Os vídeos no Facebook são um dos tipos de conteúdos que mais geram interesse por parte dos usuários da rede social. 

Segundo uma pesquisa da Socialbakers, os vídeos possuem uma média de 12 interações, sendo o 3º formato que mais gera envolvimento no Facebook. 

Mas será que tem como melhorar o alcance e as interações desses vídeos? 

O líder de produtos do Facebook, Mahncy Mehrotra, deu várias dicas para melhorar o alcance de vídeos dentro do Facebook durante sua participação em uma live no Facebook Media. 

E nós trouxemos essas dicas quentinhas para você aplicar na sua estratégia de conteúdo, atrair pessoas, engajá-las com vídeos incríveis e, assim, converter ainda mais! 

Assista à aula gratuita de Marketing de Conteúdo para Negócios AGORA MESMO clicando aqui.

Antes disso, você precisa conhecer muito bem o seu público

Para que você consiga aplicar todas as dicas do Mehrotra que vamos falar mais a frente, precisamos alinhar um ponto muito importante para qualquer negócio…

Por isso, vamos te fazer umas perguntas… 

Você tem uma persona definida? Conhece o seu público a ponto de entender o que ele gosta e quais são as preferências dele? 

Se não sabe responder a essas perguntas, quer dizer que não está preparado o suficiente para melhorar o alcance dos seus vídeos no Facebook.

Conhecer o seu público e ter uma persona bem definida é FUNDAMENTAL para que os seus conteúdos se conectem com as pessoas, gerando interesse e, consequentemente, engajamento.  

Durante a transmissão ao vivo, o Mahncy Mehrotra fala que o que realmente importa é saber se os usuários estão se divertindo com o conteúdo...

Quanto mais tempo a pessoa fica assistindo o seu vídeo, o algoritmo entende que há um interesse por esse tipo de conteúdo e manda mais conteúdos para ela. 

É claro que existem outros fatores que também influenciam no algoritmo, mas o tempo médio que as pessoas assistem é o maior deles. 

Outro fator que vale levar em consideração são as interações diretas, como compartilhamentos, comentários e curtidas. 

Esses fatores também são fundamentais para aumentar o alcance dos vídeos no Facebook. Mas não quer dizer que é uma fórmula mágica… 

O mais interessante é compreender que essas questões são princípios-chave e podem ajudar os vídeos em relação ao alcance. 

E para melhorar ainda mais o alcance dos vídeos no Facebook, vamos mostrar as 4 dicas do Mahncy Mehrotra para você aplicar no seu conteúdo. 

Leia também: 29 Programas de Edição de Vídeo Gratuitos para PC e Celular

1- Crie vídeos que tragam os espectadores de volta ao seu perfil 

A ideia aqui é pensar conteúdos audiovisuais que retenham o seu público, trazendo-os de volta para o seu próximo vídeo.

Essa é uma forma de conseguir manter uma conexão com as pessoas, gerando interesse por continuar assistindo os seus conteúdos mais vezes… 

Por exemplo, histórias contínuas, uma série de 4 episódios, vídeos com parte 1 e 2 podem fazer com que o seu público volte para a sua página e continue assistindo aos vídeos…

Com isso, é possível aumentar o alcance dos seus vídeos no Facebook, mantendo as pessoas conectadas com a mensagem que você quer passar. 

2- Crie vídeos que estimulem o compartilhamento 

O tema do vídeo é fundamental para que as pessoas assistam ele até o final, mas você também precisa pensar em elementos que estimulem o compartilhamento do vídeo. 

O que queremos dizer com isso é que você precisa ir além do entretenimento, por exemplo, e fazer com que essas pessoas compartilhem os seus vídeos.

No canal do Ecommerce na Prática, utilizamos uma estratégia bem simples de sempre lembrar aos espectadores bem no início do vídeo para que eles curtem, comentem e compartilhem os vídeos. 

E isso também vale para os vídeos no Facebook. Se preferir, pode fazer essa chamada para que as pessoas compartilhem o seu vídeo na legenda da legenda, por escrito. 

3- Faça conteúdo original

Pensar fora da caixa não é fácil, mas é essencial para que você crie conteúdos atrativos e originais. E a originalidade dos conteúdos faz com que as pessoas, muitas vezes, se surpreendam e acabem criando uma conexão bem mais rápida. 

Mas há uma frase que repercute muito por aí na internet que é: nada se cria, tudo se copia

Mas não é bem assim… 

Sim, existem muitas coisas que realmente são praticamente copiadas e coladas, o que não é nada certo! 

Só que você pode parar para olhar o que os seus concorrentes estão fazendo e se inspirar com base nisso, criando um novo conteúdo depois. 

É sempre bom buscar inspirações para recarregar e estimular a sua criatividade.

Leia também: 11 Formas de Impulsionar as Vendas no Facebook em 2021

4- Crie vídeos mais longos e de alta qualidade 

Sabemos que os vídeos curtos, entre 3 e 5 minutos, dão muito certo no Facebook (já testamos aqui e seguimos esse padrão).

Mas, a última dica do Mehrotra é: aposte em vídeos mais longos e de alta qualidade. 

Se você fizer um vídeo mais longo de 10 a 15 minutos, investindo na parte visual com tratamento e qualidade de imagem, as pessoas vão ter mais interesse no seu conteúdo. 

Logo, vão assistir por mais tempo, aumentando o alcance do seu vídeo no Facebook.

Esse formato mais elaborado é uma ótima maneira de colocar em prática com a dica número 1. Que tal criar uma série de 4 episódios com vídeos mais longos e de melhor qualidade?

Isso pode surpreender os seus seguidores de uma maneira que você nem imagina… 

Bora fazer o teste?

Antes disso, é fundamental que você crie um plano estratégico de conteúdo não só para o Facebook, mas para todas as redes sociais da sua empresa.

Quer saber como? Fique atento ao próximo tópico…

Aprenda a Criar Conteúdo para o seu Ecomemrce do Jeito certo

Para saber detalhes sobre como criar estrategicamente os seus conteúdos e vender mais, assista à AULA GRATUITA de Marketing de Conteúdo para Negócios.

Nesta aula, você vai aprender a Produzir conteúdo que Atrai, Engaja e Vende todos os dias nas Redes Sociais.

Nessa Aula você vai Aprender a:

  • Produzir conteúdo de valor para o seu negócio;
  • Gerar tráfego qualificado (clientes com alto potencial de compra);
  • Aumentar a Relevância da Sua Marca;
  • Atrair, Engajar e Vender para Milhares de Clientes nas Redes Sociais;
  • Usar ferramentas simples e gratuitas para criar conteúdo de alto alcance.

Assista à aula gratuita de Marketing de Conteúdo para Negócios AGORA MESMO, clicando no botão abaixo: