Se você quer marcar presença online e se manter na mente da audiência, criar um canal no Youtube pode ser interessante. Porém, para ter resultados relevantes para sua empresa, é necessário seguir algumas boas práticas. Aqui, vou te ensinar como divulgar canal no Youtube da maneira certa. 

Como o Youtube pode te ajudar a vender mais

Como Divulgar Canal no Youtube vender mais

Ao ter um canal, você vai adquirir 3 vantagens competitivas no mundo dos negócios: autoridade, pessoalização da marca e promoção do seu produto.

Autoridade

Nós estamos sempre reforçando a importância da autoridade, um gatilho mental que pode te ajudar na hora de vender. Isso acontece porque, em geral, as pessoas se sentem mais confortáveis e confiantes em comprar após o veredito de um especialista no assunto.

Digamos que você precisa comprar um remédio. Se um estudante de medicina recomendar um e o Drauzio Varella recomendar outro, qual deles você vai escolher? Eu acredito que a tendência é optar pela indicação do segundo.

Mas calma, não é necessário ter graduação, mestrado e doutorado no assunto para que sua autoridade seja reconhecida. É só ver pelas centenas de influenciadores digitais que existem por aí, cada um falando de um determinado assunto e indicando produtos para a audiência…

A influência tem a ver com a confiança que você transmite para as pessoas que te seguem, com a admiração que gera. E isso tudo tem a ver com o conteúdo que produz e apresenta.

É aí que entra o Youtube.

Ao ter um canal no Youtube e postar conteúdo de valor, aos poucos, você constrói a sua autoridade.

Pessoalização da Marca

As pessoas confiam muito mais em outras pessoas do que em empresas.

Quando tem uma pessoa transmitindo uma causa e valores, os consumidores se conectam e se identificam. Ou seja, dão mais credibilidade ao seu negócio e, assim, compram mais.

Isso é a consequência da pessoalização. 

Ao gravar vídeos, a sua audiência vai saber quem é você e muitos vão parar de ver a sua marca como apenas mais uma entre tantas outras. 

Mesmo que você tenha vergonha de aparecer na frente das telas, pode pedir para alguém da empresa ou o seu sócio fazer as gravações.

E, ainda assim, não deixe de ter pelo menos 1 foto sua na loja virtual, em alguma postagem… permita que a sua audiência se identifique com você.

Vídeos dos seus produtos

É fato: vídeos já são o formato de conteúdo mais consumidos ao redor do mundo. O Youtube, inclusive alcançou tamanha audiência que, em números, já ultrapassou a da Globo. 

Portanto, esta aí uma vitrine muito interessante para seus produtos.

Além disso, outro ponto positivo é que os vídeos te ajudam a quebrar objeções…

Quando compramos na internet, a única experiência que podemos ter com os produtos é através de imagens.

O problema disso é que fica muito fácil para o cliente desistir da comprar, já que não tem certeza de como é o produto em mãos.

Com o vídeo, é possível melhorar a percepção do cliente sobre o produto, mostrando de novos ângulos e dando dicas de uso. 

10 Dicas para Divulgar canal no Youtube

1 - SEO

Como Divulgar Canal no Youtube SEO

Fazer um bom SEO (Otimização para Motores de Busca) é essencial para que os usuários encontrem o seu vídeo no meio de tantos outros. Essa técnica te ajuda a ranquear entre os primeiros resultados nas buscas do Youtube utilizando palavras-chave relevantes.

No Youtube, uma ferramenta gratuita que vai te ajudar é o VidIQ. Com ela, você pode ver quais são as palavras-chave mais buscadas, as tags mais fortes, os melhores criadores de conteúdo sobre o tema que vai falar... 

Além disso, o VidIQ vai te dando uma pontuação à medida em que faz o cadastro do vídeo na plataforma. A pontuação vai de 0 à 100 e, quanto mais alta, melhor.

A lógica é que, seguindo o que o VidIQ te indica, as chances de seu vídeo chamar maior atenção na plataforma aumentam. Assim, pode acabar alcançando os primeiros resultados da busca interna.

2 - Faça bons títulos

como divulgar canal no youtube título

Todo conteúdo precisa de um bom título. Mas o que significa, afinal, ter um bom título?

Ele precisa:

  • Chamar a atenção
  • Resolver um Dor
  • Ser específico

Existem duas coisas que chamam a atenção de uma pessoa parar clicar e assistir um vídeo: o título e a thumb, que é a imagem de capa.

Se o seu título é misterioso ou fala sobre algo que ninguém se interessa a princípio, provavelmente esse vídeo terá poucas visualizações. 

A sua audiência precisa saber sobre qual é o assunto de imediato e precisa se sentir atraída. Para conseguir fazer isso, é uma boa ideia usar a palavra-chave associada a palavras que despertam emoção no leitor. 

Digamos que você vende doces e fez um vídeo ensinando uma receita de bolo de chocolate que a sua avó lhe ensinou. A palavra-chave “bolo de chocolate” tem um volume de busca acima de 70, o que é ótimo. 

No entanto, a competição é alta. Por isso, você precisa colocar no seu título algo que vá se destacar, como O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo ou Bolo de Chocolate Vegano… Aí depende de como é sua receita.

Se você já leu nosso artigo sobre Gatilhos Mentais, terá mais facilidade em fazer isso.

3 - Boas Fotos de Capa

Como Divulgar Canal no Youtube fotos de capa

As capas dos vídeos, ou Thumbs, são aquelas imagens pequenas que aparecem ao pesquisar um vídeo no Youtube.

Eles funcionam como uma porta de entrada, com o título, para os vídeos. Se você tiver uma imagem estranha e que não esteja relacionada com o vídeo, as pessoas não se sentem atraídas pelo seu conteúdo.

Para criar suas imagens de capa, uma boa dica é usar o Photoshop ou o Canva, que é uma ferramenta com opções gratuitas. Assim, poderá montar uma thumb que é a cara da sua marca e que converse com sua audiência. 

O cadastro da Thumb deve ser feito na hora de configurar o vídeo, no botão “miniatura personalizada”.

4 - Faça parcerias

Como Divulgar Canal no Youtube parcerias

Um termo popular no Youtube é “Collabs”, ou simplesmente “Colaboração”. De forma simples, significa fazer uma parceria com influenciadores digitais ou figuras populares dentro do Youtube. 

Em geral, essas Collabs funcionam com uma troca de vídeos. Você, por exemplo, grava um vídeo em conjunto com uma pessoa e, em troca, ela grava um com você para o seu canal. 

Quando a audiência desse parceiro tem “fit” com a sua, ela acaba migrando também para o seu canal. Desta forma, pode aumentar seu número de seguidores e possíveis clientes.

Às vezes, as parcerias também podem ser fechadas de forma paga. Ou seja, você investindo seu dinheiro para influenciadores falarem sobre seu produto ou canal.

Mas essa decisão vai depender do objetivo que tem: ganhar inscritos, vender produtos, aumentar o reconhecimento da sua marca…

Com o objetivo definido, entre no Youtube e faça uma pesquisa sobre pessoas que falam sobre o seu nicho. Verifique quais possuem números interessante para o seu negócio, se o público te interessa… 

Depois, entre em contato com eles e converse sobre a possibilidade de parceria.

5 - Use CTA

Como Divulgar Canal no Youtube CTA

CTA, ou Call To Action, significa chamar atenção do seu cliente a fim de fazê-lo realizar uma ação específica. O uso de CTA é muito comum no dia a dia de marcas e talvez você já até faça isso sem saber…

No Youtube, os mais populares são “inscreva-se no canal” ou “deixe um comentário”. 

É muito importante que você faça isso no início e no final do vídeo. 

Mas você pode ir além… Use as primeiras linhas da descrição para deixar links de compra ou de aquisição de leads, por exemplo. 

Pode ser se inscrever na sua newsletter, seguir a sua página no Instagram, entrar na promoção que está acontecendo no seu site, deixar algum comentário…

6 - Playlist de vídeos relacionados

Como Divulgar Canal no Youtube playlist

Uma maneira de deixar o seu canal organizado e manter a sua audiência engajada é manter os seus vídeos em playlist.

No canal do Ecommerce na Prática, por exemplo, temos várias playlist sobre temas variados. Se um aluno quiser estudar sobre estratégias de marketing e vendas, ele pode entrar na nossa lista e ver vários vídeos.

Com um único clique, ele assiste vários conteúdos, fica entretido e nós ganhamos mais visualizações, até mesmo em vídeos que são mais antigos.

Ou seja, a chance do seu consumidor ficar navegando no seu canal é muito maior.

7 - Divulgue nos outros canais 

Não importa como funciona e qual é o tamanho do seu negócio: você pode e deve divulgar os seus vídeos em todos os canais.

Divulgando nas redes sociais e em blogs, você permite o compartilhamento. Quanto mais clientes compartilharem os seus vídeos, mais pessoas vão entrar em contato com o seu negócio.

E, se você tem uma lista de emails, use-a. Mostre o que a sua audiência vai ganhar assistindo ao seu vídeo e mande o link do vídeo facilitando o acesso. 

8 - Responda aos comentários

Como Divulgar Canal no Youtube outros canais

Para fazer com que a sua audiência comente cada vez mais em seus vídeos e se sinta próxima de você, responder as dúvidas deixadas nos comentários é essencial.

Se o seu público perceber que você se importa, vão acabar se envolvendo mais. 

9 - Poste com frequência

Consistência é tudo.

Se você ficar postando apenas quando deseja, a audiência que te acompanha e gosta do seu conteúdo vai desistir de ficar atento ao seu canal.

Estabeleça dias que, na sua agenda, são possíveis para postar os vídeos. Entre duas e três vezes por semana já é o suficiente.

Tenha sempre uma parte do processo já pronta no dia da postagem para evitar atrasos e erros.  

10 - Mídia Paga

Como Divulgar Canal no Youtube midia paga

Facebook Ads, Google Ads, Instagram… tudo isso pode te ajudar.

As dicas até agora foram todas para gerar tráfego orgânico, ou seja, gratuito. Porém, para ter um resultado de excelência, você pode investir em anúncios e fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio.

Para saber mais como isso funciona, confira o nosso artigo Google Adwords ou Facebook Ads: qual traz melhores resultados?

Venda em mais redes sociais

Antes do mundo digital, para vender qualquer coisa, era preciso de um investimento muito alto para ter o próprio negócio.

Hoje, é possível começar com pouco dinheiro e sem grandes dificuldades, principalmente com as redes sociais. 

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Twitter… todas vieram para conectar as pessoas de vários lugares diferentes.

Da mesma forma, você pode se conectar e vender para essas pessoas com o mínimo de investimento.

Afinal, são plataformas gratuitas, com uma audiência enorme e com várias ferramentas que podem te ajudar durante todo o processo.

O Instagram, principalmente, é perfeito para começar. Por ser uma rede social bem visual, fica ótimo para divulgar as imagens dos seus produtos.

32 ideias de postagem para te inspirar e  aumentar as vendas no Instagram. Baixe agora gratuitamente! 

Ao longo deste artigo compartilhamos algumas dicas de como aumentar as vendas no Instagram. Cada uma delas envolve um pilar do seu negócio mas, quando o assunto é Instagram, não há como negar: o conteúdo ainda é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia… 

Apesar disso, nem sempre é fácil ter ideias de postagem à mão sempre que necessário. Essa é uma tarefa ainda mais desafiadora quando você empreende sozinho e, além de todas as outras variáveis do negócio, também precisa se preocupar com conteúdo… 

Foi para ajudar empreendedores como você que criamos o e-book “32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais”. Este é um guia completo, com dezenas de modelos de postagem prontos para personalização e uso. 

Para baixar gratuitamente, clique aqui


https://ecommercenapratica.com/blog/como-vender-no-instagram/