Se o seu objetivo é importar produtos de fora para revender no Brasil, conhecer as modalidades mais comuns para fazer isso será o diferencial do seu negócio. Neste artigo, nós vamos te ajudar explicando tudo sobre a Packet Standard Importação. Leia!


Aula grátis edz

Compreender todo o processo de importação é indispensável para qualquer empreendedor que deseja trazer produtos do exterior para revender no Brasil, independentemente de seu nicho de mercado ou porte de sua empresa.

E é justamente nesse contexto que surge o Packet Standard Importação. Ela nada mais é que um serviço oferecido pelos Correios com o objetivo de assegurar um transporte seguro e ágil para os pedidos importados. 

Neste artigo, nós vamos explicar tudo sobre o tema, desde o significado do que é Packet Standard Importação até suas restrições, taxas, etc. Boa leitura!

O que é Packet Standard Importação?

O Packet Standard Importação é um serviço oferecido pelos Correios para distribuição de mercadorias internacionais de até 30kg. Essa modalidade oferece tratamento prioritário, com prazos médios de encaminhamento e entrega.

Uma das vantagens é o fornecimento de rastreamento completo, permitindo que remetentes e destinatários acompanhem o status de suas remessas. 

Além disso, o Packet Standard Importação oferece preços de frete mais acessíveis em comparação com outras opções, e não há cobrança do Despacho Postal. 

Mas, como toda modalidade de importação, é preciso ter bastante atenção com a documentação aduaneira necessária, como declaração de conteúdo e dados básicos sobre a remessa. 

Vamos explicar tudo em detalhes ao longo do artigo… Prossiga com a leitura!

Como funciona o Packet Standard Importação?

O Packet Standard Importação é um serviço dos Correios da modalidade Importa Fácil, semelhante ao SEDEX ou PAC. Ele estabelece um prazo máximo de entrega de 10 dias após a postagem no desembaraço aduaneiro. 

Como funciona o processo de envio?

O processo de envio do Packet Standard Importação funciona a partir do empacotamento e despacho do pedido pelo vendedor. Em seguida, as mercadorias são devidamente encaminhadas para o Brasil. 

Elas passam pela alfândega e, quando liberadas, são entregues pelos Correios ao destinatário final. É um processo comum à modalidade de frete internacional, visando a segurança e agilidade dos envios.

Qual a diferença entre o Packet Standard Importação e ePacket?

O ePacket é um serviço exclusivo dos Correios da China, voltado principalmente para envios feitos da China para os Estados Unidos. Ou seja, possui uma cobertura mais limitada em termos de destinos internacionais.

Já o Packet Standard Importação, como vimos, é uma forma de envio de mercadorias fornecida pelos Correios e que cobre uma ampla variedade de destinos internacionais.

✈️ Leia também: Frete internacional: como funciona, tipos e quanto custa.

Vantagens do Packet Standard Importação

Até este ponto do artigo, você certamente já percebeu que a modalidade pode ser bastante interessante para os empreendedores. Veja as principais vantagens do o Packet Standard importado a seguir:

Segurança

O serviço oferece segurança em todas as etapas do processo de envio. Desde a coleta dos pacotes até a entrega final, são adotados procedimentos de controle de qualidade e segurança para garantir que as mercadorias cheguem ao destinatário sem danos ou problemas

Além disso, os Correios geralmente possuem sistemas de monitoramento para acompanhar e resguardar os pacotes durante o transporte.

Custo-benefício

Uma das maiores vantagens do Packet Standard Importação é o seu custo-benefício. Ele geralmente oferece taxas de envio mais acessíveis em comparação com outras opções de envio internacional, como os serviços expressos. 

Não à toa, a modalidade tem se tornado uma escolha econômica para remessas leves e de baixo valor, permitindo que os lojistas possam economizar nos envios de suas encomendas.

💨 Leia também: O que é entrega expressa e quais as vantagens de oferecer no Ecommerce?.

Rastreio de encomendas

Os lojistas e clientes podem acompanhar o progresso do pedido a partir de códigos de rastreamento fornecidos pelos Correios. Assim, eles conseguem saber exatamente onde suas encomendas estão em cada etapa do processo de entrega, proporcionando maior transparência e tranquilidade. 

🚚 Aproveite para ler também: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo].

Quais são os prazos de entrega e taxas?

Os prazos do Packet Standard são os mesmos utilizados para encomendas nacionais enviadas pelo PAC: até 10 dias úteis – lembrando que o prazo previsto de entrega deverá ser considerado após a finalização da fiscalização aduaneira.

As taxas, por sua vez, também são variáveis e o empresário precisa ter em mente a possibilidade de serem cobrados tributos de importação. Nesse sentido, é indispensável conhecer as regras da Remessa Conforme, também conhecida como Digital Tax.

🛬 Explicamos tudo sobre o tema no artigo: Remessa conforme: o que é, documentos necessários e como calcular.

Como contratar o Packet Standard Importação?

A contratação do Packet Standard Importação é feita diretamente pelo site dos Correios. Basta separar a mercadoria, embalá-la adequadamente, e escolher a modalidade para despachá-la.

Lembrando que o pacote deve pesar até 30kg no máximo. 😉

Como rastrear o Packet Standard?

Para fazer o rastreamento do pedido pelo Packet Standard Importação, basta acessar o site dos Correios. Basta inserir o número de rastreio do pacote ou o CPF/CNPJ. 

Para facilitar o processo, aí vai o passo a passo de como rastrear o Packet Standard:

  • Acesse o site dos Correios;
  • Informe o código de rastreio ou CPF/CNPJ;
  • Adicione o texto o contido na imagem (que nada mais é do que um teste de segurança);
  • Clique em “consultar” e pronto!

Quantas tentativas de entrega o Correio faz Packet Standard Importação?

O Packet Standard realiza duas tentativas de entrega em dias úteis consecutivos. Por isso é tão importante que o comprador também tenha acesso ao código de rastreio, assim, ele se organiza para receber o pedido no endereço combinado.

O que fazer se a encomenda não chegar?

A responsabilidade pelo pacote é do vendedor. Logo, caso a encomenda não chegue no prazo estipulado, é preciso entrar em contato com os Correios para buscar uma solução.

Vale a pena usar o Packet Standard Importação?

Sim, mas isso vai depender do tipo de produto que será importado e dos objetivos do seu negócio. Como vimos ao longo do artigo, existem alguns requisitos básicos para que uma encomenda possa ser transportada pela modalidade.

De maneira geral, sabemos que os envios das encomendas são determinantes para o sucesso de um negócio… não é à toa que muitos empreendedores afirmam que a logística é o coração de uma empresa – e nós concordamos com isso!

Contudo, existem diversos outros tópicos que não podem deixar de estar no seu radar ao pensar no sucesso do seu negócio. 

E para te ajudar nisso, nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é Packet Standard Importação?

O Packet Standard Importação é um serviço oferecido pelos Correios para distribuição de mercadorias internacionais de até 30kg. Essa modalidade oferece tratamento prioritário, com prazos médios de encaminhamento e entrega.

Como funciona o Packet Standard Importação?

O Packet Standard Importação é um serviço dos Correios da modalidade Importa Fácil, semelhante ao SEDEX ou PAC. Ele estabelece um prazo máximo de entrega de 10 dias após a postagem no desembaraço aduaneiro.

Qual a diferença entre o Packet Standard Importação e ePacket?

O ePacket é um serviço exclusivo dos Correios da China, voltado principalmente para envios feitos da China para os Estados Unidos. Já o Packet Standard Importação, como vimos, é uma forma de envio de mercadorias fornecida pelos Correios e que cobre uma ampla variedade de destinos internacionais.