A sustentabilidade está na mente dos consumidores e empresários com visão de futuro em todos os setores, e com a moda não é diferente. Nesse sentido, o conceito de moda sustentável tem um papel fundamental no futuro do meio ambiente.

Levando em conta que a emissão de carbono é responsável por mais de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, não é segredo que a indústria da moda está entre as responsáveis pelos problemas com o meio ambiente.

Por conta disso, as transformações nesse mercado são muito necessárias, desde criar mais consciência para as práticas de moda sustentáveis ​​até assumir um papel ativo nessa mudança.

No episódio do EnP Cast abaixo, nós falamos em detalhes sobre este tema. Acompanhe neste link

Se você está interessado em fazer parte deste cenário de mudanças positivas, veio ao lugar certo. Neste texto, vamos te mostrar o que é moda sustentável e como fazer parte dela.

O que é moda sustentável?

A moda sustentável se refere a roupas que são projetadas, fabricadas, distribuídas e usadas de maneira ecológica.

Outro termo relacionado à moda sustentável é o de moda ética, que se refere a roupas feitas de forma a valorizar o bem-estar social e os direitos do trabalhador. 

Levando em conta que o ambientalismo anda de mãos dadas com práticas socialmente saudáveis, a moda ética e a moda sustentável estão intrinsecamente ligadas.

Mas voltando à moda sustentável, ela trata de todo o sistema e a indústria, desde as matérias-primas até o ciclo de vida do produto. 

Ou seja, a sustentabilidade na moda abrange tanto a integridade ecológica quanto a responsabilidade social, termo que é muitas vezes esquecido quando se fala de produtos amigos do meio ambiente.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos te mostrar quando surgiu a moda sustentável…

Quando surgiu a moda sustentável?

Não existe uma data exata do início de uma indústria sustentável de moda. Mas sabe-se que ela começou entre as décadas de 1960 e 1990. A verdade é que há todo um caminho em direção à sustentabilidade da moda, o qual ainda estamos percorrendo.

O viés sustentável envolveu uma grande revolução no setor da moda. A indústria têxtil teve uma relação evolutiva com o meio ambiente e houve décadas de mudança de visões, valores e atitudes.

No final dos anos 1950 e início dos anos 1960, mais precisamente, houve um período de mudança para o setor da moda. Enquanto a revolução industrial iniciou a fabricação em massa, o que acabou influenciando o crescente movimento sustentável da década de 1960. 

O movimento hippie, no final da década de 60 e início da de 70, também levou a um crescente interesse por tecidos naturais, além de fazer nascer um desejo de retornar aos princípios de moda mais simples, mais ecológicos e mais lentos. 

Assim, isso representou um movimento diferente de uma mentalidade mais consumista.

Por que a maior parte da moda hoje não é sustentável?

O conceito de “sustentável” é traduzido pela habilidade de se sustentar, de perdurar. Portanto, uma indústria de moda sustentável é aquela que consegue manter suas operações de forma equilibrada e consciente ao longo dos anos.

Infelizmente, a realidade da moda fast fashion que predomina hoje, vai contra essa lógica. Esta modalidade de moda produz roupas com o intuito de serem consumidas de forma acelerada e por valores mais acessíveis. 

Este modelo de consumo faz com que as roupas sejam vistas como itens descartáveis, destinados a serem usados poucas vezes antes de serem substituídos por opções mais baratas e atuais.

O ciclo vicioso da fast fashion está distante de ser sustentável. Ele consome os recursos naturais de forma exacerbada, explora trabalhadores ao redor do mundo e gera uma quantidade absurda de resíduos têxteis.

Qual é a importância da moda sustentável?

Mais do que apenas um movimento ambiental, a moda sustentável e ética é sobre pessoas e animais também. A indústria da moda tem uma história sombria de abusos e exploração dos direitos humanos e dos animais. E a moda sustentável trabalha para mudar essa narrativa.

Nesse sentido, vamos te mostrar qual a importância da moda sustentável. Acompanhe:

1. Gera menos desperdício

Em todo o mundo, um caminhão de lixo de resíduos têxteis é despejado em aterros ou queimados a cada segundo.

De acordo com reportagem feita pela revista Fórum, muitos países do norte global usam os países do sul como lixão de roupas que não querem mais.

Essa enorme quantidade de desperdício é criada por empresas de fast fashion que lançam tendências de moda semanais e desenvolvem produtos de baixa qualidade e preço baixo.

Nesse sentido, as marcas sustentáveis ​​se concentram em criar produtos de qualidade, ou seja, as roupas são produzidas com materiais duradouros

Além disso, as marcas de moda sustentável raramente seguem as tendências do fast fashion que saem de moda em questão de meses.

Leia também: Logística sustentável: o que é e como montar seu plano

2. Garante salários justos e condições de trabalho adequadas

Este é outro assunto obscuro por trás da indústria da moda e um ponto muitas vezes ignorado ao avaliar a sustentabilidade de um produto.

A maioria das marcas de fast fashion produz roupas em países em desenvolvimento, onde os trabalhadores são pagos com um salário mínimo. Essas roupas baratas só são possíveis devido às duras condições de trabalho para os trabalhadores do setor.

É preciso levar em conta que a qualidade de vida dos seres humanos também faz parte do meio ambiente

Nesse sentido, as condições de trabalho exploratórias com baixíssimos salários podem sustentar os lucros, mas as práticas de trabalho que beiram a escravidão têm consequências para os indivíduos, inclusive para sua saúde. 

Quando se trata de sustentabilidade social, não se pode ignorar a maneira como os trabalhadores estão vivendo além da poluição por produtos químicos tóxicos e corantes.

💡 Vai vender moda na internet mas ainda está na busca de fornecedores? Esta lista com 42 polos de moda no Brasil vai te ajudar. Baixe agora, de graça!

3. Reduz emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa

As marcas de fast fashion têm uma enorme emissão de carbono resultante da criação de materiais, fabricação, transporte e até resíduos têxteis em decomposição em aterros sanitários.

Um exemplo, a maioria das roupas de fast fashion são feitas de materiais à base de petróleo. 

Por outro lado, a moda sustentável utiliza materiais biodegradáveis ​​de tecidos naturais ou reciclados.

Esses materiais requerem pouco ou nenhum tratamento químico, menos energia, menos água e nenhum pesticida ou fertilizante para crescer.

Para saber mais sobre o tema, leia nosso artigo: Por que a redução da emissão de carbono entrou no debate das empresas?

4. Economiza água

A indústria da moda é uma das maiores consumidoras de água do mundo atualmente. Essa água é consumida não apenas na lavagem de roupas, mas também durante a fabricação, nos processos de tingimento e acabamento.

Para você ter uma ideia, são necessários cerca de 2.720 litros de água para fazer uma camisa de algodão e 7.000 litros para fazer um par de jeans! 

E além de consumir água, a produção de roupas impacta o meio ambiente ao poluir a água doce com produtos químicos tóxicos.

Em comparação, a maioria das marcas de moda sustentável tem políticas que limitam o uso de água durante a produção de roupas. 

Além disso, a moda sustentável prioriza tecidos orgânicos feitos de linho, cânhamo e algodão orgânico, que exigem pouca ou nenhuma água durante a fase de produção.

5. Salva vidas animais

Os animais são uma parte essencial do nosso ecossistema, cada um desempenhando um papel fundamental para garantir que o planeta seja habitável.

Nesse sentido, a produção de produtos feitos de couro, penas e lã afeta diversas espécies de  animais e, portanto, a sobrevivência da humanidade neste planeta.

Em comparação, as marcas de moda sustentáveis que são cruelty free e veganas protegem os animais ao usar alternativas de couro e peles em seus produtos. E, com isso, salvam os animais da exploração e da morte, preservando o equilíbrio do ecossistema.

6. Valoriza a diversidade e a inclusão

A sustentabilidade na moda também envolve a valorização da diversidade cultural e a inclusão social. Marcas sustentáveis frequentemente colaboram com comunidades locais e artesãos, respeitando e valorizando seus conhecimentos e tradições, e promovendo a equidade e a inclusão no setor.

7. Transparência e rastreabilidade

A transparência na cadeia de produção e a rastreabilidade dos produtos são princípios fundamentais da moda sustentável. Os consumidores têm o direito de saber a origem dos produtos que compram e as condições em que foram produzidos, e as marcas sustentáveis estão comprometidas em fornecer essas informações. 

8. Promoção da consciência e educação do consumidor

A moda sustentável é crucial para educar e conscientizar os consumidores sobre os impactos de suas escolhas de compra. Ao optar por marcas sustentáveis, os consumidores estão não só fazendo escolhas mais éticas e responsáveis, mas também incentivando outras marcas a adotarem práticas mais sustentáveis.

Conheça 12 exemplos de moda sustentável

As atividades que vamos apresentar a seguir são alguns dos melhores exemplos de moda sustentável conhecidos até hoje:

1. Moda ética e de comércio justo

As atividades éticas e de comércio justo - no domínio da moda - estão relacionadas ao bem-estar das pessoas que trabalham na indústria.

Elas se referem a condições de trabalho seguras, fabricação de comércio justo e todos os outros aspectos de justiça social. 

As empresas de moda ética se preocupam com as pessoas e seu bem-estar, seja mental ou físico, em toda a cadeia de produção da moda.

Por outro lado, as marcas de comércio justo garantem a manutenção de uma cadeia na qual os agricultores e fabricantes recebem um valor justo por seus seus produtos.

Ambos os termos tratam dos aspectos socioeconômicos da indústria da moda e as marcas envolvidas com eles estão buscando formas de melhorar as condições de trabalho, salários e práticas de comércio justo.

2. Moda ecológica e verde

A moda ecológica e verde se preocupa com os problemas ambientais causados ​​pela indústria da moda. Pense na geração de resíduos, na poluição da água e do solo e no uso imprudente de recursos que estão acelerando a crise climática global.

Por exemplo, todos os anos, mais de 70 milhões de barris de petróleo são usados ​​para fabricar fibras de poliéster que acabam nos oceanos, matando diversos animais.

Como solução, as empresas de moda verde defendem a substituição do plástico por fibras ecologicamente corretas, biodegradáveis ​​e naturais que alimentam o meio ambiente.

Até o momento, os resultados são positivos, pois o número de empresas que usam materiais ecológicos e verdes, como algodão orgânico, cânhamo, couro de cogumelo, couro de alga marinha, etc., está aumentando.

💡 Você conhece os 4 pilares essenciais para Ecommerces de moda? Se não, o nosso guia gratuito sobre o assunto pode ajudar. Faça o download agora!

3. Moda vegana 

O termo moda vegana se refere a produtos fabricados sem o uso de materiais de origem animal ou obtidos por meios cruéis.

Além disso, todas as atividades realizadas por ativistas de moda vegana e livre de crueldade visam chamar a atenção do consumidor para a pecuária industrial e a exploração animal para a moda.

No entanto, há argumentos de que a moda vegana causa mais danos do que benefícios.

Isso porque a maioria das marcas de moda veganas usa PVC e alternativas à base de plástico ao couro animal, o que salva os animais do sacrifício, mas os prejudica ao poluir o meio ambiente.

De todo modo, os defensores do movimento da moda vegana insistem que, para uma marca de roupas veganas se qualificar como uma marca de moda sustentável, ela também deve prestar atenção ao seu impacto ambiental.

A maioria das marcas de roupas veganas e livres de crueldade consegue isso usando alternativas de couro feitas de plantas, frutas, cogumelos ou até mesmo em laboratório.

4. Slow fashion

O slow fashion é um termo recente adotado para descrever uma forma de fabricar moda oposta ao fast-fashion. 

Ou seja, é um movimento que prioriza qualidade no lugar da quantidade e a busca pela produção local em vez de global, utilizando matéria-prima e mão de obra sustentáveis e uma produção de pequena ou média escala. 

O principal objetivo do slow fashion é diminuir o impacto ambiental da moda, além de propagar a ideia de um consumo mais consciente e uma produção mais humanizada e pessoal.

O foco é reduzir o percurso da roupa até chegar no consumidor final, valorizando cada participante desse processo.

Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo: O que é slow fashion? Como isso beneficia empresas online?

5. Upcycling ou moda reciclada

Upcycling é um termo usado para descrever o ato de reutilizar e reaproveitar têxteis, materiais e roupas para recriar a moda.

Essa faceta da moda sustentável reciclada é muito popular entre os designers de moda e celebridades contemporâneas, a ponto de ser vista como uma nova forma de moda de luxo de alta qualidade.

Como os tecidos antigos carregam suas próprias histórias de uso, desgaste e vida, o upcycling é mais do que uma nova maneira de reviver tecidos antigos e transformá-los em roupas novas.

A inclusão de materiais reaproveitados na confecção de novas peças traz exclusividade ao produto final. Assim, a criação de alta costura upcycling garante que a peça final seja sempre única e, portanto, rara.

Os benefícios de usar materiais reciclados são enormes, como por exemplo:

  • Ajuda na redução do desperdício;
  • Reutiliza materiais que não têm finalidade e que de outra forma acabariam no aterro;
  • Reduz as emissões de carbono e gases tóxicos resultantes da fabricação e do transporte.

Por outro lado, o upcycling tem questões ambientais que não podem ser ignoradas:

  • As roupas recicladas liberam o dobro de microfibras que poluem os oceanos e a cadeia alimentar humana, matando animais e pessoas;
  • O upcycling requer mais energia e produtos químicos do que o que seria usado no caso de novos materiais.

De todo modo, não podemos deixar de valorizar a iniciativa de criar mais uma forma de moda sustentável.

6. Brechó

As roupas de segunda mão são ótimos exemplos de moda sustentável. Além da economia, essa é uma forma incrível de evitar o impacto negativo da fabricação de moda.

Isso porque as roupas já existem e, portanto, não há necessidade de fabricá-las novamente.

Além disso, não há uso de produtos químicos tóxicos, liberação de gases de efeito estufa ou uso de agrotóxicos para uma nova coleta.

Se você tem interesse por esse tema, não deixe de ler nosso artigo: Como montar um brechó online? Dicas para começar

7. Moda circular

A moda circular é outro grande exemplo de moda sustentável. O termo descreve abordagens de fabricação com o objetivo de recuperar materiais e resíduos descartados e reintegrá-los na produção.

Esse movimento se apresenta como uma alternativa para mudar a maneira como as pessoas consomem recursos finitos, o que, automaticamente, também aumenta a vida útil dos produtos

Do ponto de vista das empresas, a iniciativa é uma opção para reduzir os resíduos liberados pelas indústrias, transformando suas atuações no varejo para algo mais sustentável. 

A forma mais comum de moda circular atualmente é a reciclagem de poliéster e outros materiais à base de plástico e recolocá-los no ciclo de produção da moda, no entanto existem muitas outras iniciativas.

Para saber mais sobre esse assunto, leia também o nosso artigo: Moda circular: o que é, como funciona e dicas para começar

8. Moda consciente

A Moda Consciente é o exemplo mais popular de moda sustentável, já que ela é vista como forma de combater os problemas causados ​​pelo fast fashion.

Para você ter uma ideia, desde o surgimento do fast fashion, as roupas são usadas pela metade do tempo, quando comparadas a 15 anos atrás.

Nesse sentido, o impacto ambiental da moda depende muito das escolhas dos consumidores e por quanto tempo eles aproveitam a vida útil das roupas.

Portanto, a ideia da moda consciente é educar os consumidores sobre o valor de escolher peças de qualidade e sobre como cuidar das mesmas.

Leia também: 7 formas de ter um Ecommerce sustentável que qualquer empresa pode aplicar

9. Produção artesanal e local

No universo da moda sustentável, a produção artesanal e local surge como um pilar essencial. Este modelo valoriza a mão de obra local e as técnicas tradicionais de produção, promovendo a diversidade cultural e a sustentabilidade. 

Ao optar por produções menores e locais, reduzimos significativamente a pegada de carbono, uma vez que os produtos não necessitam ser transportados por longas distâncias. 

Além disso, a produção artesanal enfatiza a qualidade e a singularidade, contrapondo-se ao modelo de produção em massa que muitas vezes compromete estes valores. 

Apoiar artesãos locais e pequenos produtores, incentiva a economia local e contribui para um modelo de negócio mais justo. Este é um caminho para quem busca construir um negócio de moda com propósito e responsabilidade, valorizando cada etapa do processo produtivo e as pessoas envolvidas nele.

🖌️ Confira 21 ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro 

10. Moda inclusiva e diversa 

A moda inclusiva e diversa é outro exemplo brilhante de como a moda sustentável pode ser transformadora. Este conceito vai além das práticas ambientais, abraçando a diversidade humana em todas as suas formas, como já adiantamos em outro tópico deste artigo. 

A inclusão de diferentes corpos, idades, etnias e habilidades na moda é crucial para construir uma indústria mais representativa e igualitária. 

Marcas que adotam a moda inclusiva e diversa estão quebrando barreiras e desafiando os padrões de beleza tradicionais, mostrando que a moda é para todos

Além de ser um passo importante para a equidade social, a moda inclusiva e diversa também abre novas possibilidades de mercado, atendendo a uma variedade maior de consumidores e suas necessidades específicas. É um movimento empoderador que reflete a riqueza da diversidade humana e promove a aceitação e o respeito às diferenças.

11. Uso de energias renováveis na produção 

A incorporação de energias renováveis na produção de moda é uma iniciativa sustentável que está ganhando cada vez mais espaço. Empresas conscientes estão optando por fontes de energia limpa, como solar e eólica, para minimizar o impacto ambiental de suas operações. 

Esta transição não só reduz a emissão de gases de efeito estufa, mas também representa uma economia significativa a longo prazo, principalmente no que diz respeito aos custos fixos e variáveis de uma empresa.

12. Programas de reciclagem e retorno de produtos

Programas de reciclagem e retorno de produtos são estratégias inovadoras que marcas sustentáveis estão implementando. Estes programas incentivam os consumidores a retornarem produtos antigos ou não utilizados, promovendo seu reaproveitamento ou reciclagem. 

Muitas marcas já têm implementado esse tipo de iniciativa, sobretudo no mercado de beleza. O Boticário é um dos exemplos mais famosos. 

Ao fazer isso, as empresas não só reduzem o desperdício e o consumo de recursos mas também fortalecem seu relacionamento com os consumidores, construindo uma imagem positiva e responsável. 

Além disso, tais iniciativas proporcionam uma experiência de compra circular, em que os produtos ao final de seu ciclo de vida podem ser transformados em novos itens, contribuindo para uma economia mais sustentável e menos predatória. 

Como a moda pode ser sustentável?

Agora que você já conhece nossos exemplos de moda sustentável, fica mais fácil perceber que existem várias maneiras – desde o uso de materiais orgânicos, corantes biodegradáveis, até padrões de engenharia que criam zero desperdício na produção e tornam a moda mais sustentável.

A indústria ainda está aprendendo a melhor forma de elevar seus padrões sociais e ambientais.

E como o movimento ainda está evoluindo, é preciso focar em aprender continuamente, em vez de buscar e esperar a perfeição agora.

A sustentabilidade na moda não é mais uma opção, é uma necessidade!

Por isso, está na hora da sua empresa se reinventar e começar a adotar práticas mais sustentáveis.

E o Ecommerce na Prática pode te ajudar nessa caminhada, com a masterclass Moda Sustentável: o futuro do consumo!

Assine o Ecommerce na Prática, clicando no botão abaixo, e tenha acesso a esse e muitos outros cursos que vão impactar as práticas da sua empresa.

Eles serão vitais para que você esteja antenado com o que existe de mais inovador no mercado atual.

Perguntas Frequentes

O que é moda sustentável?

A moda sustentável se refere a roupas que são projetadas, fabricadas, distribuídas e usadas de maneira ecológica.

Quando surgiu a moda sustentável?

Não existe uma data exata do início de uma indústria sustentável de moda. Mas sabe-se que ela começou entre as décadas de 1960 e 1990.

Por que a maior parte da moda hoje não é sustentável?

Vivemos no ciclo das fast fashion, que está longe de ser sustentável, porque esgota os recursos naturais do planeta a taxas exponenciais, explora trabalhadores em todo o mundo e resulta em uma quantidade esmagadora de resíduos.

Qual é a importância da moda sustentável?

A moda sustentável gera menos desperdício, garante salários justos e condições de trabalho adequadas, reduz emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa, economiza água e salva vidas animais.