“O que é entrega expressa?” é a pergunta que vem sendo feita pelos lojistas preocupados não só aumentar o volume de vendas, mas também agradar e atrair cada vez mais clientes para os seus negócios. Na prática, ela reflete o quanto a agilidade nos envios já é uma realidade tanto no Brasil quanto no mundo. E você, que vende online, precisa ficar atento a isso. 

Segundo levantamento feito pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares do grupo Gartner, 73% das pessoas consideram a opção de entregas ultra rápidas como critério na hora da compra pela internet.

Isso mostra que hoje não basta só comprar de maneira simples e rápida, os consumidores também querem receber os pedidos o quanto antes. E é justamente nesse contexto que as entregas expressas podem fazer a diferença nos negócios online…

Se você quer entender o que são as entregas expressas, como funcionam, quais são as suas vantagens e outros pontos cruciais, este artigo é para você! 

O que é entrega expressa?

Entrega expressa é a modalidade de frete que tem como foco entregar os pedidos para os clientes o mais rápido possível. Isso significa que, dependendo do endereço de destino, o item pode ser entregue em algumas horas, no mesmo dia ou poucos dias depois da confirmação do pagamento.

Esse tipo de entrega ganhou muita importância nos últimos meses por conta da expansão das vendas online e da maior exigência dos consumidores. Isto é, agora eles estão muito mais acostumados com as facilidades das compras online… e por isso querem receber seus pedidos o quanto antes no conforto de suas casas.

Qual a diferença de entrega expressa e normal?

Além da velocidade, a grande diferença entre a entrega expressa e a normal é o preço. Assim como todas as outras modalidades de envio disponíveis hoje no mercado, o custo da expressa vai variar de acordo com a distância do local de destino. 

Contudo, ela acaba tendo um preço mais alto do que as outras formas de envio, já que são mais rápidas e, querendo ou não, exigem disponibilidade constante das empresas que fazem os envios.

O ponto-chave da entrega expressa, então, é o quanto o consumidor quer pagar para ter em mãos o item adquirido o mais rápido possível

Assim, na hora de levar em consideração se vale a pena adotar esse tipo de frete, tenha em mente a persona do seu negócio. Isto é, analise se os seus clientes têm esse perfil de consumidor que paga mais caro para receber os pedidos com mais rapidez. 

Como é feita a entrega expressa?

O processo para o envio dos pedidos feitos na modalidade expressa é basicamente o mesmo das demais. Veja:

  • O cliente efetua o pedido na loja virtual escolhendo a opção de entrega expressa;
  • Após a confirmação do pagamento, o envio do pedido é tratado como prioridade;
  • O item é separado no estoque e devidamente embalado;
  • O pacote é direcionado para a transportadora que fará a entrega expressa. 

Algo que é preciso ter bastante atenção é o prazo, já que o consumidor decidiu pagar mais para receber o produto antes. Para isso, implemente processos eficientes de separação, embalo e expedição dos pacotes. Tudo para evitar atrasos ou eventuais falhas na entrega.  

Qual o prazo de entrega expressa?

O prazo da entrega expressa é de, no máximo, 72 horas após o horário da postagem. Mas, na prática, os pedidos podem chegar com bem mais antecedência… Isto é, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

A verdade é que isso vai depender da disponibilidade do produto no estoque, do meio de pagamento utilizado e da distância entre onde o item está até o endereço de destino. 

Quanto custa uma entrega expressa?

O custo das entregas expressas pode variar de  acordo com o negócio. Isso porque é preciso levar em conta diversos fatores, como a adequação dos processos logísticos para suprir essa demanda, por exemplo. 

Outro ponto é a necessidade ou não de contratação de mais pessoas para agilizar todo o processo que acontece desde a separação do item no estoque até a entrega para a empresa transportadora. 

Independentemente desses pontos, algo a se ter em mente é que a entrega expressa costuma ser vantajosa em termos de custo-benefício. Principalmente porque há a chance de mais clientes escolherem essa modalidade de envio. Mas vamos falar mais sobre essa questão dos custos adiante. Continue acompanhando…

Vantagens de oferecer entrega expressa 

Agora que você já sabe como funciona a entrega expressa, seus prazos, custos e outros pontos, que tal conhecer as vantagens desse modelo de entrega? Veja a seguir:

Aumenta a fidelização de clientes

Ao disponibilizar mais uma opção de entrega, neste caso, a expressa, você automaticamente aumenta as chances de fidelizar mais clientes

Isso faz ainda mais sentido quando falamos de agilidade, uma vez que os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes nesse sentido. Tudo no Ecommerce precisa ser praticamente para ontem. 

Aproveite para ler também: A importância da Fidelização de Clientes

Diferencia o seu negócio da concorrência

Não são todas as empresas que conseguem disponibilizar a entrega expressa para os clientes. Logo, esta é uma forma de você agregar valor ao seu negócio e, ao mesmo tempo, diferenciá-lo dos demais do mercado.

Para entender isso mais a fundo, vale a pena fazer uma análise dos seus concorrentes. Isso vai te ajudar a entender o que eles estão fornecendo para os clientes que a sua loja ainda não está, por exemplo. Neste artigo falamos mais sobre isso: Como fazer uma boa análise de concorrência

Reduz custos

Apesar de custar mais caro para o bolso do cliente, para a empresa, a adoção da entrega expressa pode ajudar a reduzir custos. Vamos explicar:

Ao fidelizar clientes você aumenta o LTV (Lifetime Value ou, em português: Valor de Tempo de Vida do Cliente) do seu negócio. E isso nada mais é do que o valor que a pessoa origina para a sua empresa ao longo do tempo. Isto é, leva em consideração todas as compras que ela faz na sua loja virtual, não apenas uma.

O reflexo disso é que há uma redução no CAC (Custo de Aquisição de Clientes), que o quanto você paga no total para atrair novos clientes (o que automaticamente inclui estratégias de marketing digital, etc). Interessante, não é mesmo?

Quais os tipos de entrega expressa dos Correios?

Engana-se quem pensa que só transportadoras particulares faziam entregas expressas. Os Correios também oferecem esse tipo de envio, inclusive, para diversas regiões do país. Dá só uma olhada:

  • Sedex: as entregas são feitas em até 1 dia útil após a postagem. Há um limite de 100 cm no comprimento e 30 kg no peso para as encomendas e a modalidade abrange todo o território nacional;
  • Sedex 12: os envios são feitos até 12h do dia seguinte da postagem. O limite para os pacotes é de 100 cm no comprimento e 10 kg e não opera em todo país;
  • Sedex 10: as entregas são realizadas até às 10h do dia seguinte da postagem. O limite de dimensão e peso, além da cobertura, são iguais à modalidade anterior;
  • Sedex Hoje: os envios são feitos no mesmo dia quando a postagem é realizada até às 18h. Ou seja, as entregas são feitas até às 23h, incluindo sábado e domingo. O limite de medidas é de 70 cm de comprimento e 10 kg e a modalidade funciona apenas em São Paulo.

Quais transportadoras oferecem entrega expressa?

Depois de falarmos dos Correios, nada mais justo que também pontuamos as transportadoras que oferecem entrega expressa, certo? Vamos a elas:

  • Azul Cargo Express;
  • LATAM Cargo Express;
  • Gollog;
  • DHL;
  • Total Express;
  • Jadlog;
  • DHL;
  • FedEx;
  • DHL;
  • E outras.

Estas são as principais. Mas se você quiser saber mais sobre como é na prática o serviço das transportadoras, vale a pena conferir o artigo: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

O que é uma entrega expressa?

Entrega expressa é a modalidade de frete que tem como foco entregar os pedidos para os clientes o mais rápido possível. Isso significa que, dependendo do endereço de destino, o item pode ser entregue em algumas horas, no mesmo dia ou poucos dias depois da confirmação do pagamento.

Qual a diferença de entrega normal para entrega expressa?

Além da velocidade, a grande diferença entre a entrega expressa e a normal é o preço. Assim como todas as outras modalidades de envio disponíveis hoje no mercado, o custo da expressa vai variar de acordo com a distância do local de destino.

Como é feita a entrega expressa?

A entrega expressa é feita a partir do seguinte processo: 1. O cliente efetua o pedido na loja virtual escolhendo a opção de entrega expressa; 2. Após a confirmação do pagamento, o envio do pedido é tratado como prioridade; 3. O item é separado no estoque e devidamente embalado; 4. O pacote é direcionado para a transportadora que fará a entrega expressa.

Quantos dias demora uma entrega expressa?

O prazo da entrega expressa é de, no máximo, 72 horas após o horário da postagem. Mas, na prática, os pedidos podem chegar com bem mais antecedência… Isto é, no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.