Muitas pessoas querem empreender sem se preocupar com estoque e, nesses casos, o dropshipping surge como a principal opção. Muito se fala sobre o dropshipping internacional – com fornecedores de outros países –, mas e o dropshipping nacional, será que pode ser viável e vantajoso também? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

O dropshipping nacional é uma alternativa que tem ganhado destaque entre os empreendedores, oferecendo uma gama de vantagens que vão desde tempos de entrega mais curtos até uma potencial redução nos custos de envio. 

Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é dropshipping nacional, suas vantagens e desafios, além de fornecer insights valiosos para aqueles que entender melhor como a modalidade funciona.

Vamos começar?

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo logístico que permite ao lojista vender sem se preocupar com estoque. Ele funciona da seguinte forma: o cliente faz um pedido na sua loja virtual, você encaminha o pedido para o seu fornecedor e compra dele a um preço menor do que o cliente pagou… 

Após o recebimento do pedido, o fornecedor também fica responsável  pelo envio do pedido para o consumidor final. Na prática, isso significa que você terceiriza a parte logística da sua empresa

Por mais que pareça ser uma estratégia fácil, ela não é tão simples como parece – principalmente quando falamos do dropshipping internacional. 

Por muito tempo o dropshipping não foi visto com bons olhos porque muitos empresários, ao perceberem que o lucro neste modelo tende a ser mais baixo, davam um jeito de driblar os impostos na hora da negociação.

Muitos sites, inclusive, compram os produtos como pessoa física e colocam o endereço do cliente no envio como uma forma de fugir dos tributos. Isso é um erro grave.

Para fazer o dropshipping internacional de forma legal, uma empresa brasileira compra os produtos internacionais como pessoa jurídica. Quando as mercadorias chegam ao Brasil, são taxadas pela alfândega e depois revendidas aos consumidores.

Todo esse processo pode acabar diminuindo a margem de lucro, fazendo com que o lojista precise pensar em estratégia de venda para manter seu negócio lucrativo e, ao mesmo tempo, dentro da legalidade.

E é justamente nesse cenário que o dropshipping nacional surge como a escolha de diversos empresários… Vamos falar mais sobre isso a seguir.

💡 Antes, não podemos deixar de sugerir um conteúdo importante sobre a modalidade internacional: Como vai ficar o dropshipping com as taxas no Brasil? Entenda tudo.

O que é dropshipping nacional?

O dropshipping nacional é como o internacional, mas com a operação 100% brasileira. Tanto os clientes quanto os fornecedores devem ser do Brasil e fazer as transações em real.

A diferença do dropshipping nacional é a tributação a pagar. Como o produto não vem do exterior, o custo da operação é menor e a chance de ter problemas com a Receita Federal também. 

Como mencionamos antes, um dos grandes problemas do dropshipping internacional é que alguns lojistas desconhecem – ou ignoram – a legislação a respeito dos impostos previstos. 

Agora, quando trazemos para o território nacional, com menos custos, o dropshipping se torna uma prática comum até para grandes marcas, como Lojas Americanas, Ponto Frio e Shoptime. Todas elas usam esse modelo e talvez você nem tenha percebido.

Vantagens do dropshipping nacional

As vantagens do dropshipping nacional são diversas e podem fazer a diferença para empreendedores que optam por essa modalidade. Algumas das principais vantagens incluem:

  • Agilidade na entrega: ao trabalhar com fornecedores nacionais, os prazos de entrega tendem a ser mais curtos em comparação com o dropshipping internacional. Isso resulta em maior satisfação dos clientes devido aos tempos de espera reduzidos;
  • Redução de custos de envio: envios nacionais geralmente custam menos do que envios internacionais, resultando em custos totais de envio mais baixos para os empreendedores e seus clientes. Isso pode contribuir para margens de lucro mais saudáveis;
  • Não precisa lidar com a Alfândega: diferentemente do dropshipping internacional, no qual as encomendas podem passar por processos alfandegários demorados, o dropshipping nacional elimina esse obstáculo, evitando atrasos e possíveis taxas extras;
  • Relação mais próxima com fornecedores: a proximidade geográfica facilita a comunicação e o relacionamento com os fornecedores. Isso pode resultar em uma cooperação mais eficaz, melhor atendimento e resolução mais rápida de problemas.

Como fazer dropshipping nacional?

Agora que você já tem uma boa visão sobre dropshipping nacional, chegou o momento de entender quais são os passos necessários para trabalhar com essa modalidade.

Confira!

1 – Escolha bem os fornecedores

Os fornecedores são o coração do dropshipping. Se eles forem comprometidos, com bons prazos de entrega, com produtos de qualidade e preços competitivos, o seu negócio pode ser um sucesso. Se for ao contrário, você, como dono do negócio, vai arcar com as consequências – reclamações, baixa reputação e consequente queda nas vendas.

Por isso, a sua busca por bons fornecedores deve ser frequente e incansável. Mesmo que você já tenha um fornecedor de determinado produto, continue em busca de novos, pensando não só na experiência do cliente, mas na saúde financeira da empresa. 

Lembre-se de que o fornecedor deve ser seu parceiro, disponibilizando bons prazos de pagamento e, principalmente, preços competitivos que te permitam vender com boa margem de lucro.

Para começar, entre em contato com marcas que já estão estabelecidas no mercado e oferecem o modelo dropshipping. Vender produtos que ninguém conhece não é a melhor maneira de lançar o seu negócio.

Alguns exemplos de fornecedores são:

📦 Onde encontrar fornecedores de dropshipping? Veja a lista!

2 – Escolha uma plataforma de Ecommerce

O ideal para fazer dropshipping nacional é que você tenha uma plataforma de Ecommerce que te permita trabalhar integrando seu sistema ao estoque dos fornecedores que vai selecionar.

Falamos isso porque é com a plataforma de Ecommerce que você vai criar e estruturar a sua loja virtual, deixando-a pronta para vender os seus produtos todos os dias. 

Existem diversas opções no mercado… Aqui no EnP, nós indicamos a Nuvemshop, que é líder de seu segmento em toda a América Latina. Com ela, você pode começar pelo plano gratuito (chamado de Plano Começo) ou obter 25% de desconto em qualquer outro plano. 

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

3- Libere opções de pagamento

Para dropshipping nacional, não deixe de escolher uma plataforma que te permite disponibilizar as principais opções de pagamento. Cartões de crédito e débito, PIX, boleto bancário, link de pagamento, etc.

Caso não possa liberar todos logo no início, foque nos que mais fazem sentido para a sua persona. O importante é os consumidores encontrarem na sua loja as formas de pagamento que desejam.

💸Como receber pagamentos online? Confira as 10 melhores opções

4 – Seja transparente

Para não ter problemas com a lei e poder passar confiança aos clientes, você precisa ser transparente e colocar à disposição dos clientes todas as informações necessárias.

Na prática, isso significa deixar claro que a sua loja opera com o modelo logístico de dropshipping, informar o prazo de entrega, a política de troca e devolução, etc

Do contrário, seus clientes podem se sentir mal informados e, em um cenário pior, até mesmo enganados. Eles têm o direito de saber que estão comprando um produto que pode demorar mais para chegar, por exemplo.

5 – Proporcione um atendimento de excelência

Dependendo da gestão do negócio, comprar via dropshipping nacional pode ser algo delicado para o consumidor. Vamos explicar…

É comum que o cliente precise entrar em contato com mais frequência, seja para saber se a compra deu tudo certo, pedir o código de rastreamento, verificar se o envio já foi feito e por aí vai…

Por isso, para tranquilizá-lo em todos os aspectos possíveis, o seu atendimento ao cliente precisa ser impecável. Para isso, tenha um excelente serviço não só de pré-venda, mas de pós-venda também.

Lembre-se que qualquer problema ligado ao envio precisa ser rapidamente resolvido com o fornecedor e explicado ao cliente. No geral, mantenha contato com os compradores e sempre esteja disposto a ajudar.

6 – Atenção aos feedbacks dos clientes

Ainda pensando no consumidor, você precisa incentivá-los a dar suas opiniões sobre seus produtos ou sua empresa e, ao mesmo tempo, prestar muita atenção ao que é falado por eles.

Já que uma grande parte do dropshipping nacional não pode ser controlada por você e sim por terceiros, a atenção aos feedbacks dos clientes precisa ser triplicada. Por mais que alguns empresários não queiram receber notícias ruins, saiba que elas são necessárias para a evolução do negócio.

Digamos que os clientes estejam reclamando muito da entrega do produto X. Ao analisar e tentar entender o que está acontecendo, você acaba descobrindo que o fornecedor não está entregando os pedidos dentro do prazo… 

Com essa informação em mente, você entenderá que ele não é um bom parceiro comercial. E o mais adequado para o seu negócio é contar com outros fornecedores. 

Por isso, mantenha sempre as pesquisas de satisfação atualizadas no seu negócio para aperfeiçoar cada vez mais o seu negócio.

Plataformas de dropshipping nacional

As plataformas de dropshipping nacional funcionam de modo a colocar lojistas em contato com diversos fornecedores. Confira as principais opções que trabalham com empresas brasileiras:

Mintegra

O Mintegra nada mais é que uma plataforma que coloca o seu Ecommerce em contato com diversos fornecedores de dropshipping nacional (e também internacional). Vale ressaltar que, por meio desse serviço, é possível também encontrar fornecedores de crossdocking.

DSLite

Já o DSLite é uma plataforma especializada no dropshipping, por lá, você pode entrar em contato com diversos fornecedores nacionais, como empresas de moda, cosméticos, eletroeletrônicos e decoração.

DropNacional

Outra ferramenta muito interessante e que também é especializada em dropshipping nacional é o DropNacional. Por meio dela, é possível ter acesso a uma rede de parceiros de todo o Brasil, que garantem a produção e o envio dos produtos a todas as capitais do país.

📤 Como trabalhar com dropshipping? Entenda estratégias e boas práticas 

Fornecedores de dropshipping nacional

Depois de tantas informações relevantes sobre dropshipping nacional, que tal conferir algumas opções de fornecedores? Separamos em alguns nichos de mercado:

Moda

  • Kaisan;
  • MixBarato;
  • Xtreme Atacado;
  • Importados de Grife.

Acessórios

  • Empório Bags
  • Imagem Folheados;
  • LUXJÓIAS.

Eletroeletrônicos e móveis

  • Hayamax;
  • Cem Tecnologia Atacado e Dropshipping;
  • Gazin.

Para quem é indicado o dropshipping?

O dropshipping nacional pode ser uma opção para quem já tem um maior conhecimento de Ecommerce e não quer mais gerir um estoque, ou para quem está começando e não tem dinheiro em caixa para investir na construção de um estoque inicial.

No entanto, independentemente de qual seja o seu caso, é essencial que você tenha conhecimento a respeito de vendas online. Pense que o dropshipping nacional é um modelo de gestão de logística, que é apenas um pilar para o sucesso do seu negócio.

Você ainda precisa planejar, criar e estruturar o seu negócio… E a boa notícia é que nós podemos te ajudar: assista à aula gratuita Como criar um Ecommerce do Zero!

Nela, você vai descobrir as 6 etapas para planejar, construir e validar o seu negócio! Para assistir, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo logístico que permite ao lojista vender sem se preocupar com estoque. Funciona assim: o cliente faz um pedido na loja virtual e o lojista envia o pedido para o fornecedor, que, por sua vez, fica responsável não só pelo armazenamento das mercadorias, mas também pelo envio ao consumidor final.

Quais os principais fornecedores de dropshipping nacional?

Kaisan, MixBarato, Xtreme Atacado, Importados de Grife, Empório Bags, Imagem Folheados, LUXJÓIAS, Hayamax, Cem Tecnologia Atacado e Dropshipping, e Gazin.

Como fazer dropshipping?

1. Escolha os fornecedores; 2 Escolha uma plataforma de Ecommerce; 3. Libere opções de pagamento; 4. Seja transparente; 5. Tenha um atendimento de excelência; 6. Dê atenção aos feedbacks dos clientes.