Se você está pensando em fazer dropshipping, saiba que não está sozinho. Desde 2020, as pesquisas por “dropshipping” cresceram exponencialmente no Brasil e o sucesso de inúmeras marcas criadas com base no dropshipping tornou o modelo logístico ainda mais tentador. Mas, para entender se fazer dropshipping vale a pena, é importante, antes de tudo, avaliar se esse modelo logístico combina com o seu negócio. 

Dropshipping é um modelo de logística de entrega cujo conceito é simples: você coloca os produtos à venda no seu site e quando alguém faz um pedido, você repassa o pedido ao fornecedor, que envia o produto direto ao consumidor. Assim, você tem a praticidade de ter uma loja virtual sem ter que lidar com a produção, estoque ou entrega de pedidos.

Mas será que o vale a pena fazer dropshipping em qualquer negócio? Como que ele se encaixa na estratégia de vendas?

Hoje nós vamos falar sobre algumas das vantagens e desvantagens de fazer dropshipping para te ajudar a tomar a melhor decisão para sua empresa.

Fica com a gente até o final para descobrir se esse é um bom negócio para você...

Vantagens do Dropshipping 

1. Baixo Custo para Começar 

Tanto as lojas físicas quanto as virtuais exigem certo investimento financeiro para desenvolver, fabricar ou adquirir produtos. 

Há ainda outros custos adicionais relacionados ao estoque, espaço físico, custos com funcionários e marketing.

É claro que no dropshipping você também tem custos para manter a sua presença virtual, mas eles são menores, isso ninguém pode negar.

2. Você não precisa Lidar com o Estoque

Normalmente, os lojistas compram e pagam pelos produtos, aguardam a entrega e fazem um estoque deles em uma loja ou depósito. 

Se um produto não estiver disponível para os clientes quando eles quiserem comprar, essa venda será perdida. 

Gerenciar o estoque também tem custos de armazenamento e manuseio. Por exemplo, numa loja física é preciso ter alguém para organizar os produtos pela loja.

E mesmo no caso das lojas virtuais, existe a preocupação com a embalagem e o envio dos produtos.

Isso sem contar com o risco de ficar com o estoque parado, ou seja, há um risco financeiro significativo aí.

As empresas que fazem dropshipping, por outro lado, não precisam lidar com esses riscos. Isso porque é o fornecedor quem controla o estoque e os produtos estão disponíveis para o cliente sob demanda.

Mas vale ressaltar que você terceiriza o estoque, fica mais difícil realizar o processo de controle de estoque. Além disso, você precisa ter uma loja virtual que possa ser integrada com o estoque dos fornecedores que você escolheu para fazer dropshipping. Caso você não tenha uma loja com integração, você corre o risco de vender um produto que não está disponível no estoque.

Por outro lado, já existem boas plataformas de Ecommerce que integram com grandes empresas de dropshipping, como a AliExpress. Exemplo disso, temos a Nuvemshop, que permite a integração, dando maior controle do negócio ao lojista.

3. Não há Necessidade de uma Loja Física ou Depósito

O Dropshipping elimina a necessidade de ter um espaço físico - seja ele loja ou depósito - o que significa economia com aluguel, condomínio, água, energia e manutenção. 

Leia também: Dropshipping vale a pena? Entenda.

4. Melhor Fluxo de Caixa 

Normalmente, o dono de uma loja, seja ela física ou virtual, compra os produtos, espera que eles cheguem e só depois vende para os clientes. 

Isso faz com que o dinheiro fique parado por um período de tempo. 

Com o dropshipping, você recebe o pagamento pelo produto ao mesmo tempo em que paga os fornecedores - ou até antes. Isso faz o dinheiro circular com mais facilidade.

5. É possível Testar Produtos com Baixo Risco

O medo de investir em novos produtos que ainda não foram validados impede que muitos empreendedores inovem nos seus negócios.

Com o dropshipping você pode testar novos produtos sem ter gastos extras. Se os clientes não responderem a oferta de um novo produto, é só retirar da sua loja.

Mas então, o dropshipping é o paraíso?

Não é bem assim…

Se você está começando a vender online e tem pouco dinheiro para investir, ou ainda se quer tocar um negócio paralelo, o dropshipping pode ser uma excelente ideia.

Porém, se você quiser construir um negócio mais sólido com um faturamento alto num tempo relativamente curto, o dropshipping provavelmente vai te decepcionar…

Isso porque para que o dropshipping funcione com sucesso, você vai precisar de bastante tempo e investimento alto em marketing.

Para olharmos o modelo de negócio por todos os lados, é importante ver também os riscos e problemas…

Leia também: Como fazer Dropshipping de forma legal em 6 etapas.

As Desvantagens do Dropshipping

Reputação é tudo para um negócio online. E por essa razão, colocar sua reputação nas mãos de uma rede de fornecedores é um grande risco

Quando não é você quem controla o estoque, é mais difícil ter controle sobre entrega e embalagem, o que consequentemente pode impactar na satisfação do cliente. 

Outra questão é que, devido ao baixo custo para começar, o dropshipping é atraente para muita gente (muita gente mesmo!). 

E competir com milhares de outros vendedores te força a pôr os preços para baixo, a fim de permanecer competitivo.

Alguns outros problemas relatados por quem faz dropshipping são: 

  • Margem de lucro baixa;
  • tempo da entrega incerto;
  • Falta de suporte pelos fornecedores;
  • Reembolsos demorados;
  • Qualidade do produto duvidosa;
  • Falta de profissionalismo dos vendedores.

E aqui entramos numa questão fundamental: para um negócio online ter sucesso precisa satisfazer o cliente. 

Mas quando se trata de negócios de dropshipping, vemos que os clientes muitas vezes são deixados de lado em nome do lucro. 

Isso pode te levar a vender um produto para o cliente apenas uma vez. O que é uma experiência ruim e pode diminuir a confiança no modelo de negócios.

Qual a Solução para essas Situações?

Para prosperar fazendo dropshipping, você vai precisar tratar os clientes com muito respeito. Até porque são eles que mantêm o seu negócio funcionando.

Ou seja, é preciso construir um relacionamento  sólido com os fornecedores e só trabalhar com os que sejam confiáveis ​​e forneçam produtos de qualidade.

Pesquise bastante os produtos do seu nicho e só compre os que vendem bem. Isso vai reduzir as suas chances de ter problemas.

Outras questões a se levar em conta para o sucesso do negócio são:

  • Repasse as reclamações aos fornecedores imediatamente;
  • Defina cronogramas de resolução claros; 
  • Defina expectativas claras com o fornecedor;
  • Seja educado tanto com o cliente quanto com o fornecedor.

O Dropshipping faz Sentido para o seu Negócio?

Agora que você já conhece as vantagens e problemas de trabalhar com dropshipping, pode decidir se esse é um modelo de negócio que faz sentido para você.

Afinal, começar um negócio de dropshipping pode ser uma aventura empolgante, mas você também deve reconhecer que não será fácil. Isso porque todo negócio vai apresentar desafios, além de muito trabalho.

E para ter sucesso, você vai ter que manter altos padrões de entrega, o que exige que tenha relacionamentos sólidos com fornecedores de dropshipping.

De todo modo, é perfeitamente possível construir um bom negócio no modelo de dropshipping. Se você está pronto para o desafio, o dropshipping pode ser a oportunidade perfeita para criar um negócio online com baixo custo e grande potencial de escala.

Mas para começar um Ecommerce em qualquer modelo de negócio que seja, você precisa reunir o máximo de conhecimento possível. Nesse sentido nós temos um presente para você!

É a aula grátis com o Método Exclusivo capaz de ajudar você a Empreender de forma Profissional no segmento de Vendas Online.

Não importa qual o modelo de negócio que você deseja, esse método certamente tem muitos insights a te oferecer.

Não perca essa chance, receba o material sobre como criar um Ecommerce do Zero agora mesmo, clicando no botão abaixo: