Muitas pessoas pensam que para conseguir um emprego, a única coisa necessária é enviar currículos, passar por uma entrevista e pronto, está empregado. Mas o mundo real é um pouco mais complicado que isso. Para conseguir um bom emprego, é preciso pensar de forma estratégica.

Se você já teve empregos ruins em algum momento da vida, provavelmente sabe que há uma diferença enorme entre conseguir um emprego qualquer e conseguir um BOM emprego. 

Antes de sair em busca do emprego dos sonhos, você precisa ter duas coisas em mente: saber exatamente o que espera do trabalho e entender quais habilidades e experiência já tem na área.

Essa busca não pode ser feita de qualquer forma, afinal, não é apenas uma questão de encontrar um emprego, mas um emprego incrível, que valha cada segundo do seu tempo. 

Aqui no EnP, o trabalho é visto como uma oportunidade de crescimento constante, só o que não vale é ficar parado...

Ou seja, um emprego realmente incrível deve trazer essa ideia de aprendizado e crescimento para sua carreira, de modo que você se sinta confortável de crescer ali e veja o trabalho como uma oportunidade de evolução a longo prazo. 

Se você está em busca de estratégias DE OURO para conseguir um bom emprego, então veio ao lugar certo...

Antes de começar a busca pelo emprego dos sonhos, você precisa descobrir o que é mais importante para você... 

Mas se você está só começando sua carreira, foque no desenvolvimento de habilidades que serão úteis para o seu trabalho a longo prazo. 

Não se trata, necessariamente, de seguir sua paixão (até porque nem sempre isso é possível), mas procurar um emprego que seja interessante e te ajude a desenvolver suas habilidades.

Para te ajudar nessa caminhada, hoje eu trouxe 13 estratégias incríveis para te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos. Segue com a gente para conhecer todas elas...

1- Tenha um Bom Currículo

Essa estratégia é a mais batida, mas é à toa, ter um excelente currículo é extremamente importante. 

Seu currículo deve estar em constante evolução, mas já dá para começar com um excelente.

Pesquise sobre a sua área para fazer um currículo adequado à vaga que você quer.

Dependendo do tamanho da empresa, um empregador pode ver muitos currículos diferentes e para chamar atenção você terá que se destacar se quiser que prestem atenção no seu.

2- Foque em um Objetivo

Conseguir um bom emprego nem sempre vem da noite para o dia. Na verdade, na maioria das vezes tem um caminho a seguir...

Por essa razão, é preciso ter isso como um objetivo, para então traçar metas e segui-las uma a uma até conseguir a tão sonhada vaga.

A perseverança vai ser fundamental durante esse processo e é importante que você nunca perca o seu objetivo de vista.

3- Faça Networking

Fazer Networking nada mais é que a troca de experiências e ideias entre você e as pessoas da sua área.

Faça amizade com outras pessoas que também estão procurando trabalho, pois elas podem te dar dicas que você nunca parou para pensar. 

Compartilhe conselhos e experiências, procure ajudar essas pessoas a conseguir o emprego que elas desejam.

Essa troca é muito importante e todo mundo sai ganhando com ela.

4- Entre em contato com Comunidades Profissionais

Entrar em redes voltadas ao trabalho como o LinkedIn certamente é uma das melhores dicas desse artigo.

Por lá você fica por dentro do mercado, acessa vagas e se conecta com outros profissionais da mesma área que você.

Para além do LinkedIn, tem ainda os fóruns e grupos de profissionais no WhatsApp e Telegram que podem ser muito úteis.

Participe desses grupos e comece a construir sua rede de contatos, para se manter informado sobre as últimas ofertas de emprego da área.

6- Use as Redes Sociais para Conseguir um Bom Emprego

As redes sociais podem ser suas grandes aliadas na hora de encontrar um bom emprego.

Crie um perfil campeão no LinkedIn. Atualize suas experiências e faça um resumo com as suas habilidades.

Se for relevante para o emprego que deseja, tenha uma conta no Twitter. Escreva uma descrição criativa, siga os influenciadores do setor e compartilhe conteúdo relevante para a área.

Outra dica de ouro é criar um blog. Escolha um assunto de que você goste e escreva um conteúdo de qualidade para um público específico.

É claro que isso exige comprometimento, então vale começar com pelo menos 5 artigos e depois ir alimentando o blog com regularidade.

Crie um portfólio online de seus projetos. Existem diversas plataformas para isso e dessa forma você pode compartilhar seus projetos com os empregadores.

7- Faça uma Lista de Empresas desejadas e pesquise sobre elas

Pense nas empresas que você admira... Empresas que estão desenvolvendo produtos interessantes ou que tenham boa grande reputação...

Se tiver dificuldade nessa parte, pense em empresas que se que se encaixem em, pelo menos, um desses critérios:

  • Tem uma missão na qual você acredita;
  • Oferece treinamento contínuo;
  • É uma das melhores (ou a melhor) da área.

Quanto tiver a lista pronta, entre no site de cada uma delas e reúna o máximo de informação possível.

Descubra quais são os valores, se eles têm um lema e pesquise qual a opinião dos consumidores sobre eles.

A partir daí, você pode entrar na página de carreiras deles e procurar oportunidades abertas.

8- Participe de Eventos da sua área

Procure por eventos como conferências, palestras com especialistas, master classes, workshops e outros eventos semelhantes para conhecer pessoas e fazer contatos úteis, que são fundamentais para o seu sucesso. 

As habilidades práticas são essenciais, mas são contatos pessoais que vão fazer a diferença no seu crescimento profissional e na valorização da sua carreira. 

Se você quer ser notado, precisa estar onde os tomadores de decisão estão e, se possível, demonstrar sua capacidade profissional. 

Quanto mais especialistas da sua área você conhecer, mais as portas vão se abrir para você.

9- Desenvolva sua Marca Pessoal

Desenvolver a marca pessoal tem a ver com definir como você será visto por outras pessoas.

o posicionamento é importante para qualquer coisa que você queira realizar na vida e ter as rédeas disso nas mãos e extremamente importante se você deseja encontrar um emprego diferenciado.

Mesmo que você não goste muito disso, a maioria dos empregadores vão em busca de informações antes de contratar alguém.

Nesse sentido, é fundamental construir uma imagem interessante e profissional de si mesmo.

10- Prepare-se bem para as entrevistas

Antes de ir para uma entrevista, você precisa estar por dentro de tudo o que a empresa faz, isso significa VASCULHAR o site da empresa em busca de toda informação que puder. 

Procure pistas na descrição do trabalho. A maioria das descrições de cargos não é muito detalhada, mas procure dicas que deem uma ideia do tipo de profissional que a empresa está procurando.

Eles têm um lema? Se tiverem, ótimo, coloque isso nos seus argumentos.

Observe toda a linguagem da empresa, pesquise dados e busque notícias recentes, pois tudo isso pode ser muito útil na hora da entrevista.

No fim das contas, o que você precisa descobrir que tipo de funcionário eles estão procurando.

Assim, você pode causar a melhor primeira impressão possível, o que vai te colocar na frente do gol na hora de conseguir um bom emprego.

Prove que você possui as habilidades e os conhecimentos necessários para desempenhar bem a função.

11- Seja Natural

Você pode ter um excelente currículo, ter as habilidades exatas que o entrevistador está procurando e ter referências impressionantes. 

Ainda assim, se você fingir ser alguém que não é ou agir de forma não natural na entrevista, o resultado não vai ser bom.

Ser natural durante a entrevista pode até parecer difícil no início, mas com o tempo e a prática, você vai tirar de letra.

Lembre-se de que se você chegou à entrevista, é porque eles gostaram de você. Tente relaxar e dar um tom de conversa profissional, mas natural.

12- Busque sempre Mais Conhecimento

A vontade de aprender novas habilidades é uma das qualidades mais importantes que os empregadores procuram ao contratar novos funcionários.

O potencial de crescimento é uma qualidade importante em um funcionário, e a disposição para aprender demonstra essa capacidade...  

Qualquer que seja sua área de especialização, você vai precisar se aprimorar constantemente, porque isso é essencial para permanecer competitivo no mercado de trabalho.

Faça cursos, treinamentos e leia sempre.

Invista em si mesmo agora para colher recompensas futuras.

E, se você quer mudar de carreira, atuando em um dos segmentos que mais cresce nos últimos anos... te convidamos a assistir à palestra Ecommerce do Zero, na qual explicamos o passo a passo para criar uma loja virtual e começar a vender.

Clique aqui para assistir: