Toalá Antonia, designer fundadora da Casa das Kapulanas, sempre teve a veia empreendedora, mas foi só depois de uma viagem para Angola, em 2016, que ela descobriu uma forma de juntar sua paixão pela cultura africana e seu desejo de empreender. Conheça esta história inspiradora agora! 

Desde criança Toalá Antônia já mostrava aptidão para o empreendedorismo. Criada por pais que também gerenciavam um negócio próprio, ela sempre teve o apoio da família para colocar as suas ideias em prática e vender. 

Nem sempre, no entanto, o sonho de empreender esteve em seu foco. Nascida e crescida na periferia de São Paulo, em Itaquera, Toalá buscou muitas formas diferentes de atuar no mercado de trabalho e até mesmo se formou em Design Gráfico pelo Centro Universitário FMU.

Em 2016, no entanto, após viajar para a Angola e descobrir a riqueza do mercado de moda tradicional, ela teve a ideia de fundar a Casa das Kapulanas, uma loja especializada na venda de tecidos africanos tradicionais. 

Em seu caminho, não faltaram obstáculos, mas com a ajuda da sua família, amigos e do Ecommerce na Prática, ela conseguiu levar a Casa das Kapulanas de uma pequena produção de garagem até o sucesso. 

Quer conhecer essa história a fundo? Então vem com a gente...

O propósito por trás da Casa das Kapulanas 

Mais do que apenas vender tecidos, Toalá sempre teve um foco muito bem ajustado no que a sua marca representa para si mesma e para os seus clientes. Carregando toda a ancestralidade da cultura africana, os produtos da Casa das Kapulanas buscam aproximar pessoas pretas de sua história, que é tão pouco contada. 

“Hoje a gente busca uma volta à história do nosso povo. Existem coisas que não foram ensinadas na escola. Então a gente tem essa sede de saber: ‘De onde eu vim?’, ‘Por que lá é assim?’ Saber a sua história é muito poderoso.” Toalá Antonia

A empreendedora conta como os tecidos africanos estão sempre carregados de sentidos e intenções. As estampas, por mais que sejam visualmente atrativas, têm um significado ainda maior para aqueles que conhecem a história. 

Além desse diferencial, todos os tecidos vendidos pela marca são originais da África, escolhidos a dedo pela própria Toalá. Isso dá aos itens uma exclusividade ainda maior e atrai compradores de todas as regiões do Brasil. 

Os primeiros passos da Casa das Kapulanas – e a virada de chave

Desde o início de suas operações, a empresa estava muito focada nas vendas em ambientes físicos. Toalá conta que sempre marcava presença em feiras de artesanatos, vendia em seu carro e até mesmo fazia entregas em longas distâncias. 

A Casa das Kapulanas também sempre teve uma loja virtual, mas de acordo com Toalá, entre 2016 e 2020, o site teve apenas 16 pedidos. Isso acontecia porque, apesar de ter uma presença digital, Toalá não conhecia as estratégias certas para alavancar o negócio e trazer mais tráfego para o site. 

Até que o pedido número 17 mudou a sua trajetória… 

Durante o ano de 2020 o mundo passou por mudanças profundas, fruto da crise sanitária causada pela Covid-19. Varejistas que focavam apenas em lojas físicas tiveram que fechar as suas portas e se viram obrigados a digitalizar os seus negócios – ou vê-los falir. 

Com Toalá não foi diferente. Ela se viu impedida de comercializar os seus produtos da forma como estava acostumada e, com um site sem vendas parado e um estoque de tecidos recém-comprados, ela teve que reinventar a sua marca para levá-la ao próximo nível. 

Sob a orientação de sua mãe e de amigos, ela começou a produzir máscaras de tecido. Esse produto, que era de grande relevância para os clientes na época, atraiu o seu 17º pedido, o 18º, 19º e, daí, não parou mais. 

Em um ano, a Casa das Kapulanas chegou a 1400 pedidos. 

Esse sucesso fez com que Toalá começasse a considerar o Ecommerce como um canal de vendas não apenas viável, mas mais lucrativo do que os que eram usados até ali.

Casa das Kapulanas

Os desafios de quem empreende: do chargeback à maternidade 

Apesar do estrondoso sucesso da marca, Toalá conta que a jornada empreendedora não é fácil – uma realidade que todos aqueles que gerenciam a sua própria empresa, conhecem bem. 

Ela conta que, em 2016, a Casa das Kapulanas sofreu um golpe que quase ameaçou a continuação da empresa. Um cliente que havia comprado aproximadamente R$ 10 mil em tecidos solicitou um chargeback indevido e, com isso, a empresa teve seu fluxo de caixa – que já era vulnerável – muito comprometido. 

Sem a mercadoria vendida e sem o dinheiro da venda, Toalá precisou da ajuda financeira de seus pais para reerguer a empresa e recomeçar. 

E os desafios, é claro, não pararam por aí… 

Durante 2020, quando a Casa das Kapulanas começou a vender em maior quantidade, Toalá não desempenhava apenas o papel de empreendedora, mas também o de mãe. Com um bebê de apenas 1 ano, Toalá relata que a rotina era dividida entre os cuidados com a empresa e seu filho. 

Felizmente, a empreendedora pôde contar com o apoio de sua família, que serviu como rede de apoio importantíssima nesse momento, ajudando no cuidado de seu filho e da empresa. 

A expansão do mix de produtos e o alcance do reconhecimento

Depois do estrondoso sucesso de suas máscaras, Toalá se perguntou o que mais poderia atrair a atenção dos consumidores que gostavam de suas estampas e do propósito da sua marca, mas não necessariamente queriam comprar tecidos.

Foi aí que ela teve a ideia de criar meias e guarda-chuvas com estampas exclusivas e autorais, criadas com base em tecidos tradicionais africanos. Hoje, a marca é usada por diversos famosos e, inclusive, já participou de desfiles da Semana de Moda de São Paulo, a SPFW

Além disso, Toalá também já contou a sua história para a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, um dos principais portais de empreendedorismo do Brasil. Ela que, para ela, é muito importante estar em um lugar de destaque, no qual pode inspirar outras pessoas e mostrar que, mesmo com as dificuldades, é possível ter sucesso no empreendedorismo. 

Casa das Kapulanas

E qual o caminho para o sucesso? 

Toalá é uma prova viva de que o caminho para o sucesso não é uma linha reta, e que para dar passos à frente, às vezes é necessário recuar

Quando a Casa das Kapulanas começou a vender em maior escala, ainda em 2020, Toalá percebeu que, com os conhecimentos que tinha na época, não conseguiria conduzir a sua empresa ao seu potencial máximo. 

Por isso, ela destaca o investimento em conhecimento como um dos mais essenciais para qualquer empreendedor. 

“Não existe ‘jeitinho’. Se você não sabe fazer, busque alguém que saiba. Se você aprende com quem tem experiência, você economiza tempo.” Toalá Antonia

Além disso, Toalá conta que, ainda que o mercado do Ecommerce seja grande e tenha oportunidades para todos, você precisa ter um diferencial. Para ela, esse diferencial foi trazer a história dos tecidos, mostrar o processo de compra e envolver o cliente na personalidade da marca. 

Uma dica que ela deixa para empreendedores que estão começando é a de olhar para referências de mercado e entender o que eles estão fazendo de diferente e como isso pode ser aplicado no contexto do seu negócio. “Não é preciso reinventar a roda.”, brinca a empreendedora. 

Foi exatamente nessa busca por referências que a Toalá encontrou o Ecommerce na Prática e seus conteúdos, sendo uma das primeiras assinantes de nossa plataforma de educação por assinatura. Ela conta como os cursos a ajudaram no gerenciamento de sua empresa… 

Para Toalá, um dos divisores de água foi treinamento Mestre das Finanças. Ela conta que, apesar de ter feito um MBA em Gestão de Negócios, a gestão financeira ainda era um desafio gigantesco em seu dia a dia. 

“O financeiro é muito importante, principalmente no início do negócio, porque cada centavo conta.” Toalá Antonia

Ela também afirma que o treinamento de Explosão de Tráfego e o de Marketing de Influência foram destaques em sua trajetória e a ajudaram a trazer mais visitantes para o seu site de vendas. 

Por fim, Toalá conta como os cursos foram uma ferramenta importante para retirar algumas de suas inseguranças durante a jornada empreendedora, já que mostravam um caminho seguro para alcançar os objetivos que ela tanto sonhava, e alguns outros que ainda estão em seus planos. 

Se você, assim como a Toalá, tem o sonho de empreender mas ainda sofre com o medo do fracasso, deixe-nos te ajudar. Nossa plataforma tem centenas de aulas completas, ministradas pelos maiores especialistas do mercado! 

Para conhecer e começar seus estudos agora, clique aqui: