O YouTube é uma das principais plataformas quando o assunto é ganhar dinheiro pela internet. Por isso, se você quer saber como monetizar o YouTube, este artigo vai explicar tudo sobre o assunto. Leia!

Não é novidade para ninguém que o YouTube é um grande aliado de pessoas que querem conquistar uma renda trabalhando online. Isso engloba desde produtores de conteúdo até, claro, empresários que apostam na plataforma para aumentar o alcance e os ganhos de suas marcas. 

Isso acontece porque, hoje, o YouTube é o 2º site com maior tráfego da internet, ficando atrás apenas para o Google, companhia da qual faz parte. Por lá, são mais de 1 bilhão de horas de conteúdo consumidas diariamente pelos usuários.

Então, se você é uma dessas pessoas que utiliza a plataforma, ou deseja fazer isso em breve, e quer monetizar seus vídeos... saiba que o processo é mais simples do que se imagina. E nós vamos te explicar passo a passo!

Contudo, para fins de compreensão de como monetizar o YouTube, vamos nos referir a essas pessoas ao longo deste artigo apenas como “donos de canais” ou “criadores de conteúdo”, combinado? 

Pegue papel, caneta… e vamos começar!

Por que saber como monetizar o YouTube é importante?

Saber como monetizar um canal no YouTube é importante para você adquirir ganhos financeiros ao produzir conteúdo na plataforma. 

Atualmente, o YouTube conta com uma audiência de mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, com cerca de 42,9% acessando a plataforma todos os meses. Isso significa que há um mar de oportunidades para você conseguir ganhar dinheiro de maneira relevante dentro do YouTube. 

Você pode segmentar o seu público, de acordo com o seu nicho de mercado, e lucrar com os vídeos feitos para uma parte desse público. Mas, fique tranquilo, pois vamos falar sobre isso em detalhes mais adiante neste artigo… 

Por ora, queremos que você saiba que a monetização no YouTube é importante, inclusive, para negócios que queiram ampliar seu alcance no mercado. Uma das etapas básicas do marketing digital - crucial para quem vende online - é educar a audiência, a fim de mostrar que os produtos ou serviços da empresa são exatamente o que ela precisa. 

Os vídeos no YouTube, claro, são excelentes para fazer isso. E, a partir do momento que existe a monetização, aumentam-se as chances de as empresas lucrarem ainda mais. Por isso, vamos entender, então, um pouco mais sobre a monetização do YouTube? 

Quando o YouTube começou a monetizar?

A monetização do YouTube não ficou disponível para os usuários desde o início da plataforma. O Youtube foi criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, sendo, posteriormente, comprado pelo Google em 2006 por US$ 1,65 bilhão em ações.

Contudo, apenas em 2007 é que os criadores de conteúdo começaram a gerar receitas na plataforma. Foi neste mesmo ano, inclusive, que o YouTube chegou ao Brasil, já devidamente traduzido para o português. 

Como funciona a monetização do YouTube?

A monetização do YouTube funciona de diversas maneiras. Ela pode ser feita a partir de receita de publicidade, de clube de canais, ou de outras modalidades. A escolha de qual utilizar vai depender diretamente dos objetivos que você tem para o seu canal

Algo que pode te ajudar nessa decisão é entender como cada modalidade de monetização funciona dentro da plataforma. Vamos fazer isso a seguir… Veja:

Receita de publicidade

As receitas de publicidade são aquelas geradas a partir da criação de anúncios nos vídeos publicados nos canais. Eles são ótimos para gerar mais tráfego para o site de vendas e aumentar o alcance da marca entre o público. 

Existem alguns formatos de anúncios no Youtube, como:

  1. Anúncios in-stream (puláveis e não-puláveis): podem ser vistos antes ou durante a veiculação dos vídeos;
  2. Bumper ads (ou breve): apesar de mais curtos, também podem antes ou durante a exibição dos vídeos;
  3. Anúncio de vídeo discovery: aparece em locais tradicionais de descoberta dentro da plataforma, como acima da lista de vídeos relacionados do YouTube;
  4. Anúncios de masthead: surge na seção que fica na parte superior da home do YouTube ;
  5. Anúncios out-stream: são exibidos diretamente no YouTube, mas em sites e aplicativos ligados ao Google.

Se você quiser saber mais sobre geração de receita via publicidade, vale a pena ler o artigo: Como anunciar no YouTube [passo a passo completo]

Clubes de canais

Os clubes de canais são serviços oferecidos pelos youtubers, ou seja, pessoas que produzem vídeos na plataforma, para os inscritos em seus canais. Funciona como uma espécie de clube de assinatura, em que a pessoa paga uma determinada quantia por mês e recebe em troca alguns benefícios exclusivos.

Há postagens feitas só para esses membros, bate-papo com os youtubers, selos personalizados, emojis, etc. Para que um canal possa aplicar esse tipo de monetização é preciso apenas ter mais de mil inscritos. E o pagamento ao dono do canal é feito mensalmente. 

Super Chat e Super Stickers

Esse tipo de monetização acontece por meio das lives feitas no YouTube. Durante estes bate-papos ao vivo e interativos, os seguidores podem pagar para terem suas mensagens divulgadas em destaque nas transmissões

Além disso, no Super Chat e Super Stickers, o dono do canal pode estabelecer algumas normas para liberar a exibição do comentário da pessoa. E o tempo em que este ficará em destaque vai depender do valor investido. Interessante, não é? 

Vamos avançar a leitura para continuar entendendo sobre como monetizar o YouTube…

Estante de Produtos

A Estante de Produtos funciona como uma espécie de loja virtual, permitindo que os espectadores possam comprar produtos por meio de links divulgados nas páginas do canal

Para ativar essa modalidade de monetização, é preciso fazer o login no YouTube Studio, selecionar a opção “Geração de receita” e adicionar os produtos que deseja. Existem alguns requisitos básicos, como ser maior de 18 anos e ter, no mínimo, 10 mil inscritos

Um ponto interessante da Estante de Produtos é que a disposição dos produtos nesta vitrine online pode ser ajustada de acordo com com as necessidades do canal. Também pode haver a fixação de um item ao longo de uma live e inserção da aba “Loja” dentro da guia do canal. 

Receita do YouTube Premium

No YouTube Premium, os criadores de conteúdo recebem uma parte da taxa de assinatura de um usuário Premium quando ele assiste aos vídeos publicados nos canais. Essa assinatura diferenciada permite algumas das vantagens para os usuários, como:

  • Assistir aos vídeos sem anúncios;
  • Fazer download dos conteúdos em dispositivos móveis para assistir quando estiverem off-line. 

Ou seja, YouTube Premium pode ser bem interessante para obter ganhos expressivos dentro da plataforma. Algo que faz sentido, inclusive, é caprichar na hora de criar os conteúdos, já que quanto mais pessoas assistirem aos vídeos, mais chances você tem de lucrar. 

Na prática, as pessoas pagam a assinatura ao YouTube, que efetua o pagamento de parte desses ganhos para os donos dos canais. 

Recompensas do YouTube Shorts

Por último, mas não menos importante, vamos falar das recompensas via YouTube Shorts. Esta é uma funcionalidade que permite a criação de vídeos curtos gravados na vertical e com duração de, no máximo, 60 segundos.

A monetização desse tipo de vídeo acontece graças a um fundo de  US$ 100 milhões criado pelo YouTube como forma de incentivo para os criadores de conteúdo. Lembrando que a quantia paga pode variar de acordo com o desempenho destes vídeos curtos dentro da plataforma.

Gostou dessa modalidade para suas estratégias de como monetizar o YouTube? Se fizer sentido para a sua audiência, esses vídeos curtos podem gerar bons ganhos para o seu negócio. 

Contudo, você só precisa ficar atento que para aplicar qualquer tipo de monetização no YouTube é preciso seguir algumas regras impostas pela plataforma. Vamos falar sobre isso no próximo tópico… Continue a leitura!

Quais são os requisitos para monetizar o YouTube?

Como mencionamos anteriormente, o YouTube define alguns requisitos para que os canais possam ser monetizados. Vamos mostrar um resumo feito com base nas  Políticas de Monetização da plataforma.

Confira:

  • Não violar as diretrizes da comunidade, criando conteúdos que não contenham: spam, práticas enganosas e golpes, nudez e conteúdo sexual, conteúdo perigoso ou nocivo, discurso de ódio, assédio e bullying virtual;
  • Possuir uma conta e seguir as políticas do programa Google AdSense, plataforma que possibilita o pagamento dos vídeos monetizados aos parceiros do YouTube; 
  • Manter os princípios de qualidade para conteúdo familiar e infantil, caso o canal seja voltado para crianças;
  • Estar sempre em dia com as mudanças feitas nas políticas feitas pela plataforma. Elas são enviadas por escrito para que você concorde ou não com os ajustes. Caso não queira, há a opção de parar de usar o recurso que foi alterado ou encerrar o contrato.

Fora isso, existem alguns pontos interessantes que precisam estar no radar dos donos de canais e criadores de conteúdo dentro da plataforma:

  • Ter pelo menos 18 anos completos ou um responsável legal maior de idade para gerenciar os pagamentos dos ganhos conquistados no YouTube;
  • Possuir 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses;
  • Ter no mínimo mil inscritos no canal.
  • Criar conteúdos que não contenham plágios ou sejam reaproveitados de outros canais, sem qualquer tipo de contribuição crítica ou com violações da lei de direitos autorais. O uso de uma música sem a autorização prévia é um exemplo;
  • Manter uma postura que proteja a comunidade do YouTube dentro e fora da plataforma.

Como funciona o pagamento do YouTube?

Como mencionamos anteriormente, os pagamentos gerados pelas monetizações no YouTube acontecem por meio do Google AdSense. Os valores pagos aos criadores de conteúdos são feitos em dólar, independentemente do país de origem do canal. 

Contudo, vale ressaltar que a transferência do dinheiro só pode ser feita quando o canal acumula, no mínimo, US$ 100 na conta AdSense. Também há a necessidade de pagar algumas taxas na hora de converter para o real, moeda brasileira. 

Como é a forma de pagamento no YouTube?

O Google AdSense oferece diversas opções para o criador de conteúdo receber pagamento. Entretanto, aqui no Brasil estão disponíveis apenas duas, que são:

  • Cheque: as emissões são feitas pelo Citibank, por isso, é preciso verificar se a sua instituição financeira possui convênio com ele. Normalmente, os cheques são enviados por meio de entrega padrão, levando de duas a quatro semanas para chegar ao endereço indicado pelo criador de conteúdo;
  • Transferência eletrônica internacional: o recebimento acontece diretamente na conta bancária, uma vez por mês. Para isso acontecer, é preciso que o dono do canal insira suas informações bancárias em sua conta do AdSense.

Caso queira saber mais, a plataforma explica todas as especificações de cada forma de pagamento em sua página oficial, na seção sobre como Incluir sua forma de pagamento para o Google AdSense.

É possível mudar a forma de pagamento do YouTube?

Sim, você pode alterar ou excluir uma forma de pagamento no YouTube. Basta seguir o passo a passo: 

  • Acesse a área de membros;
  • Vá em “Gerenciar assinatura”;
  • Selecione “Editar” ao lado da forma de pagamento atual;
  • Escolha a outra opção de pagamento que deseja, ou clique em adicionar cartão de crédito ou débito e insira os dados; 
  • Clique em enviar.

Bem simples, não é verdade? Mas calma que ainda existem outros pontos importantes sobre esse assunto de como monetizar o YouTube. Continue a leitura!

Quanto é a monetização do YouTube?

Não existe um valor pré-definido para os pagamentos feitos pelo YouTube. A quantia total vai depender de uma série de fatores que variam de acordo com a modalidade de monetização.  

Por exemplo, se for pelo número de visualizações nos vídeos, há um cálculo chamado de Custo por Mil Visualizações (CPM). Nele, o produtor de conteúdo recebe a cada 1 mil reproduções do anúncio feito pelo anunciante. 

Quanto tempo demora para o YouTube pagar?

O criador de conteúdo ou dono do canal recebe o pagamento no mês seguinte ao acúmulo dos ganhos, entre os dias 21 e 26. É válido lembrar que isso só acontece após a criação do canal, a inscrição no programa de parceiros e, claro, de algum crescimento na audiência.

Ou seja, tanto a monetização quanto o recebimento dos ganhos não acontecem de maneira imediata. É preciso que a pessoa direcione esforços por algum tempo para o aumento da relevância do canal. 

Leia também: Como criar um canal no Youtube em 2022 e ganhar dinheiro

Como ativar a monetização no canal do YouTube?

O primeiro passo para ativar a monetização do seu canal no YouTube é fazer sua inscrição no Google AdSense. Depois, preencher os dados cadastrais solicitados, com o site e e-mail, e aceitar os termos de uso.

Lembrando que não há um limite de números de canais que um usuário possa monetizar. A partir do momento que você cumpre todos os requisitos impostos pela plataforma, além das diretrizes e políticas de monetização, é possível gerar receitas em quantos canais você quiser.

Dicas para monetizar o YouTube com um canal ativo e rentável

Depois de todas essas informações relevantes sobre como monetizar o YouTube, vamos agora te apresentar algumas dicas para deixar o seu canal ainda mais ativo e rentável. 

Talvez você já conheça algumas delas, talvez não… Tudo bem. A ideia é passar uma visão geral sobre tudo o que você pode fazer para aumentar cada vez mais a relevância dos conteúdos para sua audiência.

Veja as dicas a seguir:

1. Conheça a sua audiência

Como direcionar seus vídeos para as pessoas que realmente têm interesse nos assuntos que você aborda? Simples: conhecendo a sua audiência. 

Isso vale para todos os tipos de negócios, independentemente do canal de vendas em que operam. Saber quem são as pessoas que compram ou consomem os conteúdos que você produz é o mínimo para atraí-las e fidelizá-las. 

Por isso, nossa sugestão é que você faça pesquisas com a sua audiência, seja através de formulários ou até mesmo de comentários deixados nos vídeos do canal. Tente entender o que ela necessita e gosta de assistir. 

2. Crie conteúdo relevante

Este tópico está diretamente ligado ao anterior… Para saber sobre como monetizar o YouTube, deixando seu canal ainda mais rentável, é necessário criar conteúdo que seja realmente relevante para os seguidores.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas, foque em conteúdos que estejam ligados a este segmento. Fale sobre como tirar boas fotos de roupas, como montar looks, quais acessórios combinam com determinadas peças, etc. 

O foco é você explorar os assuntos que dizem respeito ao tema central do seu canal no Youtube. Caso contrário, não adianta saber como monetizar o YouTube, pois a sua audiência não ficará interessada nos conteúdos produzidos. Lembre-se disso!

3. Publique com regularidade

Outro ponto importante sobre como monetizar o YouTube e ter sucesso ao fazer isso, é publicar vídeos de maneira regular. Isto é, não fazer a publicação de um conteúdo hoje e outro apenas daqui há uma ou duas semanas…

Estipule dias e horários certos para os seus vídeos saírem. Uma boa sugestão é deixar essas informações escritas no banner principal do seu canal, assim as pessoas saberão quando os vídeos vão sair e, se quiserem, também vão ativar o famoso “sininho” para receber as notificações.

Manter uma frequência é importante para não deixar a audiência perdida e, consequentemente, diminuir as chances dela assistir aos seus vídeos. Por isso, caso haja alguma mudança na programação, não deixe de informar isso em suas redes sociais, combinado?

Leia também: Como fazer banner no Canva? [GUIA PRÁTICO]

4. Use thumbnails atrativas

As thumbs são aquelas imagens que ilustram os vídeos antes da exibição. Funcionam como uma espécie de capa e, por isso, são cruciais para atrair a atenção e despertar o interesse dos espectadores

Crie uma thumb nova para cada vídeo, sempre com uma frase curta e impactante, que entregue o tema central do seu vídeo. Alguns canais optam por frases tendenciosas ou que passem uma ideia polêmica… Nossa sugestão é que você evite isso. Esse tipo de iniciativa atrai os espectadores, mas nem sempre os mantêm interessados no conteúdo.

Foque em produzir um vídeo de qualidade, segmentando-o da maneira certa durante a monetização e criando boas descrições, que as visualizações certamente virão.  

5. Fidelize o público

Fidelizar os consumidores é totalmente necessário em qualquer negócio. Por isso, ao pensar nas estratégias de como monetizar o YouTube, não deixe de fora ações voltadas para a fidelização dos clientes.

Você pode aprimorar ainda mais a qualidade dos seus vídeos, ficar atento e responder a todos os comentários, oferecer cupons de desconto, enfim… encontrar maneiras de encantar o seu público.

6. Invista em SEO para YouTube

As técnicas de SEO, (Search Engine Optimization) focadas na otimização para os mecanismos de busca, ajudam os conteúdos produzidos a ficarem entre os principais resultados da primeira página de pesquisa. Essa prática é muito comum em publicações blogs, mas também em vídeos do YouTube.  

É preciso escolher uma palavra-chave, que tenha um bom volume de busca, inserir tags, escrever a descrição de maneira otimizada e usar um título que chame a atenção do usuário. 

Falamos mais sobre isso no artigo: SEO para Youtube: como destacar seus vídeos online

7. Use o Google Trends para entender as buscas de seguidores

Quem trabalha online sabe o quanto produzir conteúdo de valor é importante para engajar a audiência, não é verdade? Mas nem sempre é fácil identificar bons assuntos para abordar em um vídeo… 

É por isso que, nessas horas, ferramentas como o Google Trends podem ajudar bastante. Ela mostra tendências de buscas dos usuários, gerando insights interessantes que podem ser transformados em pautas. Vale a pena fazer um teste, caso ainda não tenha utilizado a plataforma. 

Diante disso, precisamos te fazer uma pergunta… será que só isso já seria o suficiente para conseguir monetizar e ter bons ganhos dentro do YouTube? É claro que não!

Para complementar todo o seu trabalho dentro da plataforma, você precisa saber que existem diversas estratégias que podem ser implementadas para aumentar o alcance e as vendas do seu negócio. 

Se você quiser conhecê-las, sugerimos que assista a masterclass Como usar YouTube para vender mais, disponível pela assinatura do Ecommerce na Prática. Nela, Natália Dianno, especialista em conteúdo audiovisual da Nuvemshop, divide algumas dicas de como você pode usar o Youtube para vender mais. 

Para saber mais, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é preciso para monetizar no YouTube?

Para monetizar vídeos no YouTube você precisa ter mais de 18 anos, criar conteúdo 100% original, sem plágios ou reaproveitamento de outros vídeos, ter conta no Google Adsense, além de outros pontos que citamos em nosso artigo. Leia!

Quantos seguidores têm que ter para ganhar dinheiro no YouTube?

O canal no YouTube deve ter, pelo menos, 1 mil inscritos para que seu dono possa monetizá-lo.

Quantas horas tenho que ter no YouTube para ganhar dinheiro?

O canal no YouTube precisa ter, no mínimo, 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses para começar a monetizar e ganhar dinheiro na plataforma.