O Whatsapp é uma ferramenta queridinha dos brasileiros e não é à toa que possui uma abrangência de 99% nos smartphones do país. 

Mas o que fazer para conseguir utilizar todos os recursos do Whatsapp Business da melhor maneira possível e alavancar as vendas? 

Afinal, 2024 está batendo na porta e um diferencial para sua empresa é dominar muito bem essa ferramenta de mensagens tanto no pré quanto no pós compra do cliente. 

Por isso, para responder a essa pergunta, nós selecionamos 6 dicas incríveis para você colocar em prática hoje mesmo na sua empresa.

Neste vídeo patrocinado, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, mostra como alavancar as vendas no Whatsapp. Assista:

Dica 1: Organize os seus contatos

A primeira coisa que você precisa fazer para começar a vender no whatsapp é organizar todos os seus contatos para criar uma lista de transmissão das mensagens. 

A lista de transmissão é uma funcionalidade disponibilizada no aplicativo para o usuário conseguir enviar a mesma mensagem para várias pessoas de uma única vez. 

Ou seja, essa lista vai te poupar tempo e também o trabalho de digitar a mesma mensagem e enviar um a um para seus contatos. E nada melhor do que otimizar o seu tempo para direcioná-los a tarefas menos operacionais e mais estratégicas, certo? 

Dica 2: Crie o seu catálogo de produtos

A função catálogo permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na sua loja, além do valor deles. Isso faz com que o processo de vendas seja muito mais dinâmico e ágil, características que os clientes prezam na hora de comprar pela internet. 

Por isso, não deixe de fazer o upload do catálogo dos seus produtos nessa função dentro do Whatsapp para alavancar as suas vendas no próximo ano! 

Mas vale ressaltar que é fundamental prestar bem atenção no momento do cadastro para não cometer erros de português ou até mesmo de preço, podendo gerar falsas expectativas no seu cliente. Por isso, faça todo o cadastro com muito profissionalismo, pois esse perfil é da sua marca e a imagem da sua empresa também está em jogo. 

Leia também: Guia definivo: Como vender pelo Whatsapp todos os dias

Dica 3: Utilize o status do WhatsApp

Já vimos muitos empreendedores subestimando o poder do status do Whatsapp e perdendo a chance de vender e deixar os clientes informados por meio dessa funcionalidade. 

O status é ideal para compartilhar informações importantes, como últimas unidades de um determinado produto, ofertas, promoções, horário de funcionamento da loja ou qualquer outro ponto que seja relevante para postar por lá. 

Mas lembre-se: use essa funcionalidade com bom senso e não o faça dele o canal principal da sua loja. Ele é apenas uma ferramenta para reforçar a mensagem que você quer passar aos seus clientes.

Dica 4: Programe respostas automáticas

Outra forma de otimizar o seu tempo e não precisar responder todas as perguntas que surgem no seu Whatsapp é programando as mensagens relacionadas às dúvidas mais recorrentes no negócio. 

Nós sabemos que é cansativo responder sempre a mesma coisa para diferentes pessoas. Então, se já sabe que uma pergunta é feita com frequência, programe a resposta ideal para enviar automaticamente aos seus clientes. 

Dica 5: Olhe as estatísticas das mensagens

O Whatsapp Business oferece  um relatório com várias informações agregadoras para você otimizar as vendas e o atendimento ao cliente.

Portanto, não ignore essas informações! “Ah, mas eu tenho dificuldade de entender ou não acho relevante para o meu negócio”. 

Se você começar a ler com frequência esses dados, vai conseguir entender um pouco como é o comportamento do seu cliente, no geral, dentro do Whatsapp. Dessa forma, é possível pensar em maneiras de aprimorar a experiência dele na parte de atendimento e compra. 

Dica 6: Utilize uma ferramenta com API verificada 

Essa ferramenta com API verificada é ótima para gerir relacionamento, ou seja, mais segurança! Com isso, o usuário não pode apagar mensagens e você consegue ver tudo. Esses métodos de segurança ligados à API fazem seu negócio se consolidar no mercado e evitam que você perca a conta. 

Com o API é possível transferir conversas entre operadores, mas não é possível  que nem operadores e nem usuários apaguem as mensagens trocadas. E o JivoChat oferece tudo isso para você. 

Além disso, o JivoChat oferece pontos relevantes para a conversão feita no atendimento via Whatsapp, como por exemplo:

  • Atendimento 24 horas com perguntas frequentes (chatbot integrado);
  • Trabalho em equipe, transferência de conversas e arquivos;
  • Integração com CRM do Jivo para gestão de clientes, mensagens, vendas e pedidos;
  • Conexão nativa com um funil de vendas para gestão completa do cliente;
  • Além da segurança das mensagens, mantendo o histórico no JivoChat.

E o melhor: você pode se cadastrar no JivoChat utilizando o nosso cupom de desconto ENP90! Clique neste link e aproveite.

Quer ter acesso aos conteúdos mais aprofundados sobre Ecommerce?

Se você ainda não assina o Ecommerce na Prática, corre para ter esse e outros diversos conteúdos disponíveis para você onde e quando quiser. 

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!