O mercado digital cresceu muito nos últimos anos e, com isso, plataformas de venda de infoprodutos ou serviços digitais ganharam muita relevância entre empreendedores. Por isso, neste artigo, vamos te ensinar os 5 passos de como vender no Hotmart. Vamos começar? 

Não é nenhuma novidade que os infoprodutos se tornaram os queridinhos entre aqueles que desejam empreender na internet. Nos últimos dois anos, apenas, o mercado cresceu 103%, de acordo com dados da Connect Soluções Digitais

Nesse contexto, a Hotmart tornou-se uma das principais ferramentas na venda de produtos digitais. Para quem ainda não conhece a plataforma, a Hotmart pode parecer muito misteriosa ou até mesmo despertar insegurança…

Mas a verdade é que essa plataforma de infoprodutos é um verdadeiro sucesso e participar dela é mais simples do que você imagina.

Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode se aventurar para descobrir como vender na Hotmart, seja como produtor ou como afiliado. Então, quer aprender como vender na Hotmart? Neste artigo, vamos te ensinar como fazer isso em 5 passos. 

O que é a Hotmart?

A Hotmart é uma empresa líder no mercado de produtos digitais, que conta com soluções para quem quer vender ou promover produtos digitais como cursos, vídeos, assinaturas, livros, eventos, dentre muitos outros formatos. 

A empresa tem sede em Amsterdã e nos Países Baixos, além de contar com escritórios no Brasil, Espanha, Colômbia, México, Estados Unidos e Reino Unido. Atualmente, existem mais de 370 mil produtos cadastrados na plataforma, que conta com 26 milhões de usuários em mais de 188 países. 

Na prática, a Hotmart é uma plataforma que pode ser usada por qualquer pessoa que deseje criar, divulgar ou comprar um infoproduto.

A Hotmart foi a 1° plataforma de programa de afiliados do Brasil, permitindo que pessoas ganhassem dinheiro com produtos digitais, mesmo que não tenham nada a ver com a sua criação. 

E por mais que atualmente existam inúmeras outras plataformas, a Hotmart continua sendo a plataforma mais conhecida e que mais atrai a maioria dos empreendedores digitais. Isso porque ela é responsável por intermediar todas as operações que envolvem a compra e venda dos infoprodutos.

Isso garante a segurança necessária para todos os envolvidos: o produtor, o afiliado e, é claro, o consumidor. A seguir, vamos explicar as diferenças entre cada um desses papéis. Veja agora: 

Quem são os produtores na Hotmart? 

O produtor é o empreendedor que usa a Hotmart para distribuir os seus infoprodutos. Ou seja, ele é o responsável por produzir, editar e disponibilizar seus infoprodutos dentro da plataforma. Ele também faz o pagamento das comissões dos afiliados, sempre que algum produto é vendido.

Quem são os afiliados na Hotmart? 

O afiliado é a pessoa que fica responsável por revender os infoprodutos que estão disponibilizados na Hotmart e ganham uma comissão por cada venda realizada. Mas atenção: para ter sucesso ao descobrir como vender na Hotmart, você precisa que a plataforma saiba que foi você quem fez a venda, para isso, vai precisar usar os Hotlinks.

Caso você ainda não conheça, os Hotlinks são os links personalizados que cada afiliado recebe para divulgar os infoprodutos e gerar vendas.

Em cada um desses links, está uma identificação sua para que o sistema reconheça as compras realizadas por meio de sua divulgação. Como você pode ver, para saber como vender na Hotmart como afiliado, você não precisa necessariamente ter um produto digital, mas sim revender os infoprodutos que já estão por lá.

Mas, você já sabe o que é um infoproduto?

O que é um produto digital ou infoproduto?

Um infoproduto ou produto digital nada mais é que um material em formato digital para ser vendido pela internet. Os infoprodutos podem ser cursos online, e-books, videoaulas, músicas, aplicativos, entre outros e o objetivo deles é informar ou instruir os clientes. 

Por isso, se você quer aprender como vender na Hotmart, é importante ficar por dentro do universo dos infoprodutos, já que esse é o formato dos produtos por lá.

E além de conhecer os tipos de infoprodutos, é importante também conhecer o consumidor que procura um infoproduto para aprender uma nova habilidade, encontrar a solução para um problema ou até mesmo para se entreter. 

O fato é que como os infoprodutos são extremamente versáteis, eles têm chamado a atenção de muitos empreendedores, que encontraram nesse mercado uma oportunidade para ganhar dinheiro online, seja criando seus próprios produtos digitais ou divulgando infoprodutos já existentes.

Leia também: Como vender um produto pela Internet.

Como funciona a Hotmart?

A Hotmart funciona em três pilares básicos: os produtores, os afiliados e os consumidores

Os produtores nada mais são do que pessoas que têm conhecimentos aprofundados sobre determinado assunto e querem compartilhá-lo. Eles são os responsáveis por criar materiais educativos, como cursos online ou e-books.

Já os afiliados são pessoas com boas conexões e facilidade para vender. Eles ajudam a divulgar esses materiais, em troca de uma comissão por venda. Todos afiliados têm um link personalizado, que rastreia compras e torna possível o pagamento das comissões.

Por fim, temos os consumidores, que são as pessoas interessadas em aprender mais sobre um assunto e desejam investir nesse estudo. Eles fazem isso por intermédio dos afiliados, ou navegando na plataforma da Hotmart. 
Em resumo, portanto, a Hotmart oferece uma solução de ensino à distância completa, que serve desde aos professores e produtores de conteúdo até os alunos. Essa é uma plataforma unificada, que é muito fácil de usar e pode ser muito lucrativa.

É melhor vender produtos digitais ou ser um afiliado?

Depois de entender como funciona a Hotmart, o que são afiliados e o que são produtos digitais, você pode estar com a seguinte dúvida: qual das duas opções é melhor? 

Bom, a verdade é que não existe uma única resposta para isso. Vender produtos como criador ou afiliado são atividades que requerem perfis profissionais diferentes e, por isso, podem ser escolhidas de acordo com o seu objetivo. 

Se você tem um perfil mais especializado, sente que tem facilidade para ensinar e quer desenvolver uma marca pessoal, ser um produtor de conteúdo para o Hotmart pode ser uma boa alternativa.

Se, por outro lado, você tem boas habilidades de venda e quer ganhar um dinheiro extra tendo menos trabalho, ser um afiliado é a opção mais acertada. De qualquer forma, as duas alternativas têm suas vantagens e você deve fazer a escolha com base em seu perfil.

Vantagens em vender na Hotmart

Como você já sabe, a Hotmart é uma das empresas que lidera o segmento de infoprodutos, mas antes de saber como vender na Hotmart, é importante que você conheça a fundo as vantagens dessa plataforma. 

Vamos mostrar algumas delas agora: 

  • É simples: um dos principais pontos positivos da Hotmart é que ela oferece toda a estrutura necessária para criação de produtos digitais, sem que seja necessário o desenvolvimento de sistemas complexos. Tudo que o empreendedor precisa já está na plataforma. 
  • Oferece soluções de pagamento: além disso, também é muito fácil receber o seu dinheiro por meio da Hotmart. A plataforma tem suporte para diversas formas de pagamento, podendo inclusive receber pagamentos internacionais. 
  • A distribuição de comissões é automática: isso dá mais segurança para os afiliados e ainda facilita a vida dos proprietários dos cursos, que não precisam calcular individualmente quanto cada afiliado precisa receber. 
  • É personalizável: as páginas de venda também podem ser personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes, oferecendo maiores chances de conversão. 

Além disso, a plataforma tem vários benefícios para empresas do ramo educacional, oferecendo recursos de aprendizado avançados como espaço para alocação de materiais extras, criação de comunidades exclusivas, suporte para dispositivos móveis, legendas em diversos idiomas e mais. 

Produtos mais vendidos na Hotmart

Se você está procurando como vender no Hotmart, nada mais justo do que entender quais são os produtos mais vendidos na plataforma. Uma particularidade interessante deste segmento é a de que, quando procuram por infoprodutos, os clientes estão procurando maneiras de facilitar a sua rotina.

Por isso, você precisa levar este fator em consideração na hora de criar esses produtos.

Preparamos uma lista com os tipos de produtos que mais são comercializados na plataforma hotmart. Esperamos que esta seleção seja uma boa fonte inspiradora para o seu negócio. Confira! 

1. Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura são um sucesso de vendas na Hotmart. Nesse modelo, o empreendedor oferece um pacote de conteúdos ou serviços dentro de um modelo mensal, semestral ou anual. 

Dentre os conteúdos podem estar formatos como videoaulas, podcasts, vídeos, dentre muitos outros recursos. A grande sacada de formatos como esse é que, depois do período de vigência da assinatura, o cliente precisa renovar a subscrição, gerando uma compra recorrente

Leia também: Venda recorrente: como a recorrência de pagamentos pode expandir o seu negócio. 

2. E-books

É possível dizer que os e-books são um formatos que vendem muito bem na Hotmart. Esse é um formato versátil que pode servir tanto como um produto, quanto como uma oferta gratuita.  Dentro dos formatos aceitos pela plataforma estão PDF ou o MOBI. 

Criar um e-book é uma boa alternativa para empresas que desejam se destacar como referência em seu segmento de mercado. Muitas das vezes, os e-books são usados como uma espécie de isca digital, que convida o leitor a trocar informações de contato pelo conteúdo gratuito.

A partir desse momento, aquela pessoa torna-se um lead, ou seja, um cliente em potencial, e receberá comunicações de sua empresa. Para saber mais sobre como gerar leads, sugerimos que leia este artigo: Como gerar leads: 7 dicas incríveis para você inovar. 

3. Cursos online

Cada vez mais pessoas buscam na internet uma alternativa para aperfeiçoar habilidades, aprofundar seus conhecimentos e, no geral, aprender sobre novos tópicos. Sendo assim, cursos online ganharam muita força

Esse é um formato bastante versátil, já que as aulas podem acontecer de forma síncrona, assíncrona ou por meio de materiais de apoio. Os professores que utilizam a Hotmart também têm a opção de oferecer materiais como vídeos, gráficos, e-books, dentre outros extras.  

Nichos que mais vendem na Hotmart

A seguir, entenda quais os nichos de mercado que mais vendem, de acordo com a plataforma Hotmart.  

1. Vida saudável

O nicho de estilo de vida saudável abrange tópicos como exercícios físicos, meditação, prática de Yoga, alimentação saudável, vegana ou vegetariana, perda de peso, ganho de massa muscular e por aí vai… 

Esse é um segmento interessante, que tem muito potencial para realmente mudar a vida dos compradores. Essa é a chave para encontrar nichos lucrativos na Hotmart. 

2. Finanças e carreira

É evidente que, hoje, o mercado de trabalho é muito mais dinâmico do que era há alguns anos atrás. Isso quer dizer que os profissionais precisam estar em constante reciclagem e, por isso, conteúdos que focam na melhoria de carreira são muito bem recebidos pelo público. 

Dentre os tópicos que podem ser abordados neste segmento estão o aperfeiçoamento de currículo,  técnicas de produtividade e foco, dentre muitas outras. 

Além disso, cursos que envolvem o ramo de finanças e investimentos também têm aumentado a sua procura, dando a oportunidade para coaches e consultores da área. Nesse quesito, podem ser construídas aulas e materiais que explicam tendências de mercado, mostram como investir na bolsa de valores, comprar criptomoedas e mais. 

3. Animais de estimação

O nicho que tem relação com animais de estimação é gigante e ainda tem um fator que pode ser muito lucrativo, já que mexe com o emocional dos clientes. Afinal de contas, quem não ama mimar os seus bichinhos? 

Nesse caso, é possível criar conteúdos que tenham a ver com alimentação dos pets, adestramento, saúde, lazer e mais. 

Como vender na Hotmart?

Agora que você já sabe o que são infoprodutos e entendeu melhor o que é a Hotmart, está na hora de aprender como vender na Hotmart…

Vamos lá?!

1. Acesse o site da Hotmart e clique em Cadastre-se.

Por lá, você vai preencher o seu cadastro com informações como seu nome, e-mail, além de criar uma senha de acesso para a plataforma.

como-vender-no-hotmart

2. Escolha entre produtor e afiliado

Para começar a vender na Hotmart, você vai precisar escolher entre as duas opções:

  • Crie seu produto;
  • Afilie-se a um produto.

Além disso, você vai precisar escolher seus objetivos com a conta Hotmart. A tela é mais ou menos assim: 

como-vender-no-hotmart

E, depois, assim: 

como-vender-no-hotmart

Você terá contato com mais algumas outras perguntas. Responda-as com atenção, afinal, isso pode te ajudar a tirar o máximo de proveito do seu perfil na Hotmart. 

3. Conheça o mercado

Antes de começar a vender na Hotmart, selecione a opção “Visitar mercado” ou “Mercado” (no painel esquerdo da tela) para conhecer todos os cursos disponíveis na plataforma da Hotmart.

Existem 2 tipos de cursos que aceitam afiliação:

  • Afiliação com 1 clique: qualquer pessoa pode se afiliar e começar a vender;
  • Afiliação por aprovação: para vender esse curso, você deve solicitar a afiliação para o Produtor, que pode ou não aceitar seu pedido.

Para fazer uma boa escolha de produto para afiliação, é importante pensar em questões como o nicho de mercado do produto que você quer vender na Hotmart.

A página de Mercado aparece dessa forma: 

como-vender-no-hotmart

4. Finalmente, escolha o produto antes de descobrir como vender na Hotmart

Escolha infoprodutos que tenham relação com assuntos que você gosta e domina. Assim, vai ser mais fácil para você criar conteúdos e materiais de divulgação de qualidade, o que vai te ajudar muito com as vendas.

Outra questão importante a se pensar para vender na Hotmart é escolher bem um produto que valha a pena se afiliar.

Para isso, existem 5 fatores para te ajudar a escolher:

  • Temperatura: é um índice que indica como o infoproduto está sendo recebido no mercado;
  • Blueprint: esse dado trata da qualidade das informações cadastradas pelo criador do produto, como materiais de divulgação para você utilizar e a página de vendas daquele produto;
  • Satisfação: é a avaliação do produto de acordo com quem já o comprou;
  • Valor da comissão por venda: é um dado fundamental para saber se a comissão vai te trazer um bom retorno financeiro;
  • Forma do comissionamento: esse índice indica se a comissão vai ser paga para o Afiliado que indicou o cliente mais recente ou o Afiliado que levou o cliente ao site do vendedor pela primeira vez.  

Depois de pensar em todas essas questões, é hora de escolher o melhor produto digital para você começar a vender na Hotmart. No início, a sugestão é que você escolha, ao menos, 3 cursos relacionados ao nicho que você escolheu.

Leia também: 9 Formas de Trabalhar em Casa e Gerar Renda

5. Divulgue o curso escolhido

Agora que você já escolheu o melhor infoproduto para vender na Hotmart, chegou a hora de começar a divulgar o curso escolhido. Para isso, clique no curso e, a seguir, em Promover curso. 

Se o curso for de Afiliação com 1 clique ou Solicitar afiliação, caso ela seja moderada. Nesse caso, você terá que aguardar a resposta do Produtor.

Depois de escolher o infoproduto para vender na Hotmart, é hora de partir para a divulgação.

Para isso, você pode usar vários canais de comunicação, como:

  • Anúncios pagos;
  • Redes sociais;
  • Blogs;
  • Hotmart Sparkle,
  • E-mail marketing.

Escolher quais desses canais você utilizará depende muito da estratégia que você quer adotar como afiliado. A plataforma tem diversos recursos de divulgação. Você pode acessá-las na aba “Ferramentas” no canto esquerdo da tela. 

como-vender-no-hotmart

Aprenda como vender qualquer produto na Internet e alcance o sucesso!

Agora que você já sabe tudo sobre como vender na Hotmart, já pode dar um passo adiante…

E para te ajudar a conquistar resultados incríveis, nós liberamos a aula gratuita sobre como criar seu Ecommerce do zero! 

Nesta aula 100% online, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira. Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce do zero  e faturar seus primeiros R$ 30 mil em até 90 dias.

Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.

Assista à aula gratuitamente aqui:

Perguntas Frequentes

O que é a Hotmart?

A Hotmart é uma empresa líder no mercado de produtos digitais, que conta com soluções para quem quer vender ou promover produtos digitais como cursos, vídeos, assinaturas, livros, eventos, dentre muitos outros formatos.

O que é um produto digital ou infoproduto?

Um infoproduto ou produto digital nada mais é que um material em formato digital para ser vendido pela internet. Os infoprodutos podem ser cursos online, e-books, videoaulas, músicas, aplicativos, entre outros e o objetivo deles é informar ou instruir os clientes.

Quem são os produtores na Hotmart?

O produtor é o empreendedor que usa a Hotmart para distribuir os seus infoprodutos. Ou seja, ele é o responsável por produzir, editar e disponibilizar seus infoprodutos dentro da plataforma. Ele também faz o pagamento das comissões dos afiliados, sempre que algum produto é vendido.

Quem são os afiliados na Hotmart?

O afiliado é a pessoa que fica responsável por revender os infoprodutos que estão disponibilizados na Hotmart e ganham uma comissão por cada venda realizada. Mas atenção: para ter sucesso ao descobrir como vender na Hotmart, você precisa que a plataforma saiba que foi você quem fez a venda, para isso, vai precisar usar os Hotlinks.