As Google Web Stories são um recurso que usa o formato de Stories – já popular no Instagram e Facebook – e o adapta para a web. Seu objetivo é contar histórias interessantes e de consumo rápido, aumentando a taxa de cliques de um site. 

Se você usa alguma rede social regularmente, é provável que já tenha percebido a popularidade do formato Stories. Eles estão presentes no Instagram, Facebook, YouTube e em uma porção de outras mídias sociais. 

Acontece que esse não é um formato limitado apenas às redes sociais. O Google, maior buscador da atualidade, também conta com o formato Stories. E ele pode ser usado por empresas que desejam entregar seus conteúdos de uma maneira mais interessante e efetiva. 

Quer entender o que são as Google Web Stories e como aplicar este formado em seu negócio? Este artigo foi feito para você… 

Nós vamos compartilhar um guia essencial, de como criar as Histórias do Google, mostrando boas práticas e dicas para produzir conteúdo que realmente engajam a atenção de seus clientes. Vamos começar! 

O que é Google Web Stories? 

Também chamadas de AMP Stories, as Web Stories são formatos de conteúdos curtos, de rápido consumo. Elas usam o formato Stories, já popular em redes como o Instagram e Facebook, mas aplicando o conteúdo na página de buscas do Google.

Usualmente, este tipo de conteúdo – que é organizado em formato de carrossel – está disponível para usuários que usam smartphones durante a navegação. Seu objetivo é melhorar a experiência que as pessoas têm ao consumir conteúdos no Google. 

De acordo com dados do próprio Google, mais de 100 mil novos Stories são publicados todos os dias e mais de 6.500 domínios usam as Web Stories desde que ele foi lançado. 

Ainda que as Web Stories sejam mais voltadas para aprimorar a experiência em dispositivos móveis, elas também estão disponíveis para usuários que acessam sites por meio do computador. 

Esse é, sem dúvidas, um formato de conteúdo que tem grande potencial para aumentar o engajamento dos clientes de uma empresa. Antes de aprender como aplicá-lo, que tal aprofundar um pouco mais seu entendimento sobre como as Google Web Stories são exibidas? 

Onde o Google Web Stories é exibido? 

Atualmente, as Google Web Stories estão disponíveis em três principais canais: na busca convencional, no Google Imagens e no Google Discover. Veja o detalhamento de cada um desses canais agora: 

Busca convencional 

Na busca convencional, as AMP Stories podem aparecer em duas maneiras distintas: visualização de grade nos resultados mobile ou como resultado único da SERP

Enquanto a visualização como resultado da SERP está disponível para todos os países com acesso ao recurso, a visualização em grade, por enquanto, só está disponível nos Estados Unidos. 

google web stories

Google Imagens

As Histórias do Google também estão disponíveis para a pesquisa por imagem. Vale lembrar que, a cada ano que passa, a busca por tópicos usando imagens tem ganhado força. Este é um comportamento interessante do consumidor e requer que as empresas se adaptem o mais rápido possível. 

Na SERP de imagens, as Google Web Stories aparecem com um ícone único, que identifica o tipo de conteúdo. 

Google Discover

O Google Discover é a timeline de conteúdos personalizados, que todo usuário do Google tem acesso na home do aplicativo. Este é um formato exclusivo para dispositivos móveis.

Nesse espaço, o Google usa recursos de machine learning para oferecer conteúdos que tenham a ver com os comportamentos de pesquisa do usuário. Dessa forma, o feed é totalmente personalizado para cada pessoa. 

Por isso, o Google Discover ficou conhecido como a “pesquisa-sem-pesquisa”, já que o usuário não precisa buscar por nenhum tópico para consumir conteúdo. Alguns dos conteúdos entregues neste espaço são a previsão do tempo, placares de jogos, notícias, atualizações da economia e tudo que for de interesse do usuário. 

Para ver o Google Web Stories no Discover, basta abrir o aplicativo do Google – não o Google Chrome, atenção – e ir até a barra de descoberta. Veja abaixo: 

google web stories

Por que utilizar este recurso? 3 vantagens das Web Stories

As Web Stories do Google são uma plataforma com alto potencial de engajamento, já que oferecem conteúdo em um formato que já é familiar aos consumidores. Por isso, o recurso pode te ajudar a aumentar o tráfego do seu site e escalar as vendas da sua loja virtual

Além disso, o Google Discover é conhecido por aumentar as CTRs dos sites, já que oferece conteúdos especialmente selecionados para apelar aos interesses do usuário. E isso não é apenas um mero achismo! 

Um estudo de caso conduzido pelo Search Engine Journal mostra que é possível ter até 80% do tráfego de seu site vindo do Google Discover, principalmente quando novos conteúdos de qualidade são publicados frequentemente. 

Em um caso específico, uma empresa teve um artigo que conseguiu mais de 21 mil cliques em 3 dias no Google Discover. Enquanto isso, na pesquisa tradicional, o mesmo conteúdo teve apenas 353 visualizações – desde a sua publicação. Esse é o poder de aparecer na página do Discover. 

Por isso, as Web Stories tornam-se canais de comunicação tão interessantes para empresas que buscam expandir o seu alcance no Google e alcançar mais cliques no curto e médio prazo. 

Em resumo, as vantagens das Histórias do Google são: 

  • Aumentar o tráfego para o site no curto e médio prazo; 
  • Aumentar as taxas de engajamento de um site; 
  • Oferecer uma experiência de consumo de conteúdo mais fluida.

Como ativar as Web Stories do Google?

Agora que você já sabe o que são as Web Stories e como elas ajudam o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e aprender como ativá-las em seu site. Esse processo vai tornar o conteúdo visível ao algoritmo de leitura do Google e ajudará na indexação dos seus Stories na página de resultados. 

Veja o passo a passo: 

1. Crie a Web Story 

O primeiro passo é criar a Web Story. É preciso entender que, ainda que estes conteúdos sejam mostrados ao usuário em formato diferente, as Stories do Google são, essencialmente, páginas da web como quaisquer outras

E isso quer dizer que as mesmas regras e boas práticas que regem a criação de páginas também se aplicam às Web Stories. Existem dois principais meios para começar: 

Com o plug-in Web Stories para WordPress 

O plug-in de Web Stories para WordPress foi criado pelo próprio Google para facilitar a criação do conteúdo para pessoas que não sabem programar, ou não têm um time de desenvolvedores. 

Para usá–lo siga os seguintes passos: 

  • Faça login no painel de administrador do WordPress;
  • Vá até a opção “Plug-ins”;
  • Clique em “Adicionar novo”;
  • No campo de busca, digite “Web Stories”;
  • Clique em “Instalar agora” e, em seguida, em “Ativar”.

Com essa ferramenta, é possível criar Web Stories de forma bastante intuitiva. Muitos até mesmo comparam o uso do plug-in com o Canva, uma plataforma de edição de imagens muito popular entre empreendedores. 

Com um desenvolvedor

Se você tem desenvolvedores ao dispor de sua empresa, saiba que também é possível criar Web Stories do zero, sem contar com plug-ins. Essa é a alternativa perfeita para quem não tem um site que funciona com o WordPress. 

Nesse caso, o que você precisa é criar uma AMP – ou Accelerated Mobile Page. Esse é um passo essencial para garantir que sua Web Story será renderizada corretamente. Depois, use as ferramentas de desenvolvedores do Chrome para testar layouts e dimensões. 

Certifique-se de que a sua página funciona em diferentes tipos de dispositivos móveis. Isso é essencial para garantir uma boa experiência para o usuário e, por consequência, fazer com que sua página esteja bem posicionada nos resultados orgânicos. 

2. Verifique se a Web Story é uma AMP válida

Depois de desenvolver a sua Web Story, é hora de verificar se ela, de fato, é uma AMP válida. Lembra sobre como falamos que as AMPs são essenciais para manter a experiência do usuário positiva? 

O Google tem uma série de exigências de AMP e elas precisam ser respeitadas, se você quer que a sua página apareça para potenciais visitantes. Existem diversas ferramentas que você pode usar para fazer essa verificação. Todas elas são gratuitas e aprovadas pelo próprio Google: 

3. Verifique metadados 

Também existem alguns metadados que precisam estar presentes em sua página para que a sua Web Stories seja indexada. Você pode conferir a lista completa de metadados aqui. Além disso, você também pode usar a ferramenta de teste de Web Stories do Google

Tenha atenção, os seguintes campos são obrigatórios em todas as Web Stories: 

  • Publisher-logo-src;
  • Poster-portrait-src;
  • Title;
  • Publisher.

Na prática, eles aparecem assim: 

google web stories

4. Verifique se a Web Story está indexada

Por fim, o que você precisa fazer é verificar se a Web Story está indexada, ou seja, quando ela está disponível para aparecer na página de resultados no Google. Para isso, você pode usar a ferramenta de inspeção de URL para verificar endereços individuais ou usar o relatório de indexação de páginas para revisar o status geral. 

Se a sua página de Web Story não estiver indexada, é isso que você deve fazer: 

  • Crie um link para a página e a adicione ao sitemap;
  • Torne a página canônica. Para isso, é preciso verificar se elas têm o atributo link rel="canonical".

Boas práticas de SEO para as Google Web Stories 

Como você já percebeu, muitos dos atributos que tornam uma página valiosa para o Google também se aplicam ao Google Web Stories. Afinal, uma Web Story não deixa de ter uma página da web.

Por isso, é importante ter ideia de quais são as boas práticas para fazer sua página ranquear organicamente e ser levada para mais usuários. 

Vamos falar sobre isso agora… 

1. Disponibilize um conteúdo de alta qualidade 

O seu conteúdo deve ser específico e ajudar o usuário, seja oferecendo uma informação nova ou auxiliando na resolução de um problema. O conteúdo também deve ser original e ter a voz da sua companhia. Essa é a chave para manter os usuários engajados. 

2. Use um título curto

Os títulos dos Web Storys precisam ter menos de 90 caracteres, obrigatoriamente. Mas o mais recomendado é que você mantenha-os abaixo dos 70 caracteres, para otimizar a experiência do usuário. 

3. Mantenha a página indexável

A página da sua Web Story não pode conter o atributo no index. O papel desse atributo é impedir que o Google indexe a página e, como resultado, ela não aparecerá no Google. Também certifique-se de adicionar a página AMP no sitemap. 

4. Inclua legendas em seus vídeos

Os vídeos são o formato preferencial do Google Web Stories, e na maioria das vezes, eles usam áudios para transmitir a mensagem. O ideal nesses casos é legendar possíveis falas, tornando o conteúdo mais acessível para diferentes públicos. 

Evite usar legendas embutidas na imagem, já que elas podem ser cortadas durante redirecionamentos. 

5. Adicione compatibilidade com exibição em modo paisagem

Se você quer que as suas Web Stories apareçam também para usuários no computador, não se esqueça de adicionar compatibilidade com o modo paisagem. 

3 dicas para criar Web Story no Google 

O formato do Google Web Stories é feito especialmente para incentivar o engajamento e melhorar o consumo de conteúdo dos usuários. Mas, para isso, é preciso seguir algumas boas práticas. 

E é sobre elas que vamos falar agora… 

Tenha uma boa narrativa 

O Google recomenda que você dê prioridade aos vídeos na hora de criar Web Stories. Isso porque eles tendem a gerar mais engajamento do que textos ou imagens. Por isso, busque usar esses recursos de forma complementar apenas.

Além disso, a equipe de conteúdo do Google também indica que você deve mostrar a sua perspectiva nos Web Stories, indo além da mera exposição de fatos. Não hesite em compartilhar opiniões, visões de mercado e mostrar argumentos para seus espectadores. 

Se possível, crie uma cadência entre os frames de cada Story. Aqui, a ideia é fazer com que o usuário continue consumindo o conteúdo e chegue até o final. É hora de trabalhar o storytelling da sua empresa e usar gatilhos mentais

E, se você está na dúvida sobre quais tipos de conteúdos podem ser publicados nas Web Stories, veja a política de conteúdo do Google sobre isso. Em resumo, esses são os elementos que você deve evitar: 

  • Conteúdos que violam direitos autorais; 
  • Excesso de texto;
  • Imagens ou vídeos pixelados;
  • Stories com falta de coesão, que não se relacionam entre si;
  • Stories incompletos, ou que requerem que o usuário visite outro link;
  • Stories com conteúdo comercial demais, com foco em venda. 

Tenha cuidado com o texto 

Quanto ao design da sua Web Story, nós já podemos adiantar que você deve ter cuidado com a quantidade de texto usada nos conteúdos. A ideia é que as imagens sejam atrativas e engajantes. Vamos concordar que o consumo mais rápido e textos longos dificilmente combinam, certo? 

Por isso, reduza o seu texto para até 280 caracteres por página. Mais ou menos o mesmo tamanho de um Tweet. 

Também é interessante que você evite usar textos nas gravações, já que ele pode ser cotado em possíveis redimensionamentos, o que prejudica a capacidade de leitura do usuário. 

É preciso ter em mente que este conteúdo será exibido em diferentes dispositivos, que têm diferentes tamanhos de tela. 

Também vale lembrar que, na hora de usar animações em seu Web Stories, menos é mais. Esse é um recurso que pode trazer vida ao seu conteúdo, mas se usado em excesso, pode causar um cansaço visual no usuário e fazer com que ele abandone o conteúdo antes de chegar ao fim. 

Produza um conteúdo de valor 

Assim como todo conteúdo bem indexado do Google, a sua Web Story deve oferecer um conteúdo de valor para o cliente, com uma perspectiva única e que realmente o ajude a solucionar um problema. 

Se você tem uma loja de roupas femininas, por exemplo, esse problema pode ser encontrar o que vestir em uma ocasião especial, ou como encontrar o tamanho ideal de uma peça específica. 

Já, se você tem uma loja de artigos esportivos, a dúvida do seu cliente pode girar em torno de técnicas corretas para prática de determinada atividade, qual tênis usar para corrida ou qual o melhor óculos para natação. 

Nesse sentido, conhecer bem a sua persona é fundamental para criar conteúdos que vão direto ao ponto de suas dores. É por isso que criar conteúdo é um desafio para tantos empreendedores. 

Pensando nisso, nós criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Ele vai te ensinar a mapear tópicos e produzir conteúdos realmente personalizados para a sua audiência. 

As aulas já estão disponíveis em nossa plataforma de educação por assinatura. Clique aqui para saber como participar: 

Perguntas Frequentes

O que é um Web Story?

Também chamadas de AMP Stories, as Web Stories são formatos de conteúdos curtos, de rápido consumo. Elas usam o formato Stories, já popular em redes como o Instagram e Facebook, mas aplicando o conteúdo na página de buscas do Google.

Como fazer Web Stories?

Primeiro crie a Web Story com um plug-in ou por meio das ferramentas de desenvolvedores do Google. Então, verifique se a página é uma AMP válida e verifique os metadados. Por fim, certifique-se de que a página está indexada no Google. Lembre-se que uma Web Story é uma página da web como qualquer outra, então todas as regras de SEO se aplicam.

Como colocar uma história no Google?

Para colocar uma História no Google, você precisa criar uma AMP específica com o conteúdo. Então, tome os passos necessários para indexar a página e, depois disso, ela deve aparecer como resultado na Google Web Stories.