Será que ganhar dinheiro online usando suas redes sociais é algo realmente viável? Nós te afirmamos que sim! Se você quer conhecer todas as possibilidades de faturar nessas plataformas, este artigo é para você!

Verdade seja dita: ganhar dinheiro com redes sociais se tornou o sonho de consumo de muitas pessoas ao longo dos últimos anos. Mas isso não é à toa…

De acordo com dados do Digital Report 2022, no Brasil há 171,5 milhões de usuários em redes sociais, o equivalente a 79% da população do país. Isso significa que o número de usuários em plataformas como Instagram e TikTok, por exemplo, cresceu muito nos últimos anos. 

E os principais reflexos disso foram o aumento das vendas nessas plataformas e, claro, a possibilidade de criar negócios lucrativos por lá. 

Então, para te ajudar a aproveitar esse cenário positivo, nós criamos um guia prático com tudo sobre como ganhar dinheiro online usando suas redes sociais.

Vamos começar?

Dá para ganhar dinheiro com redes sociais? 

Sim. Com o crescimento expressivo das redes sociais no Brasil e no mundo nos últimos anos, elas se tornaram canais poderosos para pessoas físicas e jurídicas ganharem dinheiro online. 

O Instagram, por exemplo, possui atualmente mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. E, de acordo com pesquisa da Opinion Box, 86% dos usuários seguem empresas no Instagram. Dados bem expressivos, não é verdade? 

Mas está enganado quem pensa que o Instagram é a única rede social que tem um alto alcance entre os usuários…

De acordo com estudo da plataforma Apptopia, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo durante 2022, atingindo 672 milhões de downloads no período. 

Enfim, são muitos os dados e percentuais que poderíamos destacar aqui para provar que dá para aproveitar todo o alcance dessas plataformas e ganhar dinheiro online usando suas redes sociais. 

Mas, para deixar essa possibilidade mais clara, vamos avançar no conteúdo e descobrir como, de fato, você pode fazer isso… Leia o próximo tópico!

Como ganhar dinheiro online usando suas redes sociais

Agora que você já tem uma boa base sobre a oportunidade de ganhar dinheiro online usando suas redes sociais, chegou o momento de conhecer as opções disponíveis hoje. 

Veja!

1. Venda seus próprios produtos 

A primeira forma de ganhar dinheiro usando as redes sociais que vamos abordar é a venda de produtos. Você já comercializa itens em outros canais de venda, como loja virtual própria ou marketplace

Se sim, ótimo! Aproveite e comece a vendê-los também nas redes sociais.  

Essas plataformas são excelentes espaços para vender online. Segundo pesquisa realizada pela All iN, em parceria com a Opinion Box, 74% dos brasileiros usam redes sociais na hora de fazer compras. Nada mal, não é mesmo?

E quando falamos em produto, estamos nos referindo tanto às mercadorias físicas quanto às digitais – que chamamos de infoprodutos, como e-books, podcasts, clubes de assinatura, etc. 

Então, não perca tempo e transforme essas plataformas em poderosos canais para ganhar dinheiro online. Instagram, Facebook e YouTube são algumas opções. 

2. Crie cursos online

Se você tiver uma habilidade que pode ser ensinada, por que não criar um curso online? A criação de cursos é uma boa oportunidade para ganhar dinheiro usando suas redes sociais. 

Esse tipo de produto possui um alto valor agregado que não requer um alto investimento de dinheiro ou de tempo. Você pode desenvolver e gravar as aulas da sua própria casa, basta ter uma boa câmera e um espaço adequado

Depois de pronto, o curso pode ser hospedado em plataformas digitais, como a Hotmart, por exemplo, e vendido nas redes sociais. Trabalhe para o engajamento dos seguidores e você verá as suas vendas aumentando a cada dia!

3. Preste serviços de consultoria

Se você pensar bem, vai notar que a prática de consultoria é bastante semelhante à de um professor. Para prestar consultoria, você precisa ter uma vasta experiência em um determinado assunto que seja relevante para um público específico.  

Atualmente, existem diversas áreas com grande demanda por bons consultores. Você pode ser consultor jurídico, tecnológico, de vendas e até mesmo de Ecommerce! 

O próprio Ecommerce na Prática tem um programa de consultoria em Ecommerce que ajuda diversos empreendedores a alavancarem seus negócios e lucrarem mais. 

As aulas são ministradas por consultores de Ecommerce capacitados e devidamente especializados pela nossa escola. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

4. Trabalhe como afiliado

Um programa de afiliados, baseado no marketing de afiliados, consiste na promoção de produtos e serviços de outras empresas em canais pessoais, como as suas redes sociais, por exemplo. 

A venda acontece por meio da divulgação do produto a partir de um link personalizado. E você recebe uma comissão por cada venda feita. Interessante, não é?

O marketing de afiliados se tornou uma das principais maneiras de ganhar dinheiro online usando suas redes sociais porque, hoje, é possível trabalhar assim em diversos nichos

Isso permite que você escolha os produtos que mais têm a ver com a sua personalidade e com o público que você deseja atingir. 

📚Sobre os afiliados, vamos deixar a sugestão de alguns artigos, como:

Leia quando puder! 

5. Torne-se um influenciador digital

Todo mundo que trabalha com a internet, de alguma forma, pode ter o potencial para se tornar um influenciador digital. Você já pensou em se tornar um? 

Essa figura acabou ganhando bastante espaço na internet ao longo dos últimos anos. Hoje, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha comprado um produto ou serviço por causa de uma dica de um influencer.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Qualibest mostrou que 71% dos brasileiros que têm uma conta em redes sociais seguem algum tipo de influenciador. E 55% afirmam que buscam a opinião de um criador de conteúdo antes de fazer uma compra importante.

Por isso, quando falamos em ganhar dinheiro online usando suas redes sociais, não poderíamos deixar de fora a possibilidade de você tornar-se um influenciador digital. 

É claro que existem alguns pontos a serem considerados. A disponibilidade para produzir conteúdo relevante para a sua audiência, a capacidade de fechar parcerias com marcas e não dar espaço para a timidez são alguns deles. 

📚Se você quiser entender mais sobre o tema, vale a pena conferir o artigo: Marketing de influência: o que é e como aplicar a estratégia no seu negócio

6. Trabalhe como um social media

Outra maneira de ganhar dinheiro online usando suas redes sociais é como social media. Essa possibilidade é bastante interessante para as pessoas que gostam de trabalhar no backstage, isto é, por trás das câmeras. 

O foco de um social media está voltado para produção de conteúdo, impulsionamento de publicações e análise de dados. Para isso, você precisa ter um bom conhecimento sobre marketing digital, além de ferramentas como o Facebook Ads, por exemplo.  

Algumas pessoas acreditam que para trabalhar como social media é preciso ser formado em jornalismo, publicidade ou áreas correlatas. É claro que isso facilitaria, mas não é uma regra. 

Hoje, existem diversos cursos que você pode fazer para começar a atuar na área. Pense nisso!

7. Assista vídeos no TikTok ou Kwai

O TikTok e o Kwai são redes sociais voltadas para a criação e o compartilhamento de vídeos curtos. Mas não só isso… Também é possível ganhar dinheiro assistindo vídeos publicados nelas

Para isso, você deve criar uma conta nas plataformas e começar a assistir aos seus conteúdos e participar das missões disponíveis nos aplicativos. Inicialmente, você pode ganhar até R$ 10 por dia.

Os ganhos vão aumentando com o passar do tempo, mas isso vai depender também da frequência com a qual você consome os vídeos.

Um ponto de atenção é que é preciso acumular uma determinada quantia para sacar o dinheiro. Lembrando que ele pode ser transferido para a sua conta no Paypal ou via PIX para a sua conta bancária. 

Curtiu a ideia de transformar o TikTok e o Kwai em uma forma de ganhar dinheiro online usando suas redes sociais?

Caso queira saber mais, nós temos que pode te ajudar: Como ganhar dinheiro com TikTok [GUIA].

8. Crie um canal no YouTube

Uma ótima dica para ganhar dinheiro online usando suas redes sociais é criar um canal no YouTube. O YouTube é uma plataforma poderosa que oferece a oportunidade de compartilhar conteúdo em vídeo com milhões de usuários em todo o mundo.

Por lá, são cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo, segundo pesquisa feita pela Cuponation. Já de acordo com o Statista, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking dos países com maior número de usuários.

Assim, ao criar um canal no YouTube, você pode explorar diversas estratégias para monetização, como exibir anúncios nos seus vídeos, fazer parcerias com marcas e promover produtos ou serviços.

📚Caso queira aprofundar o assunto, sugerimos a leitura dos artigos: 

9. Monte uma loja no Instagram

Outra excelente maneira de ganhar dinheiro online usando as redes sociais é montar uma loja no Instagram. 

O Instagram Shopping é uma funcionalidade da plataforma que permite marcar produtos nas suas postagens, tornando-os clicáveis e direcionando os usuários diretamente para a página de compra.

Além disso, ao utilizar o Instagram Shopping, você facilita a jornada de compra dos usuários, pois eles podem explorar e comprar produtos diretamente no Instagram, sem a necessidade de redirecionamentos ou pesquisas adicionais

Na prática, isso contribui muito para o aumento das chances de conversão e do sucesso da sua loja online.

7 dicas para ganhar dinheiro online usando suas redes sociais

Depois de entender as formas de se ganhar dinheiro online usando as redes sociais, que tal conferir algumas dicas extras? Separamos algumas sugestões que vão te ajudar a ampliar ainda mais seus resultados nessas plataformas. 

1. Conheça o seu público

Não dá para pensar em ganhar dinheiro online usando redes sociais sem conhecer a sua audiência. Afinal, como você vai conquistar os seguidores se você não sabe quem eles são,  quais são suas necessidades, dentre outros pontos?

E quando falamos em público, estamos nos referindo à persona. Conhecendo bem ela, você conseguirá definir, de maneira mais eficiente, estratégias de vendas, segmentação de anúncios, dentre outras ações.

E o processo para descobrir a persona da sua empresa é bem simples: basta você preencher o Mapa da Empatia. Ele vai te solicitar algumas informações básicas sobre a sua empresa e, por fim, dará o perfil do seu consumidor...

E o melhor de tudo: a ferramenta é gratuita. Aproveite!

2. Produza conteúdo relevante

Já sabemos que o primeiro ponto é entender quem é o seu público e do que ele gosta. Agora, a ideia é você produzir os conteúdos para satisfazer essa audiência. 

Independentemente da forma que escolher para ganhar dinheiro online usando suas redes sociais, saiba que são as suas publicações que vão atrair e engajar os usuários

Por isso, não negligencie este processo, combinado? 

Pense com calma nos assuntos que irá abordar nos posts, a linguagem que vai usar e as imagens que vai criar. Faça pesquisas, analise como os concorrentes estão produzindo seus conteúdos e, por fim, decida qual o melhor caminho para criar os seus. 

Enfim, entenda que você precisa criar uma verdadeira comunidade com a sua audiência. Ela precisa enxergar o seu perfil como uma referência no assunto com o qual você trabalha. 

3. Interaja com a audiência

Interagir com a audiência é essencial para estabelecer um relacionamento sólido e engajar seu público nas redes sociais. 

Para isso, responda aos comentários que os seus seguidores deixam nas suas publicações. Seja grato pelos elogios, esclareça dúvidas e participe de discussões. Isso mostra que você valoriza a opinião e o engajamento deles.

Além disso, incentive perguntas e sugestões, pedindo opiniões ou conselhos sobre determinado assunto. Essa iniciativa cria um senso de comunidade e faz com que as pessoas se sintam mais envolvidas no seu conteúdo.

Também utilize recursos como enquetes e pesquisas nas suas publicações para obter feedback e conhecer melhor o seu público. Isso não só incentiva a interação, mas também fornece informações valiosas para melhorar o seu conteúdo e atender às necessidades dos seus seguidores.

Lembre-se de que a interação genuína e constante é a chave para uma comunidade ativa e engajada!

4. Crie um calendário editorial

Outro ponto importante sobre ganhar dinheiro online usando suas redes sociais, é o uso do calendário editorial. Ele é uma espécie de documento que relaciona as datas sazonais importantes para quem trabalha pela internet.

Na verdade, o calendário editorial serve como um guia para os produtores de conteúdo traçarem estratégias com antecedência e não perderem nenhuma oportunidade de atrair a atenção dos usuários.  

São muitos os eventos que você pode trabalhar nos seus perfis nas redes sociais: Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e por aí vai…

Nós falamos tudo sobre isso no artigo: Calendário comercial 2022: as principais datas do Ecommerce [+ modelo gratuito]

5. Invista em anúncios pagos

Os anúncios pagos são indispensáveis para aumentar o alcance dos seus perfis nas redes sociais. São eles que vão fazer com que mais pessoas conheçam o seu trabalho.

Existem algumas ferramentas específicas para a criação desse tipo de anúncio, como o Facebook Ads, para publicações no Facebook e no Instagram, Pinterest Ads, para posts no Pinterest, dentre outras. 

Ao utilizá-las, você estará gerando tráfego pago para o seu perfil. Ou seja, elas funcionam, basicamente, como o Google Ads, ferramenta de publicidade do Google.

Para entender melhor o tema, vale a pena ler o artigo: O que significa ads? Entenda tudo sobre anúncios.

6. Monitore os resultados

Nenhuma ação nas redes sociais pode ficar sem o devido monitoramento dos resultados. Anote bem isso!

Uma das grandes vantagens de trabalhar com redes sociais é obter dados sobre o comportamento dos seguidores. É isso que vai te ajudar a atender as necessidades deles e o que fazer para ajudá-los

Cada rede social possui a sua respectiva sessão de “Insights”, que apresenta informações como alcance, número de curtidas e compartilhamentos, etc. 

7. Esteja nas redes sociais certas

É comum que as pessoas que querem ganhar dinheiro online usando suas redes sociais pensem que é preciso estar presente em todas elas. Mas, acredite, isso não faz muito sentido…

Lembra quando conversamos sobre a importância de conhecer a persona do negócio? Pois é… Se a sua audiência estiver bem mais presente no Instagram, por que focar só no Youtube, por exemplo?

A ideia é você estar presente nas plataformas que o seu público também esteja! 

Isso vai fazer com que você trabalhe de maneira mais eficiente, sem gastar tempo e investimento produzindo conteúdo no lugar errado. Faz sentido para você?

Qual rede social dá mais dinheiro?

Não há uma rede social específica que dê mais dinheiro. Isso vai depender de diversos fatores, como a forma que você trabalha em uma dessas plataformas, o seu público, etc. 

Contudo, vale a pena ter em mente que Instagram, TikTok e YouTube têm se destacado fortemente quando o assunto é ganhar dinheiro nas redes sociais

Ressaltando apenas que, das plataformas citadas, apenas o Youtube paga pela criação de conteúdo. As outras duas primeiras, não. A forma como as pessoas ganham dinheiro por lá vai depender da maneira como elas trabalham. Isto é, seja como influenciador digital, social mídia ou outra opção. 

Quais as principais formas de ganhar dinheiro no Instagram?

Como dito anteriormente, o Instagram não paga nenhum usuário diretamente, mas oferece ferramentas para que ele ganhe dinheiro por lá.

De qualquer forma, uma das principais formas de ganhar dinheiro no Instagram é por meio da venda de produtos. Isso pode ser feito tanto em uma “lojinha”, habilitada pelo Instagram Shopping, ou pela divulgação de seu site de vendas dentro da plataforma. 

Por lá, existem diversos formatos de publicações: Feed, Stories, Reels, Lives, etc. Entenda as especificações de cada um deles, analise quais fazem mais sentido para a sua audiência e capriche nos conteúdos para fechar mais vendas!

Sobre isso, vale a pena a leitura do artigo: Tamanho de post no Instagram: qual é o ideal? [+ dicas].

O que precisa para ganhar dinheiro no YouTube?

Para ganhar dinheiro no YouTube, você precisa encontrar um nicho de seu interesse e produzir conteúdo relevante para ele com o intuito não só de educar, mas também de vender algum produto ou serviço

Já mencionamos neste artigo que o YouTube é uma das poucas redes sociais que permitem a monetização e, consequentemente, remuneram seus usuários. Os valores a receber são definidos conforme o número de visualizações e cliques nos anúncios veiculados, além do tempo em que a publicidade é assistida pelas pessoas. 

Entretanto, há uma regra que consiste em, a cada mil visualizações, o dono do canal recebe um valor que corresponde a US$ 0,60 e US$ 5,00. O pagamento é feito em dólar, algo interessante quando se pensa na conversão para o real. 

Se você quiser saber mais sobre o tema, vale a leitura do artigo: Como criar um canal no Youtube em 2022 e ganhar dinheiro.

Como ganhar dinheiro no Tik Tok?

Diferentemente do Instagram, o TikTok oferece algumas atividades que geram recompensas para os usuários. Por lá, você pode ganhar dinheiro ao:

  • Assistir a vídeos dentro da plataforma;
  • Enviar códigos de convite para pessoas se cadastrarem;
  • Participar do Creator Fund (Fundo de Criadores, em português, que é o programa no qual a plataforma paga criadores selecionados para fazerem vídeos);
  • E mais.

Existem também as possibilidades mais tradicionais, como a venda de produtos próprios, por exemplo. Caso queira entender o assunto com mais profundidade, leia o artigo: Como ganhar dinheiro com TikTok [GUIA].

Por que usar as redes sociais para ganhar dinheiro?

As redes sociais se tornaram um dos principais canais para ganhar dinheiro online. Hoje, milhares de pessoas conseguem criar um negócio lucrativo nesses espaços. 

Mas não espere que os resultados caiam do céu… você precisa estudar muito para que os perfis das suas redes sociais rendam uma boa quantia de dinheiro todos os meses. 

Mas como fazer isso, afinal de contas? 

Nós temos o treinamento certo para você: o curso Marketing de Conteúdo para Negócios

Nele, nós ensinamos como produzir conteúdo de valor, atrair seguidores e transformá-los em clientes fiéis, usando redes sociais como o Instagram. As aulas vão desde o planejamento até a execução e mensuração de resultados. 

Para saber mais sobre o curso, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Como ganhar dinheiro online usando redes sociais?

Existem algumas possibilidades para ganhar dinheiro online usando suas redes sociais, como: a venda de produtos, criação de cursos online, prestação de consultorias, trabalho como afiliado e mais. Confira todas as opções no nosso artigo!

Como ganhar R $100 por dia assistindo vídeos ganhar dinheiro na internet?

Não existe uma fórmula mágica para você ganhar dinheiro assistindo vídeos na internet. Contudo, plataformas como TikTok & Kwai, por exemplo, possuem atividades que geram recompensas para os usuários.

Quais as principais formas de ganhar dinheiro no Instagram?

O Instagram não paga nenhum usuário diretamente, mas oferece ferramentas para que ele ganhe dinheiro por lá. Uma das principais formas de ganhar dinheiro no Instagram é por meio da venda de produtos ou pela divulgação de seu site de vendas dentro da plataforma.