O frete CIF e FOB são frequentemente debatidos no Ecommerce e isso não é à toa… Esses termos definem não apenas os custos associados ao transporte, mas também as responsabilidades de vendedores e compradores em diferentes etapas do trajeto da mercadoria. Leia o artigo para saber tudo sobre o assunto!

A logística assume um papel cada vez mais estratégico para que um negócio não tenha sucesso no mercado de Ecommerce. Na prática, isso significa que tanto vendedores quanto consumidores precisam entender sobre as modalidades de frete que existem…

Isso engloba, mais especificamente, o frete CIF e o FOB. Você já ouviu falar em algum deles?

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é frete CIF e FOB, a diferença entre eles, quais são suas vantagens e quando escolher cada um.

 Vamos começar? 

O que é frete CIF?

O frete CIF, sigla para "Cost, Insurance and Freight" ou “custo, seguro e frete”, em português – é um termo utilizado em contratos de envio em que o vendedor assume a responsabilidade pelos custos de transporte, seguro e frete das mercadorias até o destino acordado. 

Em outras palavras, o frete CIF é aquele em que o lojista fica responsável por tudo, fazendo com que o consumidor receba seu pedido no endereço de sua escolha, sem se preocupar com nada.

Por exemplo, se um cliente compra um par de sapatos que é entregue com algum defeito de fabricação, é a loja virtual quem arca com a resolução do problema. No geral, isso não significa que o vendedor vai arcar com todos os custos. Eles já estão – ou deveriam estar – inseridos no preço do produto.

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

O que é frete FOB?

O frete FOB, que significa “Free on Board” ou “livre a bordo”, é a modalidade em que o consumidor assume os custos e os riscos do transporte. Ou seja, a responsabilidade do vendedor acaba na hora em que o pedido é despachado. 

Em termos práticos, o frete FOB oferece ao comprador mais controle sobre a logística da operação. Isso inclui a liberdade de escolher a transportadora, a rota de envio e a gestão dos custos associados ao transporte. 

Não são todas pessoas que se adaptam facilmente a este tipo de frete, mas ele pode ser interessante em alguns casos, como no modelo logístico de dropshipping, por exemplo.

🚚 Leia também: Transportadora para Ecommerce: conheça as 43 melhores

Qual a diferença entre frete CIF e FOB?

Como vimos, a maior diferença entre frete CIF e FOB está na responsabilidade pelo envio. No CIF, é a loja virtual quem arca com a entrega e no FOB, por sua vez, é o consumidor.

Portanto, a escolha entre essas duas modalidades deve levar em consideração o perfil dos consumidores e suas necessidades, além da operação da empresa como um todo. É preciso ter bastante atenção para fornecer a melhor opção para ambos os casos. 

Para deixar a explicação mais o clara possível, criamos uma tabela com todos os pontos importantes do frete CIF e FOB:

Frete CIFFrete FOB
Pagamento dos custosVendedorComprador
Transferências de custos e riscosO vendedor administra o transporte e seus custos até o porto de destinoOcorre assim que a mercadoria é embarcada no navio designado pelo comprador
Quando a mercadoria é considerada entregueQuando chega ao endereço indicado pelo compradorQuando é enviada para entrega
SeguroO vendedor contrata e custeia o seguroO comprador contrata e custeia o seguro a partir do embarque

🚛 Aproveite para ler também: Tipos de frete: quais são e como escolher o melhor?

Quais são os custos de cada frete?

O frete CIF e o FOB são estabelecidos nos INCOTERMS (Termos Internacionais de Comércio), seguindo as diretrizes determinadas pela Câmara Internacional de Comércio e devem seguir as regras desse órgão. 

São elas:

Custos do frete CIF

No caso do frete CIF, o custo entra no valor do produto e é repassado ao cliente no ato da compra. Vale lembrar que esse valor pode ser declarado na nota fiscal, mas essa não é uma obrigação. Além disso, há a cobrança do ICMS, que é feita de maneira separada e detalhada na nota fiscal. 

🧾 Leia também: Nota fiscal no Ecommerce é obrigatório? Saiba como funciona

Custos do frete FOB

Já no frete FOB, os custos não estão incorporados no preço do produto e, por causa disso, deve ser adicionado na nota fiscal de maneira obrigatória. Este custo compõe a base de cálculo de diversos tributos, como:

  • ICMS: este imposto estadual é uma das principais fontes de arrecadação no Brasil e é calculado com base no montante total da operação;
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): negócios que negociam produtos deste tipo são obrigadas a pagar esse tributo;
  • PIS (Programa de Integração Social): as empresas privadas contribuem para este programa, depositando uma contribuição para um fundo dos funcionários, que depois financia benefícios, como seguro-desemprego e abono salarial;
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social): as pessoas jurídicas são contribuintes da COFINS.

Frete CIF ou FOB: quais as vantagens de cada modalidade?

Ao decidir entre o frete CIF e FOB, é essencial compreender as vantagens associadas a cada modalidade. Vamos explicá-las abaixo:

Vantagens do frete CIF

  • Logística simplificada: não há a necessidade de o consumidor se preocupar com procedimentos ou etapas do processo de entrega. É o vendedor assume toda a responsabilidade;
  • Rastreamento eficiente: tanto o vendedor quanto o comprador têm a capacidade de acompanhar a entrega em todas as fases logísticas, desde a postagem até a chegada ao destinatário;
  • Aceitação dos clientes: considerando a preferência por compras online sem complicações, o frete CIF é amplamente aceito, pois alivia os clientes de preocupações e responsabilidades adicionais.

Vantagens do frete FOB

  • Menos preocupações para o vendedor: ele pode se concentrar exclusivamente nas vendas, enquanto as responsabilidades logísticas do frete recaem sobre o comprador;
  • Autonomia para o comprador: o cliente desfruta da liberdade de escolher as melhores condições de frete, incluindo preço, prazo e a empresa prestadora de serviços logístico;
  • Produtos mais acessíveis: não é uma regra, mas como o frete não está incorporado ao valor do produto, os preços finais das mercadorias podem ser mais baixos e atraentes.

Quando escolher frete FOB e CIF?

A escolha entre contratar o frete CIF e o frete FOB está ligada à responsabilidade sobre a carga durante o transporte, sendo influenciada pelo tipo de negócio e suas necessidades logísticas específicas.

Normalmente, o frete CIF é a opção de lojistas que lidam com grandes volumes de entregas para diversos destinatários. Não à toa, é muito adotada em modalidades de negócios B2C (Business to Consumer, ou Empresa para Consumidor, em português), como no caso das vendas no Ecommerce. 

Essa escolha proporciona simplicidade para o consumidor final, que não precisa se preocupar com a contratação de uma transportadora, e para a própria loja, que evita lidar com múltiplas empresas de transporte para despachar as mercadorias.

Por outro lado, o frete FOB é mais comum em transações B2B (Business to Business ou Empresa para Empresa, em português), sendo amplamente utilizado em setores industriais. Empresas que compram insumos de outras e já possuem transportadoras designadas para coletar e transportar as mercadorias encontram no frete FOB uma opção vantajosa. 

A modalidade FOB oferece à empresa compradora um maior controle sobre o transporte, permitindo a seleção e negociação direta com as transportadoras para garantir condições ideais de entrega, especialmente em setores, como o farmacêutico, por exemplo, em que as exigências sobre o transporte são rigorosas.

📲 Aproveite para ler: 9 Tipos de Ecommerce: veja quais são, como funcionam e suas diferenças

Crie e estruture o seu Ecommerce do jeito certo!

Saber sobre frete CIF e FOB é importante porque a logística é o coração de um negócio. Se ela não estiver bem estruturada, certamente as finanças sentirão um impacto negativo… 

Não é à toa que acreditamos que quanto mais você souber sobre a estruturação e funcionamento de um negócio, melhores serão os seus resultados. E foi pensando nisso que nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é frete CIF?

O frete CIF, sigla para "Cost, Insurance and Freight" ou “custo, seguro e frete”, em português – é um termo utilizado em contratos de envio em que o vendedor assume a responsabilidade pelos custos de transporte, seguro e frete das mercadorias até o destino acordado.

O que é frete FOB?

O frete FOB, que significa “Free on Board” ou “livre a bordo”, é a modalidade em que o consumidor assume os custos e os riscos do transporte. Ou seja, a responsabilidade do vendedor acaba na hora em que o pedido é despachado.

Qual a diferença entre frete CIF e FOB?

Como vimos, a maior diferença entre frete CIF e FOB está na responsabilidade pelo envio. No CIF, é a loja virtual quem arca com a entrega e no FOB, por sua vez, é o consumidor.