Atualmente, as oportunidades de negócios online são quase inesgotáveis, o que é um prato cheio para quem deseja começar a ganhar dinheiro na internet. Se este é o seu objetivo, saiba que veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos dar opções incríveis para você começar a empreender agora mesmo.
Com o avanço da internet, pudemos observar mudanças profundas em diversas áreas, mas nenhuma delas foi tão desenvolvida quanto o empreendedorismo. É possível dizer que, hoje, existem demandas para serviços e produtos de todo o tipo.
Exatamente por isso, a opção que mais tem chamado a atenção dos empreendedores é a de criar, estruturar e alavancar o próprio negócio online.
E foi pensando nisso que nós criamos este artigo!
Nele, vamos te apresentar 30 ideias de negócios online realmente lucrativos, que podem te ajudar a complementar a renda, ou levar você para o próximo nível do empreendedorismo. Vamos começar!
Índice:
O que são negócios online?
Negócios online referem-se a empreendimentos comerciais que operam na internet. Seja uma loja virtual ou uma prestação de serviço que acontece por meios digitais, as possibilidades de lucro são muito variadas.
A principal vantagem dos negócios online é a capacidade de alcançar uma audiência bem segmentada, isto é, que esteja em busca dos produtos e serviços que você vende. Além disso, eles exigem investimentos iniciais mais baixos em comparação com lojas físicas, por exemplo.
Os modelos de negócios online podem assumir diversas formas, desde lojas virtuais, marketplaces, plataformas de serviços, etc. A flexibilidade é uma característica básica desses negócios.
No próximo tópico, vamos apresentar todas as opções viáveis que existem no mercado hoje… Prossiga com a leitura!
As 30 melhores ideias de negócios online
Empreender na internet pode parecer complicado, mas a verdade é que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Para começar, o que você precisa ter em mente é que existem diversas opções de negócios para investir.
A seguir, separamos as principais dicas para te ajudar a escolher onde dedicar o seu tempo e dinheiro na hora de se tornar um empreendedor digital. Veja:
1. Criar uma loja virtual
Segundo a Abcomm, o ano de 2022 foi marcado pela abertura de 36 mil lojas virtuais no Brasil, chegando a um total de 565.300 sites de comércio eletrônico registrados no país. O crescimento foi de 6,82% em relação a 2021.
Esses dados só comprovam o quanto a abertura de uma loja virtual se tornou uma das principais opções de negócios online. Roupas, acessórios, eletrodomésticos, itens de papelaria e até mesmo comida… a lista de produtos que podem ser vendidos em uma loja virtual é gigantesca.
Para ter a sua loja virtual própria, você vai precisar de uma boa plataforma de Ecommerce, capaz de te dar todo o suporte necessário para criar, gerir e escalar o seu negócio online. A que nós indicamos é a Nuvemshop, líder de seu segmento em toda a América Latina e com mais de 110 mil lojistas cadastrados.
💡 Se quiser saber mais sobre a plataforma, sugerimos a leitura do artigo: Nuvemshop é bom? Conheça planos, vantagens e como criar uma loja.
2. Vender em marketplaces
Talvez você não queira montar uma loja virtual do zero logo no início. Não há problema algum em querer começar aos poucos… Felizmente, hoje existem muitas alternativas para ter um negócio online e os marketplaces são exemplos disso.
Os marketplaces são espaços virtuais que grandes empresas “alugam” em suas plataformas para que empreendedores menores possam comercializar seus produtos sem um site próprio.
Se essa descrição te fez lembrar dos famosos shoppings, você está certo! Muitos marketplaces funcionam como shoppings virtuais, onde os clientes podem escolher dentre várias opções de lojas para comprar o mesmo produto, ou similares.
Alguns dos maiores marketplaces que atuam no Brasil hoje são: Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magazine Luiza, dentre outros.
Esse método de negócios online proporciona mais visibilidade para sua marca e uma infraestrutura robusta sem necessidade de grandes investimentos. Em troca, sua empresa precisa pagar uma pequena fração a cada produto vendido. Todo mundo ganha, não é mesmo?
💻 Explicamos tudo sobre isso no artigo: Marketplace: o que é, vantagens e como utilizar [GUIA]
3. Abrir uma franquia online
Abrir uma franquia online é uma maneira inovadora de empreender, combinando a força de uma marca já estabelecida com a flexibilidade da presença online. Isso porque, nesse modelo de negócio, o dono de uma marca cede o direito de uso da sua empresa para que outros empresários a utilizem.
O foco não é apenas ceder o nome da marca, mas compartilhar todo o conjunto do negócio, incluindo produtos, serviços e outros elementos. Assim como acontece com uma franquia convencional – como o Starbucks, McDonalds, por exemplo.
Quando falamos da ideia de franquia online, os procedimentos seguem uma lógica semelhante, com a distinção de que estamos lidando com empreendimentos totalmente digitais.
📱 Leia também: O que é empreendedorismo digital? Conheça as vantagens e como começar.
4. Fazer dropshipping
O dropshipping é um modelo logístico que permite que negócios online funcionem sem a necessidade de manter um estoque de produtos. Nele, é preciso fazer parcerias com fornecedores responsáveis pelo armazenamento e envio dos produtos.
Uma grande vantagem é a redução de custos iniciais, já que não é necessário investir em estoque volumoso. Isso proporciona flexibilidade geográfica, permitindo atender clientes globalmente.
Contudo, há desafios, como o controle de estoque dependente de terceiros. Além disso, as margens de lucro podem ser menores, e a competição é intensa. O sucesso no dropshipping muitas vezes está ligado a estratégias de marketing eficientes, construção de marca e a escolha de um nicho específico para focar.
💡 Falamos sobre isso e muito mais no treinamento Ecommerce do Zero, que ensina o passo a passo para você criar o seu Ecommerce e faturar R$ 30 mil em até 90 dias. Para saber mais, clique aqui.
5. Revender produtos
Revender produtos é, basicamente, comprar itens a preços mais baixos e vendê-los por um preço maior, ganhando lucro nesse processo. Você pode escolher vender suas mercadorias por meio de uma loja virtual própria, marketplaces, redes sociais ou outro canal de venda.
Essa ideia de negócio online não exige que você crie os produtos, apenas os compra de fornecedores ou atacadistas para revender. A chave para o sucesso está em encontrar produtos que tenham demanda, definir a persona do seu negócio, encontrar bons fornecedores, dentre outros passos.
📖 Para te ajudar nisso, vamos deixar algumas sugestões de artigos:
- 13 produtos baratos para revender e ganhar dinheiro na internet;
- Confira 10 opções de fornecedores de produtos para revenda.
6. Vender serviços online
Outra vertente interessante de negócio online é a comercialização de serviços. Sim, a internet é tão democrática que também é possível vender serviços.
Em termos simples, isso significa oferecer habilidades ou conhecimentos especializados pela internet para ajudar outras pessoas ou empresas, incluindo coisas como: assistente virtual, revisão e redação de textos, programação, etc.
Você divulga seus serviços em plataformas digitais ou por meio das redes sociais, atrai clientes interessados e realiza o trabalho remotamente. Contudo, lembre-se apenas que o sucesso do seu negócio de prestação de serviços depende principalmente da qualidade do seu trabalho e da capacidade de promovê-lo de maneira eficaz.
🔧 Aproveite para ler: Como vender serviços na internet: 7 dicas que realmente funcionam
7. Vender produtos importados
A venda de produtos não precisa ser focada só em fornecedores nacionais. Você pode comercializar mercadorias importadas. Mas como isso acontece na prática?
O processo pode incluir lidar com questões alfandegárias ligadas à Remessa Conforme, por exemplo. Vamos explicar…
Também conhecido como digital tax, o Programa Remessa Conforma diz que, para compras internacionais de até US$ 50, incluindo frete, é aplicada uma alíquota de 20% de imposto de importação, além de uma taxa de 17% do ICMS, um imposto estadual.
📖 Se quiser saber sobre o tema, leia os seguintes artigos:
- Remessa conforme: o que é, documentos necessários e como calcular;
- Produtos importados para revenda? 10 opções e dicas para começar.
8. Abrir um brechó online
Abrir um brechó online significa que, em vez de descartar peças usadas, você vai oferecê-las a outras pessoas a preços acessíveis. Acredite, esse tipo de negócio online tem feito cada vez mais sucesso no mercado.
Você pode começar adquirindo roupas usadas, selecionando cuidadosamente os itens que estão em boas condições, e depois listá-los no canal de vendas da sua escolha. A chave para o sucesso está na curadoria de peças atraentes, na descrição honesta do estado das roupas e na construção de uma boa reputação entre os clientes.
👚 Aproveite para ler: Quer vender roupas usadas? Aprenda a montar um brechó online com essas dicas.
9. Vender itens usados
Vender itens usados pode incluir desde roupas (como vimos no tópico anterior) até eletrônicos, móveis e brinquedos. A ideia é dar uma segunda vida a esses itens, ajudando os compradores a conseguir algo a um preço mais acessível.
Você pode vender esses itens em plataformas como marketplaces, como OLX e Enjoei, por exemplo, facilitando o acesso a um público maior. Tenha em mente apenas que o sucesso nesse tipo de venda depende da honestidade sobre o estado dos itens e de preços razoáveis.
No geral, vender itens usados pode ser uma boa escolha de negócio online porque é uma forma sustentável e econômica de lidar com coisas que já não têm utilidade para você.
10. Vender fotos
Você gosta de tirar fotos e já pensou em transformar isso em um negócio online lucrativo? Esta pode ser uma excelente oportunidade para começar!
Você pode fazer isso a partir de plataformas online especializadas, em que as pessoas buscam fotos para uso em sites, materiais promocionais ou projetos pessoais. Após se cadastrar em uma dessas plataformas, você carrega suas fotos para serem compradas por interessados.
Outra opção é criar a sua própria loja virtual de fotografia. Com ela, você terá mais autonomia para gerir o seu negócio, sem depender de plataformas terceirizadas. Antes de tomar essa decisão, uma boa dica é analisar o seu nicho de mercado e entender o que os consumidores preferem.
📸 Caso tenha se interessado pela ideia, sugerimos a leitura do artigo: Como vender fotos na internet? Conheça sites e boas práticas.
11. Ser um afiliado
Um programa de afiliados – por vezes chamado de marketing de afiliados – consiste na promoção de produtos e serviços de outras empresas em sites pessoais. Sempre que uma venda acontece por meio do seu link, você recebe uma comissão por isso.
Atualmente, é possível fazer parte de programas de afiliados nos mais diferentes nichos de mercado. Isso permite que você escolha os produtos que mais têm a ver com a sua personalidade e com o público que você deseja atingir.
🙋♂️ Falamos mais sobre o tema no artigo: Conheça os 10 programas de afiliados mais rentáveis (e como participar).
12. Criar um clube de assinatura
Criar um clube de assinatura envolve oferecer um serviço em que as pessoas pagam uma taxa regularmente para receber produtos exclusivos ou benefícios.
Funciona assim: os membros se inscrevem no clube e, mensalmente, recebem uma caixa com itens selecionados especialmente para eles. Pode ser produtos de beleza, livros, alimentos gourmet ou quaisquer outros itens que se adequem à ideia de negócio.
O foco é proporcionar uma experiência única e personalizada aos assinantes. Para isso, faça uma curadoria cuidadosa dos produtos, crie uma comunidade engajada e em ofereça um valor consistente aos membros a cada entrega.
13. Criar cursos
Você tem uma habilidade que pode ser ensinada? Então essa pode ser uma ótima alternativa de negócio online.
Cursos e palestras são produtos de alto valor agregado, mas que não necessariamente requerem um alto investimento de tempo.
Isso acontece porque o mesmo curso pode ser vendido várias vezes, com apenas algumas atualizações pontuais.
Existem dois principais meios para se oferecer cursos online: o método síncrono, ou seja, quando a aula acontece ao vivo; ou o método assíncrono, quando as aulas são gravadas e os alunos podem assisti-las a qualquer momento.
Ambos os métodos têm as suas vantagens e desvantagens e a escolha por cada um deles vai depender do seu público-alvo e das suas personas.
14. Ser um influenciador digital
Ser um influenciador digital é uma opção para quem gosta de lidar com câmeras e tem desenvoltura para estar à frente delas. Mas caso você seja uma pessoa tímida, por exemplo, não desanime porque tudo isso pode ser desenvolvido com o tempo.
O importante é entender que o influenciador digital usa suas redes sociais para compartilhar conteúdo que inspire, influencie ou entretenha outras pessoas. Ou seja, postagens no Instagram, vídeos no TikTok ou YouTube, etc.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Os influenciadores geralmente conseguem ter sucesso por meio de uma criação de conteúdo autêntico, construção de uma boa relação com seus seguidores e da colaboração com marcas que desejam alcançar sua audiência específica.
É uma maneira única de expressar sua personalidade e interesses, enquanto potencialmente ganha dinheiro com parcerias e promoções.
15. Produzir conteúdo online
Se você tem talento – ou o interesse em aprender – escrever, fazer vídeos ou elaborar peças gráficas, coloque os seus serviços à disposição na internet e comece a ganhar dinheiro com isso.
Sites como o Workana, 99Freelas e GetNinjas podem ser de grande ajuda. Também use plataformas como o LinkedIn para alavancar a sua marca pessoal e conseguir novos clientes.
16. Trabalhar com design gráfico
Profissionais da área de design gráfico têm a habilidade única de transformar ideias em imagens visualmente atraentes. Eles utilizam ferramentas como Adobe Photoshop e Illustrator para dar vida a logotipos, banners e outros elementos visuais que fazem parte do nosso cotidiano.
Essa profissão oferece a oportunidade de trabalhar de forma independente, colaborar com uma variedade de clientes ou integrar equipes criativas de empresas.
Contudo, é preciso ter não só habilidade técnica, mas também capacidade de compreender as necessidades do cliente e permanecer atualizado com as tendências visuais em constante evolução.
17. Oferecer serviços de tradução
A demanda por bons tradutores só cresceu nos últimos anos. Isso porque muitas empresas já perceberam o valor do conteúdo para suas estratégias de Marketing e buscam passar textos já produzidos para novos idiomas.
Você também pode receber demandas para tradução de legendas e artigos variados. Por isso, se você domina um idioma, que tal aproveitar essa habilidade para fazer um negócio online?
Alguns sites interessantes para começar o seu negócio de tradução freelance são:
18. Gerenciar redes sociais
O gerenciamento de redes sociais é uma atividade cada vez mais necessária no mercado como um todo e você pode transformar isso em uma ideia lucrativa de negócio online.
Na prática, você vai cuidar das contas online de empresas ou indivíduos em plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, dentre outras. Os gerentes de redes sociais criam e compartilham conteúdo relevante, interagem com os seguidores e monitoram o engajamento. É uma função importante para construir uma presença online sólida e positiva.
Os profissionais dessa área também podem desenvolver estratégias para aumentar o número de seguidores e promover a marca. É preciso apenas ter uma ampla compreensão sobre as tendências online, a capacidade de criar conteúdo envolvente e manter uma comunicação eficaz com a audiência. É uma atividade central no marketing digital.
📲 Leia também: Entenda como trabalhar com marketing digital: 10 dicas essenciais
19. Criar infoprodutos
Você já ouviu falar em infoprodutos? Eles são materiais educativos e informativos, como ebooks, cursos online ou webinars, para compartilhar conhecimentos específicos. Ou seja, esses produtos digitais são criados com o objetivo de ensinar algo útil para outras pessoas.
O criador do infoproduto pode oferecê-los à venda em plataformas online, como a Hotmart, por exemplo, a fim de ganhar dinheiro enquanto compartilha sua expertise. Lembre-se apenas de manter a qualidade do conteúdo, a clareza na apresentação das informações e a capacidade de atender às necessidades do público-alvo.
⌨️ Gostou dessa ideia de negócio online? Saiba mais no artigo: O que é infoproduto, quais os principais tipos e como criar o seu [GUIA].
20. Trabalhar como consultor
Se você já tem ou deseja ter certo nível de experiência em um segmento, que tal usar esse conhecimento para ajudar outras pessoas?
As consultorias são negócios online muito lucrativos, uma vez que especialistas são profissionais bastante valorizados no mercado.
Os atendimentos podem acontecer por meio da internet, mas nada impede que encontros pessoais estejam dentro de determinados pacotes. Entenda o que seu público-alvo necessita e monte planos personalizados para manter clientes fiéis.
Os nichos de mercado podem ser os mais variados possíveis… Caso você se identifique com Ecommerce, por exemplo, é totalmente possível se tornar um consultor de Ecommerce.
Aqui no EnP, nós temos a Consultoria Estratégica 360º, que é um programa de aceleração de 12 semanas para quem já tem negócio e deseja acelerar resultados e aumentar a lucratividade. Para saber mais, clique no banner abaixo:
21. Ministrar palestras online
O ato de ministrar palestras é outra opção interessante de negócio online. Nesse formato, você pode se conectar com o público para compartilhar conhecimento ou experiência por meio de apresentações virtuais.
As palestras podem abranger uma variedade de tópicos, desde educação até motivação e desenvolvimento pessoal. A chave para o sucesso ao dar palestras online está na preparação, na clareza da comunicação e na capacidade de envolver e inspirar o público.
É uma maneira eficaz de alcançar uma grande audiência e transmitir mensagens impactantes sem a necessidade de estar fisicamente presente.
22. Dar aulas particulares
As aulas particulares são uma forma de compartilhar conhecimento para ajudar alunos a compreenderem um determinado assunto. Elas podem ser presenciais ou realizadas online, dependendo da preferência do aluno e do professor.
A ideia é você dominar uma determinada área de conhecimento e oferecer suporte personalizado, focando nas necessidades específicas de cada estudante. Se você sentir que um aluno está com um pouco mais de dificuldade para aprender um determinado tema, diminua o ritmo da aula e adeque o conteúdo para que ele aprenda tudo o que precisa.
A chave para o sucesso ao dar aulas particulares está na paciência, na capacidade de adaptação ao ritmo do aluno e na clareza na explicação dos conceitos.
23. Desenvolver aplicativos
Segundo pesquisa da Think Tank Pew Research Center, o Brasil é o 2º país onde o mercado de aplicativos mais cresce e a busca por profissionais que desenvolvam apps mobile é muito grande.
Na prática, desenvolver aplicativos significa criar programas ou ferramentas que podem ser usados em dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Eles podem ter diferentes finalidades, como jogos, redes sociais, produtividade, entre outros.
Os desenvolvedores utilizam linguagens de programação para criar códigos que tornam esses aplicativos funcionais e interativos. Por isso, é necessário ter o conhecimento adequado, habilidades técnicas, compreensão das necessidades dos usuários, etc.
➡️ Leia também: o que é URL amigável?
24. Desenvolver sites
Seguindo a mesma linha do tópico anterior, existe também a possibilidade de trabalhar desenvolvendo sites. Hoje em dia, isso é fundamental para empresas e indivíduos que desejam ter uma presença consolidada no mercado.
Como você deve imaginar, criar sites envolve o desenvolvimento de páginas funcionais e visualmente atrativas. E os desenvolvedores utilizam linguagens de programação, como HTML, CSS e JavaScript, para construir a estrutura e o design dos sites.
Não à toa, essa atividade exige habilidades técnicas, compreensão do design responsivo e atenção aos detalhes para criar uma experiência de usuário eficiente. Se você se identifica com a área, vale a pena investir nela!
25. Desenvolver games
Gosta de games? Então, considere transformar esse sentimento em um lucrativo negócio online!
Com o mercado de jogos crescendo constantemente, há uma demanda contínua por novos e inovadores jogos digitais. Segundo a consultoria Newzoo, a perspectiva é que os jogadores brasileiros gastem perto de US$ 3,5 bilhões até 2025, em uma taxa de crescimento médio acumulado de 10% ao ano desde 2020.
Então, para começar a desenvolver games, você precisa de habilidades técnicas em programação e design, bem como criatividade para criar conceitos e mecânicas de jogabilidade interessantes.
Você pode criar jogos para dispositivos móveis, consoles de videogame, computadores ou até mesmo para plataformas de realidade virtual. Existem diversas ferramentas e recursos disponíveis para ajudar os desenvolvedores independentes a criar e distribuir seus jogos.
26. Fazer investimentos
O mundo das finanças é bastante vasto… E uma das possibilidades que as pessoas encontram para trabalhar nessa área é fazendo investimentos.
Isso nada mais é do que alocar recursos financeiros em ativos com o objetivo de obter retorno, o que pode incluir o investimento em ações, títulos, imóveis ou fundos de investimento.
Apesar de ser interessante, esse tipo de negócio não é simples. É necessário ter uma ampla compreensão do mercado financeiro, saber fazer análise de riscos e definir objetivos claros, seja para você ou para seus clientes. Neste último caso em específico, você precisará ter uma formação na área de finanças.
📈 Falamos um pouco sobre o assunto neste artigo, mas sob a ótica do empreendedor: Como investir dinheiro com CNPJ e aumentar o caixa do seu negócio.
27. Vender artesanato
Artesanato é uma forma de negócio bastante tradicional que pode ser praticada também no ambiente digital. Ela diz respeito à comercialização de produtos feitos à mão, como bijuterias, objetos decorativos ou roupas.
Na prática, os empreendedores criam peças únicas ou em pequenas quantidades, muitas vezes refletindo sua criatividade e estilo pessoal, e vendem online. Um dos canais mais populares para isso é o Elo7, especializado em produtos artesanais e personalizados.
🧵 Falamos mais sobre isso no artigo: Confira 30 ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro.
28. Começar um podcast
De acordo com o relatório DataReportal 2023, o Brasil é o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet, com idade entre 16 e 64 anos, que escutam podcast toda semana.
Nada mal, não é mesmo? E a boa notícia é que você pode aproveitar todo esse cenário positivo e criar o seu próprio podcast!
Você pode entrevistar especialistas, compartilhar insights, dar dicas e muito mais. Com um podcast, você pode construir uma audiência fiel, estabelecer sua autoridade no assunto e até mesmo monetizar por meio de patrocínios e anúncios.
29. Criar um canal no YouTube
O YouTube é uma plataforma incrivelmente poderosa para alcançar um grande público e construir uma comunidade em torno do seu conteúdo.
Basicamente, criar um canal no YouTube engloba a produção de vídeos sobre temas relacionados ao seu nicho de mercado. Isso pode incluir tutoriais, análises de produtos, vlogs, entrevistas e muito mais.
Com um canal bem-sucedido, você pode ganhar dinheiro por meio de publicidade, parcerias com marcas e até mesmo vendendo produtos ou serviços diretamente para sua audiência.
30. Oferecer consultoria de SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é indispensável para o sucesso de qualquer negócio online, pois ajuda a melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google.
Se você tem conhecimentos sobre essa prática, não perca tempo e ofereça uma consultoria especializada! Isso pode incluir a realização de auditorias de SEO, a criação de estratégias de conteúdo, a otimização de palavras-chave e muito mais.
O fato é que, como consultor de SEO, você pode trabalhar de forma independente ou como parte de uma agência digital, ajudando seus clientes a aumentar o tráfego orgânico e melhorar seus resultados online.
Crie, estrutura e alavanque o seu negócio do jeito certo!
Neste ponto do artigo, precisamos dizer que, de todas as opções que listamos nos tópicos anteriores, a venda de produtos é uma das principais formas de ter um negócio online de sucesso.
Por isso, se você quer seguir este caminho no empreendedorismo digital, o que nós indicamos é o treinamento Ecommerce do Zero!
Nele, você aprende o passo a passo para você criar seu Ecommerce partindo do zero e faturar R$ 30 mil em 90 dias. Essa metodologia já ajudou mais de 50 mil alunos!
As aulas estão disponíveis na escola Ecommerce na Prática, plataforma onde você encontra dezenas de cursos e centenas de aulas disponíveis sobre Ecommerce, loja virtual, dropshipping, marketing, tráfego pago e muito mais.
Saiba mais sobre o Ecommerce do Zero:
Perguntas Frequentes
O que são negócios online?
Negócios online referem-se a empreendimentos comerciais que operam na internet. Seja uma loja virtual ou uma prestação de serviço que acontece por meios digitais, as possibilidades de lucro são muito variadas.
Quais são as melhores ideias de negócios online?
Criar uma loja virtual, vender em marketplaces, fazer dropshipping, revender produtos, vender produtos importados, abrir um brechó online, dentre outras.
Comentários
Excelente conteúdo! Aprendi muito com as informações apresentadas. O material é realmente esclarecedor e bem estruturado. Parabéns pelo trabalho!