Jessica Stronda sempre foi apaixonada por produtos voltados para cuidados com os cabelos. E, depois de trabalhar por anos como vendedora de itens variados, ela viu a oportunidade de desenvolver os próprios produtos, unindo sua paixão ao conhecimento em vendas. Foi assim que nasceu a Stronda Cosméticos, marca que hoje está presente nos principais pontos de venda na internet. Conheça essa história completa!

É comum empreendedores escolherem os produtos que vão vender considerando apenas a demanda do mercado. No entanto, este não é o único caminho a se seguir na hora de vender online.

Outra possibilidade na hora de definir qual produto vai vender na internet é apostar em gostos e interesses pessoais, hobbies, etc. E este foi o caso da Jessica Stronda.

Desde criança, Jéssica já adorava experimentar shampoos e itens de cuidados dos fios de cabelo. Depois de adulta, ela enxergou nesses produtos a oportunidade de trabalhar com um propósito e ter um empreendimento próprio.

Neste artigo, vamos te mostrar a trajetória da empreendedora, desde a criação até o sucesso de sua marca, a Stronda Cosméticos

Veja alguns dos destaques desta história:

  • Ela criou uma marca própria e desenvolveu os produtos do zero;
  • Ela apostou na estratégia de diversificação de canais de venda para escalar o faturamento;
  • Empreender online a permitiu sair do CLT;
  • Todo dinheiro que investiu no curso do Ecommerce na Prática e conhecimento para expandir a loja retornou em apenas 1 mês.

O caminho até o empreendedorismo

Jessica Stronda é uma empreendedora que já atuou em diversas áreas até chegar à construção do seu próprio negócio. Focada em ter a sua própria renda desde muito nova, Jessica foi manicure – junto com sua mãe –, vendedora de loja e, nas horas vagas, também comercializava itens variados de maneira autônoma. 

Foi em um de seus trabalhos – como vendedora de chips para celulares – que ela notou o quanto gostava de vender. No entanto, sentia que, para fazer isso por conta própria, ela precisaria de um propósito maior.

“Eu dizia a mim mesma: uma hora eu vou encontrar com alguma coisa que eu goste muito de vender, que faça parte do meu dia a dia, e que faça meu coração bater mais forte”.

Com isso em mente, Jessica aos poucos se deu conta que já existia um mercado que ela gostava: o de produtos para cabelo. Ela percebeu isso quando começou a questionar por que as pessoas só falavam bem dos produtos importados e por que os empresários brasileiros não investiam em uma mercadoria de qualidade nessa área.

Essa reflexão inicial foi o ponto de partida da criação do negócio da Jessica

Definindo o mercado, a jovem empreendedora decidiu começar vendendo produtos fracionados. Ou seja: ela comprava um pote grande de produto e comercializava pequenas quantidades deste item.

O primeiro com o qual trabalhou foi um matizador – produto que neutraliza a cor dos cabelos loiros, removendo pigmentos indesejados e dando aos fios um aspecto menos amarelado –, que logo chamou a atenção das consumidoras.  

A forte clientela só fez o negócio crescer, até que…

Mesmo ainda mantendo o emprego como CLT em lojas de telefonia, Jessica ficou impressionada com a alta demanda pelo produto. 

Ela vendia em casa, fazia entregas nas estações de trem e em vários outros pontos de encontro. Por muitas vezes, ela foi abordada em seu trabalho por clientes. Uma delas, inclusive, comprava mais de 30 unidades para revender. 

Porém, como nem tudo são flores na vida dos empreendedores, Jessica tomou conhecimento que a prática de produtos fracionados acontecia de uma forma diferente da qual ela fazia...

A venda de cosméticos e produtos de higiene pessoal fracionados é permitida e regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência determina que algumas diretrizes sejam seguidas, tais como rótulo, informação da empresa fracionadora, data de validade e do fracionamento.

E isso tudo fez com que Jessica precisasse reformular seu método de trabalho

A criação da Stronda Cosméticos

A empreendedora havia juntado uma boa quantia com a venda de produtos fracionados e, com esse dinheiro, passou a comprar e revender produtos de marcas que tinham boa saída no mercado. 

Assim, ela acabou se tornando representante dessas marcas, mas só por um tempo… Depois, Jessica percebeu que ainda não havia alcançado o propósito que tanto buscava como empreendedora… 

Foi neste momento que ela decidiu desenvolver sua própria marca de cosméticos. A partir de um amigo, ela conheceu uma indústria que poderia ajudá-la a criar o seu primeiro produto, um creme para hidratação de cabelos, e deu seu primeiro passo em direção à Stronda Cosméticos.

Com a ideia do produto saindo do papel, Jessica começou a olhar para a formalização da sua empresa. Ela, então, batizou o seu negócio de Stronda Cosméticos e deu início ao processo de registro de marca para não perder o nome que tanto gostava para outros empreendedores.

Após o cumprimento de todas as etapas necessárias para sua empresa estar devidamente formalizada, Jessica colocou no mercado seu primeiro produto, o creme para hidratação dos fios de cabelo.

“Eu estava no carro, com a mala lotada de produtos multimarcas para fazer entregas, e lancei o meu produto para as clientes. Foi basicamente assim que a Stronda Cosméticos nasceu… E já vamos fazer 7 anos em 2023”.

Um dos primeiros desafios que a empreendedora precisou enfrentar, no entanto, foi acompanhar o mercado. Isso porque, segundo Jessica, há um leque muito maior de produtos quando você trabalha com multimarcas. E, quando se é dono da própria marca, é preciso seguir pelo mesmo caminho. 

Felizmente, ela conseguiu ampliar seu mix de produtos com o passar do tempo, sempre considerando as necessidades das suas clientes e os movimentos do mercado. Mas isso só foi possível após a aposta no mundo digital… isto é, além das vendas feitas diretamente para as clientes, a Jessica criou um site para vender os produtos da sua marca

Leia também: Fornecedores de cosméticos para revenda: 22 boas marcas e fornecedores 

Foco no digital e o início das vendas pelo Mercado Livre

A busca pelo aumento das vendas é sempre uma constante na vida dos empreendedores… No caso da Jessica Stronda, isso não poderia ser diferente. 

Com os seus produtos fazendo um razoável sucesso, ela decidiu buscar por conhecimento para melhorar ainda mais seus resultados. E foi aí que, através de sua cunhada – que trabalhava na Stronda Cosméticos na época –, a Jessica conheceu o Ecommerce na Prática

Na época, ela se tornou aluna do Ecommerce na Prática e não só teve acesso à metodologia que já ajudou milhares de empreendedores a criarem e estruturarem um negócio online, como também pode assistir ao treinamento Mercado Livre do Zero

Neste ponto, a Jessica já possuía o site de vendas próprio e percebeu que poderia também expandir o negócio para os marketplaces. A estratégia de diversificação de canais de venda é indicada para quem já tem um canal consolidado e busca escalar as vendas, que era o caso da Jessica com a Stronda Cosméticos.

Ao longo do treinamento, Jessica conseguiu destrinchar tudo o que precisava para obter bons resultados dentro do marketplace e, apenas um mês após fazer o curso, conseguiu faturar o suficiente para cobrir o investimento que fez. 

Além disso, um dos pontos que mais chamou sua atenção no meio do caminho foi a acessibilidade do time do EnP. Ela menciona que não só entrou em contato com a equipe, mas também com o Bruno de Oliveira (fundador do Ecommerce na Prática) e conseguiu o retorno que queria.

“O Bruno é muito acessível e isso faz toda a diferença… Na verdade, isso inspira muito a gente porque, às vezes, as pessoas que criam cursos e vendem na internet ficam muito longe. Não é o caso dele, que está sempre presente (...) e isso faz a gente sentir confiança até mesmo para indicar os treinamentos para outras pessoas”.

Hoje, tudo o que a Jessica aprendeu – e ainda aprende! – a ajudou a vender não só no Mercado Livre, mas também na Shopee, que é outro marketplace extremamente popular no Brasil. E para os próximos meses, a empreendedora quer ver a sua marca em outros canais de venda relevantes na internet, como o Beleza na Web.

Faça como a Jessica e monte o seu negócio com um propósito!

Algo que Jessica Stronda faz questão de ressaltar é que todo empreendedor precisa ter um propósito, pois a jornada empreendedora é repleta de desafios e é preciso ir além do dinheiro. 

“Se você colocar o seu coração só no dinheiro, certamente irá desistir na primeira dificuldade que aparecer. É preciso buscar algo que realmente ame fazer (...) porque se você ficar 15 dias sem vender, você não vai querer desistir. Pelo contrário, vai lutar para dar certo, vai tentar entender onde errou e recalcular a rota”.

Na época, a Jessica contou com a ajuda do Ecommerce na Prática e você pode fazer o mesmo! Quer saber como? Com a assinatura Ecommerce na Prática!

Nela, você tem acesso a diversos treinamentos completos – como o Ecommerce do Zero e Mercado Livre do Zero –, além de mais de 350 conteúdos exclusivos, aulas, masterclasses e mais.

Para saber mais e fazer a sua assinatura, clique aqui: