Você sabe o que é PDV e qual a sua importância para o gerenciamento de vendas de uma empresa? Esse é um termo amplamente conhecido por empreendedores que desejam vender mais e oferecer uma melhor experiência para seus clientes. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto… 

Se coloque no lugar de seu cliente por um instante. Imagine ter que esperar vários e vários minutos dentro de uma loja para conseguir pagar suas compras. É seguro dizer que, dentro de um contexto como esse, a maioria das pessoas desistiria de levar o produto, não acha? 

Bom, essa ainda é uma realidade para muitas empresas. Sobretudo para aquelas que ainda não contam com um sistema PDV. 

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o que é PDV, quais os benefícios de um sistema como esse e, ainda mais importante, como escolher o PDV mais adequado para sua empresa

Bateu aquela curiosidade? Então, sem mais delongas, vamos ao conteúdo…

O que é PDV?

Tradicionalmente, o termo PDV, ou simplesmente Ponto de Venda, diz respeito a um espaço físico ou virtual em que as empresas podem expor os seus produtos e realizar vendas diretas. 

Esse é um termo muito comum para lojas do segmento de varejo, sobretudo as que focam no mercado físico. 

No entanto, com o fortalecimento do Ecommerce, um novo significado para PDV surgiu. Dentro do contexto das vendas online, o PDV é o software responsável por auxiliar no fechamento das vendas por meio da automação de processos. Por vezes, esse sistema também é chamado de frente de caixa. 

O termo é usado para referenciar todos os sistemas e equipamentos envolvidos no fechamento de uma venda. 

Dentro de sistemas PDV, é possível selecionar os produtos comprados pelo cliente, observar preços e aplicar descontos, delimitar a quantidade da venda, escolher métodos de pagamento e fazer o envio da mercadoria. Ah, também é possível emitir o cupom fiscal e calcular impostos sobre a venda.

Tudo em um só lugar e com apenas alguns cliques. 

O grande objetivo de aplicações como essa é facilitar a vida de empreendedores e vendedores, automatizando tarefas que, de outra maneira, tomariam muito tempo para serem feitas manualmente e estariam sujeitas a erros. 

Como falamos anteriormente, o termo PDV pode significar diferentes coisas, dependendo se estamos nos referindo ao comércio eletrônico ou físico. Neste artigo, vamos focar mais no significado do PDV que diz respeito aos Ecommerces, ou seja, o sistema PDV. 

Para que serve um sistema PDV? 

Ter um Ponto de Vendas próprio é muito importante para empresas do mercado físico. É nesse espaço, afinal, que o cliente entra em contato com a marca e pode ser influenciado a comprar. 

No comércio eletrônico, não é diferente. Um ponto de vendas virtual – que pode ser um site próprio ou uma conta em marketplaces – também é essencial para realização de vendas. E, para gerenciar toda a estrutura por trás das vendas online, é utilizado um sistema PDV. 

O sistema PDV tem o intuito de fazer a conexão entre o setor de venda e as demais partes de um negócio, como a logística, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de controlar processos com mais propriedade, evitando gargalos no processamento e envio de pedidos. 

Uma outra função do PDV é a centralização de dados. Com um sistema PDV, é possível gerar relatórios aprofundados sobre a movimentação de pedidos mês a mês, dando aos responsáveis pelo negócio uma visão mais realista sobre o fluxo de caixa

Tais relatórios também são uma boa oportunidade para otimizar processos e traçar estratégias de melhorias a longo prazo. Sendo assim, dá para perceber que o sistema PDV é mais do que apenas uma ferramenta do dia a dia, certo? Ela pode ser muito estratégica para o crescimento da sua empresa… 

A importância do PDV para as empresas

Agora você já sabe o que é PDV e quais suas principais funcionalidades. Mas, afinal de contas, esse é um sistema realmente importante? Podemos dizer com tranquilidade que sim…

Um dos principais resultados colhidos por empresas que implementam sistemas PDV é a melhoria da experiência do cliente. Isso acontece porque, com um sistema bem integrado é possível eliminar – ou ao menos reduzir consideravelmente – gargalos no processo de compra, como a demora para processamento de pedidos, atraso na entrega, dentre outros fatores. 

Somado a isso, um sistema PDV também orienta o funcionamento da sua empresa para a análise de dados, no lugar de meros achismos. Esse é um fator frequentemente subestimado por empreendedores: decisões precisam ser tomadas a partir de informações concretas, não apenas suposições.  

Por último, mas não menos importante, um sistema PDV também oferece mais previsibilidade para sua empresa, além de insights valiosos. Isso é cada vez mais importante no varejo atual… 

Por exemplo, você sabia que 70% dos consumidores estão dispostos a gastar até 20% mais em troca de um bom serviço? Esse número foi resultado de uma pesquisa realizada pela Neoassist.  

E, aqui vai outro dado:  64% dos consumidores afirmam querer ofertas personalizadas dos varejistas, de acordo com a Salesforce. Com tudo isso, vale a pena considerar a adoção de um sistema PDV, não concorda? 

Benefícios do PDV: o que um PDV pode fazer? 

Bom, agora você sabe o que é PDV, para que ele serve e qual sua importância. A seguir, vamos mostrar quais os benefícios desse tipo de sistema. Confira: 

#1 - Ajudar no controle financeiro

Todo empreendedor quer ter mais controle sobre as finanças de sua empresa, correto? É por meio desse acompanhamento, no final das contas, que é possível tomar decisões estratégicas para o negócio… 

Um sistema PDV ajuda exatamente nisso!

Com um software de ponto de venda, é possível controlar em tempo real todas as entradas e saídas da sua empresa, verificar o ticket médio de cada compra e ainda entender quais as formas de pagamento são as mais populares. 

Além disso, o sistema PDV também tem a função de registro e emissão de notas fiscais. E todas as informações são enviadas automaticamente para os devidos setores – como financeiro ou de contabilidade. Muito bom, não é mesmo? 

#2 - Auxiliar na emissão de notas fiscais

E falando em notas fiscais… não poderíamos deixar de explicar com mais profundidade essa importante função do PDV.  A emissão de notas fiscais é uma das principais obrigações de qualquer empresa e, com um sistema como esse, você é capaz de automatizar esse processo, economizando tempo e dinheiro. 

Emitir notas fiscais a cada venda, principalmente dentro do segmento de varejo, é um processo que pode consumir muito do tempo dos funcionários, principalmente quando feito de maneira manual.

Isso significa, na prática, a perda de produtividade e, consequentemente, de dinheiro. 

No entanto, com um PDV, basta inserir as informações solicitadas – ou importá-las de emissões anteriores – para ter um cupom fiscal em mãos. Ah, vale lembrar que esse cupom fiscal já é homologado pelo ECF (Emissor de Cupom Fiscal), NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e SAT-CF-e (Software de Autenticação e Transmissão de Cupons Fiscais Eletrônicos).

#3 - Auxiliar no gerenciamento de estoque

Se a sua empresa não trabalha com dropshipping – ou seja, o modelo de logística que não necessita de estoque – gerenciar os itens que estão armazenados na dependência da sua companhia deve ser uma prioridade. 

Nós costumamos dizer que o estoque é um dos maiores ativos de qualquer empresa. Isso porque, sem os produtos para a venda, uma loja não pode gerar lucro. 

Com o PDV, você é capaz de integrar os sistemas de vendas ao estoque, fazendo com que os números sejam atualizados sempre que um novo item seja comercializado. Isso dá mais controle e previsibilidade para seu negócio, permitindo que você reponha itens em tempo hábil. 

Nós falamos um pouco mais sobre a importância da gestão de estoque neste artigo aqui: Gestão de Estoque: Como fazer e qual a sua Importância. 

#4 - Integrar a logística 

A logística também é um dos setores mais beneficiados pelo PDV. Ao integrar todas as informações, é possível realizar um envio mais rápido e eficiente, o que melhora muito a experiência do cliente. 

E não são apenas as empresas de varejo que podem se beneficiar com essa funcionalidade. Empreendimentos do ramo alimentício – sobretudo os que funcionam com delivery – também veem bons resultados com a aplicação do sistema PDV. 

Se a indústria gastronômica te interessa, temos um artigo que pode ser útil: Como Vender no iFood: como funciona e por onde começar? 

#5 - Ajudar na segurança de dados

Com a Lei Geral de Proteção de Dados entrando em vigor em 2020, muitos Ecommerces tiveram que correr para adequar suas operações e evitarem a aplicação de multas e outras sanções. 

Esse tipo de preocupação tem sido cada vez mais latente entre empreendedores e um PDV pode ajudar. Esse sistema, afinal de contas, armazena informações na nuvem – no caso do PDV online – e conta com soluções de criptografia que protegem dados sensíveis de ataques mal-intencionados. 

Outro ponto importante é que o sistema PDV também conta com soluções de backup, dessa maneira, mesmo que a sua empresa tenha problemas com o armazenamento de dados, ela poderá contar com a cópia de segurança para reverter a situação. 

#6 - Tornar o atendimento mais ágil

Até agora nós falamos sobre algumas das principais funcionalidades do PDV, citando a integração e automação como principais benefícios. Mas como isso se reflete na prática? Por meio da melhoria do atendimento, na maior parte das vezes… 

Com tantos recursos à seu dispor, é mais fácil para o time de vendas focar apenas nos clientes, buscando as soluções mais convenientes para os consumidores. Além disso, por centralizar todas as funcionalidades em apenas um software, o PDV também permite que seus vendedores economizem tempo no atendimento

Não se esqueça: um atendimento rápido e satisfatório pode ser o que diferencia a sua empresa das demais concorrentes. 

#7 - Reduzir custos 

Todo empreendedor sabe que, ao gerenciar setores da empresa mais eficientemente, a redução de custos é inevitável. E é exatamente isso que o PDV proporciona: uma otimização no gerenciamento. 

O sistema PDV costuma ter uma usabilidade muito intuitiva, o que diminui o tempo necessário para aprender a utilizar suas funcionalidades. Além disso, o sistema também ajuda a minimizar erros humanos, causados pela falta de atenção ou de experiência… 

#8 - Melhora a experiência do cliente 

É importante lembrarmos sempre que o objetivo de qualquer empresa é atender bem aos seus clientes, oferecendo bons preços e ofertas, entregando encomendas com agilidade, resolvendo problemas no pós-venda.

Um sistema PDV pode ajudar com todas essas – e muitas outras! – situações. O resultado é um cliente mais feliz e satisfeito com o serviço prestado e produtos comprados. 

Qual a relação entre o sistema PDV e legislação fiscal?

Todo empreendedor sabe que a legislação fiscal do Brasil não é brincadeira. Na verdade, o nosso país lidera o ranking de nações mais burocráticas do mundo, de acordo com o  Índice Global de Complexidade Corporativa de 2021, relatório anual da TMF Group. 

Tudo isso torna muito difícil manter-se em dia com todas as obrigações fiscais, ainda que este seja um dos pilares mais importantes para empresas de qualquer setor e porte. 

Um PDV oferece a possibilidade de automatizar esse controle, afinal, ele calcula a porcentagem correta de impostos sobre cada venda, sem que você precise fazer esse cálculo manualmente.

Esse sistema também permite a conexão entre o setor de vendas e o setor contábil, eliminando possíveis falhas de comunicação que poderiam se traduzir em problemas na prestação de contas. 

Ter um recurso como esse pode evitar impasses com os órgãos de legislação fiscal, mantendo-se dentro do regime tributário correto. 

Como escolher o software de PDV ideal para o seu negócio?

Como você pode imaginar, existem diversas opções de sistema PDV hoje no mercado. Escolher a mais adequada para sua empresa é essencial, mas, como fazer isso com segurança? 

Bom, nosso primeiro conselho é que você entenda o momento da sua empresa e quais as necessidades mais prioritárias do empreendimento. 

Isso torna mais fácil que você analise as opções de mercado com base em suas funcionalidades, avaliando o custo-benefício. 

Também é importante, é claro, levar em consideração quais são as funções de segurança oferecidas pela fornecedora do sistema PDV e as políticas em relação ao suporte técnico oferecido. 

Outro ponto que vale a atenção é o seguinte: escalabilidade. Mesmo que o seu negócio seja pequeno agora e tenha necessidade apenas de algumas funções, isso não quer dizer que ele não vá crescer e demandar soluções mais robustas no futuro… 

Pense sempre à frente e opte por sistemas PDV que oferecem escalabilidade para sua empresa – ou seja, possibilidade de crescimento. A seguir, listamos algumas das opções de sistema PDV mais populares no mercado: 

  • Consumer;
  • Fox Manager;
  • Sige Lite;
  • Acompanha-ME;
  • SmartPos;
  • PDV MarketUp;
  • Kyte;
  • RP Controle Financeiro.

Algumas dessas ferramentas são gratuitas, enquanto outras requerem pagamento mensal. Recomendamos que você faça uma pesquisa aprofundada sobre o assunto para escolher a melhor opção. 

Quais os tipos de PDV que existem? 

É interessante que você saiba que existem dois principais tipos de PDV: o online e o fixo. A seguir, explicamos cada um deles em maiores detalhes. Veja só: 

Sistema PDV online

O sistema PDV online é baseado na nuvem, ou seja, seu armazenamento é todo feito pela internet. A grande vantagem desse sistema é que ele pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer dispositivo móvel. 

Outro ponto importante é que o PDV online tem alta escalabilidade. Isso quer dizer que, se a demanda da sua empresa aumentar de um mês para o outro, é possível fazer ajustes para acomodar o processamento desses novos pedidos. 

No PDV online também é possível fechar a venda remotamente, uma função especialmente útil para empresas que focam no delivery. 

Sistema PDV fixo

O PDV fixo, por sua vez, é aquele que acompanha as máquinas de frente de caixa e pode ser observado com mais frequência em lojas físicas de varejo. Dentro do sistema de PDV fixo podemos destacar a presença dos seguintes itens: caixa registradora, leitor de código de barras, máquina de cartão e impressora de recibos, computador e etc. 

Tire o seu Ecommerce do papel em 6 passos. Baixe o checklist Ecommerce do Zero! 

Você tem o sonho de empreender e tirar o seu negócio do papel? Esse é o objetivo de muitas pessoas, mas o medo de não saber como começar pode acabar com ótimas ideias de negócio… 

Ao longo dos nossos anos de experiência, o Ecommerce na Prática ajudou muitas pessoas a criar os seus próprios negócios do zero, mesmo sem nenhuma experiência. Nós desenvolvemos um método testado e aprovado, que pode te ajudar a ter o seu Ecommerce em apenas 6 passos. 

Você pode conferir esse passo a passo gratuitamente, baixando o checklist Ecommerce do Zero. Clique no botão abaixo para fazer o download: