Não tem jeito: quando se cria um negócio, é necessário ter um sistema que te ajude a gerenciá-lo. Isso acontece porque as tarefas ocupam grande parte do tempo dos empresários, de modo que a organização é fundamental para que tudo ocorra conforme o planejado. É aí que entra o sistema ERP.

Anunciar produtos em múltiplos canais de venda, reunir os pedidos, incluir e emitir notas fiscais, separar os produtos e enviar as encomendas são tarefas rotineiras das lojas virtuais... Nessa horas, é bom ter um software de confiança, como o Tiny ERP, para fazer com que as empresas aumentem seu faturamento através da otimização dos processos.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, fala um pouco desse software, ao lado do Caio, gestor de Marketing do Tiny. Confira.

Neste artigo, vou te mostrar o que é ERP e qual é a importância dele para o seu negócio. Além disso, vou te apresentar 3 dicas para escolher o ERP ideal para o seu Ecommerce.

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, o planejamento dos recursos de uma empresa. Este sistema é utilizado pelas empresas a fim de auxiliar no controle e administração de dados relacionados a ela.

É um descomplicador e organizador de tarefas gerenciais.

Como torna diversos procedimentos mais ágeis, o time envolvido consegue destinar mais tempo para outras ações, como o planejamento estratégico.

O sistema ERP tem como função centralizar informações de diferentes setores de uma empresa para que os dados sejam computados de forma única e retorne resultados mais precisos.

O uso deste software de gestão traz facilidades em controles diversos, automatizações e simplifica o que pode parecer complicado.

Este sistema permite a centralização dos processos, como anunciar produtos em múltiplos canais de venda, receber os pedidos, prosseguir com a inclusão e emissão das notas fiscais, separar, conferir e embalar os pedidos e enviar aos compradores...

Além disso, fornece informações financeiras necessárias a fim de avaliar para onde a loja está caminhando, auxilia no controle de estoques e integra com plataformas e marketplaces.

Uma das grandes vantagem de utilizar um sistema ERP Cloud é sua acessibilidade em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, oferecendo praticidade e flexibilidade.

O que é um ERP Cloud?

É um software acessado diretamente através de navegador ou aplicativo. Os dados ficam gravados na nuvem e podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar.

Utilizar um sistema ERP para fazer a gestão de seu negócio, sendo ele um Ecommerce ou não, é fundamental para que todos os processos aconteçam dentro do tempo estabelecido e com o mínimo de falhas.

E não podemos esquecer que, com a centralização de todos os dados, os números gerados são mais confiáveis e a tomada de decisão é mais assertiva.

Como o ERP ajuda na gestão do negócio?

O sistema ERP auxilia seu negócio a se manter organizado em todos os processos.

  • Se sua empresa é um Ecommerce, ele auxilia desde o anúncio dos produtos em canais de venda até o despacho dos pedidos;
  • Se for comércio, faz vendas rápidas e controla os estoques;
  • Para indústrias, controla a produção para que consiga atender demandas;
  • Se for um serviço, reúne todas as ordens de serviço em apenas um só lugar.

Uma das maiores vantagens de utilizar um sistema ERP é a centralização das informações, o que facilita a análise de dados sempre que for necessário.

Entre as funcionalidades que estão centralizadas em um ERP, podemos destacar:

Notas Fiscais (NF)

Com o sistema ERP, o processo de inclusão e emissão de notas fiscais se torna mais simples e rápido.

O cálculo automático dos impostos é feito conforme configuração prévia das naturezas de operação e o sistema já transmite as informações para a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e envia email ao cliente ou para o Ecommerce.

Integração com outros sistemas

O ERP permite a integração com plataformas e marketplaces para que receba todos os pedidos realizados e prossiga com a preparação dos produtos para o envio aos clientes. Também permite a conexão com outros sistemas que podem facilitar alguns processos, como formas de envio, meios de pagamento e ferramentas de marketing.

Gestão de pedidos

Fazer a gestão dos pedidos em um só lugar economiza tempo e evita erros desde sua inclusão até o envio das mercadorias para os clientes.

A centralização e padronização das etapas faz com que haja um maior controle da situação de cada pedido e melhor acompanhamento dos envios.

Controle de estoques

Manter o inventários dos produtos atualizado é fundamental para uma boa gestão das compras. Além disso, estoques incorretos podem acarretar em vendas online sem que haja produtos para o envio, o que pode prejudicar a reputação da loja que está anunciando.

Gestão financeira

A centralização das contas a pagar e a receber faz com que os responsáveis pelas finanças da empresa - seja você ou um funcionário - tenha uma visão ampla da situação financeira.

O fluxo de caixa permite maior visibilidade das entradas e saídas e o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) informa o resultado financeiro da empresa.

Emissão de boletos

Com o uso de um ERP, os boletos de cobrança podem ser gerados diretamente no sistema sem que se faça necessário acessar o do banco. Para isso, é claro, o ERP precisa ter integração com o seu banco ou meio de pagamento.

Contrato de serviços

Para empresas de serviço, as funcionalidades de cobrança recorrente e as ordens de serviço podem ser de uso diário. O prestador do serviço pode acompanhar as cobranças que tem a receber, gerar contratos e organizar os serviços prestados.

Benefício de utilizar um sistema ERP

Cuidar da parte "interna" de uma empresa pode ser trabalhoso. Pensa só: controle de estoques, de contas a pagar e a receber, cadastros gerais, anúncios em canais de venda, notas fiscais, envio das encomendas... Tudo precisa funcionar de forma adequada.

Se você quer que sua empresa fique organizada, um dos primeiros passos é escolher um ERP para te ajudar nestas tarefas. É sério.

O uso do sistema ERP eleva o negócio para outro patamar. Faz com que informações dispersas em papéis, pastas ou planilhas sejam centralizados em um só lugar.

Quando integrado com plataformas, marketplaces e outros sistemas, os benefícios são ainda maiores, pois transforma e otimiza a operação.

Já imaginou realizar todas as operações de uma empresa de forma manual? Digitar todos os dados? Quanto tempo e custo de pessoal seria necessário?

Talvez você já até tenha tentado fazer isso... e imagino que tenha dado trabalho.

O ERP Cloud fornece ainda mais eficiência no negócio, gerando economia de tempo.

Além disso, utilizar mais de um sistema para gerenciar o Ecommerce pode gerar complicações e ser mais cansativo. Operações centralizadas só trazem benefícios ao gestor. Isso sem falar nos controles feitos pelo ERP, que garantem dados mais confiáveis, com relatórios sempre à disposição, proporcionando ao empresário uma maior assertividade na tomada de decisões.

A integração entre sistemas facilita todos os processos e torna a rotina mais eficiente. Todas as áreas do seu Negócio são beneficiadas.

O momento certo de contratar

O momento certo para escolher um ERP e começar a usar é quando empresa é criada. O ideal é manter uma estrutura sólida de dados desde o início, para que não dê dor de cabeça quando a empresa evoluir.

Existem sistemas acessíveis no mercado e, com baixo investimento, é possível escolher uma boa ferramenta que organize a empresa e mantenha tudo centralizado.

O Tiny ERP, utilizado pelo Ecommerce na Prática, é um exemplo de sistema com planos que atendem desde pequenas até grandes empresas.  

Ele fornece módulos para que toda operação do Ecommerce seja otimizada, economizando o tempo gasto com processos como administrar os pedidos, emitir as notas fiscais, separar as encomendas e enviar os produtos aos clientes.

Não espere sua empresa crescer para investir em um sistema para manter os dados centralizados e organizados. É esta rotina que colabora com o crescimento do negócio.

3 dicas para utilizar ERP da melhor forma

Separamos algumas dicas para que você consiga aproveitar ao máximo o que o ERP pode oferecer, confira:

1 - Mantenha a rotina

O sistema ERP vai fornecer dados mais precisos se as rotinas forem realizadas da forma correta.

Cadastre produtos, fornecedores e clientes sempre que necessário e atualize estes dados, lance todas as notas de entrada e inclua as vendas, ambas com lançamento de contas a pagar e a receber, emita as notas diariamente, siga o fluxo de pedidos do Eommerce para não atrasar o envio de pedidos... Manter este processo diário é fundamental para que o ERP funcione bem.

2 - Utilize integrações

O ERP oferece diversas integrações para que o trabalho deixe de ser manual. Sua empresa pode vender em múltiplos canais de venda e, mesmo assim, manter todos os pedidos em um só lugar, o que facilita a rotina.

Além de plataformas e marketplaces, o ERP permite integração de gateways de pagamento que aprovam o pagamento dos pedidos, formas de envio para que os pedidos sejam encaminhados da melhor forma aos clientes, entre outras integrações que otimizam a rotina.

3 - Gestão centralizada dos processos

Manter os dados da empresa reunidos em um só lugar traz diversos benefícios. A análise dos processos, o controle dos estoques e finanças, as necessidades de compra e o resultado de todo o trabalho realizado ficam mais claros para que o gestor tome as decisões.

O que preciso para contratar um sistema ERP

Leve em conta diferentes opções que estão disponíveis no mercado e analise cada uma delas.

Repare que existem sistemas que exigem instalação, custos de implantação ou setup. No caso do sistema ERP cloud, apenas é preciso criar uma conta e começar a usar.

O Tiny ERP, por exemplo, é cloud e com um preenchimento rápido de cadastro. Ou seja: a conta é criada e o usuário já passa a utilizar de forma gratuita por 30 dias.

Além disso, analise os recursos disponíveis em cada sistema e verifique se o que oferecem atende às necessidades de sua empresa.

Faça testes sempre que possível para que possa tomar a decisão certa e boas vendas!

Alavanque o seu Negócio!

O ERP vai te ajudar demais na hora de organizar o negócio, mas, além disso, você precisa ter atenção a outros pontos importantes, como: estratégias, planejamento, fornecedores, anúncios, etc.

Se qualquer uma dessas áreas estiver desalinhadas, você pode acabar perdendo muito dinheiro ou, ainda pior, pode colocar seu negócio em risco.

Para te ajudar a estruturar e alavancar de vez o seu negócio online, criamos a assinatura Ecommerce na Prática! Em nossa plataforma de estudos, você terá acesso a centenas de cursos e conteúdos exclusivos que te auxiliarão a construir um Ecommerce lucrativo.

Clique agora no botão para assinar o Ecommerce na Prática!