Você acha que os anúncios da sua empresa poderiam render mais cliques e mais vendas? Saber o que é CTR e como melhorar esse indicador pode ser a solução para esse problema.  Siga neste artigo conosco para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. 

Se você já tem uma empresa – seja ela um Ecommerce ou loja física – e investe em anúncios, saber o que é CTR é mais do que essencial. Isso porque este é um dos indicadores mais importantes do marketing digital e pode ser a diferença entre uma campanha bem-sucedida e uma que não atinge muitas pessoas

Muitos empreendedores acham que, porque não colocam a mão na massa e fazem os próprios anúncios, por exemplo, não precisam entender indicadores como esse.  Mas esse é um equívoco… 

Sabe por quê? 

Mesmo que você tenha uma agência que lide com questões de marketing da sua empresa, ou um time interno dedicado aos anúncios, é importante saber o que cada um dos indicadores significa, não concorda? 

Essa é uma das melhores formas de se entender se o investimento está, ou não, valendo a pena.

E, para te ajudar nessa jornada, vamos explicar tudo sobre o que é CTR, como calcular esse indicador e como saber se o CTR de anúncios da sua empresa estão bons. Agora, sem mais delongas, vamos começar!

ctr - clique em um anúncio de vestido

O que é CTR?  

CTR é uma sigla em inglês – Click Through Rate – que tornou-se um dos indicadores mais importantes do marketing digital. O CTR serve para definir o sucesso de um anúncio, cruzando dados sobre o número de visualizações e a porcentagem de cliques. 

Em outras palavras, o CTR ajuda empresas a entenderem se os seus anúncios estão sendo eficientes, ou seja, se eles estão engajando o público. 

O CTR deve ser avaliado em todos os canais que a empresa tem anúncios ativos, seja ele o Google Ads ou o Facebook Ads, ou qualquer outra plataforma. 

Em alguns casos, anúncios com CTRs altas podem ter o custo de veiculação diminuído, porque as plataformas entendem que aquele é um conteúdo bem recebido pelos usuários. Interessante, não é mesmo? 

Para que serve o CTR?

O CTR é fundamental para que você tenha certeza de quais recursos – no caso, falamos de estratégias, ofertas, fotos, call-to-action, etc – são os mais indicados para vender seus produtos.

Aqui vai um exemplo: 

Imagine que você criou dois anúncios diferentes para um mesmo produto, que é um novo esmalte. Em um desses anúncios, é inserida apenas a imagem do esmalte. Em outro, é colocado o vídeo de uma pessoa pintando a unha com aquele produto. Fora isso, ambos são idênticos.

Ao analisar os resultados da campanha, você viu que o anúncio de imagem teve menos visualizações que a versão em vídeo, mas obteve mais cliques. Nesse caso, o CTR da versão do anúncio com imagem é maior. 

Ao analisar o CTR, você conseguirá entender qual tipo de anúncio o seu público responde melhor. Outros fatores, como o tipo de texto, estilo de comunicação e os botões de compra também podem ser testados.

Uma vez determinada a melhor forma de anunciar seus produtos, você pode aplicar variações da mesma fórmula em outros anúncios aumentando a eficácia da sua comunicação e fazendo mais vendas. 

Precisamos lembrar, no entanto, que o CTR é apenas um dos indicadores indispensáveis para acompanhar seu negócio. Isso não significa, necessariamente, que o anúncio com mais cliques é o que mais vende. A taxa de conversão é uma outra métrica, e você pode entender mais aqui: Sabe o que é CRO? Veja como aumentar a conversão no Ecommerce.

Entretanto, é evidente que quanto mais cliques um anúncio tiver, maior a probabilidade de alguém finalizar a compra daquele produto.

Como calcular o CTR? 

A conta do CTR é bastante simples:

ctr

Se quiser tornar a métrica ainda mais fácil de entender, é só multiplicar o resultado por 100. Assim, você terá a porcentagem de cliques daquele anúncio.

Exemplo 1: Digamos que você tenha colocado uma oferta nova no ar. Ela foi exibida para 1000 pessoas. Dessas, apenas 50 clicaram. Qual é o seu CTR?

A resposta é: 50/1000 = 0,05

Ao multiplicar por 100, conseguimos ver que o anúncio em questão teve CTR de 5%. Ou seja, ainda há muito o que melhorar nesse caso.

Exemplo 2: Sua empresa cria um anúncio novo, que foi exibido para 2000 pessoas e recebeu 1800 cliques.

1800/2000 = 0.9

Ou seja, 90% das pessoas impactadas chegaram a clicar na oferta. Um resultado excelente!

Quanto maior for o resultado, melhor é a performance daquele anúncio, pois significa que muitas pessoas estão clicando nele. Ou seja, sua linguagem, produto e imagem estão sendo eficazes na hora de atrair possíveis compradores.

Por que melhorar o CTR é importante? 

Existem diversas razões pelas quais você deve acompanhar o CTR das suas campanhas e trabalhar para melhorá-los sempre. A seguir, listamos algumas das principais razões para que você comece a prestar mais atenção no CTR dos anúncios de sua empresa. Veja só: 

Redução de custos com mídia paga

Quando o CTR é mais alto, na prática, isso quer dizer que os seus anúncios tiveram que aparecer menos vezes para que tivesse um bom número de cliques. Para ferramentas de anúncios, sobretudo o Google Ads, esse é um bom sinal, afinal, mostra que o seu conteúdo é relevante e de qualidade

COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS

Aula exclusiva (e gratuita) começando em:

00 horas

10 minutos

00 segundos

Na prática, o que o Google faz é diminuir o custo por clique de campanhas com alto CTR, pois entende que aquele anúncio é útil para usuários. Isso faz com que você precise gastar menos para aparecer, mesmo com palavras-chave concorridas. 

Taxa de conversão maior 

Todo anúncio tem um objetivo, certo? Ele pode não ser, por exemplo, a venda direta, mas sim o download de um material, o acesso a uma landing page e por aí vai… 

Mas uma coisa que toda campanha tem, independente do seu objetivo, é uma conversão. Por exemplo, para um anúncio que fala sobre um evento, a conversão pode ser a visita à página de inscrição ou o preenchimento de um formulário. 

Uma CTR maior significa que mais pessoas viram e clicaram naquele anúncio, o que aumenta consideravelmente as chances de uma conversão. De acordo com uma pesquisa da WordStream, um aumento em duas vezes na sua taxa de cliques pode aumentar em até 50% a taxa de conversão.

o que é ctr

CTR e visibilidade

O Google tem tentado entregar aos usuários cada vez mais conteúdo relevante para eles, de forma personalizada. Nesse contexto, o CTR é um ponto muito importante na hora de criar anúncios.

Um anúncio que tem CTR alto passa a ser exibido mais vezes pelo Google, porque a empresa entende que muitas pessoas consideram aquele material interessante. Isso coloca sua marca cada vez mais em evidência, aumentando a abrangência do seu anúncio.

Em contrapartida, caso seu CTR seja baixo, fica subentendido que pouca gente tem interesse naquele conteúdo, que vai deixando de ser mostrado para os usuários.

Por isso, é fundamental que sejam feitos testes e que você trace estratégias para criar os melhores anúncios possíveis. Isso vai te fazer vender mais e ter mais visibilidade no ambiente virtual.

o que é ctr - busca

Como saber o CTR ideal?

Usualmente, é comum pensarmos que quanto maior o CTR, melhor. E isso é verdade, mas no dia a dia do negócio, precisamos considerar que não existe um único número que se aplica a todos os segmentos de mercado. 

O grande consenso no mercado é que um CTR precisa ser igual ou superior a 3%, mas ao analisar esse indicador, leve em consideração a sua experiência com o mercado, seu segmento e seu público. 

De nada vai adiantar que o seu CTR esteja, digamos, na casa dos 4%, se o dos seus concorrentes chega facilmente a 6%, certo? Da mesma forma, não será muito produtivo tentar alcançar um CTR de 5% quando todas as outras empresas do seu segmento ficam na faixa dos 2%. 

Por isso, indicamos que você faça um benchmarking e entenda qual o CTR dos seus concorrentes. Nós explicamos um pouco mais sobre o assunto aqui: Benchmarking: o que é e como fazer? 

Vale lembrar também que o tipo de anúncio e o objetivo de campanha também pode influenciar o CTR. 

Como melhorar CTR de anúncios

Entender o que é CTR e como fazer o cálculo é o primeiro passo. Confira alguns fatores cruciais para aumentar sua taxa de clique:

Palavra-chave

Nunca se esqueça de inserir a palavra-chave principal no texto do seu anúncio. Faça isso de forma natural, que faça sentido para o seu cliente. Dessa forma, a experiência do usuário será muito mais positiva, pois ele encontrará exatamente o que busca.

Faça um bom CTA

Call-to-action (CTA) é o uso de gatilhos mentais para induzir alguém a clicar em um link ou comprar um produto. Algo como "compre agora" ou "não perca essa oportunidade" são os exemplos mais básicos que podem aumentar o CTR dos seus anúncios.

Se você quer saber mais sobre CTA, leia este artigo:  O que é CTA: descubra como utilizar Call to Actions no seu Ecommerce 

nicho de mercado - internet

Atenção à URL

Algumas empresas negligenciam a URL, achando que não faz diferença. Isso é um erro, pois os possíveis compradores abandonam qualquer compra ao identificar um domínio em que não se sentem seguros. Tente usar o nome da página + produto para simplificar o processo.

Além de tudo isso, ter URLs otimizadas também pode ajudar no SEO do seu site, sabia? Falamos mais sobre isso neste artigo: 9 Dicas de SEO para Ecommerce.  

Tenha estratégia

Datas promocionais, como Natal e Black Friday são excelentes para aumentar o CTR e as vendas. Mas, para alcançar o máximo de pessoas nesse e em outros momentos, é preciso ter planejamento. 

Um bom anúncio leva um certo tempo para ser desenvolvido. Além disso, é necessário fazer testes para entender quais são os melhores caminhos para o seu negócio. Por isso, trace planos e metas com antecedência. No fim das contas, o planejamento é responsável por grande parte do sucesso de um Ecommerce.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!