Para quem pretende montar um negócio no segmento de Moda, essa pergunta provavelmente já passou pela cabeça alguma vez. Afinal, o que é melhor? Roupas de marca própria ou revenda de marcas já estabelecidas?

De uma forma ou de outra, existem prós e contras. Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre qual a melhor forma de começar:

 

O que levar em consideração ao escolher?

Antes de mais nada, você precisa entender qual é o seu momento como empreendedor. Faça uma análise sincera do quanto você está disposto a investir, tanto em tempo quanto em dinheiro.

Saiba em quanto tempo você espera obter o retorno sobre esse investimento (payback), além do quanto de risco você está disposto a assumir com essa nova empreitada.

Considere, também, o quanto de conhecimento você possui a respeito do nicho que vai atuar.

Vamos analisar algumas vantagens e desvantagens encontradas em cada uma dessas formas de se começar.

roupas-de-marca

Começando com roupas de marca própria

Essa foi a forma que comecei a vender roupas de marca lá em 2012, quando montei minha primeira empresa, junto de alguns amigos.

Naquela época, mesmo sem saber nada sobre o mercado, escolhi começar dessa maneira.

Ao longo desses últimos anos, percebi pontos importantes sobre começar uma marca de roupas própria e quero compartilhar com vocês:

Pontos positivos

Quando se produz roupas de marca própria, se tem total controle criativo, sendo um ponto altamente positivo, devido à autonomia na produção.

Você tem a possibilidade de oferecer produtos que talvez o mercado ainda não esteja oferecendo.

Com base no conhecimento sobre seu cliente, você será capaz de aproveitar oportunidades e ter na sua arara a peça certa, no momento certo.

Além de não correr o risco de ficar sem aquela peça que é sucesso de vendas na sua loja, mas que o fornecedor resolveu tirar de linha.

Você é o seu próprio fornecedor.

Outra vantagem é a possibilidade de se trabalhar com margens de lucro mais folgadas no varejo e explorar outros canais de venda, como o atacado.

Quando se atua no atacado, você deixa de ser somente seu próprio fornecedor, passando também a ser fornecedor de terceiros.

Pontos negativos

Por outro lado, iniciar uma marca própria vai exigir maiores investimentos inicias para alcançar resultados significativos.

No início, sua marca é desconhecida, portanto será necessário investir ainda mais em construção de marca (branding) para que seus futuros clientes conheçam e experimentem seu produto.

>>> Leia mais sobre construção de Marca

Criar suas próprias peças exige a criação de um departamento de desenvolvimento.

Ainda que você esteja sozinho no início, vai precisar se dividir entre a parte criativa, produção e vendas.

Uma rotina bem puxada, pois vai precisar lidar com diversos profissionais, como: modelistas, pilotistas, costureiras... Além de realizar as compras de malhas/tecidos, aviamentos e gerir toda a produção.

Com isso, apesar de na marca própria você possuir margens mais altas, os seus custos e trabalho aumentam muito, devido a toda essa complexidade do negócio.

roupas-de-marca

Começando com revenda de marcas

É, geralmente, a opção que a maioria das pessoas que vai começar uma marca escolhe.

Pontos positivos

Trabalhando com marcas já conhecidas do mercado, você não vai precisar investir em construção de marca.

Seu marketing vai ser mais assertivo, precisando apenas convencer os clientes de que vale comprar na sua loja.

O investimento inicial pode parecer maior, devido à necessidade de se comprar quantidades mínimas das marcas, mas o retorno é mais imediato.

Ao revender, você não precisa investir em equipe de criação e desenvolvimento, somente aproveitar o conhecimento que as marcas já possuem.

Outro ponto muito importante é o fato de não precisar lidar com vários profissionais para ter seus produtos.

Na revenda, você já recebe o produto finalizado, pronto para a venda, ao contrário de uma marca própria, que precisa realizar a parte de pesquisa, modelagem, pilotos, produção, acabamentos, etc.

Seu foco é conhecer muito bem a persona da sua loja e oferecer marcas que estejam totalmente conectadas a ela.

Pontos negativos

Como você está comprando para revender, você não terá poder de decisão sobre qual será exatamente o produto final.

Essa falta de autonomia pode fazer com que oportunidades sejam perdidas.

Exemplo: você identifica que no seu público muitas pessoas estão procurando por uma determinada estampa. Como você não controla a produção, não terá essa autonomia para atender à demanda do público.

O que pode acontecer, também, é você acabar ficando sem aquela peça campeã de vendas, que a marca da qual você compra resolveu tirar de linha.

Na revenda, as margens de lucro tendem a ficar mais apertadas, pois você funciona como um intermediário do produto até o seu cliente final.

roupas-de-marca

Afinal, o que é melhor?

Se eu pudesse voltar atrás, lá quando eu comecei, começaria revendendo marcas já estabelecidas.

Apesar de precisar de um investimento maior em estoque para iniciar o negócio, seria possível gerar caixa de forma mais rápida, pois é mais fácil vender roupas de marcas que já são conhecidas.

Além disso, é uma oportunidade para colher informações importantes sobre o mercado e persona.

De acordo com a evolução da loja, identificaria oportunidades para introduzir a minha própria marca em um público já estabelecido.

Mas existe certo ou errado? Não!

Como eu falei lá no início, leve em consideração o tanto de dinheiro e tempo que você tem para investir, o payback esperado e seu conhecimento sobre o mercado.

Seja através da criação da marca própria ou revendendo, é possível ter sucesso, desde que você siga as orientações corretas e persista rumo ao sucesso.

O caminho para quem quer começar um novo negócio não se parece com uma linha reta, mas sim uma estrada cheia de curvas e obstáculos a todo momento.

Por isso, é fundamental poder contar com a orientação correta ao longo da jornada. Afinal, é muito mais barato e rápido aprender com os erros dos outros do que com os seus, concorda?

Pensando nisso, estou disponibilizando agora para você o Treinamento Ecommerce de Moda do ZERO, o método de 4 etapas simples que desenvolvi para que qualquer pessoa possa vender Moda e Acessórios pela internet.

Clique no botão abaixo para aprender os 4 passos essenciais na construção de um Ecommerce de Moda do ZERO.