Montar um pet shop online é o sonho de muita gente que quer começar um negócio próprio… Mas será que é simples? Você precisa ter muito dinheiro? Quais são os primeiros passos?
Se você já leu o artigo onde explico como encontrar o produto ideal para vender na internet (link no final deste texto) e chegou à conclusão de que itens para pets são a sua praia, eu tenho uma ótima notícia: esse mercado está crescendo muito!
Sendo assim, decidi escrever um texto que vai te mostrar um pouco sobre o panorama do mercado, as principais oportunidades do segmento e o mais importante: uma estratégia passo a passo que te ensina exatamente por onde começar…
Vamos lá!
O Mercado dos Pets no Brasil
Por ser um país com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil reserva uma gama enorme de oportunidades para quem quer empreender. Algumas das maiores delas, atualmente, estão justamente nos produtos para animais domésticos como cachorros, gatos, aves etc.
Algumas curiosidades sobre o mercado dos pets no Brasil:
- Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil tem a 4ª maior população de animais de estimação do mundo, com cerca de 132,4 milhões de animais como cães, gatos, aves, peixes e outros;
- Nosso país também tem o segundo maior faturamento mundial desse mercado, com cerca de 7,3% dos US$98,4 bilhões arrecadados anualmente. Em primeiro lugar estão os EUA, com 30,9% do total;
- Segundo o Sebrae, o mercado dos pets é um dos mais resistentes contra a crise econômica brasileira. Isso acontece por 2 fatores principais: o cuidado cada vez maior das pessoas com os seus bichinhos e a forte inovação no setor.
As 4 Formas de Ganhar Dinheiro Nesse Segmento
Agora que já dei um panorama geral sobre o mercado que espera por você, vou mostrar quais são as 4 áreas em que o setor está dividido:
Pet Food: negócios que vendem rações, snacks, bifinhos e petiscos em geral. Do ponto de vista de mercado, o Pet Food é o segmento mais valioso entre os 4, já que é responsável pelo maior faturamento (cerca de 67,5% do total).
Pet Serv: em segundo lugar temos o Pet Serv e seus serviços como adestramento, passeios e até hotéis para cães e outros animais. 16,7% do faturamento está aqui.
Pet Care: vende shampoos, equipamentos de segurança, acessórios de beleza etc. Responsável por 8% do faturamento.
Pet Vet: é o mercado que trabalha com os medicamentos veterinários e tem o menor faturamento entre os 4, cerca de 7,8% da fatia total.
Como Saber Qual é o Melhor Para Mim?
Olhando os tópicos acima, é claro que você provavelmente deve estar se perguntando sobre qual é o segmento ideal para você… Mas a resposta é “depende”.
Primeiro porque, mesmo que o mercado esteja dividido em 4 grandes setores, nada impede você de mesclá-los e trabalhar, por exemplo, com alimentação (Pet Food) e produtos de higiene (Pet Care) ao mesmo tempo.
Uma dica importante aqui é que, como estamos falando de Montar um Pet Shop Online, as coisas ficam mais simples se você trabalhar com produtos. Nesse caso, o Pet Serv deixa de ser uma opção, já que o setor oferece serviços que não podem ser entregues pela internet (adestramento, táxi, tosa etc).
Todos os outros 3 (Food, Care e Vet) se encaixam muito bem na lógica do comércio eletrônico e devem ser levados em consideração.
Para chegar a uma conclusão sobre qual escolher, você vai trilhar um caminho muito simples: responder às 3 perguntas e fazer a tarefa que proponho no vídeo abaixo =)
Caso não queira assistir ao vídeo, vou resumir o que falo nele… Antes de começar qualquer negócio, você precisará responder 3 perguntas fundamentais:
1 – Qual é o seu mercado? E o seu subnicho?
Você já sabe que quer trabalhar no mercado dos pets, mas qual será o seu subnicho? No que a sua empresa irá se especializar?
Você pode vender produtos para determinadas raças de cães e gatos, especializar-se em animais menos comuns como iguanas e hamsters, focar em produtos mais caros e/ou difíceis de achar…
Como não sou um especialista em mercado pet, você precisará fazer essa pesquisa por conta própria — abra o Google e coloque a mão na massa!
Sugiro que você visite fóruns de debate sobre o tema, estude os concorrentes, acesse sites como o Reclame Aqui, leia pesquisas de mercado… Tudo isso sempre tentando identificar quais são as brechas que os concorrentes ainda não ocuparam.
Acredite: existem muitas oportunidades a serem aproveitadas, então fique atento =)
2 – Quem vai fornecer seus produtos?
Pense agora nos fornecedores. Quem vai vender os produtos para você?
Caso não saiba muito bem onde estão esses caras, confira outro artigo que escrevi sobre como encontrar bons fornecedores para o seu negócio.
3 – Pra quem você vai vender?
Por fim, chegou a hora de pensar nos clientes… Sem eles o seu negócio simplesmente não existe.
Aqui não basta dizer que vai vender para “todos que tenham cães e gatos”, por exemplo. É preciso ser mais específico. No caso do mercado pet, alguns fatores como classe social, idade e hobbies podem ser fundamentais para você descobrir quem é a persona (o cliente ideal) do seu pet shop online.
Elaborando uma Lista de 10 Produtos Para começar (Simplifique!)
Logo após responder as perguntas acima, eu quero te propor uma tarefa simples… Depois dela você já estará pronto para começar a vender!
Muita gente acha que, para montar um pet shop online ou qualquer outro negócio no ecommerce, são necessários dezenas de produtos, um site caro, fotografias profissionais, verbas gigantes para anunciar… No fundo eu penso que, só de imaginar isso tudo, acaba dando preguiça e as pessoas desistem.
No meu método, ensinado no Treinamento Ecommerce do Zero, proponho um caminho muito mais simples: definidos nicho, fornecedores e perfil de clientes, faça agora uma lista inicial com 10 produtos a serem colocados no mercado.
Depois disso, encontre pelo menos 2 fornecedores confiáveis para cada produto… Nunca é bom ficar na mão de um parceiro só.
Feito? Então parabéns, você está prestes a colocar o seu negócio no ar! Entre em contato com os fornecedores, forme o seu estoque inicial e trabalhe, no início, a partir de redes sociais e Mercado Livre.
Moral da história: você nem mesmo vai precisar de um site para começar!
Montar um PET SHOP ONLINE: Próximos passos
Quando a sua operação começar a funcionar, é hora de sentir as reações do público e, a partir delas, aprimorar seus resultados aos poucos.
Você vai perceber que alguns produtos têm boa saída, outros nem tanto, outros nem sequer vendem… Vá testando, acertando, errando, mudando… Enfim, fazendo testes, isso é o mais importante!
De agora em diante é fundamental ter a veia empreendedora para trabalhar com consistência e, dia após dia, ir conhecendo melhor o seu mercado, entendendo a cabeça do seu consumidor e, consequentemente, multiplicando o seu faturamento =)
Se você gostou do que leu até aqui e quer saber qual é a continuação do meu método, tenho um convite para fazer.
A minha Palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero” está disponível gratuitamente na internet. Nela você poderá conferir todas as dicas que dei no texto de hoje e muito mais!
Mais de 10 mil pessoas já viram essa apresentação (muitas, inclusive, estão colocando o passo a passo em prática e colhendo os resultados).
Se você está pensando em começar um negócio vendendo produtos na internet, não deixe de reservar a sua vaga ainda hoje para a próxima sessão… Esse conteúdo vai ser um divisor de águas para o seu negócio =)
Clique no banner abaixo e cadastre-se gratuitamente para assistir o conteúdo:
No mais, fique à vontade para explorar os outros artigos aqui do blog, vídeos do Canal do Youtube ou textos do nosso outro portal, o Ecommerce de Sucesso. Tudo é feito pensando em transformar a sua vida por meio do empreendedorismo!
Se ficou com alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo, estou sempre voltando para responder as perguntas =)
Forte abraço e sucesso,
Bruno de Oliveira
Links citados no artigo:
Essas dicas me ajudaram muito, estando próximo de montar meu PetShop vou levar essas dicas comigo, Gratidão!