Uma dúvida bastante comum para quem está começando nos negócios é entender quando contratar o primeiro funcionário. Afinal de contas, existe um momento certo para isso? Confira este artigo para saber!

O cenário mais comum que observamos é o empreendedor ser o responsável por praticamente todas as tarefas do seu empreendimento. Diante disso, muitos se perguntam sobre a possibilidade de contratar o primeiro funcionário e qual deverá ser a função principal dessa pessoa.  

Pensar nisso indica que o seu foco está correto e que, enquanto empreendedor, sua vontade é de continuar escalando a sua empresa. Inclusive, é muito difícil que isso aconteça caso você não abra mão de delegar funções.

Por que contratar o primeiro funcionário é importante?

No início das atividades é provável que você seja um verdadeiro “faz tudo”. A maioria permanece por um tempo assim, cumprindo sem nenhuma ajuda todas as atividades da empresa… mas a verdade é que isso a longo prazo não se sustenta.

Isso porque terceirizar é o que vai fazer você ter tempo para se concentrar nas estratégias de vendas, responsáveis por fazer o seu negócio crescer… 

Pense por um instante, se você gasta a maior parte do dia respondendo e-mails, gerindo as redes sociais, cadastrando produtos, quando vai sobrar tempo para pensar nas ações focadas no crescimento do seu negócio?

Não é à toa que a primeira pessoa a se contratar é assistente de Ecommerce para fazer as funções básicas: embalar produtos, responder e-mails, dar suporte para clientes, etc. Já a segunda, pode ser alguém que te ajude no marketing, por exemplo. 

Quando contratar o primeiro funcionário?

Com o crescimento do negócio, o trabalho só aumenta, não é verdade? Fica cada vez mais complicado lidar com tudo sozinho. É como se, do dia para a noite, o lado operacional tomasse conta da sua rotina. 

Por isso, o momento ideal para fazer a primeira contratação é quando o seu negócio estiver tendo um faturamento adequado para isso.

Se você não tomar uma atitude, simplesmente deixará de pensar no estratégico — ou seja, deixará de crescer. Essa é uma situação bastante natural em negócios que estão crescendo. 

Sendo assim, quando olhamos com atenção para todas as demandas do dia a dia da empresa, notamos que há uma lista bastante intensa. Com os recursos escassos característicos do começo do negócio, muitas vezes acaba sendo difícil contratar logo de cara…

Contudo, não deixe de trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível. Quanto mais ajuda você tiver, mais chances de aumentar as vendas da sua empresa. 

Isso abre margem para outra pergunta importante: quais são as qualidades fundamentais que o seu primeiro funcionário precisa ter?

O que o seu primeiro funcionário deve ter?

É provável que, nesse ponto, você esteja focando demais no presente e de menos no futuro. Acertamos?

Isso porque quando existem muitas tarefas e pouco tempo disponível, esse é o cenário ideal para que você precise “apagar incêndio” o dia todo. Você responde e-mails, troca produtos, atende clientes, mas, no final, sente que o negócio não está caminhando.

Se você se vê nessa situação, pense na possibilidade de dividir tarefas. Comece a buscar um ajudante que possa, a partir de agora, assumir todas essas tarefas mais operacionais.

Terceirizar funções é o que te fará ter tempo para pensar nos aspectos estratégicos do negócio. Lembre-se: estratégia é que fará sua empresa crescer, operacional é o que você precisa para mantê-la funcionando

Assim, a primeira pessoa que deve contratar é um assistente de Ecommerce, como mencionamos anteriormente. Ele será responsável por demandas, como:

  • Empacotar pedidos;
  • Responder e-mails;
  • Ir até os Correios fazer envios;
  • Atender clientes;
  • Cadastrar produtos;
  • Entre outras.

A partir desse momento, você terá muito mais tempo para focar energias no crescimento do negócio. Por mais que isso gere um custo, pense na primeira contratação como um de seus melhores investimentos

Ou seja, ela liberará tempo para que o seu cérebro foque esforços em aumentar vendas e maximizar lucros. Sua missão, a partir desse momento, é pensar em questões como:

  • Quais são minhas metas?
  • Como posso aumentar a linha de produtos?
  • O que os meus concorrentes estão fazendo de melhor?
  • Quais kits e combos de produtos eu poderia incluir na operação?

Agora, sim, o seu negócio tem chances reais de parar de patinar e obter lucros realmente significativos. Mas será que só isso é o suficiente? Nós já adiantamos que não… Vamos explicar no tópico a seguir. 

Estruture o seu negócio do jeito certo!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada.

Isso acontece principalmente no início do empreendimento, momento em que é preciso fazer muitos testes para o lojista entender o que está dando certo e o que precisa de ajustes. 

Nesse contexto, é comum que ocorram alguns erros pelo meio do caminho, contudo, eles podem ser facilmente evitados. 

Para evitar que problemas prejudiquem a sua empresa, nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui

Quero aprender a criar o meu negócio no Ecommerce!