Quem trabalha com Ecommerce sabe que as leads são de vital importância para a empresa. Criar um Ebook é uma excelente maneira para você captar novos possíveis clientes ao mesmo tempo em que fideliza o público, entregando conteúdo de valor e diferenciado. Leia o artigo e aprenda como criar um Ebook profissional:
Índice:
O que é um Ebook
Ebook é um livro em formato digital. Ou seja, um conteúdo que pode ser lido em computadores, smartphones, tablets, Ereaders e outros dispositivos eletrônicos. Diferentemente de um livro físico, criar um Ebook é bem simples e pode ser feito de forma gratuita.
Por que criar um Ebook Profissional
- Aumenta a geração de leads
- Ajuda na educação dos clientes
- Fideliza o público
- Estabelece autoridade para você e sua empresa
Como criar um Ebook profissional em 7 passos
Criar um Ebook profissional é mais simples do que parece. Confira 7 passos fundamentais para criar um conteúdo de qualidade e que engaje sua audiência:
1 – Entender o público-alvo
Se você pretende criar um Ebook profissional, deve saber que público deseja impactar. É fundamental entender o que os seus clientes – e clientes em potencial – estão interessados em consumir.
De nada adianta criar um livro virtual que ninguém quer ler, muito menos se dar ao trabalho de desenvolver um material que não traga leads ou vendas.
Por exemplo: digamos que você trabalhe no mercado Pet, vendendo roupas personalizadas para cachorros. De nada adianta criar um Ebook completo e incrível sobre quais cuidados os donos de gatos devem ter. Por melhor que seja o conteúdo, não vai ser útil para o seu público.
Por outro lado, se fizer um livro digital como adestrar cães por conta própria, provavelmente terá resultados bem melhores, pois o Ebook é direcionado para o seu micro nicho.
2 – Definir o tema do Ebook
Esse é um dos passos mais importantes. Sobre o que você pretende falar? Qual é o objetivo do seu Ebook?
Há dois caminhos interessantes a seguir:
O primeiro é escolher um tema que tenha bastante buscas, de acordo com as ferramentas de pesquisa (SEO). Use ferramentas como Google Trends e SEMRush para entender quais são os temas com maior demanda, que trarão maior relevância para o material.
Outra ideia é usar os dados do seu próprio site e o feedback do seu público para criar um conteúdo que agregue valor. Nesse caso, você vai precisar já ter uma audiência bem estabelecida, em quantidade suficiente para justificar a criação de um produto exclusivo.
3 – Estruturar
Definido o tema, é importante criar uma estrutura para seu Ebook. Um esqueleto para nortear a criação do texto e das imagens.
Separe seu livro digital por capítulos, criando um esquema que faça sentido e tenha um fluxo de leitura interessante para o leitor.
Para elaborar os tópicos, também vale a pena apostar no SEO. Entenda quais são as palavras e expressões mais buscadas dentro da temática do Ebook para tornar o conteúdo ainda mais relevante.
Nessa fase, é fundamental deixar separado um espaço – geralmente no início – para uma sessão contando sobre a sua empresa e reforçando a autoridade da marca (ou do especialista).
Além disso, crie uma introdução sobre o tema que vai ser tratado e deixe um Call-to-action (CTA) claro ao fim do livro para aumentar as conversões.
4 – Definir a formatação do Ebook
Existem dois modelos padrão de Ebook: PDF e Epub
O PDF é indicado para Ebooks mais complexos, ricos em textos e imagens e com uma diagramação particular. Esse formato de arquivo reproduz de forma exata o modelo da página e facilita a visualização do conteúdo sem alterações.
O Epub é o melhor formato para Ebooks mais simples, sem tantas imagens e sem uma quantidade muito grande de imagens. Ele possibilita o redimensionamento do conteúdo para plataformas de leitura diferentes.
6 – Escrever
Essa é a etapa mais importante de todas. Todos os outros passos da criação de um Ebook dependem da qualidade do conteúdo produzido.
Certifique-se que o material criado realmente é relevante, com potencial de engajamento e que agregue valor para seu público.
Na hora de escrever, é importante estabelecer uma linguagem coesa para seu Ebook. Por exemplo: se você começa escrevendo na primeira pessoa, fica estranho mudar a estratégia no meio do caminho, certo?
Outro ponto interessante é que você deve utilizar o vocabulário que tenha conexão com seu público alvo. Um Ebook para médicos não deve ter o mesmo tipo de linguagem de um que foi feito para surfistas, pois são dois grupos completamente distintos, com hábitos e estilos de vida diferentes.
5 – Ilustrar
Primeiro e mais importante: você precisa de uma capa incrível. Apesar de o ditado dizer “não julgue o livro pela capa”, é exatamente isso que as pessoas fazem.
Pense que as imagens, assim como o texto, têm que passar uma ideia de profissionalismo. Um bom texto acompanhado de imagens ruins pode acabar perdendo a credibilidade.
Use todos os recursos disponíveis. Além de fotos, pense em ilustrações, gráficos e qualquer tipo de elemento que deixe a leitura mais rica e interessante.
Caso ache necessário, cogite contratar um ilustrador somente para a capa ou até mesmo para o Ebook por completo. É interessante deixar todo o material com a identidade visual da sua empresa.
Caso realmente não queira (ou não possa) gastar dinheiro nesta etapa, há diversos sites com imagens gratuitas para utilização, além da possibilidade de criar seu próprio material.
7 – Revisar
É natural que haja uma certa empolgação para disponibilizar o seu Ebook o quanto antes ao público.
Entretanto, isso só pode ser feito quando você tiver certeza de que tanto o texto quanto as imagens estão excelentes.
Os leitores não costumam perdoar erros de ortografia. Por isso, dê muita atenção ao seu conteúdo.
Bônus: Registre seu Ebook
Depois de criar um Ebook profissional, talvez você pense em comercializá-lo. Se esse for o caso, é necessário registrar a obra na Biblioteca Nacional.
Só assim você terá o ISBN, indispensável para que você possa vender seu Ebook legalmente.
Para mais informações, consulte o site da Biblioteca Nacional.
Principais dúvidas
Mesmo com o passo a passo completo para criar um Ebook profissional, podem surgir algumas questões sobre como executar cada etapa do processo. Leia as principais dúvidas e comece hoje mesmo a escrever sua obra:
1 – Quais ferramentas usar para criar o Ebook?
Há inúmeras ferramentas gratuitas para criar um Ebook profissional tanto no Brasil quanto no exterior. Algumas delas são:
2 – Onde encontrar imagens para ilustrar o livro digital
Além de criar suas imagens em ferramentas como o Canva e outros editores, é possível usar bancos de imagens para ilustrar seu Ebook. Alguns sites que têm bons acervos gratuitos são:
3 – Vender o Ebook ou disponibilizar gratuitamente?
Essa é uma pergunta bastante pertinente. Você dedicou seu tempo a criar um Ebook profissional, com conteúdo relevante e que agrega valor.
Agora, seria melhor vender e lucrar com isso ou apenas disponibilizar gratuitamente?
Bem, isso varia bastante dos objetivos da sua empresa.
Se o intuito é gerar leads, disponibilizar gratuitamente é mais indicado, pois vai alcançar um público mais abrangente.
Entretanto, dependendo da qualidade do material, talvez seja interessante (financeiramente) tentar monetizar o produto.
Para isso, você precisa já ter uma audiência estabelecida. Com um grande número de pessoas que acompanham o seu trabalho, talvez seja possível tornar a venda do seu Ebook rentável.
4 – Como definir o preço do Ebook
O processo de precificação de um Ebook é muito próximo ao que você usaria para definir por quanto vende seus produtos. Pense no tempo e dinheiro investidos, sua margem de lucro e os objetivos da marca.
Também vale a pena considerar que o Ebook tem outras funções além de gerar lucro, como estabelecer autoridade e gerar leads.
Na hora de definir o preço do livro digital, é válido lembrar que não haverá gastos com a impressão. O valor de compra de um Ebook varia bastante, dependendo do conteúdo.
Por exemplo: se o seu material é algo como ’10 dicas para tirar fotos incríveis no Instagram’, é provável que o público não esteja disposto a investir muito nele. Por outro lado, se for um curso completo ou material que realmente vá impactar na vida do seu cliente, o preço pode ser mais alto.
Leia mais: Como precificar seus produtos – simplificando o processo
5 – Como escolher uma plataforma para distribuir o Ebook
Nesse momento, é importante escolher uma plataforma que não seja muito complicada, assim você pode dedicar sua atenção apenas à criação do conteúdo. Confira a lista com algumas opções:
Erros frequentes na criação de um Ebook
São muitos os livros digitais criados diariamente. Entretanto, muitos deles não alcançam seus objetivos. Conheça os principais erros na hora de criar um Ebook profissional e como evitá-los:
Abordar um tema que você não domine
Você tem que ser um especialista no tema abordado. Só assim vai passar a segurança e credibilidade necessária para entreter o público.
Mesmo que já trabalhe no segmento, é fundamental pesquisar, se informar e buscar conhecimento sobre o tema abordado.
Caso seja necessário, cogite contratar ou convidar alguma autoridade para reforçar o conteúdo.
Não planejar bem o conteúdo
Você tem que saber quem quer impactar. Entenda o que seu público quer e qual etapa do funil de vendas é prioritária nesse momento.
O erro na hora de planejar seu conteúdo pode fazer seu Ebook fracassar.
Tenha sempre em mente os interesses do seu público e o SEO para acertar em cheio na hora de criar um Ebook profissional.
Cometer erros de português
Depois de dedicar seu tempo a criar um livro digital, você não pode deixar que ele seja publicado com erros de português.
Use o corretor automático e certifique-se que tudo esteja escrito de forma coerente.
Revise incansavelmente seu Ebook e, se achar necessário, terceirize a revisão a um profissional.
Copiar, plagiar e piratear
Tanto para o texto quanto para as imagens, é importante que o conteúdo seja autoral ou tenha autorização de uso.
Você não pode considerar criar um Ebook profissional copiando o que outras pessoas escreveram, nem utilizando imagens que não tenham permissão.
Sempre que for citar alguma fonte (como pesquisas e outros especialistas), dê o crédito. Não tente se apropriar de ideias e produções alheias. Além de não ser ético, pode gerar problemas jurídicos no futuro.
Ter um design ruim
É fundamental que seu Ebook seja bem diagramado e proporcione uma experiência visual agradável.
É possível fazer isso por conta própria. Há diversas plataformas interessantes e gratuitas que trazem todos os recursos necessários para a criação do seu livro digital.
Se não se sentir confortável, pense em contratar um freelancer para ajudar a deixar seu Ebook com um aspecto profissional.
Negligenciar a Divulgação
Você seguiu todos os passos para criar um Ebook profissional e finalizou o produto. Agora, é a hora de divulgá-lo.
Se você negligenciar a divulgação, sua audiência não terá acesso ao conteúdo.
Use suas redes sociais, sites e todos os recursos disponíveis para divulgá-lo.
Talvez seja interessante fazer campanhas e impulsionar suas postagens para aumentar o alcance do Ebook.
Gostou do conteúdo? Então inscreva-se na nossa Lista Vip!
nossa que conteúdo top. obrigado por compartilhar essas dicas
Ótimo Conteúdo Mano vai ajudar geral essa galera que está começando e que nem tem idéia de qual o caminho deve ser seguido muito top mesmo.
Parabéns pelo conteúdo.
Muito bom, Lucas!
Ebook é um recurso essencial no marketing digital nos dias de hoje. Muito bem explicado.
Parabéns pelo artigo! Ajudará muito quem está começando. Lembrando que além de criar seu próprio ebook você também pode comprar no mercado americano e revender no Brasil.