A segurança de dados é um recurso utilizado por empresas para proteger informações importantes sobre os seus clientes e o seu próprio negócio

Com um cenário digital cada vez mais perigoso – em 2020, houve um aumento de 330% no número de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, de acordo com a Karpersky – é imperativo que empresas tomem os devidos cuidados para proteger-se de agentes mal-intencionados. 

Se você, empreendedor, também se preocupa em como manter a segurança de dados na internet, este artigo tem todas as informações que você precisa para aumentar a segurança de dados da sua empresa e resguardar todos aqueles que visitam ou compram em seu site. 

Ao longo dos próximos tópicos, falaremos sobre o que é segurança de dados e quais os pilares do gerenciamento seguro de informações, além de darmos dicas sobre como implementar processos mais seguros na sua empresa e muito mais… vem com a gente! 

O que é segurança de dados na internet?

A segurança de dados na internet nada mais é do que um conjunto de ações tomadas para preservação de informações importantes relacionadas à empresa e seus clientes. 

A segurança de dados pode ser dividida em duas principais categorias: a preventiva e a reativa. 

A segurança de dados preventiva é aquela que engloba todos os cuidados para impedir que as informações caiam em mãos erradas. A segurança de dados reativa, por outro lado, são todas as medidas tomadas após a quebra de sigilo, ou seja, quando há um vazamento ou invasão.

Sempre que um cliente visita ou faz compras no seu Ecommerce, eles deixam uma série de informações sobre si mesmos e seus hábitos de navegação. Alguns dos exemplos de informações são: nome, idade, endereço, informações de cartão de crédito, dentre outros dados…

Uma vez que esses dados estão em posse da empresa que gerencia o Ecommerce, é responsabilidade dela cuidar para que essas informações sejam guardadas de maneira correta, sendo protegidas de ataques cibernéticos que possam utilizar esses elementos de alguma forma mal-intencionada. 

Parece simples, não é mesmo? Bom, a verdade é que planejar e implementar medidas de segurança de dados é um projeto que requer investimentos, tanto de tempo, quanto de recursos financeiros. Não à toa, muitas empresas negligenciam esse importante aspecto da sua operação:um estudo do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) indica que apenas 41% das empresas brasileiras têm políticas de segurança

Esse, no entanto, é um erro que pode custar caro… mas falaremos mais sobre a importância da segurança de dados para empresas daqui a alguns tópicos. Por enquanto, que tal entendermos mais sobre os princípios da segurança de dados? 

Os princípios da segurança de dados

Para entender a segurança de dados a fundo, é preciso mergulharmos um pouco mais em seus conceitos, entendendo os pilares do que é considerado uma boa gestão de dados. A segurança da informação, portanto, pode ser explicada pelos seguintes conceitos: 

Confidencialidade

Um dos princípios mais importantes para  a segurança de dados é a confidencialidade. Esse conceito dita que a informação, seja ela qual for, só pode ser acessada e utilizada por pessoas autorizadas. 

Ou seja, essas informações não podem ser utilizadas por pessoas que não pertencem à organização, ou que não foram expressamente autorizadas pelo titular dos dados – a pessoa a qual essas informações pertencem.

Confiabilidade

Outro importante pilar é o da confiabilidade. Sendo assim, todas as informações armazenadas devem ser verdadeiras e, caso o usuário faça a solicitação desses dados, eles precisam estar organizados de maneira fiel ao armazenamento… 

Em outras palavras, a empresa deve ser transparente sobre quais dados detém e como os armazena. 

Integridade

A integridade dita que todas as informações armazenadas devem estar completas e preservadas contra alterações, sejam elas intencionais ou acidentais. 

Disponibilidade

A disponibilidade de dados mostra que todas as informações armazenadas devem estar acessíveis às pessoas ou organizações autorizadas. Isso inclui, é claro, o proprietário dos dados, que pode pedir o acesso às informações a qualquer momento…

Autenticidade

Dentro da segurança de dados, a autenticidade dita que todas as modificações e acessos à informação devem estar devidamente registrados. Ou seja, se houveram alterações, acessos ou até mesmo exclusão de informações, é preciso que esses processos estejam facilmente identificáveis.  

A importância da segurança de dados para empresas

Antes mesmo do digital, empresas já tinham a detenção de muitas informações importantes sobre seus clientes. Pense bem: apenas um cadastro de vendas já conta com dezenas de dados sobre uma pessoa…

No entanto, com o fortalecimento do Ecommerce, das soluções digitais e, é claro, dos ataques cibernéticos, garantir a proteção dessas informações tornou-se uma prioridade. Afinal de contas, dados podem ser usados de forma mal-intencionada e causar muitos prejuízos… 

E quando falamos de informações armazenadas por empresas, estamos nos referindo desde ao nome do cliente, seu endereço e número do CPF até dados sobre compra, visitas à páginas do site e muitos outros dados. 

Lembra que falamos que apenas 41% das empresas brasileiras têm políticas de segurança? Essa é uma prática que pode ser muito prejudicial, principalmente com o fortalecimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê duras sanções às empresas que, acidentalmente ou por meio da negligência, utilizam dados sem a devida autorização. 

E, precisamos lembrar, que não são apenas os dados dos clientes que estão em risco… informações sobre a sua própria empresa também podem ser alvo de ataques, expondo informações estratégicas para concorrentes, por exemplo. 

Sendo assim, deu para perceber a importância da segurança da informação para quem vende no Ecommerce, não é mesmo? Em resumo, o cuidado com a segurança de dados é importante para empresas porque: 

  • Protege os ativos da companhia, evitando que pessoas mal-intencionadas tomem posse de informações importantes;
  • Garante o sigilo de informações confidenciais dos clientes e da própria empresa;
  • Ajudam na manutenção da imagem frente ao mercado e clientes; 
  • Impede que o contrato de sigilo seja quebrado, evitando problemas com a lei.

Quais os tipos de segurança de dados?

Agora que conhecemos um pouco mais sobre segurança de dados e quais os seus pilares, vamos falar também sobre quais os principais tipos de segurança de dados e recursos que podem ser utilizados nesse processo, vamos continuar a aprender mais sobre o assunto? 

Controle de Acesso 

O controle de acesso nada mais é do que um agrupamento de processos e medidas que visa a proteção das informações contra acessos não autorizados. 

Microssegmentação  

A microssegmentação impede que, em casos de ataques hackers, os invasores possam se mover livremente pelo sistema antes que sejam identificados. Isso torna mais fácil a identificação de tráfego suspeito e protege o acesso às informações.

Criptografia 

A criptografia é um dos métodos mais populares e eficientes dentro da segurança de dados. Por meio dela, é possível transformar uma informação legível em um conjunto de códigos indecifráveis. 

Dessa maneira, mesmo que esses dados caiam em mãos erradas, nada poderá ser feito, afinal, as informações não podem ser lidas sem uma chave de criptografia. Este é um recurso importante para a segurança de dados mais sensíveis, ou seja, mais valiosos…

Algumas empresas já utilizam soluções de criptografia em seus serviços, como o WhatsApp, por exemplo, que protege o conteúdo de todas as conversas que acontecem na plataforma. 

Certificado Digital 

O Certificado Digital confere às transações eletrônicas uma camada extra de proteção. Esse recurso tem como objetivo aumentar a integridade das informações que circulam no ambiente digital, assim como a sua autenticidade. 

Como garantir a segurança dos dados? 

De acordo com estudo conduzido pela IBM, 96% dos brasileiros acham que as empresas, no geral, não tomam medidas para proteção de seus dados. Esse é um dado preocupante, principalmente quando temos em vista que 6 em cada 10 brasileiros relataram que sofreram com vazamento de dados ou conhecem alguém tenha passado por este problema.

Ainda de acordo com dados da mesma pesquisa, o custo médio de uma violação de dados no Brasil pode chegar a superar a marca de um milhão de reais, um fator que deve preocupar muitas empresas, tendo em vista que o país figura entre os mais vulneráveis às violações de segurança. 

Sendo assim, surge a inevitável pergunta: como aumentar a segurança de dados do meu negócio? Nós temos algumas dicas e vamos compartilhá-las com você agora… 

Faça uma mapeamento do seu negócio

O primeiro passo é fazer uma mapeamento do seu negócio, entendendo todos os caminhos pelos quais a informação passa pela sua empresa e quais os pontos que merecem maior atenção. 

Ao entender quais os pontos mais vulneráveis da sua operação, você poderá tomar as medidas necessárias para fortalecê-los. 

Implemente sistemas de segurança em nuvem

Atualmente, é muito comum que empresas utilizem a nuvem para armazenar informações e dados, tanto os que dizem respeito à própria corporação, quanto aos que pertencem aos clientes. 

A nuvem é, afinal, uma solução prática e eficiente, mas faz necessária a instauração de recursos de segurança extra. 

Utilize a identificação de dois fatores

Muitos serviços, como os e-mails, por exemplo, oferecem a opção de login por meio da autenticação de dois fatores. Essa é uma camada extra de segurança muito bem-vinda, uma vez que protege contas de logins não autorizados de maneira simples.

Tenha sempre um backup de dados

Lembra que um dos pilares da segurança de dados é a disponibilidade? Isso quer dizer que, além de garantir a segurança das informações, a sua empresa precisa atentar-se para manter essas informações acessíveis.

Outro fator preocupante é que, em caso de perda de dados devido a um ataque cibernético, a sua empresa precisa ter uma cópia de segurança a fim de estabelecer a normalidade dos sistemas o mais rápido possível. 

Estude a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A Lei Geral de Proteção de Dados não é mais uma novidade no mercado de Ecommerce e de Varejo como um todo.. Em pleno vigor desde agosto de 2021, a legislação prevê multas e sanções para empresas que desrespeitarem suas recomendações de segurança no trato de dados.

Além dos prejuízos financeiros, ter problemas com o descumprimento dessa lei de segurança de dados também pode gerar grandes prejuízos na reputação da sua loja virtual. Cada vez mais clientes preocupam-se com a segurança de seus dados…

Sendo assim, estude bastante sobre a LGPD e saiba como aplicá-la corretamente dentro dos processos da sua empresa! 

4 casos de vazamento de dados no Brasil

Como você viu neste artigo, o Brasil é um dos países mais vulneráveis aos ataques cibernéticos em todo o mundo. Não à toa, temos alguns casos recentes que mostram que mesmo as maiores empresas do mercado não estão imunes a problemas como esse. Listamos alguns abaixo: 

Mercado Livre

O início de 2022 foi marcado por um ataque cibernético que atingiu o Mercado Livre, um dos principais marketplaces da América Latina. A empresa teve parte do seu código-fonte roubado e mais de 300 mil usuários da plataforma tiveram seus dados acessados. 

A empresa não encontrou nenhuma evidência de que o ataque tenha comprometido informações sensíveis dos clientes, mas confirmam que tomaram medidas rigorosas para evitar ataques do tipo no futuro. 

iFood

Em novembro de 2021 o famoso aplicativo de delivery, iFood, sofreu com um ataque cibernético, tendo nomes de restaurantes trocados por mensagens de cunho político. De acordo com a empresa, nenhum indício de vazamento de dados dos usuários foi encontrado e apenas 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma foram atingidos. 

Renner

Em agosto de 2021 os sistemas da grande varejista de moda ficaram fora do ar, impossibilitando o acesso ao site e aplicativo. Isso aconteceu devido a um ataque de ransomware.

O ransomware é um tipo de ataque que se caracteriza pela criptografia de arquivos dentro do armazenamento local. Nesse caso, os responsáveis pelo ataque usualmente pedem uma quantia de resgate para descriptografar as informações. E foi exatamente isso que aconteceu com a Renner.

Os supostos atacantes teriam pedido um valor de resgate que giraria ao redor de US$ 1 bilhão de dólares. Em comunicado ao mercado, a varejista afirmou ter acionado protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

Ministério da Saúde

Em dezembro de 2021 o site do Ministério da Saúde também foi alvo de ataques cibernéticos. Durante esse período, os certificados de vacinação ficaram indisponíveis, assim como outras informações importantes para os usuários. 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!