Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que são Negócios Sustentáveis ou como ter uma empresa alinhada com esses valores, vamos solucionar isso agora mesmo.

Como esse é um dos temas que mais veio à tona nos últimos anos, não podíamos deixar de lado e entender um pouco mais sobre algo tão debatido no mercado.

Afinal, a sustentabilidade vai além de um selo ou etiqueta colada em uma roupa...

Há grandes valores por trás que levam em consideração não só a empresa em si, mas também a sociedade no geral e como a indústria da moda impacta o mundo. 

Por isso, neste artigo, vamos falar TUDO sobre Negócios Sustentáveis e como você pode aplicar esse valor na sua empresa.

Ouça também o podcast na íntegra com a participação especial do André Carvalhal, especialista em sustentabilidade, Autor dos best-sellers "A Moda Imita a Vida” e  “Como salvar o futuro", de Lucas Lombardi e Ana Clara Magalhães, do EnP. 

O que são Negócios Sustentáveis? 

Os negócios sustentáveis estão cada vez mais populares no mercado, mas ainda há dúvidas com relação ao papel dessas empresas.

Essas dúvidas surgiram devido ao mal uso do valor de sustentabilidade por algumas empresas que estavam utilizando apenas para atrair novos olhares…

Isso porque existe um grande público que realmente se interessa por esse tema e preza por esse valor dentro das empresas. 

Mas é claro que existem empresas que realmente abraçaram a causa e fazem um trabalho consciente, responsável e desafiador para colocar em prática o valor da sustentabilidade.

E o que são os Negócios Sustentáveis?

São todas as empresas que começaram a olhar não só para o presente, mas também para o futuro do meio ambiente e como a indústria impacta diretamente a natureza. 

Ou seja, são empresas preocupadas com a diminuição da poluição e preservação da natureza envolvendo todos os recursos naturais.

Mesmo que ainda existam recursos naturais que são fundamentais para a produção dos produtos, toda matéria prima é finita e precisa ser preservada.

E partindo desse princípio, a alta produção em escala e o alto consumo também devem ser levados em consideração, não só pelas empresas, mas também pelos consumidores. 

O lado Insustentável da Indústria da Moda

De acordo com o André Carvalhal, existe um lado insustentável da moda que causa grandes impactos no mundo. Para que diversas peças fiquem prontas para a venda, há um processo de produção que atinge diversas cadeias da natureza.

Isso vai desde o consumo exacerbado de água até o consumo de energia elétrica, sem contar os recursos e matérias primas necessários para confeccionar os produtos de milhares de empresas ao redor do mundo. 

Apenas com esse breve resumo, já dá para perceber que o processo de produção da indústria têxtil é totalmente insustentável pensando a longo prazo. 

E isso já está refletindo na natureza com as mudanças climáticas ao redor do mundo nos últimos anos. Cada vez mais o ecossistema está desequilibrado e dá sinais de um possível colapso. 

Além do mais, outro ponto mencionado pelo André no EnPCast que vale ressaltar é o reflexo da insustentabilidade em outras indústrias até maiores, como a indústria do plástico que abrange outros setores.

Esse cenário torna a situação mais preocupante ao analisar o futuro, diante da produção desenfreada e o aumento do consumo.

Leia também: Dropshiping de camisetas e Sustentabilidade na Moda

Negócios Sustentáveis são caros? 

A preocupação de muitos pequenos e médios empreendedores é com relação ao preço para ter um negócio sustentável. São muitos custos envolvidos que tornam o preço do produto mais caro e, geralmente, isso afasta os olhares de boa parte do público. 

Ainda mais porque quando um pequeno empreendedor cria uma marca sustentável e cobra um preço justo, as grandes empresas que são concorrentes diretas deles e possuem confecções em escala mundial dificultam muito o desenvolvimento desses empreendimentos. 

O ideal é que não tivesse esse tipo de comparação entre pequenas empresas, pois a concorrência pode ser considerada até mesmo injusta. 

Mas, esse é o cenário atual e por isso algumas empresas ficam com receio de aderir a sustentabilidade seguindo tudo o que é necessário para confeccionar, além de pagar impostos, etc. 

E pensando pelo lado do consumidor, de acordo com André, não podemos cobrar que pessoas com pouco poder aquisitivo compram produtos sustentáveis, pois isso não condiz com a realidade delas.

Principalmente no Brasil, que existe um grande problema de desigualdade social e distribuição de renda, esse cenário fica ainda mais difícil.

Mesmo que essas pessoas sejam conscientes com relação ao meio ambiente e a sustentabilidade, elas vão optar por comprar um produto mais barato de produção insustentável por falta de dinheiro.

Então, podemos dizer que a sustentabilidade está conectada entre empresas e consumidores e é necessário que ambos os discursos andem lado a lado para o cenário começar a mudar.

Afinal, não adianta ter um público consciente se não existir um produto com preço acessível ou ter produtos sustentáveis sem ter pessoas conscientes. 

Dicas para ter um Negócio Sustentável!

E se o seu objetivo é ter uma empresa mais consciente com relação à sustentabilidade, você pode começar em busca de produtos/matérias primas que causam menos impactos no meio ambiente, por exemplo.

Não precisa mudar todo o processo de produção logo no início e fazer algo radical e consequentemente caro… Aos poucos, você pode ir aplicando processos sustentáveis na sua empresa e implementando esse valor como algo inegociável.  

Outro exemplo que você pode aplicar na sua empresa visando a sustentabilidade é aplicar um formato de entrega por meio de bicicletas para pedidos na sua região. 

Ou até mesmo rever a quantidade de plástico que você utiliza dentro das caixas de entrega e tentar reduzir ou não usar mais para optar por algo sustentável…

São diversas alternativas que vão diminuir o impacto que a sua empresa tem para o meio ambiente.

Quer saber mais sobre Negócios Sustentáveis? 

Ouça o Episódio 57 do EnPCast: