O ebook é um formato de conteúdo muito interessante para empresas. Com ele, é possível aumentar a captação de leads e estabelecer a empresa como uma referência no mercado. Quer saber como fazer um ebook profissional? Neste artigo, nós te ensinamos… 

As chances de você já ter baixado um ebook são altas. Esse é, afinal, um dos formatos de conteúdo mais populares para empresas que desejam produzir um conteúdo de valor para os seus clientes. 

Além de muito úteis, os ebooks também são um formato simples de ser feito e têm um custo muito baixo. Se você quer saber como usar essa ferramenta em sua estratégia, saber como fazer um ebook é o primeiro passo. E é sobre ele que vamos falar neste artigo… 

banner do treinamento marketing de conteúdo para negócios.

O que é um ebook? 

Um ebook é um livro digital, simples assim. Ou seja, todo livro que é lido por meio do computador, celular, tablet ou aparelhos de leitura digital – como o Kindle e o Lev, por exemplo – são ebooks. 

A palavra ebook vem do termo em inglês eletronic book, que pode ser traduzido como “livro eletrônico”. Esse formato se tornou bastante popular por permitir que o conteúdo escrito fosse consumido a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Os livros digitais não são exatamente uma novidade. Na verdade, eles existem desde o começo da popularização da internet. O que acontece é que, hoje, eles são muito usados por empresas em suas estratégias de geração de leads

Por que criar um ebook profissional? 

Ao longo de um ebook é possível elaborar sobre vários temas pertinentes para o cliente, contribuindo para a educação do seu nicho de mercado e para o estabelecimento da marca como uma referência em seu segmento. 

Por isso, esse se tornou um formato muito popular nas estratégias de produção de conteúdo para empresas. 

Em troca de um ebook profissional, tudo que o cliente precisa fazer é deixar uma informação de contato, mais especificamente o e-mail. Com essa informação, a empresa pode adicionar esse cliente ao seu funil de marketing. Vamos falar mais sobre isso ainda neste artigo, não se preocupe… 

E o melhor de tudo isso é que o custo para criar um ebook é muito baixo. Além disso, esse é um material que pode ser distribuído amplamente, sem gerar custos com a impressão e o armazenamento.

Vantagens de usar o ebook na sua estratégia de marketing 

A principal vantagem do ebook é que ele permite a abordagem de assuntos mais complexos de forma que outros formatos – como o vídeo ou uma postagem nas redes sociais, por exemplo – não comportam. 

Criar esse tipo de conteúdo vai trazer o seu cliente mais para perto e mostrar que a sua empresa é uma expert em seu segmento. Duas coisas muito valiosas para o processo de vendas de qualquer empresa.

A outra grande vantagem do ebook é a seguinte: ele permite a coleta de informações de contato da sua audiência. A partir do momento em que eles oferecem um endereço de e-mail para contato, por exemplo, os visitantes do seu site passam a ser leads – ou seja, pessoas com interesse em sua marca, produto ou mercado. 

Esse é o primeiro passo para estratégias de e-mail marketing. E, quando falamos em leads, os ebooks ainda são uma das ferramentas mais efetivas… 

De acordo com uma pesquisa da EduTrends, empresas que publicam ebooks geram sete vezes mais leads em relação àquelas que não adotam essa prática. Esse é um dado que deve ser levado em consideração, não acha? 

Antes de saber como fazer um ebook, nada mais justo do que entender quais as vantagens dessa estratégia, certo? Aqui vai um resumo das principais: 

8 passos para criar um ebook profissional

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é um ebook e quais as vantagens dessa ferramenta na estratégia da sua empresa, vamos te mostrar como fazer um ebook passo a passo. 

Veja agora! 

1. Entender o público-alvo

Se você pretende criar um ebook profissional, deve saber que público deseja impactar. É fundamental entender o que os seus clientes - e clientes em potencial - estão interessados em consumir.

De nada adianta criar um livro virtual que ninguém quer ler, muito menos se dar ao trabalho de desenvolver um material que não traga leads ou vendas.

Por exemplo: digamos que você trabalhe no mercado pet, vendendo roupas personalizadas para cachorros. De nada adianta criar um ebook completo e incrível sobre quais cuidados os donos de gatos devem ter. Por melhor que seja o conteúdo, não vai ser útil para o seu público.

Por outro lado, se fizer um livro digital como adestrar cães por conta própria, provavelmente terá resultados bem melhores, pois o ebook é direcionado para o seu micro nicho.

Um bom exercício para conhecer o seu público é criar uma persona… Nós falamos mais sobre o assunto neste artigo aqui: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022].  

2. Definir o tema do ebook

Sobre o que você pretende falar? Qual é o objetivo do seu ebook? Para definir essas questões, há dois caminhos interessantes a seguir:

O primeiro é escolher um tema que tenha bastante buscas, de acordo com as ferramentas de pesquisa (SEO). Use ferramentas como Google Trends e Semrush para entender quais são os temas com maior demanda, que trarão maior relevância para o material.

Outra ideia é usar os dados do seu próprio site e o feedback do seu público para criar um conteúdo que agregue valor. Nesse caso, você vai precisar já ter uma audiência bem estabelecida, em quantidade suficiente para justificar a criação de um produto exclusivo.

3. Estruturar o conteúdo

Definido o tema, é importante criar uma estrutura para seu ebook. Um esqueleto para nortear a criação do texto e das imagens.

Separe seu livro digital por capítulos, criando um esquema que faça sentido e tenha um fluxo de leitura interessante para o leitor.

Para elaborar os tópicos, também vale a pena apostar no SEO. Entenda quais são as palavras e expressões mais buscadas dentro da temática do ebook para tornar o conteúdo ainda mais relevante.

Nessa fase, é fundamental deixar separado um espaço – geralmente no início – para um trecho que conta sobre a sua empresa e reforça a autoridade da marca (ou do especialista autor do ebook).

Além disso, crie uma introdução sobre o tema que vai ser tratado e deixe um call-to-action (CTA) claro ao fim do livro para aumentar as conversões. Para saber mais sobre o assunto: leia: O que é CTA: descubra como utilizar Call to Actions no seu Ecommerce

4. Definir a formatação do ebook

Existem dois modelos padrão de ebook: PDF e Epub.

O PDF é indicado para ebooks mais complexos, ricos em textos e imagens e com uma diagramação particular. Esse formato de arquivo reproduz de forma exata o modelo da página e facilita a visualização do conteúdo sem alterações.

O Epub é o melhor formato para ebooks mais simples, sem tantas imagens e sem uma quantidade muito grande de imagens. Ele possibilita o redimensionamento do conteúdo para diferentes plataformas de leitura.

6. Escrever o conteúdo

Essa é a etapa mais importante de todas. Todos os outros passos da criação de um ebook dependem da qualidade do conteúdo produzido.

Certifique-se que o material criado realmente é relevante, com potencial de engajamento e que agregue valor para seu público.

Na hora de escrever, é importante estabelecer uma linguagem coesa para seu ebook. Por exemplo: se você começa escrevendo na primeira pessoa, fica estranho mudar a estratégia no meio do caminho, certo?

Outro ponto interessante é que você deve utilizar o vocabulário que tenha conexão com seu público alvo. Um ebook para médicos não deve ter o mesmo tipo de linguagem de um que foi feito para surfistas, pois são dois grupos completamente distintos, com hábitos e estilos de vida diferentes.

5. Ilustrar o conteúdo

Primeiro e mais importante: você precisa de uma capa incrível. Apesar de o ditado dizer "não julgue o livro pela capa", é exatamente isso que as pessoas fazem.

Pense que as imagens, assim como o texto, têm que passar uma ideia de profissionalismo. Um bom texto acompanhado de imagens ruins pode acabar perdendo a credibilidade.

Use todos os recursos disponíveis. Além de fotos, pense em ilustrações, gráficos e qualquer tipo de elemento que deixe a leitura mais rica e interessante.

Caso ache necessário, considere contratar um ilustrador somente para a capa ou até mesmo para o ebook por completo. É interessante deixar todo o material com a identidade visual da sua empresa.

Caso realmente não queira – ou não possa – gastar dinheiro nesta etapa, saiba que existem diversos sites com imagens gratuitas para utilização, além da possibilidade de criar seu próprio material.

Além de criar suas imagens em ferramentas como o Canva e outros editores, é possível usar bancos de imagens para ilustrar seu ebook. Alguns sites que têm bons acervos gratuitos são:

7. Revisar o ebook

É natural que haja uma certa empolgação para disponibilizar o seu ebook o quanto antes ao público.

Entretanto, isso só pode ser feito quando você tiver certeza de que tanto o texto quanto as imagens estão excelentes.

Os leitores não costumam perdoar erros de ortografia. E isso pode, inclusive, refletir sobre a opinião deles quanto ao conteúdo e à sua empresa. Por isso, dê muita atenção à revisão do seu ebook.

8. Publique o ebook

Depois de criar um ebook profissional, talvez você pense em comercializá-lo. Se esse for o caso, é necessário registrar a obra na Biblioteca Nacional.

Só assim você terá o ISBN, indispensável para que você possa vender seu ebook legalmente.

Para mais informações, consulte o site da Biblioteca Nacional.

Mas, caso sua intenção com o ebook seja apenas gerar leads, você deve criar uma landing page e um formulário que capte os e-mails de interessados. 

Nesse momento, é importante escolher uma plataforma que não seja muito complicada, assim você pode dedicar sua atenção apenas à criação do conteúdo. Confira a lista com algumas opções:

Quais ferramentas usar para criar o ebook?

Há inúmeras ferramentas gratuitas para criar um ebook profissional tanto no Brasil quanto no exterior. Algumas delas são:

Nós, inclusive, temos um artigo completo sobre uma dessas ferramentas. Leia quando puder: Como usar o Canva [TUTORIAL]

É melhor vender o ebook ou oferecê-lo gratuitamente?

Depende da sua estratégia, é claro… 

Essa é uma pergunta bastante pertinente. Você dedicou seu tempo a criar um ebook profissional, com conteúdo relevante e que agrega valor. Agora, seria melhor vender e lucrar com isso ou apenas disponibilizar gratuitamente?

Bem, isso varia bastante dos objetivos da sua empresa.

Se o intuito é gerar leads, disponibilizar gratuitamente é mais indicado, pois vai alcançar um público mais abrangente.

Entretanto, dependendo da qualidade do material, talvez seja interessante do ponto de vista financeiro tentar monetizar o produto.

Para isso, você precisa já ter uma audiência estabelecida. Com um grande número de pessoas que acompanham o seu trabalho, talvez seja possível tornar a venda do seu ebook rentável.

Como definir o preço do ebook?

O processo de precificação de um ebook é muito próximo ao que você usaria para definir por quanto vende seus produtos. Pense no tempo e dinheiro investidos, sua margem de lucro e os objetivos da marca.

Também vale a pena considerar que o ebook tem outras funções além de gerar lucro, como estabelecer autoridade e gerar leads.

Na hora de definir o preço do livro digital, é válido lembrar que não haverá gastos com impressão nem com o armazenamento de cópias físicas. Ainda assim, o valor de compra de um ebook varia bastante, dependendo do conteúdo.

Por exemplo: se o seu material é algo como '10 dicas para tirar fotos incríveis no Instagram', é provável que o público não esteja disposto a investir muito nele. Por outro lado, se for um curso completo ou material que realmente vá impactar na vida do seu cliente, o preço pode ser mais alto.

Erros frequentes na criação de um ebook

São muitos os livros digitais criados diariamente. Entretanto, muitos deles não alcançam seus objetivos. Conheça os principais erros na hora de criar um ebook profissional e como evitá-los:

1. Abordar um tema que você não domina

Você tem que ser um especialista no tema abordado. Só assim vai passar a segurança e credibilidade necessária para entreter o público.

Mesmo que já trabalhe no segmento, é fundamental pesquisar, se informar e buscar conhecimento sobre o tema abordado.

Caso seja necessário, cogite contratar ou convidar alguma autoridade para reforçar o conteúdo.

2. Não planejar bem o conteúdo

Você tem que saber quem quer impactar. Entenda o que seu público quer e qual etapa do funil de vendas é prioritária neste momento.

O erro na hora de planejar seu conteúdo pode fazer seu ebook fracassar.

Tenha sempre em mente os interesses do seu público e o SEO para acertar em cheio na hora de criar um ebook profissional.

3. Cometer erros de português

Depois de dedicar seu tempo a criar um livro digital, você não pode deixar que ele seja publicado com erros de português.

Use o corretor automático e certifique-se que tudo esteja escrito de forma coerente.

Revise incansavelmente seu ebook e, se achar necessário, terceirize a revisão a um profissional.

4. Copiar, plagiar e piratear

Tanto para o texto quanto para as imagens, é importante que o conteúdo seja autoral ou tenha autorização de uso.

Você não pode considerar criar um ebook profissional copiando o que outras pessoas escreveram, nem utilizando imagens que não tenham permissão.

Sempre que for citar alguma fonte – como pesquisas e outros especialistas – dê o crédito. Não tente se apropriar de ideias e produções alheias. Além de não ser ético, pode gerar problemas jurídicos no futuro.

5. Ter um design ruim

É fundamental que seu ebook seja bem diagramado e proporcione uma experiência visual agradável. E isso é uma preocupação estética, mas também funcional. Afinal, você quer que o conteúdo seja fácil de entender, certo? 

É possível fazer isso por conta própria. Há diversas plataformas interessantes e gratuitas que trazem todos os recursos necessários para a criação do seu livro digital.

Se não se sentir confortável, pense em contratar um freelancer para ajudar a deixar seu ebook com um aspecto profissional.

6. Negligenciar a divulgação

Você seguiu todos os passos para criar um ebook profissional e finalizou o produto. Agora, é a hora de divulgá-lo. Se você negligenciar a divulgação, sua audiência não terá acesso ao conteúdo.

Use suas redes sociais, sites e todos os recursos disponíveis para divulgá-lo.

Talvez seja interessante fazer campanhas e impulsionar suas postagens para aumentar o alcance do ebook. Você pode fazer isso no Google Ads ou no Facebook Ads, dependendo do seu orçamento e objetivos. 

Como aumentar suas vendas com ebooks?

Nós falamos ao longo deste artigo como fazer um ebook. Você já deve ter percebido que essa é uma estratégia de conteúdo que tem como objetivo melhorar a experiência e a percepção do cliente, mas não necessariamente tem a venda como objetivo final… 

Isso não quer dizer, no entanto, que essa ferramenta não possa ser usada para esse fim… 

Uma das formas de aumentar as vendas do seu negócio com os ebooks é criando uma CTA forte ao final de cada conteúdo. A CTA – também conhecida como call to action – é uma chamada que diz ao leitor qual a próxima ação esperada. 

Se a sua CTA tem a ver com o conteúdo e realmente traz um valor real para o leitor, são grandes as chances de que ele realmente clique nela e faça a ação desejada. Vamos dar um exemplo… 

Digamos que a sua empresa tenha criado um ebook sobre alimentação saudável, compartilhando algumas práticas e receitas para pessoas interessadas em se alimentar melhor. 

Ao final do ebook, você convida os leitores a conhecerem a linha de produtos naturais do seu Ecommerce, criada em conjunto com nutricionistas. É seguro dizer que essa é uma proposta que vai interessar muitos dos leitores, certo? 

Mas para que isso funcione, o seu conteúdo precisa ser de muita qualidade. E é exatamente nesse quesito que muitas empresas pecam….

Foi por isso que nós criamos o curso Marketing de Conteúdo para Negócios. Nele, nossos especialistas ensinam como você pode planejar, executar e mensurar uma estratégia de marketing de conteúdo para transformar leitores em clientes!

O curso completo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática! 

Para saber mais sobre o treinamento, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é um ebook?

Um ebook é um livro digital, simples assim. Ou seja, todo livro que é lido por meio do computador, celular, tablet ou aparelhos de leitura digital – como o Kindle e o Lev, por exemplo – são ebooks.

Como fazer um ebook?

Antes de mais nada, entenda quem é o público daquele conteúdo. Depois defina o tema e faça uma estrutura inicial, com os principais tópicos. Em seguida, defina a formatação e escreva o conteúdo. Ilustre o ebook, se fizer sentido e revise todas as páginas procurando por erros.

É melhor vender o ebook ou oferecê-lo gratuitamente?

Se o intuito é gerar leads, é melhor oferecê-lo de graça. Por outro lado, se a sua empresa está na área da educação e o conteúdo é mais aprofundado, é interessante tentar monetizar o ebook.

Como aumentar suas vendas com ebooks?

Uma das formas de aumentar as vendas do seu negócio com os ebooks é criando uma CTA forte ao final de cada conteúdo. A CTA – também conhecida como call to action – é uma chamada que diz ao leitor qual a próxima ação esperada.