinheiro gasto com comida. 

Biografia para WhatsApp para empresas de beleza

  • Você, linda a todo momento!;
  • Produtos dermatologicamente testados;
  • Cosméticos de qualidade para você!;
  • Maquiagem vegana e cruelty free 🐇;
  • Tenha as maquiagens da moda;
  • Realce a sua beleza com as nossas maquiagens! 💄;
  • Produtos para cada fase do seu dia;
  • Ninguém segura uma mulher segura da própria beleza 🪞;
  • Fique ainda mais bonita com os nossos produtos!;
  • Produtos de qualidade para cuidados essenciais;
  • Conheça toda a nossa linha de esmaltes 💅.

Biografia para WhatsApp para empresas decoração

  • Decore a sua casa de acordo com a sua personalidade;
  • Nós te ajudamos a deixar a sua casa perfeita;
  • Decoração personalizada. Fale conosco!;
  • Peças únicas para compor a decoração da sua casa 🛋️;
  • Móveis para escritório sob medida;
  • Design e decoração que você precisa!;
  • Armários embutidos para cozinha. Faça sua cotação;
  • Encontre a peça perfeita para a sua casa 🪑.

Biografia para WhatsApp para empresas de bijuterias e acessórios

  • Bijus baratas para te deixar estilosa! 💍;
  • Encontre o acessório perfeito para compor seu look;
  • Gente que ama bijuterias;
  • Bijuterias e acessórios chegando na loja todos os dias!;
  • Não passe essa vida sem investir em acessórios de qualidade 👝;
  • Nós temos as bijuterias para te deixar na moda!;
  • Escolha a sua biju do dia!;
  • Mais amor e mais bijus, por favor.

Leia também: 135 nomes para loja de bijuterias e acessórios: aprenda como criar um nome impactante

Quem pode ver a sua biografia do WhatsApp?

Muitos empreendedores não sabem, mas o WhatsApp permite a edição das configurações de privacidade da biografia. Na prática, a plataforma permite que a bio fique disponível apenas para contatos da agenda, qualquer pessoa ou ninguém.

Para definir essas diretrizes, basta que você abra as configurações do aplicativo, vá em “Conta” e, depois, em “Privacidade”. Nos ajustes, selecione a aba “Recado” e escolha a configuração desejada. Bem simples, não é verdade?

Mas e se nós dissermos que é possível aproveitar todo o potencial de vendas do WhatsApp indo muito além do espaço da biografia?

Na verdade, existem diversas outras funções que você precisa conhecer para extrair os melhores resultados dentro da WhatsApp

E foi por este motivo que criamos o treinamento Como Usar o Whatsapp Para Vender, um curso completo, que mostra todas as técnicas de venda pelo WhatsApp que todas as maiores empresas do Brasil usam – incluindo o Ecommerce na Prática. 

As aulas já estão disponíveis em nossa assinatura exclusiva. Quer ter acesso completo? Clique no link abaixo para começar a estudar:

Perguntas Frequentes

O que é biografia para WhatsApp?

A biografia para WhatsApp nada mais é do que o espaço em que você vai apresentar a sua empresa para o seu cliente dentro da plataforma. Nela, você pode inserir o logotipo do seu negócio, uma pequena descrição, dentre outros elementos.

O que botar na bio do WhatsApp?

Na área da biografia do WhatsApp, você pode inserir uma pequena descrição sobre a sua empresa, o logotipo da sua marca, além de elementos visuais como os emojis.

Como criar uma biografia para WhatsApp?

Para criar uma biografia para WhatsApp você deve seguir os seguintes passos, como: 1. Considerar o seu público; 2. Usar o logotipo da sua marca; 3. Pensar na identidade visual da sua empresa; 4. Fazer uma descrição breve e clara; 5. Usar palavras-chave relevantes; 6. Apostar nos emojis; 7. Evitar termos técnicos demais.