A busca por um emprego pode ser bem complicada para os jovens, por conta da falta de experiência. Pensando na relevância desse tema, hoje nós vamos falar sobre os desafios dos jovens no mercado de trabalho e apresentar saídas para eles. Afinal, já que não é possível prever o futuro, é preciso pensar nas ferramentas para se posicionar nesse futuro.

De acordo com o IBGE, a população jovem no Brasil representa 25% do total da população brasileira. 

Alguns fatores como as últimas crises financeiras vivenciadas no mundo e a falta de acesso à educação de qualidade impactam de forma negativa na entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Mas, para além disso, estamos em um mundo cada vez mais globalizado, com novos avanços tecnológicos moldando nossa vida todos os dias

E levando isso em conta, para se inserir nesse mercado, o jovem precisa acompanhar essa nova realidade...

Se você é jovem e está em busca de uma boa colocação no mercado, segue com a gente, para entender tudo sobre essas transformações...

Qual a Realidade dos Jovens no Mercado de Trabalho Hoje? 

A força de trabalho está em constante mudança no mundo inteiro e ninguém sabe exatamente quais as transformações que vão acontecer no universo do trabalho nas próximas décadas... 

Para que os jovens tenham sucesso nesse aspecto, eles precisam ser capazes de se adaptar facilmente a todas essas mudanças. 

Até porque, a maioria das empresas está em constante reformulação das estratégias e ferramentas de trabalho e precisam, cada vez mais, de colaboradores que possam acompanhar as novas tendências.

Como Enfrentar os Desafios do Mercado de Trabalho?

Se você é jovem e está em busca de trabalho hoje, saiba que é mais importante do que nunca estar preparado para entrar no mercado de trabalho... 

...E a educação tradicional nem sempre dá conta desse preparo, muitos jovens têm graduação, mas ainda assim não possuem as habilidades necessárias para conseguir o emprego que desejam. 

Para superar essas dificuldades, é importante descobrir o que o mercado procura nos profissionais hoje para então desenvolver essas habilidades.

Pensando em te ajudar nessa etapa da vida, nós elencamos  7 dicas DE OURO do que você deve fazer para conseguir se posicionar bem no mercado de trabalho. 

1. Pesquise TUDO sobre as Empresas Desejadas

Faça um lista de lugares em que você se imagina trabalhando e depois descubra tudo sobre eles...

Para isso, entre no site das empresas e leia tudo o que puder, descubra quais são os valores e pesquise qual a percepção do público sobre eles.

Encontre as empresas no LinkedIn para ficar por dentro das postagens deles e de quebra ainda conhecer o perfil das pessoas que trabalham nelas...

Siga também as empresas nas outras redes sociais para ficar por dentro da rotina delas. 

A ideia é se posicionar como fã mesmo, até porque é bem mais fácil fazer um bom trabalho quando você conhece com profundidade o trabalho da empresa.

Leia também: Idosos no Mercado de Trabalho: o melhor caminho.

2. Invista Tempo e Energia para Preencher seu Currículo

Seu currículo precisa ser um documento de marketing.

Para chegar nesse documento, você vai ter que pensar nas coisas que você sabe fazer melhor e analisar como isso pode se encaixar com as necessidades que empresas têm.

A partir daí, crie um currículo que deixe bem evidente quais são essas capacidades e como você pode contribuir com as empresas com elas. 

Mas se você não tiver tanta experiência assim, não precisa se desesperar. Existem habilidades que você desenvolveu durante os estudos e que talvez nem esteja se dando conta.

Vamos te dar alguns exemplos:

  • Trabalhos como freelancer são bem vindos, afinal, eles ajudam a ter experiência na área.
  • Se não tiver realmente nenhuma experiência, uma boa pedida é fazer algum trabalho voluntário por um tempo. É claro que ninguém gosta de trabalhar sem ganhar dinheiro, mas isso pode ser importante para ter o que colocar no currículo.
  • Pense nas atividades extracurriculares que você participou durante os estudos. Aqui vale qualquer experiência que demonstre disciplina, compromisso e disposição para executar uma ideia.
  • Os estágios também são importantes nessa etapa da vida, além de ser a primeira oportunidade de adquirir experiência.

Um Currículo vai além das Experiências Profissionais

Para além das experiências profissionais, o seu currículo deve ter a sua formação, os cursos que já fez e as habilidades que você possui.

Se você não tiver nenhum curso para colocar no currículo, isso é um problema. Formação contínua é uma etapa importante do posicionamento no mercado. 

Vamos falar melhor disso daqui a pouquinho...

3. Tenha Foco ao Procurar um Emprego

Tudo bem que você está ansioso para trabalhar, mas sair atirando para todo lado pode te atrapalhar mais do que ajudar.

Afinal, se conseguir um emprego numa área que não tenha nada a ver com você, não vai conseguir entregar um trabalho de qualidade e ainda vai ficar infeliz com isso.

Aqui vão algumas dicas para te ajudar nesse sentido:

Candidate-se aos Empregos Certos

Não perca tempo se candidatando a vagas que não combinam com você. Em vez disso, use sua energia para se especializar cada vez mais sobre a área que gosta.

Esse foco vai te fazer crescer no lugar certo.

Networking também é Importante para Jovens no Mercado de Trabalho

Quanto mais pessoas da área você conhecer, maior será a chance de alguém te indicar para uma vaga.

Para fazer networking, procure grupos de profissionais da área no LinkedIn, Facebook e WhatsApp e interaja com essas pessoas.

4. Desenvolva sua Presença Online

Em tempos digitais, a maioria das empresas vai pesquisar as redes sociais antes de contratar alguém.

Inclusive, tem muita gente que perde o emprego por conta de conteúdo ofensivo ou ilegal postado nas redes.

Mas o que pode ser um problema para alguns pode também ser de grande ajuda para você se souber usar as redes sociais a seu favor.

Para isso, é indispensável criar um perfil profissional no LinkedIn, mas pense em ir além disso com um blog ou mesmo criando algum conteúdo na área que você gosta.

Além de tirar dúvidas, é importante também contribuir quando for um assunto que você conhece, pois assim, acontece a troca de experiências que pode te levar a conhecer pessoas importantes para a sua carreira.

5. Conheça os Desafios da área e Esteja Pronto para eles      

A gente bem que gostaria de viver em um mundo perfeito, sem desafios, não é mesmo? Mas infelizmente esse mundo não existe…

Acredito que uma das competências mais importantes para o mercado de trabalho na atualidade é saber ser flexível.

Até porque, se o trabalho está sempre em movimento, os profissionais precisam conseguir se mover também.

Isso pode ser desde trabalhar em uma área diferente da sua formação até mesmo aprender a usar outras ferramentas na sua própria área.

Os desafios sempre vão existir e o que vai fazer a diferença na sua vida é como você vai encarar cada um deles. 

E ser flexível com certeza vai te ajudar nesse caminho.              

6. Faça um Trabalho de Autoconhecimento

Uma das habilidades mais necessárias para jovens no mercado de trabalho é o autoconhecimento.

Você precisa se conhecer bem o suficiente para saber quais são seus pontos fortes e fracos

Quando um profissional se compreende, ele pode fazer os ajustes necessários para ter o melhor desempenho possível. 

Inteligência Emocional

A inteligência emocional tem a ver com a capacidade de reconhecer e avaliar as próprias emoções e também a das outras pessoas…

Isso é muito importante para saber onde precisa melhorar, como resolver problemas e também como ajudar os outros. 

Uma das coisas mais importantes na construção de uma carreira de sucesso é saber construir relações saudáveis com os colegas de trabalho.

E essas conexões vão acontecer de um modo bem mais fácil se você tiver inteligência emocional e autoconhecimento.

7. Não pare de Aprender 

Aqui está o ponto mais importante deste artigo.

Uma das habilidades mais importantes e necessárias para construir uma carreira de sucesso é a curiosidade e o amor pelo aprendizado. 

Nosso futuro profissional é indefinido e por essa razão, ninguém poderá se dar o luxo de parar de aprender.

O lado bom de ser jovem é que talvez seja mais fácil manter a curiosidade e o amor pelo aprendizado de quando você era crianças. 

Essa característica tem tudo a ver com o ambiente de trabalho moderno. você deve buscar conhecimento sempre.

Quanto mais ferramentas e habilidades diferentes tiver, mais completo como profissional você será.

Isso te parece desafiador? Pois saiba que esse é só o começo da jornada para os jovens no mercado de trabalho…

Mas calma que, ao contrário do que se diz por aí, você não precisa ser especialista em tudo, você precisa ir atrás das habilidades certas…

E se você pensa em trabalhar com Ecommerce ou empreender, a assinatura Ecommerce na Prática pode te ajudar!

Na nossa plataforma você vai encontrar centenas de cursos e conteúdos exclusivos para te ajudar a trabalhar no segmento de Ecommerce, um dos que mais crescem nos últimos anos.

Para assinar, clique aqui: