Bons negócios, muitas vezes, precisam de uma mãozinha para ir ainda mais longe. E é aí que surge o papel do investidor anjo - a pessoa que vai apostar nesse negócio junto com você, injetando o dinheiro necessário para conseguirem mais resultados.

Mas existem muitas dúvidas a respeito de como conseguir esse investidor…

Nós conversamos com o Alfredo Soares, VP da Vtex, autor e investidor de negócios, para explicar como conseguir o investidor anjo ideal para o seu negócio.

Ele mostrou os principais critérios que devem incluir na sua proposta, explicou o que buscam os investidores e no que você precisa atentar durante o processo. 

No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, investidor e CEO do Ecommerce na Prática, também traz sua visão durante o bate-papo com Alfredo Soares. Aperte o play para assistir:

Como encontrar Investidor Anjo

De acordo com Alfredo Soares, hoje, é comum observar mais empreendedores buscando um Investidor Anjo para alavancar seus negócios.

Segundo ele, para que você consiga encontrar o Investidor Anjo perfeito, o mais importante é montar um bom planejamento e uma apresentação persuasiva.

Com o Ecommerce, é bem simples validar o seu negócio sem capital e buscar um investidor já tendo um negócio validado é um caminho mais inteligente para não se queimar no mercado.

Geralmente, as pessoas vão até os possíveis investidores ainda com ideias, ao invés de negócios validados. 

Sequer verificaram mercado e posicionamento. É raro – e difícil – um investidor sério comprar uma ideia.

Portanto, antes de procurar um investidor,  tenha um negócio validado. Sem essa validação, não há credibilidade que atraia investidores.

Nota: Se o seu problema é dinheiro, saiba que existem diversas plataformas grátis e empresas de estoque virtual que podem te ajudar a começar o seu negócio.

Critérios para avaliar uma Boa Proposta de Negócio

Antes de buscar um investidor anjo, você precisa saber que nem toda boa ideia é um bom negócio… e nem todo mundo que acredita ter um bom negócio realmente o tem.

De fato, existem alguns critérios importantes que investidores utilizam para verificar qual negócio vale a pena e qual não vale. 

Confira a lista com os principais: 

Assista também no nosso canal: Como Analisar Um Negócio: 6 Passos Infalíveis

1 – A proposta deve combinar com o investidor

Um investidor Anjo costuma favorecer empresas que estão ligadas às suas paixões e hobbies. E não estou falando de profissão…

Uma pessoa pode atuar como profissional, mas amar novas tecnologias – veja pelo Ashton Kutcher, um Shark Tank e investidor da Uber, Airbnb e Spotify.

Você precisa fazer uma boa pesquisa para entender se está fazendo a proposta para a pessoa certa.

Se a proposta não combina em nada nem com a aptidão profissional e nem com o que o investidor gosta de fazer, ele só vai investir se a sua capacidade de persuasão for muito boa. Mas as chances são mínimas, neste caso. 

2 – O negócio deve estar validado

Verdade seja dita: Tem gente que gosta de investir em ideias, acreditando no potencial do empreendimento. 

Mas tanto o Bruno quanto o Alfredo Soares concordam que a maior parte dos investidores sérios do mercado trabalham com negócios minimamente validados.

Por isso, sugerimos que você sempre vá até ao Investidor Anjo com um negócio já estabelecido.

Isso mostra para o investidor anjo que ele tem um risco reduzido e aumenta os olhares positivos para sua proposta.

Como validar a Ideia de Negócio 

Para apresentar um negócio validado, você vai precisar de: 

  • Faturamento médio;
  • Base de clientes;
  • Modelo de negócios estruturado;
  • Junte os dados dos últimos 6 meses de forma detalhada para apresentar.

Além disso, conforme o Alfredo Soares diz no vídeo, são necessárias estratégias que visam o futuro da empresa para que os resultados sejam multiplicados. 

Ou seja, precisa de projeções para tornar esse negócio escalável, assunto que vamos abordar com mais detalhes no próximo tópico...

Lembre-se: um negócio sem faturamento, sem base de clientes e sem um modelo de negócio estruturado não tem força o suficiente para crescer no mercado e ganhar espaço. 

3 – Concorrência no Mercado

Na hora de avaliar um negócio, o Investidor Anjo também precisa saber como está a  concorrência dentro do mercado. E não adianta dizer que você não tem concorrentes… Mesmo que não sejam diretos, todo negócio possui concorrentes próximos que devem ser mapeados.

Se você tem uma super inovação, precisa avaliar se é um mercado com facilidade de entrada ou não. Se for facilmente copiável, novos concorrentes vão surgir rapidamente.

Conhecer a concorrência é importante para que você consiga pedir um investimento maior, por exemplo, ou competir com os outros grandes negócios do mercado antes de conseguir ver os frutos desse investimento.

Portanto, estude bem a concorrência. Tenha sempre em mente que você deve ter a chance de assumir o mercado nos próximos anos.

Por exemplo: Vamos supor que você recebe uma proposta para investir em uma rede de fast food. Qual a concorrência que já existe nesse mercado? Apenas gigantes multinacionais. Será que alguém vai querer competir com isso?

Se perceber que o mercado já está saturado e tem concorrentes fortes e bem estabelecidos, talvez seja mais difícil captar um Investidor Anjo. Você vai precisar de uma estratégia muito bem estruturada para convencê-lo. 

4 – Projeções futuras

Como dito antes: Um bom negócio para investimento requer projeções futuras.

Isso significa que você precisa saber quais são os próximos passos para chegar ao objetivo final. Em geral, esse objetivo é o volume de vendas ou o valor estipulado para o faturamento e o tempo que você terá para conseguir alcançar essas metas. Faz parte da projeção de crescimento do negócio.

A projeção serve para mostrar um caminho a ser percorrido para o Investidor Anjo, além de ser um norte para o seu trabalho. A cada ano, é possível seguir de forma ainda mais simples, mostrando aonde você quer chegar chegar.

Você deve ter em mente quanto vai valer o negócio nos próximos anos e qual vai ser o retorno do meu investimento.

O objetivo não é apenas recuperar o valor investido, mas VALORIZAR o negócio ao longo do tempo. Isso é mais importante do que tudo.

Afinal, se o investimento for apenas recuperado, não houve lucro. E se não houve lucro, ninguém vai querer investir.

Leia também: Qual é a diferença entre lucro e faturamento?

5 – Números do negócio

Números não são a parte mais importante, mas devem ser considerados. Esses são os que você deve considerar em primeiro lugar:

  • Faturamento – Quanto o negócio fatura por mês e se o faturamento está concentrado em poucos clientes? Isso pode ser perigoso. É sempre melhor ter um faturamento mais distribuído para maior estabilidade;
  • Lucro – Qual o lucro mensal do negócio? É analisando o lucro que você vai ver se o negócio tem ou não oxigênio para funcionar perfeitamente. Um bom lucro mensal significa que, em um possível mês ruim, o negócio tem como se virar sem grandes dificuldades;
  • Número de clientes cadastrados – Aqui,  nós falamos daqueles clientes que já estão fidelizados. Ou seja, aqueles que têm o costume de adquirir os produtos do negócio. É aqui também que analisamos se o faturamento está ou não bem distribuído;
  • Custo de aquisição por cliente – O CAC é importante para saber quanto é necessário investir para conquistar cada cliente. Depois de feito esse cálculo, também é válido saber o valor que esse cliente gasta no negócio ao longo de um ano. Esse cálculo é parecido com o cálculo do ROI (Return on Investiment).

6 – Percentual da divisão

Por último, entenda até que valor do seu lucro vai dividir com o Investidor Anjo e deixe isso muito claro. É provável que a pessoa queira negociar, por isso, tenha em mente um número até onde vai chegar.

Seguindo esse passo a passo, garanto que você não vai mais ficar na dúvida na hora de preparar uma proposta de captação de investidor anjo.

Mas como encontrar o Investidor Anjo ideal? Antes, vale saber qual o momento certo para procurar o seu Investidor e só assim encontrá-lo. Veja só: 

O que investidores valorizam mais

O mais importante não é apresentar números (de faturamento) para o possível investidor. Você precisa apresentar soluções e estratégias que façam esse negócio ser escalável. 

Neste sentido, o que os investidores valorizam mais é conhecimento e um projeto bem estruturado.

Isso quer dizer que se você tiver dinheiro, mas não tiver conhecimento, não conseguirá muito coisa.

Vale destacar uma fala do Alfredo Soares: 

“Ainda tem gente que pensa que ter um Ecommerce é criar uma loja, cadastrar produto, botar uma logo, cadastrar um anúncio no Google e pronto! Os visitantes irão aparecer. Não é bem assim...”. 

Comece a se mexer agora mesmo para conseguir atrair olhares de bons investidores que procuram por negócio validados!

Onde encontrar um Investidor Anjo?

 Qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode investir em um negócio. 

Você pode convidar pessoas próximas com dinheiro – e interesse – para ser o Investidor Anjo e participar desta jornada ao seu lado. 

Além de ser bem mais simples, provavelmente, você já tem uma certa confiança nessa pessoa e conhece o trabalho dela mais de perto… e vice-versa.

Leia também: Saiba se a sua Ideia de Negócio é Lucrativa de verdade.

Qual é o momento certo para procurar um Investidor?

Já se capacitou, rompeu a barreira inicial e está com um estoque mínimo com o negócio validado? Agora é a hora de procurar um Investidor Anjo.

Antes disso, o negócio ainda não tem credibilidade para sair pedindo dinheiro de terceiros. Não há razões para confiar que a sua ideia de negócio vá gerar bons frutos ao possível investidor. Então, não se apresse! 

Mas qual é o momento certo? 

Vamos dar um exemplo para você entender melhor:

Imagine que você está andando numa rua que sempre passou e, de repente, um vendedor que você nunca viu na vida pede para você investir no negócio dele.

Como você sabe que aquele negócio vai dar certo? Como sabe que não vai perder dinheiro? Você não sabe, portanto, a tendência é descartar de primeira.

Agora, outra situação: outro vendedor, que você conhece, sabe que trabalha por perto há muito tempo e que você confia chega até você para pedir um investimento.  No mínimo, você vai considerar a possibilidade.

É a mesma coisa no mundo dos negócios. Tanto Bruno quanto o Alfredo Soares concordam que é preciso validar para ter credibilidade e fazer o Investidor Anjo entender que este é um bom negócio. 

Ou seja, é necessário avaliar o seu negócio, como ensinamos no passo a passo, para que você saiba que a sua ideia está validada e não é apenas uma ideia, mas um negócio de verdade, com estrutura, metas, objetivos, plano de ação. 

Tudo perfeito e calculado para que dê certo. 

Se a sua ideia de negócio está nesse estágio, é hora de encontrar o seu Investidor Anjo. 

Mas, se não está, você precisa correr atrás da validação e estruturação desse negócio.

Leia também: Como avaliar uma boa Oportunidade de Negócio.

Tire sua ideia do papel e transforme em um Negócio de Sucesso

Com você viu ao longo do artigo, é muito mais fácil conseguir um Investidor Anjo para o seu negócio uma vez que ele está validado

Não adianta bater na porta de um Investidor Anjo em potencial se você nem se deu ao trabalho de testar seu produto no mercado.

Essa é a coisa mais importante que você deve fazer antes de apresentar qualquer proposta. E dinheiro não pode ser um problema para fazer isso…

Agora é momento de você estruturar essa ideia para tirá-la do papel! 

Como fazer isso? 

Disponibilizamos um Checklist Gratuito com os 6 passos baseados no Método incrível de Negócios do Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática. 

Nesse Checklist, você vai aprender tudo o que precisa para validar o seu negócio no mundo digital. Assim, poderá apresentá-lo para o Investidor Anjo em potencial com mais segurança e maiores chances de aceitação. 

Baixe agora mesmo o seu Checklist Gratuito e tire sua ideia de negócio do papel!