Atualizado em 05/08/2022 por Maria Alice Medeiros
Entenda uma coisa: ninguém ganha um jogo sozinho. O trabalho em equipe é fundamental para que o seu negócio funcione de forma saudável e tenha um retorno lucrativo. E isso é fruto de uma boa Gestão de Equipe. Talvez você não tenha isso em mente ainda, mas o verdadeiro valor de uma empresa está nas pessoas que colaboram para o crescimento da mesma.
Pensando nisso, reflita: você acredita que faz uma boa gestão da sua equipe?
A maioria das pessoas gosta de acreditar que sim.
Aí eu te pergunto: você se preocupa com a relação interna de todas os colaboradores e com a forma como se sentem no dia a dia?
A maioria das pessoas hesita na hora de responder essa questão, porque, em geral, estão atarefadas demais no dia a dia para se preocuparem com o bem-estar e relações dos demais membros da equipe.
Mas saiba que esses são fatores determinantes para o sucesso da sua empresa. Afinal, um time insatisfeito tem baixa performance e baixa performance tende a gerar um resultado ruim.
Ou seja: ignorar sua equipe significa perder dinheiro.
Para te ajudar com essa questão, trouxemos 4 dicas para melhorar a gestão de equipe do seu negócio.

Preencha agora o formulário para garantir a sua vaga na Mentoria Ecommerce na Prática.
O Papel dos Gestores

Imagine a empresa como um quebra-cabeça. Para visualizar a imagem final e chegar onde pretende, cada peça desse quebra-cabeça deve estar em ótimas condições.
Trazendo essa imagem para o dia a dia de uma empresa, as peças são a representação dos seus funcionários dentro da empresa e como eles atuam. Por isso, é importante selecionar pessoas qualificadas que, juntas, formem uma equipe imbatível.
Só que, apesar do currículo de uma pessoa importar muito, você também deve levar em consideração os valores da empresa.
Os seus colaboradores precisam estar alinhados com os princípios da empresa em que estão trabalhando e doando boa parte do seu tempo!
Afinal, para uma empresa funcionar bem, todos os funcionários devem pensar no crescimento por meio de muito trabalho e paixão pelo que faz.
Além do trabalho dos funcionários, o Líder da área e/ou da empresa precisa ter uma estratégia de gestão de equipe para manter essas pessoas unidas em um único propósito: o da empresa.
Mas como fazer uma boa gestão?
Lidar com pessoas pode ser um desafio, mas, com o direcionamento correto, você vai conseguir melhorar a performance da sua equipe.
Fique atento às próximas dicas!
1- Mostre a Missão, Valores e Visão da sua empresa
Antes de te falar, vou te explicar o que cada um representa dentro da empresa.
- Missão: a razão para a existência da empresa;
- Visão: onde a empresa quer chegar… ou seja, como a empresa quer estar dentro de alguns anos.
- Valores: esses são os princípios que a empresa não abre mão de forma alguma.
Ao passar esses três pontos para os seus funcionários, os colaboradores da empresa terão um direcionamento para pensar ao elaborar as suas tarefas diárias.
Ou seja, os principais propósitos estarão transparentes para toda a equipe.
Isso é o que rege uma boa gestão de equipe: transparência!
Sabendo os números de faturamento, resultados recentes e várias outras informações que você pode oferecer a eles, os funcionários vão se sentir mais motivados a ir adiante com os projetos e tarefas da empresa.
Além disso, será mais fácil de alcançar a meta a longo prazo que a empresa tem, já que os funcionários estão ciente dela e podem começar a se planejar para contribuir de alguma forma com trabalho e dedicação.
No Ecommerce na Prática, por exemplo, apresentações como essa já foram feitas para mostrar a visão, missão e valores que a empresa possui.
Após as apresentações, notamos um comportamento diferente na equipe. Os colaboradores ficam mais animados e com um foco maior nas tarefas para bater as metas.
É uma forma também dos funcionários se prepararem para os desafio que podem e que vão surgir ao longo da jornada de trabalho.
2- Comunicação é a base da empresa

A comunicação interna da sua empresa deve ser muito eficiente!
Com uma equipe informada e alinhada na mesma sintonia, a tendência é que realizem o trabalho que foi pedido de forma muito mais rápida e assertiva.
Porém, se há falha na comunicação, a probabilidade das pessoas do seu time cometerem erros é bem maior.
E, com uma comunicação bem feita, esses erros poderiam ser evitados com uma breve conversa entre o time…
Portanto, na sua gestão de equipes, fique atento à comunicação interna da empresa. Garanta que a comunicação entre todos os setores esteja em perfeitas condições, sem ruídos. Caso tenha algum problema, resolva-o de imediato.
Existem algumas plataformas que foram criadas exatamente para facilitar a comunicação interna das empresas. Uma delas é o Slack – plataforma de mensagens instantâneas -, que funciona como um chat.
Nele, você vai encontrar diversas ferramentas que vão otimizar o compartilhamento de informações entre colaboradores.
Ou seja: você pode se comunicar com a empresa a qualquer momento por meio de um canal de mensagens profissional, o que ajuda muito na gestão de equipes.
Invista em ferramentas como o Slack para que os seus funcionários comecem a criar relações internas que podem melhorar no desempenho da empresa.
3- Dê Feedbacks com regularidade
Geralmente, os líderes não têm tempo o suficiente para dar Feedbacks aos seus funcionários…
Mas entenda que é importante organizar a sua agenda para ter esse tipo de conversa com regularidade.
Os seus funcionários precisam saber como o trabalho deles está impactando no funcionamento da empresa, seja positivo ou negativamente.
A melhor forma é reunir a sua equipe e mostrar os resultados. Mostre o que vocês já conseguiram alcançar até o momento e o que ainda precisam fazer para atingir metas futuras…
Vale ressaltar que, nesse momento, é ideal para avaliar os erros e acertos da empresa, pedir sugestões, ouvir os funcionários e rever algumas estratégias que não estão progredindo.
Além de falar, você deve ouvir o seu funcionário… Afinal, como disse no início desse artigo, não se ganha um jogo sozinho! E com certeza seu time tem algo a dizer.
Veja aqui alguns pontos que você deve levar em consideração no feedback:
- Faça um feedback a cada 15 dias (o ideal é um por semana);
- Seja direto e não perca muito tempo. Deve durar, no máximo, 15 min;
- Se a empresa trouxe bons resultados, enalteça todos os pontos positivos. Isso estimula o seu funcionário a fazer mais;
- Quando houver pontos negativos, dê caminhos para que ele possa evoluir;
- Se necessário, seja duro e fale o que tem que dizer, sem voltas. Ser direto é sempre melhor e faz com que a pessoa entenda a seriedade da situação.
4- Faça treinamentos internos
Mesmo que a sua equipe já tenha uma maneira eficiente de trabalhar, realize treinamentos internos constantemente.
Você, como líder, deve estimular os seus funcionários a se capacitarem para aprimorar cada vez mais a sua função dentro da empresa.
Isso não vai beneficiar somente a empresa, mas também é uma grande vantagem individual para o profissional que estará se desenvolvendo para oferecer o melhor trabalho possível em qualquer lugar que ele esteja.
Enfatize esses pontos aos seus funcionários, assim eles vão entender que tudo o que vão aprender no treinamento voltará em números positivos para toda a empresa.
É pensar no coletivo e se beneficiar individualmente também!
Há algumas semanas, a Head de Produtos do Ecommerce na Prática, Babi Tonhela, realizou um treinamento interno sobre os produtos que a empresa tem.
Nesse treinamento, todo o nosso time participaram para entender como cada produto foi criado e qual a finalidade de cada um.
Isso ajudou a todos os setores da empresa e melhorou a performance do time.
Tenha uma equipe alinhada para garantir sucesso no Ecommerce
Seguindo cada um desses pontos, o seu negócio vai funcionar de forma impecável, rumo ao crescimento que você tanto deseja.
Vale lembrar que a gestão de equipe é importante, porém, não é a única parte da empresa… Existem outros setores que também demandam muita atenção e planejamento.
Nessa hora, não tem jeito: você precisa ter o máximo possível de conhecimento. Para ajudar você e a milhares de empreendedores, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos…
Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!
Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo:
Deixe um comentário