Atualizado em 09/08/2022 por Vitória Freitas
Trabalhar sem sair de casa é o sonho de muita gente nos dias de hoje. E, para alcançar esse sonho, uma boa oportunidade é vender afiliado. Assim, nem mesmo precisam se preocupar com estoque ou ter seu próprio produto para vender. Se interessou? Continue a leitura que eu vou te mostrar como isso funciona…
Quem trabalha como afiliado precisa divulgar links de venda, que funcionam como indicações para itens produzidos por outras pessoas.
Esses links são codificados para que toda vez que uma venda for realizada, seja identificado que a conversão foi efetuada pelo afiliado. Dessa forma, ele receberá a comissão pela venda.
E isso tudo é feito de maneira gratuita!
Mas para funcionar e render dinheiro, esses links precisam ser acessados e convertidos em venda… Não basta simplesmente jogar o link e esperar alguém comprar. Ninguém ganha dinheiro de verdade assim.
Por isso, quem deseja trabalhar como afiliado precisa investir pesado em tráfego. Só assim que será gerada uma audiência que pode se interessar pelo produto.
Índice:
O que é um programa de Afiliados
O programa de afiliados funciona através de uma parceria que une duas partes: Produtor e Afiliado.
Para isso, é necessário uma plataforma online que disponibilize os produtos, gere os links de divulgação, entregue as comissões de forma segura e outras funcionalidades.
A escolha dela é fundamental para o sucesso do Programa de Afiliados. As mais confiáveis são:
Esse tipo de serviço é escolhido por várias pessoas como uma chance de empreender. Além disso, possibilita a independência financeira e o ganho de dinheiro sem sair de casa.
O papel do Produtor
O produtor é aquela pessoa que cria um produto digital e deseja vendê-lo online.

Pode ser um ebook, revista virtual, podcast, videoaulas, palestras, softwares…
O mesmo acontece com o conteúdo: não há um assunto específico para o produto que será comercializado. Pode variar desde algo sobre cultura e saúde até esportes…
Os produtores conhecem o seu público-alvo, sabem o que eles consomem na internet e os sites nos quais navegam.
Dessa forma, eles disponibilizam os produtos digitais em uma plataforma, contando com a ajuda dos Afiliados para alavancar as vendas. Em troca, eles oferecem comissões por cada transação realizada, determinadas pelo produtor.
Os valores variam de R$0,30 a R$100,00 a cada conversão.
O papel do Afiliado
Qualquer pessoa pode se tornar um Afiliado de sucesso.
O que você precisa entender é que não existe uma regra para quem quer ser afiliado. Isso porque toda a estratégia de vendas vai depender das técnicas que domina e da audiência que ainda quer atingir.

O Afiliado é a pessoa que divulga os produtos criados por outras pessoas e recebe comissões por isso. Ou seja, ele é o vendedor. Ele fatura promovendo links de produtos digitais ou físicos, dependendo da sua área de atuação, e recebe comissões sobre as vendas realizadas.
Como o mercado digital gera muitas dúvidas e inseguranças, é preciso passar credibilidade e confiança para quem possa se interessar pelos produtos.
Por exemplo:
Digamos que você tem um blog de futebol e é afiliado de um produtor de chuteiras. Conforme for criando conteúdo para o seu público, vai também sugerindo chuteiras que podem ajudar a sua audiência a melhorar a performance em campo.
Para isso, é seu dever disponibilizar links que direcionam as pessoas aos sites de venda das chuteiras do produtor com o qual tem parceria.
Quais são os tipos de afiliados
Dentro do mercado de Afiliados, existem 4 perfis que aparecem com maior frequência:

1- Afiliado Cientista
O afiliado cientista conhece técnicas avançadas de marketing para aplicá-las em seu negócio. Anúncios, posts, email marketing… É através dessas estratégias que ele promove os produtos.
Ele atrai tráfego para o seu negócio investindo, principalmente, em mídias pagas: Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads…
Esse afiliado precisa estar constantemente estudando novas maneiras de fazer seu conteúdo chegar ao público-alvo dele.
2 – Afiliado Revendedor
O afiliado revendedor utiliza da boa e velha tática do boca a boca para realizar suas vendas. Ele sabe exatamente quais produtos indicar para as pessoas da sua convivência.
É a maneira mais simples de testar suas habilidades como afiliado.
Porque recomenda produtos para sua própria lista de contatos. Essas pessoas se interessam por um determinado assunto ou têm um problema específico que necessitam solucionar.
Esse tipo de afiliado é, geralmente, ainda inseguro com o mercado. Por isso deseja realizar sua primeira venda sem ter uma estrutura de negócio completa.
3 – Afiliado Autoridade
Esse tipo de afiliado é especialista de determinado assunto, utilizando a sua autoridade no nicho para indicar produtos que possam ajudar as pessoas que acompanham seu trabalho.
Os blogueiros são os maiores exemplos de afiliados autoridades. Como já têm uma base de audiência formada, se sentem confiantes para indicar produtos para os seus seguidores.
Contudo, nada impede que uma pessoa parta do zero e se torne um afiliado autoridade. Para isso, é preciso muito estudo e criar uma audiência que confie no que diz.
4 – Afiliado Apresentador
O afiliado apresentador utiliza sua imagem e credibilidade para indicar produtos para seus seguidores.
Apesar de também se utilizar da imagem e credibilidade, essa pessoa não precisa ser um especialista no assunto. O apresentador divulga aquilo que ele utiliza na sua vida pessoal, por isso acha interessante compartilhar com a sua audiência.
Na maioria das vezes, o afiliado apresentador está muito presente nas redes sociais, com muitos seguidores que acompanham seu dia a dia.
Como funciona um programa de afiliados
Quando você se torna um Afiliado, a ferramenta da plataforma escolhida fornece links exclusivos para divulgar os produtos. Aí basta copiá-los e fazer a divulgação.

Mas é preciso prestar atenção em alguns pontos antes de escolher uma plataforma para vender como afiliado:
- Meio de pagamento exclusivo: Com ele, o afiliado tem a segurança de que vai receber sua comissão, sem se preocupar com meios de pagamentos específicos para cada país. Dessa forma, é possível vender para todo o mundo.
- Diversificação de pagamentos: Nem todo mundo prefere realizar uma compra usando cartão de crédito ou geração de boleto. Por isso, uma boa plataforma deve oferecer diferentes opções de pagamento.
- Cupons de desconto: Poder oferecer um desconto para seus clientes é uma ótima maneira de conquistá-los. Afinal, quem não gosta de pagar mais barato?
- Facilidade para conversar com o produtor: A comunicação com o produtor é fundamental para uma parceria de sucesso. Por isso, uma boa plataforma deve oferecer canais de qualidade entre produtor e afiliado.
- Proteção de dados: Ninguém gosta de ter seus dados expostos na internet. Por isso, é muito importante escolher uma plataforma segura e confiável.
Como escolher o produto ideal para vender
Para se tornar um Afiliado, você precisa:
1 – Focar em uma área de atuação
O melhor jeito de começar é direcionar o seu foco para uma única área de atuação.
Dessa forma, você consegue se aprofundar mais sobre o assunto com o qual vai lidar e o universo do produto que vai vender. Assim, fica mais fácil se tornar um especialista e conseguir a credibilidade para vender mais.
Por exemplo: se o seu interesse é por produtos de beleza, como perfumes e afins, crie um blog sobre isso e comece a produzir conteúdo.
Existem milhares de pautas que você pode criar a respeito disso. Assim, vai conseguir ir a fundo dentro desse tema, fazendo conteúdos cada vez mais relevantes para o seu público, ao invés de falar de uma maneira geral de vários assuntos diferentes.
2 – Escolha produtos com potencial de vendas
De que adianta promover um produto se ele não é procurado?
Por isso, antes de escolher,, faça uma pesquisa para saber se ele tem demanda na internet.
Para isso, o Google Ads pode ajudar bastante. A partir dele, é possível testar demandas de produtos.
Na ferramenta gratuita “Planejador de Palavras-chave”, conseguirá ver exatamente os termos mais buscados no Google.
Lembre-se sempre de que você vai estar divulgando produtos para o seu público, então escolha um que de fato seja relevante para ele. Do contrário, as pessoas vão acabar perdendo o interesse no seu conteúdo.
3 – Analise as comissões
Não é porque a comissão do produto é alta que ele é o ideal para você. A comissão pode ser alta justamente pelo fato dele não ter tanta demanda assim.
E, se o produto não tem demanda, não dará lucro.
Portanto, na hora de analisar as comissões, simule vendas com números realistas. Dessa forma, vai conseguir verificar quanto cada uma vai te render mensalmente.
4 – Atualize-se Constantemente
Não faltam novidades na internet.
Por isso, é muito importante se manter atualizado sobre o que acontece no segmento que escolheu. Assim, você consegue criar conteúdo relevante para o seu público de maneira constante.
Um afiliado de destaque não pode deixar nada passar, porque tudo pode se tornar obsoleto.
5 – Invista tempo no seu negócio
Talvez você esteja querendo se tornar um afiliado apenas para ter uma forma de renda extra.
No entanto, quanto mais se aprofundar a respeito de um tema que esteja produzindo conteúdo, mais tempo vai precisar para conseguir fazer isso de forma relevante.
Para não perder o controle, trace metas para entender onde quer chegar e estipule horários para cuidar do negócio diariamente.
Vender como afiliado vale a pena?
Depende… Muitas pessoas ao redor do mundo vivem através da renda gerada por programas de afiliados.

Portanto, trabalhar como afiliado pode ser só uma maneira de conseguir renda extra, ou até mesmo a sua única profissão, desde que você entenda que requer dedicação.
Assim como qualquer profissão, ganhar dinheiro e ser bem-sucedido como afiliado depende dos seus esforços.
Para quem investir pesado em tráfego e, com isso, conseguir montar uma boa base de audiência, se tornar um afiliado tem muitas vantagens:
- Não correr risco de perder investimento
- Trabalhar sem precisar de um produto próprio
- Ser seu próprio patrão
- Ter muitas possibilidades de divulgação
- Não precisar de um site ou muito conhecimento técnico
- Garantia de pagamento
Contudo, trabalhar como afiliado não são apenas flores. Existem dificuldades reais:
- Necessidade de investir muito em tráfego
- Se for começar do zero, vai demorar muito tempo até conseguir uma boa audiência
- Muita concorrência promovendo os mesmos produtos
- Muito tempo até começar a ganhar dinheiro de verdade
Como você viu, para se tornar um afiliado de sucesso, vai precisar investir principalmente em audiência.
Afinal, não é de um dia para o outro que é possível milhares de seguidores, por exemplo. Isso requer tempo, estudo para ser capaz de produzir conteúdo relevante e ter credibilidade o suficiente para oferecer produtos ao seu público-alvo.
Comece Agora Mesmo
Depois de ler tudo isso sobre o Programa de Afiliados, talvez você esteja considerando começar a ganhar dinheiro sem sair de casa.
Mas lembre-se: para isso, vai precisar investir em tráfego para conseguir criar uma boa base de audiência. Esse é, provavelmente, o maior desafio de quem vende como afiliado.
É por isso que o Bruno de Oliveira, especialista em Ecommerce, criou o treinamento Explosão de Tráfego e Vendas.
Nele, você vai aprender técnicas e estratégias para multiplicar a audiência de suas páginas por meio vídeos, conteúdos de valor e de anúncios qualificados nas principais plataformas de venda.
Saiba mais sobre isso:
Me tornei afiliada a pouco tempo, mas tenho certeza do sucesso.
Acredito que trabalhar como afiliado seja um projeto de longo prazo. Poucos conseguem resultados imediatos. Precisa de muita persistência.
Muito útil essa matéria, me ajudou múito
Adorei as dicas! Muito bom o conteúdo.
Já faz mais de 5 anos que trabalho com isso.
Para mim foi como assinar a carta de alforria.
Uma verdadeira libertação.
Eu escolhi ser afiliada autoridade e estou iniciando aos poucos. Cada dia aprendo mais um pouquinho.
Trabalhar na internet nos traz várias oportunidades! Fiz um curso de marketing de afiliados e estou gostando muito!