Cursos online, Ebooks, Webinários, Audiobooks... Provavelmente, você já consumiu algum desses infoprodutos ou já viu alguma pessoa vendendo esse tipo de serviço na internet…

Aliás, o mercado de infoprodutos é uma parcela relevante das compras e vendas realizadas na internet. No entanto, pouco se fala abertamente sobre os detalhes desse assunto. 

Afinal, como criar o seu infoproduto? O que é necessário para mergulhar nesse segmento e aproveitar a demanda? 

Neste EnPCast, convidamos o Ricco de Carvalho, sócio do EnP, para debater o tema com Lucas Lombardi e a Ana Clara Magalhães. Ouça na íntegra:

O que são Infoprodutos?

Os infoprodutos são produtos digitais que podem ser consumidos diretamente na internet, sem necessidade de gerar estoque, como por exemplo:

  • Vídeoaulas;
  • Webinários;
  • Ebooks;
  • Podcasts;
  • Curso Online;
  • Workshop.

Durante o EnPCast, o Ricco de Carvalho resume de forma sucinta e clara o que é um infoproduto na prática: “o infoproduto nada mais é do que você pegar uma dor de uma pessoa ou uma necessidade que ela tem e você ensiná-la como fazer algo diferente”. 

Antigamente, esse cenário de passar o conhecimento para outras pessoas só era possível por meio de salas de aulas, sejam elas nas escolas, faculdades ou até mesmo cursos. 

Mas, hoje, você consegue transmitir o seu conhecimento por meio da internet, alcançando milhares de pessoas ao mesmo tempo com um vídeo gravado ou um aulão ao vivo. 

As maiores vantagens de investir em Infoprodutos em comparação aos produtos físicos é o fato de não haver necessidade de estoque/espaço físico. Ou seja, tudo pode ser armazenado em uma plataforma online para que as pessoas tenham acesso ou baixado em PDF por meio de uma página.

Além disso, os infoprodutos possuem baixo custo de produção, pois podem ser feitos por meio de ferramentas gratuitas na internet e também pela facilidade de entrega.

Afinal, você não precisa se preocupar com o tempo de entrega ou com a logística como um todo. Esse é um ponto a menos a se preocupar ao trabalhar com infoprodutos. 

Outra vantagem que vale ressaltar aqui sobre os infoprodutos é que a grande maioria deles é praticamente um produto atemporal. Isso significa que não fica ultrapassado e pode servir para muitas pessoas durante anos.

E mesmo que todas as informações não sejam atemporais, dependendo de qual infoproduto você oferece, é possível atualizar constantemente com dados mais recentes. Dessa forma, o seu produto será cada vez mais valorizado pelo cliente.

Por exemplo, aqui, no Ecommerce na Prática, nós temos  os mais variados treinamentos que, em sua maioria, são infoprodutos. 

Aos poucos, o time de produto dá uma repaginada nos cursos e os especialistas regravam aulas com novas informações sobre o mercado para manter nossos cursos sempre atualizados, acompanhando a evolução do Ecommerce.

Como criar um Infoproduto?

Agora que você já sabe o que é um infoproduto e quais são as principais vantagens de apostar nesse mercado em ascensão no Ecommerce, nós vamos pontuar alguns fatores essenciais para você criar o seu infoproduto…

Para ficar mais fácil, vamos listar alguns passos. O primeiro deles é: qual tipo de conhecimento você tem a oferecer?

Antes de criar o infoproduto, você precisa entender de fato o que você vai ensinar para outras pessoas. O mais interessante é que seja algo que você seja especialista ou tenha expertise o suficiente para sanar as dúvidas das pessoas com relação ao assunto em que você quer trabalhar. 

Por exemplo, já vimos muitos casos de profissionais de marketing, que dominam assuntos como redes sociais, criarem cursos relacionados a conteúdo e marketing digital para empresas nas principais plataformas.

Outro exemplo são as pessoas que já empreenderam e querem passar o conhecimento adiante para os empreendedores de primeira viagem.

Se você não tem uma profissão, mas gosta muito de um assunto e domina os principais pontos, esse também pode ser o caminho para criar um infoproduto.

E o que mais é necessário para criar um infoproduto?

Isso você pode conferir escutando o nosso EnPCast na íntegra: