A D. Martarello é um ótimo exemplo de empresa que nasceu das afinidades e aptidões de seus proprietários. A história da companhia é uma inspiração para todos os empreendedores que acham que seus hobbies e talentos podem ser lucrativos. Neste artigo vamos te contar como a D. Martarello saiu do zero e passou a faturar R$ 3 milhões com uma ideia. 

A falta de experiência e o medo de começar são dois dos maiores obstáculos que impedem os empreendedores de viver seus sonhos. Isso porque empreender é um processo que requer bastante planejamento e, por isso, dar o primeiro passo na maioria das vezes acaba sendo mais difícil.

Isso, inclusive, aconteceu com Daniel Martarello, fundador da loja D. Martarello – uma empresa focada no mercado de joias de luxo. 

Começando com pouquíssimos recursos, mas muita determinação, Daniel e suas sócias, Gabi Martarello e Milena Nepomuceno, conseguiram construir um negócio altamente lucrativo. 

Se você quer entender como o Ecommerce na Prática ajudou o trio de empreendedores a fortalecer a D. Martarello, continue acompanhando este artigo. Temos certeza que as dicas compartilhadas aqui vão ser muito inspiradoras para você! 

Ah, aproveite também para conferir o vídeo abaixo em conversamos com os sócios da D. Martarello:

O início de tudo

A história da D. Martarello começa com Daniel, seu fundador, quando ele ainda era um adolescente. Daniel sempre teve grande afinidade com o mundo do artesanato. Por muito tempo, ele confeccionava brincos, colares e anéis de cobre para vender nas ruas. 

Seu interesse pelo tema era tanto, que ele decidiu se matricular em aulas de joalheria para aprender sobre o ofício com mais profundidade. Sem dispor de muito capital para pagar o curso, no entanto, Daniel garantia a sua estadia nas aulas fazendo a faxina do estabelecimento. 

Ao mesmo tempo, ele trabalhava em uma metalúrgica, mas uma demissão inesperada em 2008 transformou o empreendedorismo em algo mais do que um desejo – mas uma necessidade. 

Com o dinheiro de sua rescisão, Daniel comprou suas primeiras ferramentas e insumos, dando início ao seu negócio.  Hoje, a empresa tem um faturamento milionário, emprega diversas pessoas e até virou tema de uma reportagem em uma das revistas de empreendedorismo mais respeitadas do Brasil, a Pequenas Empresas, Grandes Negócios. 

Leia também: Tipos de Empreendedorismo: quais são e qual o melhor? 

Trabalho artesanal ou escala: como é possível equilibrar essas duas facetas do negócio? 

A D. Martarelo se destacou no mercado pela qualidade de seus produtos que, no início, eram todos produzidos manualmente por Daniel. Dentro do segmento de joalheria, esse é um processo valorizado por muitos clientes e que pode aumentar o valor das peças de maneira significativa. 

Dentro de um contexto empresarial, no entanto, a escala é um fator importante. Para crescer de forma saudável, uma companhia precisa ser capaz de escalar a produção de seus itens, produzindo mais em menos tempo. 

Como você pode imaginar, confeccionar joias do zero não é um processo rápido… 

Ao mesmo tempo, Daniel conta que encontrar mão de obra qualificada para a D. Martarello foi um problema. Com um mercado muito fechado e com escassez de bons profissionais, escalar a produtividade da D. Martarello parecia impossível… 

E foi aí que a tecnologia entrou em ação. 

Os empreendedores descrevem que, para aumentar as suas vendas e entregar mais qualidade para os clientes, eles precisaram inaugurar uma solução tecnológica que, na época, era usada por pouquíssimas joalherias: a máquina CNC. 

A máquina era operada Milena Nepomuceno e o seu objetivo era esculpir e criar marcações nas joias com mais rapidez. Esse processo, é claro, levou um tempo para ser aperfeiçoado e, ainda hoje, existem muitas etapas que são feitas manualmente.

Esse é um bom exemplo de como a tecnologia pode ajudar empreendedores em suas tarefas diárias, oferecendo mais espaço para focar em atividades estratégicas, no lugar das operacionais.  

Leia também: Bijuterias para revenda: saiba como escolher fornecedores

Quais elementos ajudaram a D. Martarello a alcançar o sucesso?

Logo no início das suas atividades, os empreendedores perceberam que usar as redes sociais da D. Martarello era essencial. Dentro do nicho de mercado da joalheria artesanal, sobretudo, os clientes respondiam muito bem à criação de conteúdo. 

Esse também foi um elemento importante para expandir a atuação da empresa para fora de um raio regional mais limitado. 

Hoje, o perfil da D. Martarello no Instagram conta com milhares de seguidores engajados. Lá, eles mostram um pouco dos bastidores da produção, apresentam produtos novos e ainda dão dicas de uso. Uma aula de criação de conteúdo para empreendedores de qualquer segmento! 

“A gente foi mostrando um pouco da nossa realidade e o público foi comprando a ideia. [...] As pessoas se conectaram muito com a gente, com a nossa história. [...] Nós colhemos muitos resultados.”

Gabi Martarello 

Os empreendedores também destacam a importância de delegar tarefas na evolução do negócio.

“Vocês, do Ecommerce na Prática, trouxeram um insight muito importante sobre como nós empresários precisamos sempre buscar pessoas melhores do que a gente. É assim que a gente vai agregando!”

Daniel Martarello 

Outro ponto que ajudou a D. Martarello a se destacar foi o atendimento personalizado. Em um segmento tão exclusivo como o da joalheria artesanal, os empreendedores logo aprenderam que clientes respondiam melhor a um contato mais humanizado. 

O momento da virada de chave 

Os empreendedores relatam que o crescimento da D. Martarello sempre foi controlado. No entanto, em 2020, a empresa viu o seu faturamento crescer de forma muito acelerada. Um momento muito prazeroso para qualquer empreendedor, mas que também traz uma série de novos desafios. 

Os sócios da D. Martarello afirmam que, no primeiro mês da pandemia, por exemplo, a empresa faturou R$ 270 mil – um número inédito até então. Eles precisaram expandir as suas operações em pouquíssimo tempo e, para os empreendedores, esse foi um momento divisor de águas para a D. Martarello. 

Depois de investir em maquinário e contratação de novos colaboradores em meio a um cenário econômico tão delicado, Daniel, Gabi e Milena procuraram por alternativas para proteger o seu negócio. 

Foi aí que eles criaram uma de suas coleções mais bem-sucedidas até agora: a Coleção Momentos. Os produtos da linha têm o aro gravado na lateral com mensagens personalizadas. 

De acordo com Daniel, esse foi um produto que tornou a D. Martarello uma referência de mercado, com diversas joalherias concorrentes copiando os seus métodos. 

“Criar um modelo que vira referência no mercado é muito legal. Não é sempre que você cria um produto assim… ”

Daniel Martarello

A importância de investir em conhecimento 

Os empreendedores relatam como investir em conhecimento foi um momento divisor de águas para a empresa. De acordo com Gabi Martarello, a consultoria do Ecommerce na Prática foi um dos primeiros contatos que a empresa teve com o processo de profissionalização: 

“Quando você resolve, como empresário, investir em conhecimento, algo muda na sua cabeça. Esse é um sinal de que você está levando a sério o empreendimento.[...] Aquela atitude muda tudo!”

Gabi Martarello 

Ela completa, ainda: 

“Investir em conhecimento foi a virada de chave no nosso negócio.”

Gabi Martarello 

Como o Ecommerce na Prática ajudou a D. Martarello?

Daniel Martarello conta que, desde o início da sua jornada empreendedora, consumia os conteúdos gratuitos disponíveis no canal do YouTube do EnP. Ele afirma, no entanto, que foi só quando a D. Martarello começou a se desenvolver que ele sentiu a necessidade de ter um direcionamento mais robusto.

E foi aí que eles decidiram contratar o serviço de consultoria do Ecommerce na Prática. 

A consultoria do Ecommerce na Prática consiste em 6 encontros virtuais e, nessas ocasiões, são discutidas estratégias, direcionamentos e planos personalizados que podem ajudar o negócio a ser mais lucrativo. 

Este é um serviço que muitos empreendedores utilizam quando estão começando um negócio do zero ou desejam migrar para o Ecommerce. Dentro da consultoria, o nosso objetivo é ajudar as pessoas a criarem negócios mais lucrativos. 

“A consultoria foi muito legal para a gente conseguir pensar fora da caixa!”

Daniel Martarello 

Quer ver o faturamento da sua empresa aumentar? Conte com a ajuda do Ecommerce na Prática

Ao longo dos nossos anos de experiência, desenvolvemos um método efetivo e seguro, criado especialmente para ajudar empreendedores a alavancarem seus negócios e crescerem de forma sustentável. 

Na consultoria EnP, todos os encontros são personalizados para as necessidades da sua empresa. Além disso, todos os nossos consultores passam por um extenso processo de treinamento e seleção. 

Tudo para garantir os melhores resultados para sua companhia, afinal, o seu sucesso é o nosso sucesso! 

Quer contar com o suporte da maior escola de Ecommerce da América Latina para aperfeiçoar o seu negócio? Veja as vantagens da consultoria do EnP: 

  • Direcionamento de especialistas: sua empresa receberá orientações exclusivas e personalizadas, contando com o acompanhamento direto de um consultor especializado; 
  • Implementação rápida: você não tem tempo a perder! Todos os nossos encontros seguem uma metodologia ágil, que permite a implementação de estratégias dentro de 15 dias ou menos; 
  • Online, prático e de fácil acesso: os encontros são feitos de maneira online. Dessa forma, você pode fazer a consultoria, não importa onde esteja localizado; 
  • Time de suporte exclusivo: resolva suas dúvidas de maneira rápida com uma equipe de suporte dedicada às suas necessidades. 

Mude de uma vez por todas a história do seu negócio. Para ser o próximo case de sucesso do Ecommerce na Prática, clique aqui