Vender online é a saída que muitas pessoas estão encontrando para alcançar a independência financeira. No entanto, nem sempre o caminho para começar está claro, de forma que os empreendedores acabam direcionando o foco para os lugares errados. Por isso, vou te mostrar os passos essenciais para começar a vender online do jeito certo.
No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala sobre o assunto. Confira.
Índice:
O maior desafio dos empreendedores iniciantes
Sem dúvidas, a maior dificuldade de quem está começando a empreender é a falta de conhecimento.
O que vender? Para quem vender? Como vender? Essas são as perguntas que mais rondam a cabeça dos iniciantes.
Portanto, o maior desafio para empreendedores iniciantes é aprender ao máximo tudo o que puder. Todo o foco deve estar na busca por novos conhecimentos, pois eles farão a diferença no futuro.
No primeiro estágio de um negócio, o empreendedor tem que desempenhar várias funções. Até ele ter a ajuda do primeiro colaborador, precisa estar capacitado para atender todas as demandas do negócio.
Antes de começar a vender online, faça uma autoavaliação e identifique os pontos que você tem menos conhecimento. Em seguida, vá em busca deles, pois somente assim o seu negócio realmente tem chance de decolar.
No vídeo abaixo, o Bruno fala sobre a importância do conhecimento para quem quer vender online. Confira.
A coisa mais importante para quem vende online
A coisa mais importante de qualquer negócio que está começando é colocar dinheiro no caixa. Afinal, sem isso, nenhuma marca tem como sobreviver.
Há pessoas que, quando resolvem começar a vender online, se preocupam demais em coisas como montagem da loja virtual, logotipo, montagem de estoque…
Claro que, em algum momento, tudo isso acaba sendo importante. Contudo, o foco principal de toda marca, seja no começo ou já em um estágio avançado, tem que ser em VENDER.
Mesmo no ambiente online, a venda continua sendo sua principal prioridade.
Mas não adianta querer vender e não saber por onde começar. Por isso, vou te mostrar agora 5 passos para você vender online da maneira certa.
1 - Conheça bem o seu público-alvo para vender online
Você agora já entendeu que o foco principal de quem está começando a empreender online tem que ser vender.
Contudo, sem saber por onde começar, fica muito difícil conseguir a primeira venda. Ainda mais se fizer as escolhas erradas.
Por isso, você precisa, antes de tudo, saber exatamente para quem vai vender. É necessário conhecer a fundo a persona do seu negócio.
Dores, objeções, desejos, sonhos… Todas essas informações precisam ser dissecadas. Somente assim você será capaz de pensar em um produto que sirva de solução para todos os problemas dos seus possíveis clientes.
Afinal, esse é o motivo de qualquer pessoa comprar algo: sanar alguma dor ou desejo.
Portanto, estude bem o seu público-alvo antes de decidir qual produto vai vender online. Se você investir em um e, somente depois perceber que escolheu errado, pode ser complicado voltar atrás.
2 - Supere o medo de vender
Algumas pessoas pensam que, por se tratar de um ambiente digital, não vão precisar mais se preocupar em vender, pois vai ser tudo automatizado. Contudo, não é assim que funciona…
Como já falei, mesmo na internet, vender continua sendo sua principal prioridade. E uma das maiores dificuldades é o medo de vender.
Vergonha, medo de ser insistente, não saber o que dizer...
Todo mundo já passou por isso em algum momento. Os grandes vendedores são aqueles que encontraram formas de superar esses medos e incertezas.
E qualquer um pode fazer isso. Vender online não precisa ser um bicho de 7 cabeças.
Se você tiver feito o seu dever de casa: estudar a sua persona, sabendo suas dores e desejos e pensado em um produto que se conecte com ela, a primeira coisa para superar o medo de vender é acreditar e confiar no seu produto.
Entenda como você e sua mercadoria podem ajudar a vida das pessoas.
Se você ainda não realizou a primeira venda, busque clientes de produtos e serviços parecidos com o seu.
Como a vida desses clientes foi alterada? Como você pode agregar ainda mais valor para ajudar cada vez mais os consumidores?
Ao saber de tudo isso, vai adquirir a confiança necessária para realizar sua primeira venda.
Agora, se você não confia ou não acredita que o seu produto pode servir como solução para o seu cliente, ele certamente vai perceber isso e não irá comprar mais nada de você.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
3 - Saiba como influenciar pessoas
O próximo passo após a perda do medo de vender é saber como se comunicar com o cliente, influenciando-o na sua decisão de compra.
Quem vende online está a todo momento tentando convencer alguém de que o seu produto é melhor do que o da concorrência. Influenciar e persuadir pessoas é o dia a dia desses empreendedores.
No livro “As Armas da Persuasão”, Robert Cialdini explica os fatores que influenciam o poder de decisão das pessoas a comprarem ou não determinado produto.
A autor então concluiu que tudo está baseado em 6 fatores fundamentais: reciprocidade, coerência e compromisso, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.
Esses elementos nada mais são do que gatilhos mentais, que servem para influenciar e persuadir pessoas a realizarem uma compra com você.
Gatilhos Mentais são recursos que induzem uma pessoa a tomar uma determinada ação. E você pode usá-los de diversas formas para influenciar o seu cliente a comprar seus produtos.
Os gatilhos mentais tornam os textos das ofertas mais apelativos, o que aumenta as chances de conseguir conversões.
Se você dominar esses 6 conceitos que falei acima, vai conseguir influenciar muito mais pessoas e aumentar cada vez mais as suas vendas.
No artigo “Armas da Persuasão: 6 formas de Influenciar Pessoas”, você encontra mais informações sobre cada um desses gatilhos.
4 - Comece a vender online com os recursos disponíveis
Muita gente acha que para abrir um Ecommerce precisa ter um grande estoque em mãos. Na realidade, é perfeitamente possível vender online sem ter estoque.
Você pode, por exemplo, começar vendendo coisas usadas e que estão largadas dentro de casa.
O que não faltam são plataformas online para vender essas coisas que não nos interessam mais. Afinal, o que não é interessante para você, certamente é para outra pessoa.
Você pode vender no Enjoei, OLX, Mercado Livre...
Leia mais: Top 5 formas de vender online sem estoque.
5 - Aproveite o potencial dos marketplaces para vender online
Outra ideia errada que a maioria das pessoas que querem começar a vender online têm é que é preciso abrir uma loja virtual logo de cara.
Nós, do Ecommerce na Prática, não recomendamos iniciar um Ecommerce diretamente por loja virtual. Nossa dica é começar por marketplaces e redes sociais.
Isso porque a coisa mais importante para o sucesso de qualquer Ecommerce é o tráfego. Sem ele, não há como vender.
E até a plataforma de loja virtual ter tráfego suficiente para compensar a sua existência, muito investimento já foi feito nela. Um investimento que talvez seja alto demais para alguém que está começando arcar.
Neste sentido, a ideia de começar a vender online pelos marketplaces é justamente aproveitar o tráfego gigantesco já existente neles. Em vez de competir com esses gigantes pela atenção das pessoas, você se aproveita do nome de peso que eles entregam.
Nós aconselhamos a abertura de uma loja virtual somente quando o negócio estiver validado - ou seja, já tiver uma boa base de clientes e mais demandas do que consegue suprir sem ajuda de uma plataforma de Ecommerce.
Comece a vender online agora mesmo
Como te mostrei, o ponto mais importante para quem está começando é VENDER!
Claro que existem muitos fatores que devem ser pensados com calma e que fazem a diferença em um Ecommerce.
No entanto, as vendas são o que colocam dinheiro no caixa. E, sem dinheiro, nenhum negócio consegue se manter de pé.
Por isso, se você estiver começando agora a vender online, deposite a maior parte de seus esforços nas vendas. Dessa forma, com o tempo, consegue evoluir e deixar a qualidade do seu serviço cada vez melhor.
Contudo, sabemos como no começo as coisas podem ser bastante confusas. Muita gente tem dificuldade em escolher o produto ou até mesmo o nicho de atuação.
Pensando nisso, o Bruno gravou uma aula gratuita, na qual ele ensina o passo a passo de como começar um Ecommerce, desde a escolha do produto até a validação e escala do negócio.
Com esse direcionamento, sua jornada no mundo do Ecommerce vai ser muito mais prazerosa.
Não perca essa oportunidade! Assista à aula grátis do Bruno de Oliveira!