Você sabia que existe um jeito de atrair clientes de graça para o seu negócio? Parece um sonho, né? Mas na verdade, é simples e qualquer um pode fazer. Nesse artigo, vou te ensinar a usar as iscas digitais, uma estratégia gratuita para atrair clientes para o seu Ecommerce.

No vídeo abaixo, Lucas Lombardi, Gestor de Conteúdo do Ecommerce na Prática, fala sobre o assunto. Confira.

O que são Iscas Digitais

Se você trabalha com marketing digital, talvez já tenha ouvido falar nas iscas digitais. Elas são uma ótima forma de conseguir novos leads para o seu negócio

o que são iscas digitais

Basicamente, elas funcionam assim:

Você entrega um produto digital de graça para as pessoas e, em troca, pede um contato (pode ser email, número de telefone…), para que se tornem leads e continuem engajados com o seu Ecommerce.

Geralmente, as iscas digitais oferecem um conteúdo exclusivo e desejável que realmente atraia a atenção.

Existe uma infinidade de possibilidades de coisas que você pode oferecer gratuitamente ao consumidor. Pode ser um ebook, um infográfico, uma planilha, checklist... 

Uma vez que você traz leads para o seu negócio, pode impactá-los com ofertas e convertê-los em clientes mais tarde.

As iscas, além de gerar valor, criam uma relação de reciprocidade com as pessoas. Quando uma pessoa recebe algo que ajude a resolver uma necessidade, ela se sente muito grata, ainda mais sabendo que não pagou nada por aquilo.

Por isso o termo “isca digital”. O que você envia de graça para as pessoas serve como uma isca, que “fisga” o consumidor e o transforma em um lead. O resultado disso é a geração de uma relação mais pessoal com sua base de clientes.

Como fazer uma boa Isca Digital

O segredo para fazer uma boa isca digital é sua especificidade. Ela tem que estar detalhadamente relacionada com o tema que você estiver falando.

como fazer

Portanto, não basta colocar sempre algo do tipo “cadastre para receber novidades”.

Digamos que você esteja navegando em um site e lendo um artigo que te mostra 10 formas de aprimorar um produto.

Se ao final da leitura você se deparar com alguma coisa no estilo “informe seu email para receber novos conteúdos”, pode pensar “mais uma newsletter chata” e simplesmente ignorar.

Agora, imagine que, ao final do artigo, tenha algo do tipo “baixe um pdf com 10 estudos de caso que usaram essas dicas e obtiveram resultados”. Provavelmente se sentiria mais tentado a deixar seu email para ter acesso…

Portanto, para fazer uma boa isca digital, você deve prestar atenção nesses pontos:

  • Resolução de um problema: os seus visitantes e leads vão engajar com o seu conteúdo somente se você oferecer uma real solução para o problema e/ou dor da persona.
  • Acesso instantâneo: As pessoas não querem esperar 15 dias para receber um ebook. Elas clicaram naquela isca porque foram conduzidas a ela pelo conteúdo que estavam consumindo, portanto, querem continuar naquele assunto imediatamente.
  • Fácil de absorver: As iscas digitais devem ser simples e de fácil entendimento.
  • Especificidade: Seja específico em um nicho e/ou problema da sua persona. Não precisa oferecer soluções mágicas que resolvam várias dificuldades diferentes de uma vez.
  • Vitórias rápidas: Basicamente é você prometer algum resultado imediato após o consumo do conteúdo. Por exemplo, um ebook que ensina exercícios para praticar em casa e perder peso.
  • Conteúdo rico e de qualidade: Oferecer esse tipo de conteúdo mostra para os seus potenciais clientes que você é uma autoridade no assunto. Isso gera vendas a longo prazo.

Iscas digitais que dão muito certo para atrair clientes

1 - Webinário ou Aulas Grátis

Existem webinários gravados e ao vivo. Ambos podem ser usados como isca digital.

webinários iscas digitais

Esse é um exemplo clássico de iscas digitais.

Trata-se de uma videoaula a respeito de um assunto específico, onde os alunos, podem interagir e tirar dúvidas em tempo real.

Você precisa de 3 coisas para fazer um bom webinário:

  • Ter um conteúdo relevante para transmitir;
  • Criar uma apresentação de slides do seu conteúdo;
  • Fazer uma transmissão de qualidade e interagir com quem estiver assistindo.

Depois da transmissão, pode ainda enviar uma pesquisa de satisfação para mensurar os resultados da ação.

2 - Planilhas

As pessoas adoram coisas que facilitem suas vidas. Por isso, as planilhas são ótimas iscas digitais.

planilhas

Elas entregam uma solução rápida para um problema recorrente da vida da persona. Por isso, têm a capacidade de gerar muitos leads.

Digamos que o dono de um Ecommerce esteja com dificuldades em organizar e acompanhar todas as receitas e despesas do negócio. Ele pesquisa dicas na internet e encontra um artigo que mostra como organizar o fluxo de caixa e como mantê-lo saudável e seguro.

Ao final do artigo, encontra a opção de baixar uma planilha já pronta com tudo que ele precisava para organizar financeiramente o seu negócio. Registros de entrada e saída, análise de indicadores…

Muito provavelmente, esse empreendedor vai se sentir muito tentado em baixar essa planilha, pois ela serve como solução para a grande dificuldade que ele vem enfrentando no seu negócio. E para baixá-la, vai precisar deixar um contato

3 - Checklists

Os checklists são uma ótima forma de entregar “vitórias rápidas” para sua audiência, pois na maioria das vezes envolvem dicas simples sobre determinado assunto.

checklist iscas digitais

Esse formato de isca condensa tudo o que sua audiência precisa fazer para alcançar um determinado objetivo.

Por exemplo:

Aqui no Ecommerce na Prática nós temos o checklist de moda, que são 4 passos para iniciar um Ecommerce de Moda.

4 - Infográficos

Os infográficos são ótimos materiais para gerar valor para sua audiência. Eles são representações visuais do seu conteúdo, que misturam texto e imagem, o que faz deles muito dinâmicos.

infográfico

Eles são ideais para simplificar e explicar assuntos complexos, com muitos dados (como uma pesquisa grande, por exemplo) de forma reduzida e clara.

Hoje, já não é preciso de muito conhecimento técnico para criar esse tipo de conteúdo. Existem ferramentas simples e gratuitas, como o Canva. Nele, você é capaz de criar infográficos que sejam extremamente relevantes para sua audiência.

5 - Ebooks

Os ebooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de leads. A vantagem dele é que é possível aprofundar em um determinado assunto em um nível que não faria em um artigo ou post de redes sociais, por exemplo.

ebook

Não adianta escrever um pdf em meia hora e achar que as pessoas vão querer lê-lo. O conteúdo deve ser muito bem trabalhado.

Se os clientes gostarem do conteúdo, certamente vão engajar mais com a sua marca, pois já gastaram um tempo razoável das suas vidas com a leitura do ebook.

Nesse artigo, você encontra um passo a passo de como criar um ebook profissional. Confira.

Atraia cada vez mais clientes para o seu Ecommerce

Viu como as iscas digitais são ótimas para atrair clientes para o seu Ecommerce? Além de serem gratuitas, podem ter diversos formatos diferentes. Basta ver qual se adapta melhor para o seu negócio e a sua audiência.

Fazendo boas iscas, você consegue captar vários leads, que geram tráfego e podem ser convertidos em vendas futuramente.

E não é só através de iscas que é possível gerar tráfego para o seu Ecommerce. Na verdade, elas são apenas uma pequena parte desse processo tão importante.

E como já falamos várias vezes aqui no blog, tráfego é tudo, pois sem ele não há vendas.

Por isso, você precisa conhecer as diferentes formas de aplicar as estratégias de geração de tráfego e entender se elas estão dando ou não resultado.

E é exatamente isso que te mostramos no treinamento Explosão de Tráfego e Vendas!

Nele, o Bruno de Oliveira, maior especialista em Ecommerce do Brasil, te mostra técnicas exclusivas, testadas e aprovadas para aumentar o tráfego e alavancar de vez o Ecommerce.

O curso está disponível com a assinatura do Ecommerce na Prática. Para começar seus estudos, clique aqui: