O funcionamento das plataformas digitais é um dos assuntos que mais têm chamado a atenção de empreendedores nos últimos anos e isso não é à toa… Afinal de contas, esse modelo está cada vez mais popular entre os consumidores de todo o mundo. 

De acordo com levantamento feito pela empresa de prospecção digital Ramper, 67% dos negócios entrevistados revelaram ter melhorado o faturamento após implementarem plataformas digitais para prospecção de clientes. Um percentual considerável, não é verdade? Pois é…

Na prática, as plataformas digitais representam um ambiente em que é totalmente possível conectar quem produz e quem consome os mais variados tipos de serviços e produtos. Ou seja, possibilitam uma troca que pode ir muito além do ato de comprar e vender…

Então, se você quer saber o que são as plataformas digitais, como elas funcionam, suas vantagens e outros tópicos, fique atento pois este artigo é para você! 

O que são plataformas digitais?

As plataformas digitais são modelos de negócios que operam por meio da tecnologia, conectando usuários e empresas dos mais variados setores, como Educação, Empreendedorismo, Alimentação, Transporte, Turismo, Bancário, etc. 

O objetivo central das plataformas digitais é o de gerar valor nesse relacionamento entre as empresas e os indivíduos. Assim, elas acabam sendo facilitadoras online para o acesso a serviços e conhecimentos que já aconteciam fora do digital. 

Imagine um aplicativo de delivery como o iFood, Rappi ou Uber Eats, por exemplo. Toda vez que um cliente solicita algum pedido, isto é feito por meio de uma plataforma digital. Além disso, há toda a construção da relação de valor entre empresa, entregadores e consumidor. Interessante, não é mesmo?

Como as plataformas digitais funcionam?

As plataformas digitais podem funcionar de diversas maneiras. No caso de marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Shopee e outros, as plataformas digitais operam por meio de comissões. Isto é, o seller comercializa seus produtos e paga ao marketplace um percentual por cada venda.

No caso de streamings, como Netflix, Spotify e até mesmo o Ecommerce na Prática – nossa plataforma de educação por assinatura – as plataformas digitais operam por meio do modelo de recorrência. Ou seja, o usuário paga um valor fixo mensal e tem acesso aos serviços disponíveis por essas empresas.

Outro ponto importante é que, como essas plataformas funcionam no ambiente online, pessoas de todo o mundo conseguem ter acesso a elas… Algo que, querendo ou não, torna esse modelo de negócio altamente escalável e lucrativo para os empresários. 

Tipos de plataformas digitais

Está enganado quem pensa que todas as plataformas digitais são iguais ou que possuem o mesmo propósito - aliás, vimos recentemente que cada uma pode operar em um determinado segmento, não é mesmo? 

Com isso, na hora de saber mais sobre as plataformas digitais, vale a pena compreender de forma mais ampla quais são os tipos disponíveis no mercado hoje. São eles:

  • Plataformas de transação: aquelas que possibilitam a transação, isto é, a conexão entre os indivíduos e as empresas. Bons exemplos delas são os marketplaces, como Americanas, Magalu, Airbnb e outras;
  • Plataformas de inovação: são as utilizadas por empresas ligadas à área de inovação, servindo para o desenvolvimento de serviços e produtos voltados para tecnologia. Google Android e iOS são exemplos delas;
  • Plataformas híbridas: as que associam elementos das outras plataformas citadas, ou seja, transação e inovação. Apple, Google, Microsoft e Facebook servem como exemplo. 

Uma curiosidade em relação a isso é que, se você reparar, algumas das maiores companhias do mundo funcionam com base em plataformas digitais. Bem legal, não acha?

Quais são as vantagens de usar uma plataforma digital?

As plataformas digitais podem gerar vantagens bem significativas tanto para clientes quanto para as empresas. Se você está pensando em investir em um modelo de negócio desse tipo, é válido conhecer as principais delas:

Maiores chances de alcançar mais clientes

O ambiente digital é muito vasto e não possui limitações em relação ao espaço físico. Isso faz com que as plataformas digitais consigam atingir muito mais consumidores, de vários lugares do mundo;

Redução de custos

As plataformas digitais permitem uma estrutura de negócio moderna, enxuta e segura. E esses fatores automaticamente diminuem os gastos para as empresas funcionarem;

Automatização de processos

Inúmeras atividades que antes eram executadas de forma manual passaram a ser desempenhadas digitalmente em pouquíssimo tempo;

Aprimora a comunicação entre cliente e empresa

A comunicação fica mais fácil e fluida tanto para as empresas quanto para os clientes. Basta existir formas de atendimento eficientes para resolver quaisquer questões que possam surgir;

Contribui para o aumento do faturamento

Com mais indivíduos conseguindo ter acesso aos serviços das plataformas digitais, maiores são as oportunidades de aumentar o faturamento delas.

Vale ressaltar que nas plataformas digitais a satisfação do cliente também é um pilar importante, como para qualquer outro modelo de negócio. Contudo, o que gera ainda mais destaque a esse tipo de negócio é que, neles, os consumidores conseguem ter mais liberdade para expor suas opiniões…

Essa questão fica ainda mais evidente quando analisamos o poder das redes sociais ou de qualquer outro canal que possibilita o feedback dos clientes. 

Como implementar uma plataforma digital em seu negócio?

Neste ponto do artigo, você já sabe o que são as plataformas digitais, como funcionam e quais são as suas vantagens. Ou seja, bastante informação relevante, não é mesmo?

Entretanto, o conhecimento sobre o tema não acaba por aqui… Agora, vamos te ensinar a como implementar uma plataforma digital no seu negócio. Preparado? Veja a seguir:

1. Conheça muito bem a persona do seu negócio

Você pode ter as melhores ideias e traçar estratégias incríveis para a sua plataforma digital… Mas nada disso vai adiantar se você não conhecer o seu público, mais precisamente, a sua persona

A persona nada mais é do que a representação do seu cliente ideal. E como você consegue defini-la, afinal? A partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores.

Saber isso é vantajoso principalmente na hora de desenvolver ações que façam sentido para as pessoas que você atinge com o seu negócio. Imagina você criar uma plataforma digital para a sua empresa, mas que, na prática, não se encaixa como deveria às necessidades do seu público? Isso vai ser um grande problema…

Então, para você complementar ainda mais seu conhecimento sobre o assunto, vale a pena conferir também o artigo “14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona”.

2. Defina uma base comercial e técnica

Nenhuma empresa funciona plenamente sem uma boa base comercial e técnica - e isso vale tanto para as operações no ambiente físico quanto no online. No caso das plataformas digitais essa ideia não poderia ser diferente…

Assim como qualquer outro modelo de negócio, elas precisam contar com área administrativa eficiente para funcionar. O mesmo vale para o setor técnico da empresa… Sem um sistema eficiente e colaboradores capacitados, dificilmente uma plataforma digital irá para frente. 

Diante disso, não perca tempo e trabalhe para estruturar a sua plataforma da mesma forma que faria para um empreendimento físico. 

Nesse sentido, sugerimos também a leitura do artigo “O que é plano de negócio? Entenda sua importância e como montar um”. Temos certeza que este conteúdo vai te ajudar!

3. Alinhe os times internos

Com o forte avanço da tecnologia, é comum que as empresas busquem por atualizações a todo momento. Caso contrário, há grandes chances de elas ficarem defasadas no mercado e perderem uma boa quantidade de clientes…

Tendo isso em mente, mantenha os times do seu negócio sempre atualizados… Isso é vital para que eles consigam responder às demandas do consumidor moderno, que está cada vez mais exigente. 

Na prática, todas as áreas da sua empresa precisam trabalhar com o mesmo propósito, ou seja, precisam estar alinhadas!

4. Desenvolva ofertas

Como dito anteriormente, o consumidor de hoje não tem o mesmo perfil dos compradores de alguns anos atrás. É seguro dizer que agora eles estão muito mais exigentes… E isso envolve  desde as opções de envio de pedidos até mesmo às ofertas. 

Por isso, pense em conquistar os clientes e atraí-los para a sua plataforma digital por meio de ofertas irresistíveis. Como o foco é ganhar a confiança deles, desenvolver boas ofertas é uma ótima maneira de fazer isso.

É claro que você não precisa ignorar outras iniciativas, como descontos, programas de fidelidade, etc. Pondere quais delas fazem mais sentido para a sua persona e coloque a mão na massa!

4 plataformas digitais para escutar música

Alguns exemplos foram citados ao longo deste artigo, mas ressaltar outros relevantes nunca é demais, não é mesmo? Veja a seguir alguns exemplos de plataformas digitais para escutar música:

1. Spotify

O Spotify é um dos streamings de música mais conhecidos em todo o mundo. Por lá, artistas dos mais variados estilos musicais conseguem disponibilizar as suas músicas e ainda faturar uma boa quantia de dinheiro por isso.

Lembrando que podcasts também são bastante populares na plataforma. Até o Ecommerce na Prática tem um, que é o EnPCast! Você pode ouvir no Spotify clicando aqui

plataforma-digital

2. Apple Music

O Apple Music é um serviço de streaming de música lançado pela Apple em 2015. Ele permite aos usuários transmitir milhões de músicas de diferentes gêneros diretamente em seus dispositivos Apple.

Além disso, o Apple Music oferece recursos exclusivos, como a integração com a Siri, que permite aos usuários controlar a reprodução de música por meio de comandos de voz, e a personalização de playlists com base nos gostos e preferências musicais de cada usuário. 

3. Deezer 

O Deezer foi lançado em 2007 e desponta como o principal concorrente do Spotify hoje. Disponível em mais de 180 países  e conta com mais de 90 milhões de músicas, 100 milhões de playlists e mais de 4 milhões de programas de áudio.

Assim como o Spotify, o Deezer também tem uma versão freemium, que permite a execução de faixas com certas restrições. 

4. YouTube Music

A plataforma conhecida por popularizar os vídeos na internet também mergulhou na era do streaming, dentro do segmento musical. O YouTube Music foi criado em 2015 e, desde então, já acumula milhões de usuários em todo o mundo. 

Esse é um serviço que permite criar playlists, escutar faixas mesmo sem conexão à internet, encontrar novas músicas e mais. Também é possível se manter por dentro dos lançamentos de seus cantores favoritos e acompanhar as faixas que mais fazem sucesso no momento. 

3 plataformas digitais para mobilidade urbana

Veja agora alguns exemplos de plataformas digitais para mobilidade urbana

1. Uber

Quem nunca fez a solicitação de uma corrida por meio do aplicativo da Uber? Difícil encontrar alguém que não conheça esse serviço…

A companhia estadunidense ganhou notoriedade em diversos lugares do mundo e, aqui no Brasil, ganhou ainda mais popularidade – tanto por motoristas quanto por usuários – no início da pandemia da covid-19 por conta do isolamento social. 

2. 99

Fundada em 2012, a 99 é uma plataforma de mobilidade social focada no transporte particular. Essa é a maior concorrente da Uber no Brasil. 

Além das corridas tradicionais, o aplicativo também permite que usuários façam corridas com taxistas – uma opção muito bem-vinda para aqueles que ainda têm receio de fazer corridas com motoristas particulares. 

plataforma-digital

3. Moovit

O Moovit é uma plataforma de mobilidade que permite aos usuários acompanhar o cronograma de ônibus, metrô e outros tipos de transporte público. Ela está disponível em quase todas as cidades do Brasil e, além do site, também conta com um aplicativo. 

7 plataformas digitais para produtividade

As plataformas digitais também podem ser um grande adianto na vida de empreendedores. A seguir, mostramos 7 opções de ferramentas que ajudam na produtividade de diferentes maneiras. 

1. Trello

Aqui está um exemplo não tão óbvio de plataforma digital, talvez. O Trello é uma ferramenta amplamente utilizada pelas pessoas. Com ela, é possível organizar toda a rotina de trabalho, seja de forma individual ou pensando em toda uma equipe. E isso é feito através da criação de boards (quadros) e seus respectivos cards (cartões)…

Uma verdadeira mão na roda quando o assunto é organização, gestão de tempo e produtiviidade!

2. Asana

O Asana é uma ferramenta de gestão de tarefas usada por algumas das maiores empresas do mercado. O intuito dela é permitir que profissionais gerenciem a sua rotina de trabalho, evitando a desorganização e a consequente perda de prazos. 

A plataforma também ajuda times a trabalharem remotamente em conjunto, além de permitir que diversas pessoas executem diferentes partes de uma mesma tarefa. 

3. Geckoboard

O Geckoboard é uma plataforma que ajuda empresas a monitorar todas as atividades realizadas pelos times, compartilhando métricas importantes para o alcance de metas, controle do desempenho e gerenciamento de equipes. 

4. Mention

Quem vende online sabe a importância de acompanhar tudo o que diz respeito à própria empresa, não é verdade? E o Mention ajuda o empreendedor exatamente nisso!

O aplicativo oferece monitoramento online, análise e gerenciamento de tudo o que está sendo falado na internet e nas redes sociais sobre a empresa. Basta você digitar a palavra-chave que deseja na barra de pesquisa e todas as menções vão aparecer na tela do seu dispositivo. Bem interessante, não é?

5. Salesforce

A Salesforce é uma líder mundial em soluções CRM, automatizando tarefas importantes do dia a dia. Essa é uma ferramenta muito usada na área de vendas, atendimento ao cliente, marketing e mais. 

plataforma-digital

6. Pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta muito usada por times comerciais. Parte do apelo da plataforma é que eles prometem um aumento de até 28% em negócios fechados dentro do primeiro ano de uso. 

Isso acontece porque o serviço oferece ferramentas para captura de leads, painéis personalizados para controle de metas, automatização de processos internos e mais!

7. CamScanner

O CamScanner pode ser um adianto de vida no dia a dia corrido dos empreendedores. A ferramenta foi criada em 2011 e serve para digitalizar documentos, permitindo também que o usuário compartilhe a imagem gerada nos formatos JPEG ou PDF. 

Sabe aquele documento que você precisa enviar para o contador, por exemplo? Você pode usar o CamScanner para digitalizá-lo em poucos segundos. Uma facilidade e tanto!

4 plataformas digitais para educação

Hoje em dia, não é preciso sair de casa para aprender. Com o uso das plataformas, é possível expandir os seus conhecimentos sobre qualquer assunto, diretamente do seu computador ou celular. 

Veja alguns exemplos de plataformas para educação: 

1. Descomplica

A Descomplica é uma plataforma de estudos brasileira, focada principalmente no público pré-vestibular. Recentemente, a plataforma também começou a disponibilizar conteúdos para profissionais mais avançados, com opções de graduação e pós-graduação. 

Nela, alunos têm acesso a um programa curricular completo, além do suporte de um time docente que fica responsável pelo acompanhamento e correção de exercícios. Muito interessante! 

2. Escola Digital

A Escola Digital é uma plataforma voltada para professores no geral. Seu intuito é facilitar a prática de atividades pedagógicas fornecendo ferramentas para construção de planos de aula, infográficos, vídeos e mais.

A plataforma é gratuita e conta com mais de 30 mil recursos de aprendizagem. 

3. Ecommerce na Prática

O Ecommerce na Prática é a maior escola de empreendedorismo da América Latina e conta com uma plataforma digital voltada para empreendedores que buscam o aprendizado constante

A plataforma pode ser acessada pelo computador, celular e outros dispositivos móveis, dando acesso a todos os cursos, aulas e recursos exclusivos criados pela nossa escola. 

As aulas são ministradas por especialistas de renome no mercado e todos os assinantes têm acesso a uma comunidade de alunos exclusiva, onde podem trocar experiências e feedbacks. 

Para saber mais sobre a plataforma digital do Ecommerce na Prática, fique com a gente até o final do artigo!

plataforma-digital

4.  Escola em Movimento

A Escola em Movimento é uma plataforma que promove a conexão entre profissionais da Educação. 

Na prática, ela automatiza diversas atividades de uma instituição, auxiliando em questões como gestão escolar, coordenação pedagógica, secretaria, marketing, financeiro, etc.

O aplicativo pode ser usado tanto em escolas pequenas, quanto médias e grandes. Ao todo, já são mais de 3000 instituições de ensino conectadas à Escola em Movimento.

Vale a pena investir em plataformas digitais para ganhar dinheiro?

Sim, vale a pena investir em plataformas digitais. Em meio ao crescimento que o Ecommerce vem atingindo, as formas de criar um negócio online se multiplicaram consideravelmente… Hoje, existem diversos modelos de negócios que transformam, todos os dias, a vida de empreendedores ao redor de todo mundo

Agora, saber se vale a pena investir em plataformas digitais para ganhar dinheiro é algo que depende muito dos seus objetivos como empresário. Para isso, responda algumas perguntas básicas:

  • O que desejo para o meu negócio?
  • As plataformas digitais se encaixam no perfil do meu público?
  • Como está o desempenho dos meus possíveis concorrentes no mercado?
  • O quanto precisarei investir para começar a minha plataforma digital?

A partir das respostas para esses questionamentos, você vai conseguir ter uma boa visão sobre estruturar um negócio desse tipo…

Algo importante para você saber é que, independentemente da sua escolha final, nenhum empreendimento vai para frente sem o conhecimento certo sobre o mercado digital. Inclusive, este é o erro de inúmeros empreendedores… acharem que basta ter uma ideia, fazer o básico para ela existir e pronto, conquistarão milhões em faturamento.

A base sólida de qualquer empresa é o conhecimento e, nesse sentido, nós podemos te ajudar…

Saiba tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar: assine o Ecommerce na Prática

A nossa plataforma de educação foi desenvolvida por especialistas em Ecommerce com todo cuidado e, hoje, conta com diversos conteúdos focados em ajudar empresários a estruturarem e alavancarem os seus negócios da melhor maneira possível. 

São centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos. E o melhor de tudo: você pode acessá-los de onde e quando quiser!

Pronto para levar seu negócio para um novo nível? O conhecimento é o caminho para você fazer isso! 

Clique aqui ou no botão abaixo e saiba tudo sobre a assinatura Ecommerce na Prática:

Perguntas Frequentes

O que são plataformas digitais?

As plataformas digitais são modelos de negócios que funcionam por meio da tecnologia. Elas conectam usuários e empresas de diversos setores, como Educação, Empreendedorismo, Alimentação, entre outros.

Como as plataformas digitais funcionam?

As plataformas digitais podem funcionar de diversas maneiras. Por exemplo: os marketplaces operam por meio de comissões; já os streamings, através do modelo de recorrência. E outros exemplos.

Tipos de plataformas digitais

Plataformas de transação; Plataformas de inovação; Plataformas híbridas.

Quais são as vantagens de usar uma plataforma digital?

Maiores chances de alcançar mais clientes; Redução de custos; Automatização de processos; Aprimora a comunicação entre cliente e empresa; Contribui para o aumento do faturamento.

Como implementar uma plataforma digital em seu negócio?

1. Conheça a persona do seu negócio; 2. Defina uma base comercial e técnica; 3. Alinhe os times internos; 4. Desenvolva ofertas;

Exemplos de plataformas digitais

Spotify; Uber; Trello; CamScanner; Mention.