Você já pensou em ser um ponto de coleta do AliExpress? Essa é uma alternativa interessante para quem deseja ganhar dinheiro na plataforma, mesmo sem vender diretamente por lá. Leia este artigo e entenda mais sobre o assunto! 

O Brasil é um dos países que mais compra produtos importados de pequeno valor. De acordo com estudo publicado na Forbes Brasil, os brasileiros gastaram US$ 13,1 bilhões com essas compras em 2022.

Nesse sentido, sites como o AliExpress, ganharam muito destaque entre os consumidores, acumulando milhões em faturamento. E as oportunidades para ganhar dinheiro na plataforma vão muito além da venda de produtos…

É possível faturar sendo um ponto de coleta do AliExpress, por exemplo, fornecendo um lugar para que transportadoras gerenciem suas encomendas. 

Se você está buscando uma maneira de atrair mais clientes para o seu estabelecimento e ainda ganhar um dinheirinho extra, essa pode ser a solução. Neste artigo, vamos te explicar como fazer isso. Vem ler! 

O que é um ponto de coleta AliExpress? 

Um ponto de coleta AliExpress é um local onde os clientes podem retirar suas encomendas compradas na plataforma AliExpress, em vez de receberem diretamente em suas casas. 

Esses pontos de coleta podem ser estabelecimentos comerciais parceiros, como lojas, mercados ou outros locais localizados em pontos estratégicos. Eles devem firmar um acordo com a AliExpress ou com empresas de logística associadas para funcionar como intermediários na entrega de produtos. 

A ideia é oferecer uma alternativa mais flexível para os clientes, permitindo que eles peguem suas compras em um momento conveniente e, muitas vezes, em locais mais acessíveis do que um endereço residencial específico. 

Além disso, os pontos de coleta ajudam a otimizar a logística de entrega, reduzindo o número de tentativas de entrega falhas e proporcionando uma solução mais eficiente para ambas as partes: vendedores e compradores.

📦 Leia também: Como fazer logística para Ecommerce? [GUIA PRÁTICO] 

As vantagens de ser um ponto de coleta AliExpress 

Ser um ponto de coleta AliExpress pode parecer uma solução inusitada a princípio, mas depois que você conhecer algumas das vantagens por trás dessa iniciativa, temos certeza de que ela se tornará bem interessante!

A seguir, listamos alguns dos pontos fortes de se tornar um ponto de coleta AliExpress: 

1. Aumento do fluxo de clientes no estabelecimento

Se você tem um estabelecimento comercial, sabe o quanto é valioso ter um fluxo constante de pessoas circulando por ele. Agora, imagine associar seu espaço a uma gigante do Ecommerce como a AliExpress… 

Ao se tornar um ponto de coleta oficial, seu estabelecimento se transforma em um ponto estratégico para muitos consumidores que realizam compras online.

Quando esses clientes retiraram seus produtos, eles também são apresentados ao seu ambiente de negócios, aos seus itens e serviços. Isso não só amplia a visibilidade da sua marca, mas também cria oportunidades reais de venda

E mais: a experiência positiva de retirar um produto de forma rápida e segura pode fazer com que esses clientes voltem mais vezes, mesmo que não estejam retirando um pacote da AliExpress.

2. Renda extra com baixo investimento

Ao se tornar um ponto de coleta AliExpress, seu estabelecimento passa a receber uma remuneração por cada pacote que é entregue ali. Sim, sua empresa ganha um dinheiro extra só por disponibilizar um espaço para a entrega de encomendas.

E o melhor de tudo é que essa nova fonte de renda não exige grandes investimentos. Não é necessário reformar o local, comprar equipamentos caros ou contratar mais funcionários.

Basta ter um espaço organizado para receber e armazenar os pacotes até que sejam retirados pelos clientes. Simples e lucrativo!

💲Leia também: Renda extra: conheça 5 formas simples para ganhar 10 mil reais [2023] 

3. Fortalecimento da imagem e reputação do negócio

Quando falamos de Ecommerce e compras online, o AliExpress é, sem dúvida, uma das primeiras marcas que vêm à mente de muitos consumidores. Ela é reconhecida mundialmente não apenas pela variedade de produtos, mas também pela confiabilidade e segurança que oferece aos seus usuários.

Agora, imagine o impacto positivo que associar seu estabelecimento a essa gigante do comércio eletrônico pode trazer. 

Ao se tornar um ponto de coleta oficial da AliExpress, você não está apenas oferecendo um serviço adicional aos seus clientes, mas também está transmitindo uma mensagem poderosa: seu negócio é confiável, seguro e está alinhado com padrões internacionais de qualidade.

Os compradores, ao perceberem essa parceria, tendem a ver seu estabelecimento com outros olhos. Afinal, se a AliExpress confia em você para ser um ponto de coleta, por que eles não confiariam? 

Esse reconhecimento pode se traduzir em uma série de benefícios, desde um aumento na confiança dos consumidores até uma maior retenção de clientes.

Além disso, no mercado local, essa associação pode colocar seu negócio à frente dos concorrentes. Em um mundo onde a reputação é tudo, estar ligado a uma marca de renome pode ser o diferencial que faltava para solidificar sua presença e destacar-se no cenário comercial.

🏬 Loja física ou loja virtual: qual é a melhor opção?

Como ser um ponto de coleta do AliExpress? 

O AliExpress, por ser uma gigante do Ecommerce, não gerencia diretamente os pontos de coleta. Para transformar o seu ponto físico em um ponto de coleta, você precisa se associar a uma transportadora para Ecommerce que trabalha como mediadora do serviço. 

Algumas das empresas conhecidas são Pegaki e Kangu. A seguir, mostramos como ser um ponto de coleta do AliExpress a partir de cada uma dessas soluções. Leia agora! 

Como ser um ponto de coleta do AliExpress com a Pegaki? 

A Pegaki é uma das empresas que se destaca no mercado de pontos de coleta, facilitando a logística para Ecommerces e proporcionando conveniência para os consumidores. 

Se você deseja associar seu estabelecimento à Pegaki e, por consequência, ao AliExpress, é importante saber que ao se filiar ao Pegaki, seu estabelecimento será divulgado como opção de ponto de envio e retirada nos Ecommerces parceiros, incluindo o AliExpress. 

Além disso, você não terá custos para ingressar na Rede de Pontos e ainda ganhará R$ 0,50 por pacote armazenado.

Requisitos para ser um parceiro Pegaki

  • Dispor de 2 metros quadrados de espaço em seu estabelecimento;
  • Possuir um celular com acesso à internet;
  • Funcionar, no mínimo, de segunda a sexta em horário comercial, sem fechar para almoço;
  • Contar com, pelo menos, 02 atendentes;
  • Realizar o treinamento oferecido pela Pegaki;
  • Estar localizado fora de prédios, condomínios ou galerias comerciais, evitando bloqueios como portarias ou catracas;
  • Ter um CNPJ ativo na Receita Federal com o mesmo endereço atual da loja.

Para fazer o cadastro, acesse o site oficial da Pegaki e procure pela seção de cadastro para pontos de coleta. Preencha todas as informações solicitadas e aguarde a análise da empresa.

Uma vez aprovado, você será orientado a realizar um treinamento. Esse passo é crucial para garantir que o processo de recebimento e entrega dos pacotes ocorra de forma eficiente e sem erros.

Com tudo pronto, seu estabelecimento estará apto a receber pacotes do AliExpress e de outros Ecommerces parceiros da Pegaki. Lembre-se de sempre usar o aplicativo fornecido para escanear o QR code dos pacotes e garantir a correta gestão das entregas.

Como ser um ponto de coleta do AliExpress com a Kangu?

A Kangu é uma empresa que oferece soluções de logística para Ecommerces, permitindo que estabelecimentos comerciais se tornem pontos de coleta para clientes que realizam compras online. 

A Kangu coleta os pacotes e leva as encomendas até os pontos de entrega, que podem ser outros estabelecimentos parceiros da Kangu. Os clientes de Ecommerce, incluindo os do AliExpress, vão até o seu estabelecimento, agora também um ponto Kangu, para retirar suas mercadorias.

Se você tem interesse em transformar seu estabelecimento em um ponto de coleta do AliExpress em parceria com a Kangu, siga os passos a seguir:

  • Acesse o site oficial da Kangu e procure pela seção de pré-cadastro para pontos de coleta. Preencha as informações solicitadas e envie-as para o banco de dados da empresa;
  • A equipe da Kangu analisará os pré-cadastrados e, quando houver necessidade de novos pontos parceiros em sua região, entrará em contato com os estabelecimentos escolhidos para dar continuidade ao processo;
  • Uma vez que seu estabelecimento seja aprovado e esteja devidamente cadastrado, você começará a receber pacotes do AliExpress e de outros Ecommerces que trabalham em parceria com a Kangu.

Para ser um parceiro Kangu e se tornar um ponto de coleta, você não terá que fazer nenhum investimento inicial. Além disso, todo o controle da operação ocorre via plataforma Kangu, facilitando a gestão dos pacotes.

💡Ao se tornar um parceiro Kangu, você também pode receber encomendas de outros grandes marketplaces, como o Mercado Livre. Falamos mais sobre isso neste artigo: Como transformar a sua loja em um ponto de coleta Mercado Livre? 

Posso ser ponto de coleta do AliExpress com mais de uma transportadora? 

Sim, você pode se associar a mais de uma empresa parceira e receber encomendas do AliExpress de diversas transportadoras. Apenas certifique-se de que você tem espaço suficiente para lidar com a demanda. 

Para que você possa começar com segurança, indicamos que você comece com apenas uma transportadora. Entenda o ritmo de trabalho e como a logística funciona. Só então estude se uma expansão de parcerias vale a pena para a sua empresa. 

Minha empresa pode ser recusada para ser um ponto de coleta?

O cadastro para se tornar um ponto de coleta não é uma garantia que a sua empresa, de fato, será escolhida para a parceria. Isso pode acontecer por uma série de fatores, tais como:

  • Algumas empresas exigem um espaço mínimo para armazenar os pacotes. Se o seu estabelecimento não dispuser do espaço necessário, isso pode ser um motivo para a recusa;
  • A disponibilidade do seu estabelecimento em horários comerciais, sem fechar para almoço, por exemplo, pode ser crucial. Estabelecimentos que não cumprem um horário mínimo de funcionamento podem não ser considerados;
  • A falta de recursos básicos, como acesso à internet de qualidade ou equipamentos para leitura de QR code, pode ser um impeditivo;
  • Estabelecimentos que estão localizados em prédios, condomínios ou galerias comerciais com bloqueios que dificultem o acesso do consumidor, como portarias ou catracas, podem ser menos atrativos para a parceria;
  • Dependendo da demanda de pedidos e do volume de entregas na sua região, a empresa pode optar por não adicionar mais pontos de coleta;
  • A proximidade de outro ponto de coleta já estabelecido pode ser um fator determinante, especialmente se o volume de entregas na área não justificar a presença de múltiplos pontos.

É importante ressaltar que cada empresa tem seus próprios critérios e políticas para a seleção de pontos de coleta. Portanto, é sempre recomendado entrar em contato diretamente com a empresa de interesse para entender melhor os requisitos e aumentar as chances de aprovação.

Aprenda a vender nos maiores marketplaces do mercado!

Ao longo deste artigo, exploramos as diversas possibilidades e vantagens de se tornar um ponto de coleta do AliExpress. Temos certeza de que, com essas dicas, você poderá colocar o plano em prática e começar a ganhar uma renda extra para sua empresa!  

Mas, além de ser um ponto de coleta, você pode expandir ainda mais suas oportunidades de negócio vendendo nos maiores marketplaces do Brasil. 

E para te ajudar nessa jornada, temos um material especial para você: o Mapa dos Marketplaces!

Este é um guia completo, com todas as informações mais importantes sobre marketplaces de destaque no mercado brasileiro e internacional. Entenda valor das comissões, prazos e formas de pagamento, áreas de especialidade, tipos de vendedores aceitos e muito mais.

Faça o download gratuito agora: