Blogs estão na espinha dorsal da internet quase desde a fundação da rede mundial de computadores. E são, ainda hoje, um dos elementos mais importantes para você estabelecer ou aprofundar a sua presença online. Ao longo deste artigo, nós vamos te ensinar como criar um blog!

Seja para expor seu trabalho, fortalecer o seu negócio ou simplesmente criar um espaço seu na internet, um blog é uma ferramenta que abre todos os tipos de possibilidades e permite que você decole no espaço digital.

E a melhor parte é: nunca foi tão simples ter um blog para chamar de seu! Nos parágrafos abaixo, vamos detalhar os 5 passos mais importantes para criar um blog e ter sua própria página na internet. Vamos lá?

O que é um blog? Qual a diferença para um site?

Geralmente falando, um site é uma página na web utilizada para estabelecer a presença do seu negócio online de maneira mais estática. Isto é, os conteúdos ali presentes, ainda que naturalmente possam (e devam) ser atualizados com o tempo, são mais "fixos", para representar a sua imagem ou da sua empresa.

Um blog, por outro lado, tem como principal característica o dinamismo: seu conteúdo principal é atualizado periodicamente com novos textos, artigos, imagens, vídeos ou outros elementos produzidos por você. Ou seja, a principal diferença entre os blogs e os sites está no tipo de conteúdo.

Isso não quer dizer que eles são excludentes. Pelo contrário: muitas empresas optam por manter um site principal e, dentro dele, um blog com conteúdos postados e atualizados constantemente.

Por que ter um blog é importante?

É importante incluir um blog no seu plano de negócios porque, ao contrário do site, que tem informações mais estáticas, o blog é dinâmico. E, por isso, incentiva os seus clientes (ou leitores) a retornar repetidas vezes aos seus domínios.

Com essa visitação recorrente, mais do que simplesmente fornecer uma informação pontual, você pode estabelecer uma relação com seus clientes. E é isso que todo negócio deseja, não é verdade?

Naturalmente, apenas ter um blog não é o suficiente para que essa estratégia dê certo. Você precisa entregar aos seus leitores conteúdo útil, original e de qualidade para despertar neles o interesse de voltar e criar um vínculo com aquela página.

Leia também: 6 Etapas para Criação da Estratégia de Conteúdo para Ecommerce

Como criar um blog [passo a passo]

Agora que você já sabe o que é um blog e qual a importância dele para os seus planos digitais, vamos ao principal: os 5 passos para você criar o seu próprio blog e começar a conquistar a sua audiência.

1. Defina o seu nicho

Antes de colocar a mão na massa, é preciso definir o seu nicho, isto é, o assunto ou tema principal que guiará as postagens do seu blog e o conteúdo a ser produzido ou adquirido.

Se a ideia é criar um blog para a sua empresa ou negócio, essa tarefa fica mais simples: basta pensar no segmento no qual você atua, no público que você atinge (e pretende atingir) e nos assuntos de maior interesse correlatos à sua área de atuação.

Por exemplo: se você tem uma oficina de carros e motos, vale pensar num blog que fale sobre mecânica automotiva, dicas de manutenção ou mesmo novas tecnologias no universo dos veículos. Se você é palestrante motivacional, aposte em conteúdos sobre empreendedorismo, comunicação e qualidade de vida. E assim por diante!

Por outro lado, se você vai iniciar o seu blog sem atrelá-lo a um negócio já existente, seus horizontes são muito maiores…

Neste caso, vale pensar em assuntos que lhe atraem pessoalmente e nos quais você poderá trazer algum aspecto diferenciador. Afinal de contas, a única maneira de se destacar num oceano de blogs é criando um conteúdo único, acima da média.

Seja qual for o seu propósito ou nicho escolhido, a parte mais importante sempre é entender o público que você quer atingir.

Por isso, vale conferir páginas consolidadas na área que você pretende trabalhar, interagir com pessoas interessadas naqueles assuntos nas redes sociais e fazer uma imersão no universo que você está prestes a entrar. Não basta conhecer a área, também é preciso conhecer o seu público e os seus concorrentes.

Aproveite para ler também: Nicho de mercado: o que é, importância e como definir

2. Escolha o domínio e a hospedagem

Uma vez definido o seu nicho, é hora de começar a pensar na parte técnica do seu blog. E, para isso, o fundamental é escolher o seu domínio e a melhor hospedagem de sites para manter seu blog no ar. 

Fazendo um paralelo com o mundo real, o domínio é o endereço (ou URL, em termos mais técnicos) com o qual seus visitantes encontrarão seu blog na internet, como hostinger.com.br ecommercenapratica.com, por exemplo.

A ideia, aqui, é escolher um domínio fácil de memorizar e que esteja dentro do seu nicho escolhido. Pode ser o nome do seu blog ou algo próximo disso, por exemplo .

Embora hoje em dia não seja mais tão fácil conseguir exatamente o domínio que você quer (especialmente se você estiver trabalhando com palavras mais comuns), vale usar a criatividade para obter um endereço digital fácil e memorável.

Seguindo com o nosso paralelo com o mundo real, a hospedagem é o terreno no qual você construirá o seu blog (ou site, ou landing page, ou qualquer outro elemento digital).

Ao escolher a sua hospedagem, você provavelmente se deparará com centenas de opções diferentes em inúmeros provedores. Avalie aspectos como suporte, largura de banda, servidores e painel de controle para entender qual serviço de hospedagem atende melhor às suas necessidades.

Ah! Embora seja possível adquirir o domínio e contratar a hospedagem separadamente, várias empresas oferecem os dois serviços de maneira combinada. Isso, em muitos casos, representa uma economia para o seu bolso e mais facilidade na hora de colocar o seu blog no ar, uma vez que tudo já estará integrado logo de cara.

3. Selecione e instale o seu CMS

Agora que você já tem o seu domínio e contratou a empresa que hospedará o seu blog, é hora de pensar em qual plataforma ele rodará. Ou, mais precisamente, qual será o CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) utilizado.

Se você não sabe do que estamos falando, basta pensar que o CMS é o sistema no qual você administrará o seu blog e o conteúdo lá publicado

O CMS mais popular do mundo é o WordPress. Para se ter uma ideia, ele é o sistema por trás de 43% dos sites em todo o mundo, e sua lista de recursos é otimizada justamente para a publicação constante de novos conteúdos — a característica principal dos blogs.

Por ser extremamente popular, escolher o WordPress como seu CMS tem uma série de vantagens. Para início de conversa, sua provedora de hospedagem pode oferecer benefícios extras, como instalação e otimização automática do sistema. 

Algumas, como a Hostinger, por exemplo, vão além e oferecem até mesmo planos específicos para sites WordPress, já com plugins de velocidade e segurança instalados especificamente para o sistema.

Além disso, a popularidade do WordPress significa que ele tem uma comunidade enorme de usuários e desenvolvedores na web. Com isso, você pode ter a certeza de que sempre encontrará plugins, temas, suporte e soluções para as suas dúvidas sem grande dificuldade.

Naturalmente, você pode também optar por outros CMS para iniciar sua jornada no universo dos blogs. Algumas alternativas populares incluem o Joomla e o Drupal — vale pesquisar na internet para saber as principais características de cada um e entender qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades.

Depois de escolher e instalar o seu CMS, é hora de configurar o seu blog: escolha um tema que se adeque ao nicho do seu conteúdo, personalize o espaço com um logotipo, tipografia e outros elementos visuais. Também configure o sistema de comentários (caso deseje ter um) e deixe tudo pronto para a parte principal do processo.

4. Comece a criar o conteúdo

Com o blog nos trinques, é hora do principal: começar a postar o conteúdo que vai angariar visitas, conquistar leitores e agregar valor ao seu nome ou à sua marca.

Não se esqueça que, ao produzir conteúdo para um blog, o aspecto mais importante — além da qualidade, claro — é a regularidade.

Isso não significa que você precisa postar conteúdo novo todos os dias, e sim que é importante acostumar a sua audiência a uma regularidade nas postagens.

A frequência pode ser diária, semanal ou quinzenal, dependendo do seu ritmo e do seu nicho, mas evite uma agenda inconstante... 

Um blog parado há muito tempo pode dar a impressão de abandono aos seus leitores, enquanto que atualizações frenéticas e irregulares podem dificultar os visitantes a acompanhar o seu conteúdo.

De qualquer forma, o aspecto principal para um blog de sucesso é ter postagens de qualidade. Para isso, você precisa ser original nos seus conteúdos e entender o que a sua audiência está buscando. 

Isso pode ser feito pesquisando por palavras-chave e tendências no Google, conversando com leitores, fazendo enquetes e acompanhando outros sites e blogs do mesmo segmento.

Vale notar que, por conteúdo original, não necessariamente estamos dizendo que tudo o que você posta no seu blog precisa ser escrito do zero por você. Dependendo da sua estratégia e do seu orçamento, você pode apostar em conteúdo em parceria com outros sites e licenciar e traduzir artigos de páginas estrangeiras, por exemplo.

Por outro lado, a palavra de ordem aqui é fugir dos principais fatores responsáveis por manchar a imagem do seu blog: cometer plágio ou copiar trechos e informações sem dar o devido crédito.

Dê muita atenção também à revisão dos seus textos: blogs com muitos erros de ortografia ou gramática passam uma impressão de desleixo e falta de profissionalismo. Na dúvida, peça ajuda a alguém que entenda do assunto, ou contrate um revisor, se o orçamento permitir.

5. Promova o seu blog

Agora que seu blog já está devidamente pronto e com uma quantidade mínima de conteúdo, é hora de divulgá-lo! Para isso, você tem uma série de opções e estratégias que pode seguir. 

Para início de conversa, uma boa medida é dar atenção ao SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca), a prática de tornar seu conteúdo mais "amigável" às plataformas de busca, como o Google, para que seu blog ganhe destaque nos resultados de pesquisas relacionadas à sua área.

Para valorizar o SEO no seu blog, você pode pesquisar palavras-chave e utilizar plugins específicos que te ajudem nessa tarefa. No caso do WordPress, por exemplo, o plugin Yoast é utilizado por milhões de pessoas ao redor do mundo para otimizar seus textos e torná-los mais atraentes aos mecanismos de busca.

Além disso, para promover o seu blog, é importante mantê-lo ativo nas redes sociais. Crie páginas nas principais plataformas e comece a divulgar seu conteúdo, interagindo com seus seguidores e participando de grupos dentro do seu nicho. Essa é uma forma muito boa de conquistar novos leitores de maneira orgânica.

Também é uma boa ideia apostar em guest posts, isto é, artigos que você pode publicar em sites maiores e mais conhecidos. Assinando um texto de qualidade com o nome do seu blog, você pode capturar uma audiência que estará sendo exposta pela primeira vez à sua marca, contribuindo para a construção da sua reputação.

Por fim, dependendo do seu orçamento e estratégia, pode ser interessante também impulsionar o conteúdo do seu blog por meio de publicidade na internet. 

As duas formas mais populares de fazê-lo são pelo Google Adwords, inserindo anúncios do seu blog em pesquisas relacionadas à sua área, ou pelos anúncios em redes sociais, como o Facebook Ads

Ambas as plataformas oferecem ferramentas bastante aprofundadas de orçamento, público-alvo e estatísticas, facilitando a medição da performance das suas campanhas e o controle do dinheiro que você investe no impulsionamento. Vale pesquisar mais profundamente para entender qual estratégia cabe melhor no caso do seu blog.

O que um bom blog de Ecommerce precisa ter?

Você aprendeu como criar um blog, tem dedicado cuidados em mantê-lo otimizado e com um bom layout.

Porém, ele ainda não está gerando os resultados esperados? Sejam esses resultados um aumento no tráfego orgânico, mais leads para sua lista, conversões em vendas na sua loja?

Segundo os números do SEBRAE, a taxa de conversão média de um site de Ecommerce fica entre 1,5% e 2%. Isso significa que, em condições normais, a cada mil pessoas que visitam sua loja, o número dos visitantes que vão comprar algo fica será entre quinze e vinte.

Nem é preciso dizer que essa baixa taxa de conversão é um tremendo problema, já que demanda investimentos com marketing infrutíferos. E isso leva muitos lojistas a lançar um blog para seu site de ecommerce, como forma de melhorar essa taxa.

Ter um blog oferecer muitas vantagens e possibilidades para um Ecommerce. Entre elas estão o maior tráfego orgânico, engajamento e vendas. No entanto, não basta apenas criar seu blog, encher algumas páginas com conteúdo não planejado e achar que vai bombar a sua loja.

É preciso estar atento a alguns fatores importantes para o sucesso de um blog. Veja agora alguns deles:

1. Publicações frequentes

Mais do que saber como criar um blog, você precisa entender que ele precisa de conteúdos novos constantemente, independentemente do segmento, ramo ou nicho ao qual o blog pertença. Isso é vital para intensificar a conexão da sua loja, empresa, marca com seu público-alvo e clientes. É fundamental para que seu blog, e consequentemente a sua loja virtual não sejam esquecidas.

Por exemplo, o seu blog de Ecommerce tem foco maior em mostrar a importância de uma boa gestão para lojistas virtuais. Praticamente todo dia tem algum post sobre a gestão financeira, estoque, logística e frete grátis.

Enfim, frequentemente tem material novo no seu blog de Ecommerce. Ele começa a ter mais tráfego, gerar mais leads para a lista, comentários nas publicações e atingir as primeiras posições em buscadores para algumas palavras-chaves importantes.

Logo, seu blog está ganhando uma forte autoridade no mercado.

No entanto, você começa a parar de fazer suas publicações com a mesma frequência de antes. Seu tráfego começa a diminuir e você sente uma queda no engajamento junto a comentários desanimadores. Leitores começam a reclamar que seu blog está “morrendo”.

É isso que acontece com blogs que não publicam frequentemente.

Portanto, a primeira coisa a se manter em mente é, seu blog de Ecommerce deve estar muito ativo na internet. E o legal é que assuntos para explorar no setor de Ecommerce não faltam.

2. Pautas atuais e interessantes

Agora que você já sabe que publicar com boa frequência é fundamental para o sucesso do seu blog de Ecommerce, pode-se perguntar sobre o que exatamente publicar.

O que é uma dúvida justa, já que a ideia de que exista conteúdo relevante para 365 dias no ano pode ser meio complicado. No entanto, bons temas para posts é o que não faltam.

Dentre os temas para conteúdos que você pode apostar em seu blog de Ecommerce estão as notícias atuais. Indicadores de mercado e tendências de produtos também são boas ideias.

Por exemplo, você pode dedicar algumas publicações do seu calendário editorial para artigos que mostram resultados do mercado. Eles podem ser uma lista de dados de faturamento, ticket médio e volume de pedidos de um setor do Ecommerce, seja nacional ou mundial.

Mudanças na legislação corrente que possam impactar o funcionamento do mercado de Ecommerce, como alterações tributárias, novas documentações exigidas também são bons temas. Com notícias assim você pode fazer matérias bem completas sobre o que esses fatos são e o que podem representar para os lojistas que leem seu blog de Ecommerce.

Por fim, artigos sobre produtos novos e que estão dando o que falar no mercado são outra boa opção. Você pode escrever artigos de review ou listas com novidades e tendências em um segmento ou nicho no Ecommerce.

Tenha a melhor hospedagem de site para o seu negócio!

Pronto! Agora você já tem nas mãos todas as informações básicas de como criar um blog e trilhar um caminho de sucesso na internet. 

Claro que, dependendo do seu grau de experiência, é recomendável seguir com cautela nos passos descritos. Mas, ainda mais importante que isso, você precisa contar com ajuda de quem realmente entenda do assunto. 

Nesse sentido, vale a pena conhecer a Hostinger, plataforma provedora de hospedagem de sites que tem a missão de ajudar quem quer começar sua jornada online!

Por lá, você vai entender tudo sobre como criar um blog, contando com um suporte profissional e deixando a experiência dos seus clientes ainda mais incrível. 

Para saber mais sobre a empresa e seus planos de assinatura, clique aqui ou no botão abaixo: