Se você quer ter sucesso trabalhando com e-commerce, vai precisar saber criar um bom conteúdo, que seja relevante e esteja otimizado, para as ferramentas de busca colocá-lo lá em cima. Para que isso aconteça, é super importante entender sobre pesquisa de palavras-chave.

Você sabe o que é uma palavra-chave? Sabe como escolher? Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa sobre palavras-chave, o que é, como escolher e as melhores ferramentas do mercado. Portanto, depois de ler esse artigo, você conseguirá ter um boa base sobre o que é palavras-chave, algo bem importante para fazer um bom trabalho de tráfego para o seu site.

Pesquisa de palavras-chave: o que é?

Sabe quando você está escrevendo algo na busca do Google e começa a aparecer sugestões? Então, isso tem como base as palavras-chave, os termos, que as pessoas usam na hora de pesquisar.

Pesquisa de palavras-chaves é um estudo de quais palavras, termos, são relevantes para o seu negócio. Por exemplo, você tem um curso de marketing digital e escreve artigos no blog sobre assunto. Sua ideia é que as pessoas te vejam como autoridade no tema. Você não precisa ficar só escrevendo sobre o que é marketing digital, a pesquisa de palavras-chaves vai te ajudar a ampliar os temas. Nesse caso, por exemplo, poderia falar sobre SEO.

Um outro exemplo, quando decidi escrever esse artigo, fui até uma ferramenta específica, coloquei o tema central do artigo e vi quais eram as palavras-chave para escrever meu artigo. No caso, a palavra-chave foi " pesquisa de palavras-chave". Assim, ao fazer essa pesquisa, consegui ter uma base de qual seria o foco que deveria dar para o meu conteúdo.

Palavras-chave: como escolher

Para saber como escolher as palavras-chave corretas, você vai precisar ter um bom conhecimento sobre o seu segmento. Isso vai te ajudar a saber mais ou menos quais temas são importantes para a sua audiência.

Conhecer para quem você está falando, sua audiência, é fundamental para saber o que eles têm interesse, os temas relevantes. É aí que entra a construção da persona, que pode ser feita usando a técnica do mapa da empatia, que vai te dar informações a respeito das necessidades, dos sonhos e das dores do seu público-alvo.

Portanto, tendo em mente quem é a sua persona, você consegue saber mais ou menos quais temas são relevantes para ela e conseguirá usar isso para ver quais são as palavras-chave do seu negócio.

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Há muitas ferramentas no mercado que podem te ajudar com a sua pesquisa de palavras-chave, abaixo você vai encontrar uma lista com as ferramentas mais relevantes do mercado.

Se quiser ser bem sucedido na área de e-commerce vai precisar estudar sobre cada uma dessas ferramentas. Isso porque elas vão tornar seu trabalho de trazer pessoas para o site muito mais fácil, pois darão o caminho das pedras.

1- Semrush

O Semrush é uma ferramenta fundamental para quem quer fazer um bom trabalho de tráfego orgânico. Dentro dele, há uma parte específica para SEO, que é dividida em: competitive research, keyword research, link building, on page e tech SEO. Todos esses elementos vão te ajudar no trabalho de trazer tráfego orgânico para o seu site. Assim, essa ferramenta vai tornar mais fácil o seu trabalho de criar conteúdos amigáveis para o Google.

Na parte de Keyword Research, você consegue fazer a sua pesquisa de palavras-chave. Há a opção Keyword Overview, nele você coloca a sua palavra-chave e a ferramenta faz uma análise completa, ajudando você a decidir se deve ou não competir pelo termo.

Além disso, você consegue ver o volume de busca da palavra-chave e a dificuldade em ranquear com determinada palavra-chave. Também, conseguirá ver perguntas relacionadas a sua palavra-chave, termos relacionados e os artigos mais bem ranqueados.

No Semrush, temos também a função "Keyword Magic Tool" que te fornecer todas as palavras-chave para criar uma campanha de SEO ou de mídia paga mais rentável. Assim,o Semrush consegue te ajudar no tráfego orgânico e no pago.

Outros recursos do Semrush

- Keyword Manager: ajuda a fazer uma coleta das suas palavras-chave favoritas, salvá-las e receber métricas atualizadas sobre elas. Além da possibilidade de exportar as informações para arquivos XLSX ou CSV.

- Lacunas nas palavras-chave: ajuda a fazer uma análise completa da sua  palavra-chave com base em palavras-chave dos concorrentes. Isso pode te fornecer ideias para criar novos artigos, melhores que os dos concorrentes, para conseguir ficar na frente deles.

2- Keyword Planner do Google Ads

Apesar de ser uma ferramenta voltada para ajudar na mídia paga do Google, ela pode te dar ideias também de como trabalhar o seu conteúdo de forma orgânica. O planejador de palavras-chave do Google funciona da seguinte maneira: você pode escolher a opção "descobrir novas palavras-chaves" ou "ver volume de pesquisas e previsões".

Na primeira opção, você encontra ideias de palavras-chave que vão te ajudar a alcançar as pessoas certas para o seu produto ou serviço. Para usar, basta colocar um termo que seja relevante para o seu negócio ou colocar o seu domínio e depois apertar ver resultados.

Em seguida, a ferramenta vai mostrar a palavras-chave, média de pesquisa mensal, mudanças nos últimos 3 meses/ao longo do ano, concorrência e os lances mínimo/máximo. Assim, você conseguirá ter uma base para criar anúncios eficientes.

Já na segunda opção, "ver volume de pesquisas e previsões",  você consegue ver o volume de pesquisas e outras métricas, além de previsões do desempenho da sua palavra-chave. Nessa função não há sugestão de palavras-chave, você só conseguirá ver a performance do termo que digitar na busca da ferramenta.

Essa ferramenta vai te ajudar muito na hora de preparar seus anúncios para o Google e seus parceiros. Mas também pode ajudar com ideias para melhorar o seu tráfego orgânico. Isso porque a ferramenta mostra exatamente como as pessoas estão buscando sobre o tema do seu negócio. 

Portanto, o planejador de palavras-chave do Google é uma excelente ferramenta para quem quer ir além do tráfego orgânico e deseja investir o orçamento em anúncios de maneira otimizada.

3- Ubersuggest

O Ubersuggest além de mostrar o volume de pesquisa, a dificuldade em SEO, o custo por clique, os conteúdos melhores ranqueados com a palavra-chave e a ideia de palavras-chave, como o Semrush, há outras métricas que não são mostradas no Semrush.

Um recurso diferenciado do Ubersuggest é a possibilidade de ver em forma de taxa quantas buscas são sendo feitas via mobile e desktop. Isso vai te ajudar a entender melhor o comportamento do seu público.

Além disso, há o gráfico que mostra a porcentagem de pessoas que clicam nos resultados orgânicos, nos pagos e as que não clicam nos resultados.

Esse dado mostra que nem sempre o volume de busca por uma palavra-chave vai refletir em tráfego, pois nem sempre as pessoas clicam nos resultados.Também é possível ver com essa informação, se os seus anúncios estão tendo melhor performance.

Por fim, um outro recurso bem legal é que a ferramenta mostra o percentual das buscas de acordo com a faixa de idade. Isso vai te ajudar a entender melhor quem é de fato as pessoas que estão buscando pelo seu produto ou serviço, pois elas são quem tem maiores chances de comprar com você.

Outros recursos do Ubersuggest

- Tendências sazonais para cada palavra-chave

- Ideias de palavras-chave de cauda longa

- Palavras-chave negativas

4- Moz Keyword Explorer

É uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave SEO que tem mais de 500 milhões de palavras-chave em seu banco de dados. Ela funciona da seguinte forma: primeiro, você precisa criar uma conta Moz para acessar o Keyword Explorer e as outras ferramentas de SEO gratuitas.

Depois de criar a conta, você deve fazer o login na ferramenta e após logar terá acesso ao recurso que vai te ajudar com a pesquisa de palavras-chave. Para começar, você deve colocar a palavra-chave para a ferramenta fazer a análise e aí ela vai te dar as informações.

A Moz disponibiliza o volume de busca mensal, a dificuldade para ranquear com a palavra-chave e o CTR orgânico (taxa de cliques). Além disso, ela mostra os artigos bem ranqueados, sugestões de palavras-chave e a prioridade. Esse último elemento faz uma relação entre o CTR orgânico e o volume de busca, quanto maior a prioridade melhor, pois a palavra tem um bom volume de busca e um CTR orgânico com pouca dificuldade.

A métrica de prioridade, combinação de CTR orgânico com volume de busca é um diferencial dessa ferramenta, disponibilizado gratuitamente. Assim, você consegue ter uma real dimensão de quanto de tráfego a palavra-chave está levando para o seu site.

5- Explorador de Palavras-chave Ahrefs

A Ahrefs possui mais de 7 bilhões de palavras-chave no seu banco de dados, que é atualizado mensalmente. Além disso, possui dados par 171 países.

Apesar do Google ser a principal de busca no Brasil, é importante ter um conteúdo otimizado para outras ferramentas de pesquisa e a Ahrefs pode te ajudar. A ferramenta entrega estimativas de volume de palavras-chave para sites como o Youtube, Amazon e Bing.

Além disso, a ferramenta mostra a dificuldade de ranquear com a palavra-chave, uma estimativa do número de cliques que as palavras-chave vão receber e a taxa de retorno. Também é possível ver o % de cliques pagos, excelente métrica para quem está fazendo tráfego pago.

Outros recursos da ferramenta

- Histórico de classificação das melhores páginas ranqueadas do seu site

- Criar listas de palavras-chave para usar na segmentação 

Essas são as 5 melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave do mercado. Recomendamos que na hora de escolher, vá até o site de cada uma delas e verifique os planos. Assim, você conseguirá ver qual delas é a melhor para o seu negócio, pois a melhor é sempre a que atende as suas necessidades sem prejudicar seu orçamento.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!