Se você nunca se perguntou como vender no Pinterest, pode estar deixando passar uma oportunidade de ouro. Essa é uma das redes sociais mais interessantes para fazer vendas e construir uma marca. Quer saber mais sobre o assunto? Basta continuar acompanhando o artigo… 

De acordo com dados do próprio Pinterest, mais de 445 milhões de pessoas usam o Pinterest todos os meses, buscando inspiração para seus projetos e compras. Só no Brasil, a plataforma conta com 46 milhões de usuários. Números difíceis de ignorar, certo? 

Esse cenário fica ainda mais interessante quando consideramos que o Pinterest ainda é uma rede social pouco explorada pelas grandes marcas. 

Sendo assim, há uma audiência gigantesca em uma plataforma relativamente pouco usada por empresas. Um prato cheio para executar estratégias de venda e alavancar um negócio! 

E é exatamente por isso que criamos este artigo. Ao longo do conteúdo, vamos te dar algumas dicas de como vender no Pinterest e alavancar o seu negócio. Temos certeza de que nosso conteúdo vai ser de grande ajuda. 

Vamos começar? 

O que é o Pinterest? 

O Pinterest é uma rede social que permite que seus usuários organizem seus interesses e inspirações da mesma forma que fariam em um mural. A ideia é criar um quadro de inspirações. Interessante, não acha? 

O próprio nome da rede social já diz muito sobre o funcionamento da plataforma. O termo pin significa alfinete, em inglês. Enquanto isso, a palavra interest, significa interesses. Ao juntarmos os dois termos, dá para ter uma ideia da essência que o Pinterest quer transmitir, certo? 

O Pinterest está disponível em aplicativos para aparelhos Android e iOS, mas também conta com uma versão para desktop, que pode ser acessada de qualquer navegador. 

Além de “pregar” os seus interesses no mural virtual, você também pode fazer publicações, conversar com outros usuários, criar murais personalizados para um tema, comentar em publicações – chamadas de pins – e mais. Essa é uma rede social bastante completa! 

Assim como o Instagram, o Pinterest é uma rede muito focada nas imagens e vídeos. Apesar disso, as similaridades entre as duas plataformas param por aqui. Vamos entender agora onde o Pinterest se encaixa em sua estratégia de vendas

Dá para vender no Pinterest?

O Pinterest não permite vendas diretas, como o Instagram, ao menos por enquanto. Apesar disso, a plataforma pode ser usada em uma estratégia de vendas como canal de comunicação e produção de conteúdo.

É possível criar pins atraentes e visualmente agradáveis, destacando seus produtos ou serviços de forma criativa. Também dá para usar palavras-chave relevantes, focando nas estratégias de SEO. 

Fique tranquilo que vamos explicar como vender no Pinterest ainda neste artigo… Continue a leitura!

⭕ Leia também: Como criar loja no Pinterest? Guia completo para vender 

Por que usar o Pinterest em sua estratégia de vendas? 

Quando o assunto é vender nas redes sociais, o Pinterest pode parecer ofuscado frente a redes sociais como o Instagram e o Facebook – que têm recursos específicos para social selling (venda pelas redes sociais) –, mas este é um erro. 

A grande verdade é que essa é, sim, uma plataforma com muito potencial para empresas. Para começar, é possível dizer que o Pinterest é uma rede social muito focada na descoberta

De acordo com dados da própria plataforma, 85% das pessoas que acessam o Pinterest querem começar um projeto novo. Além disso, 97% das principais pesquisas no Pinterest não estão relacionadas a marcas.

Vale lembrar também que o Pinterest é uma rede mais usada por mulheres. Estimativas da plataforma mostram que 60% da base de usuários em todo o mundo é composta por pessoas do sexo feminino

A grande maioria (80%) dos usuários semanais do Pinterest já descobriram uma nova marca ou um novo produto na plataforma. Esses são números que podem ser usados a favor da estratégia da sua empresa, seja ela de vendas ou de construção de marca. 

O Pinterest é uma rede social especialmente útil se a sua empresa está nos ramos de moda, beleza, arquitetura e decoração, turismo, jardinagem, saúde e bem-estar. Enfim… nichos de mercado que tenham apelo visual.

Ao contrário de outras redes sociais, que organizam os conteúdos produzidos por ordem cronológica ou usam o fator tempo para entender o que é mais relevante para o usuário, o Pinterest mostra publicações de acordo com interesses

Isso quer dizer que, ao longo do tempo, as suas publicações não perdem a relevância e podem continuar trazendo leads e novos clientes. E, além de tudo isso, as suas postagens no Pinterest podem aparecer como resultados de imagem para buscas no Google, alcançando ainda mais pessoas interessadas em seu conteúdo. 

Como fazer a primeira venda pelo Pinterest?

Para fazer vendas no Pinterest, o mais indicado é que você vincule o seu site ao seu perfil comercial. Dessa forma, sempre que um possível cliente acessar o seu conteúdo, ele poderá visitar o seu site e fazer a compra sem complicação.

Na verdade, existe alguns passos básicos para você não só fazer a sua primeira venda, mas também muitas outras por lá. E é sobre isso que falaremos no próximo tópico!

Como vender no Pinterest em 7 passos 

No último tópico nós mostramos os motivos que tornam o Pinterest uma boa alternativa para vender na internet. Fatores como a organização do conteúdo, sua popularidade entre os brasileiros e o perfil dos usuários que usam a plataforma são itens que devem ser considerados. 

Ainda assim, como nós também já destacamos, a plataforma tem um funcionamento bem diferente da maioria das outras redes sociais. Então, como vender no Pinterest? É sobre isso que falamos a seguir… 

  1. Crie e configure sua conta comercial no Pinterest

    O primeiro passo para vender no Pinterest, é claro, é criar uma conta na plataforma. Mas não uma conta qualquer… uma conta comercial.

    Se você já tem uma conta na rede social e pretende usá-la, saiba que você também pode transformar uma conta normal em uma conta business. Para isso, acesse seu perfil, clique na seta para baixo (normalmente, no navegador acima, à direita) e selecione a opção “Converter em conta business”. Veja a imagem abaixo:
    como vender no pinterest
    Após completar esse processo, você precisará preencher algumas informações sobre o seu perfil. Esse é um processo bem simples e os dados requisitados são básicos, como o nome e a descrição da sua marca. 

    Aqui, você também vai ter a oportunidade de atrelar a sua marca a tópicos de interesse, o que vai facilitar que pessoas cheguem aos seus conteúdos.

  2. Vincule sua loja online ao Pinterest

    Durante o preenchimento das informações, você não pode se esquecer de vincular a sua loja virtual ao seu perfil do Pinterest. Para fazer isso, basta colocar o endereço do seu site de vendas nas configurações. 

    Assim, sempre que algum cliente em potencial se interessar pelos seus produtos, ele terá um acesso rápido ao seu site e poderá comprá-los. Se possível, também faça a conexão do seu perfil no Pinterest em outros lugares do seu site, como a barra de redes sociais que fica ao final da página. 

  3. Crie e organize suas pastas de sugestões

    Nós já falamos um pouco sobre como as pessoas que usam o Pinterest estão atrás de conteúdos inspiradores, querem começar um novo projeto ou conhecer marcas e produtos novos. 

    E uma das principais ferramentas usadas para isso são as pastas de sugestão. Esses são murais personalizados com um único tema, concentrando diversas imagens e vídeos que podem servir como inspiração. 

    Digamos, por exemplo, que você tenha uma loja de roupas. Uma boa estratégia pode ser criar pastas personalizadas para datas comemorativas, com inspirações de roupas a serem usadas. Pense em momentos como o Natal, Ano-Novo, Carnaval, etc.

    Veja, por exemplo, como a Natura organiza a sua página no Pinterest:

    como vender no pinterest (1)

  4. Use pins de produtos do Pinterest

    Os pins de produto são uma ferramenta disponível apenas para contas comerciais. Eles permitem coletar informações diretamente do seu site, atualizando o seu perfil no Pinterest automaticamente.

    Com eles, é possível mostrar imagens do produto, seu preço de venda, número de itens em estoque e ainda criar um link que leva diretamente para a página do item em seu site. Muito prático e eficiente. 

    Se você tem uma loja do segmento de moda, essa é uma funcionalidade ainda mais útil, já que permite marcar diversos produtos em uma mesma publicação. O intuito é mostrar para os usuários como montar aquela composição, comprando todos os itens da foto.como vender no pinterest

  5. Adicione o botão “pin it” na sua loja virtual

    Outra opção de como vender no Pinterest é adicionando o botão de “pin it” em seu Ecommerce. Dessa forma, usuários que estão navegando pelo seu site podem salvar o produto para vê-lo e comprá-lo depois. 

    Para fazer isso, basta visitar o construtor de widgets do Pinterest e inserir o código HTML gerado em seu site. Se preciso, busque ajuda especializada para fazer essa alteração. 

    Assim, sempre que o usuário clicar nesse botão, ele vai salvar a imagem do produto em seu perfil pessoal na rede. Uma bela forma de aumentar o engajamento em sua loja virtual, não acha?

    Repare como a Netshoes, grande marketplace do Brasil, usa o botão de "Pin-it" em seus produtos:

    como vender no pinterest

  6. Descreva suas postagens usando técnicas de SEO

    Lembra sobre como falamos que as postagens do Pinterest podem aparecer como resultados na busca de imagens do Google? Essa é uma alternativa para trazer tráfego orgânico e só é possível graças ao SEO.

    O primeiro cuidado que você deve ter para descrever postagens usando essas técnicas é entender quais as palavras-chave que a sua persona usa ao fazer pesquisas na internet. E esse não é um jogo de adivinhação… é preciso usar ferramentas de SEO

    No geral, o mais importante é que você foque em criar descrições interessantes de se ler, colocando as informações mais importantes no início do texto.

  7. Crie postagens de qualidade

    E, já que estamos falando de descrições interessantes… é importante notarmos que todos os seus conteúdos postados devem corresponder a um padrão de qualidade. Como você já sabe, o Pinterest é uma rede muito visual e qualquer deslize que a sua empresa cometa nesse sentido pode espantar futuros clientes. 

    Isso inclui os textos que acompanham as imagens, mas também a composição das fotos, apresentação dos produtos e mais. Vamos aprofundar esse assunto em breve, não se preocupe…

3 empresas que usam o Pinterest para vendas 

Nós já falamos sobre como vender no Pinterest, mas queremos te mostrar também como esse canal tem sido usado por grandes empresas do Ecommerce. Afinal de contas, não deixamos os nossos conteúdos apenas na teoria… 

Companhias dos mais variados segmentos – moda, decoração, artesanato e mais – têm vendido com muito sucesso no Pinterest. E, já que a rede social gira em torno da inspiração, nada mais justo do que trazermos alguns exemplos para te inspirar. 

Veja a lista que preparamos… 

Natura Brasil 

A Natura é uma das marcas de beleza e cosméticos mais reconhecidas dentro e fora do Brasil. E, apesar de toda a sua tradição, a empresa não deixa de investir em novos canais de comunicação, como o Pinterest.

O perfil da Natura na rede social é seguido por milhares de pessoas, que têm acesso à curadoria de produtos da marca. Veja como o perfil deles é organizado: 

como vender no pinterest

Mimoo Toys

O perfil da Mimoo Toys no Pinterest é muito bem-sucedido, alcançando uma média mensal de visitantes que chega à casa dos milhões. A empresa usa a rede social como uma espécie de catálogo permanente, ajudando na exposição dos produtos. Muito interessante, não acha? 

como vender no pinterest

Tok&Stok 

A Tok&Stok é uma das maiores empresas do ramo de decoração do Brasil. Com um perfil que acumula milhares de seguidores, a empresa também usa o Pinterest como forma de criar uma vitrine online para seus produtos. 

Dá uma olhada em como a marca usa o seu perfil: 

como vender no pinterest

O Pinterest Ads pode me ajudar a vender mais? 

O Pinterest Ads é a plataforma usada por empresas que desejam impulsionar as vendas no Pinterest por meio de anúncios. O canal funciona de forma parecida com outras soluções de anúncios, como o Google Ads e o Facebook Ads

A ferramenta permite que você crie públicos segmentados de acordo com interesses, exibindo anúncios personalizados para cada perfil. Alguns dos formatos disponíveis para anunciar no Pinterest Ads são: carrossel, fotos, vídeos e coleções. 

Cada anúncio tem um objetivo diferente. Os mais usados são:

  • Ampliar o reconhecimento da marca;
  • Estimular a consideração de compra, levando mais tráfego para páginas dentro e fora do site;
  • Aumentar as conversões e as vendas da empresa.

Por tudo isso, é possível dizer que o Pinterest Ads é, sim, uma ferramenta essencial para empresas que buscam como vender no Pinterest. Se você ainda está com dúvidas sobre o assunto, sugerimos que assista esse vídeo aqui:

3 dicas de como vender no Pinterest

Nós já falamos sobre como vender no Pinterest, quais estratégias aplicar e até mesmo mostramos o que algumas empresas têm feito na plataforma. 

Agora, vamos fechar este conteúdo com algumas dicas de ouro, para realmente te ajudar a alavancar as conversões nesse canal de vendas

Veja só: 

1. Ofereça cupons de desconto exclusivos 

Uma das coisas que mais desperta a curiosidade do público é a exclusividade. E, como nós já destacamos, as pessoas que usam o Pinterest estão abertas a novas descobertas e produtos. Às vezes, tudo que falta para que o cliente feche a compra é um cupom de desconto.

Por isso, faça testes em seu perfil do Pinterest e ofereça condições de compra especiais para aqueles que acompanham a sua marca por lá. Temos certeza de que essa é uma iniciativa muito bem-vinda pelos clientes. 

2. Coloque o produto em contexto 

Um ponto importante sobre produzir conteúdo para o Pinterest é que você não deve publicar imagens comerciais. Isto é, apenas mostrar o seu produto como você faria em seu site, por exemplo.

É preciso contextualizar as imagens, colocá-las em cenários e mostrar possíveis formas de uso. Afinal de contas, uma imagem com fundo branco pode até servir para mostrar o produto em outros contextos, mas não é muito inspiradora, certo? 

Caso você tenha uma loja de roupas, certifique-se de usar modelos ou colocar as roupas em combinações interessantes. Ou, se você tem uma loja de decoração, fotografe ambientes e crie imagens que transmitam a essência da sua empresa. 

3. Poste apenas imagens de qualidade 

As imagens são a chave para produzir conteúdo de sucesso no Pinterest. E, por isso, é preciso ter atenção à qualidade dessas fotos e vídeos. Quando falamos em qualidade, estamos nos referindo às composições, como falamos no último tópico, mas também à resolução. Aqui vai uma lista para te ajudar a postar imagens com a dimensão certa no Pinterest: 

A imagem deve ter: 

  • Até 32 MB de tamanho do arquivo;
  • Estar no formato .jpeg ou .png;
  • Obedecer ao formato recomendado de 1000 x 1500 pixels.

Já os vídeos precisam seguir as seguintes regras: 

  • Tamanho máximo de 2 GB;
  • Duração entre 4 segundos e 15 minutos;
  • Proporção de 1:1 (quadrado), 2:3 ou 9:16.

Chegamos ao fim do nosso guia sobre como vender no Pinterest. Temos certeza de que, seguindo as dicas que listamos aqui, sua empresa estará pronta para usar o máximo potencial da rede e vender muito. 

Criar conteúdo para redes sociais nem sempre é fácil. Existem muitas variáveis que precisam ser consideradas e, acima de tudo, este é um trabalho que deve ser feito com consistência.

Apesar disso, este é um passo muito importante na criação de marcas e alavancagem das vendas. Foi por isso que nós criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, uma bateria de aulas que te ensina como criar conteúdos que se convertem em vendas nas redes sociais. 

O treinamento completo está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Para conhecer mais sobre o curso, clique aqui