Uma das estratégias mais seguras e eficientes para empreendedores que desejam criar um futuro promissor para seus negócios é a de fidelizar clientes.

Não é difícil encontrar pessoas que discordem desta abordagem e que preferem conquistar novos consumidores, no entanto, esse é um erro que pode gerar custos adicionais. 

O custo para manter clientes fidelizados na sua empresa pode ser até 7 vezes menor do que o custo para obter novos consumidores.

Além disso, ao contar com uma base fidelizada, empresas têm muito mais facilidade de coletar informações sobre seu público. 

Este fator torna os planejamentos e a criação de estratégias de marketing uma atividade muito mais simples e eficiente. 

Priorizar a fidelização de clientes é uma tarefa com o potencial de trazer resultados excelentes, no entanto, esta atividade não é tão simples de ser executada. 

É preciso lembrar que os clientes são os protagonistas na hora da compra, portanto, um negócio precisa estar preparado para atender suas necessidades com excelência antes, durante e após sua jornada de compra. 

Isso implica oferecer a melhor experiência e não apenas oferecer preços competitivos.

É a partir deste ponto que o atendimento online ganha destaque e pode se tornar um diferencial para o seu negócio na hora de conquistar a confiança de seus clientes. 

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a estruturar seu atendimento online para conquistar e fidelizar seus clientes. 

1. Planeje seu trabalho

Planejamento é o primeiro passo para a execução de um trabalho bem feito, e para fidelizar clientes não é diferente. 

É preciso pensar em estratégias, organizar sua equipe, estipular metas e objetivos a serem alcançados para medir seu sucesso.

Quanto maior for o nível de preparo, mais fácil vai ser para que sua empresa conquiste e fidelize seus clientes. 

Lembre-se também de preparar sua estrutura, garantindo as ferramentas necessárias para que sua equipe possa oferecer o atendimento online e gerenciar o processo de vendas, assegurando a satisfação dos consumidores.

2. Otimize seu tempo de resposta

Uma das métricas mais importantes para o atendimento online é o tempo de resposta.

Este dado pode ser representado pelo tempo de espera entre o primeiro contato de um cliente e a primeira resposta enviada pela equipe de atendimento.

Empresas que desejam atender bem seus clientes através de canais online precisam ser capazes de responder em tempo real.

Afinal, clientes que optam por entrar em contato com um negócio através de um canal online desejam agilidade, ao oferecer filas ou tempo de espera, estas pessoas podem abandonar o atendimento e procurar uma opção da concorrência. 

Portanto, treine sua equipe para utilizar soluções eficientes com as ferramentas de callback e configure um chatbot para ser responsável pelos atendimentos mais simples e encaminhar chamadas mais completas para atendentes, como uma forma de fidelizar clientes.

3. Diversifique os canais de atendimento

Não oferecer opções de atendimento online pode fazer com que seu negócio perca muitas oportunidades.

Afinal, vivemos em um mercado onde os consumidores já estão habituados às redes sociais, chats e aplicativos de mensagens.

Por isso, não limite as opções de contato ao cliente. Atualize seu atendimento para alcançar ainda mais pessoas.

Existem vários canais que podem ser utilizados de maneira prática e fácil, como os chats em seu site, mensagens no Instagram, mensagens no Facebook e aplicativos como o WhatsApp.

É claro, contar com muitos canais pode dificultar o gerenciamento e a organização de sua equipe, mas todas estas ferramentas podem ser centralizadas e acessadas através das plataformas profissionais de atendimento.

Desta forma, será muito mais simples fazer com que seu negócio seja omnichannel e atenda em todos os canais onde seus clientes estão presentes. 

Esta unificação torna o atendimento mais prático e ágil para os consumidores, que poderão ter seus chamados resolvidos em apenas uma conversa.

Isso é possível porque através das ferramentas profissionais, os atendentes podem transferir conversas para seus colegas mantendo as informações prévias e evitando o desgaste dos clientes, que não precisarão esperar transferências e repetir suas dificuldades. 

A agilidade proporcionada pelas plataformas de atendimento online também ajuda sua equipe a atender de maneira mais eficiente, tornando as sessões mais rápidas e gerando mais resultados.

4. Personalize o atendimento para fidelizar clientes

A satisfação dos clientes é essencial no processo de fidelização.

Então, aproveita as informações que o seu negócio já coletou sobre seus clientes, as disponibilize para sua equipe de atendimento e personalize a experiência de cada consumidor. 

Oferecer e vender os produtos mais caros não significa que um atendimento obteve sucesso.

É preciso que sua equipe de atendimento esteja treinada para identificar quais são as dores e desejos dos clientes e, então, oferecer a melhor solução disponível para resolver seus problemas. 

Assegure que seus colaboradores estejam treinados para identificar estas situações e proporcionar um atendimento de qualidade, que se importa com o sucesso dos clientes. 

Além disso, treine os integrantes de sua equipe para oferecer um atendimento personalizado.

Ressalte a importância de ouvir os clientes para identificar quais são suas dores e desejos, então, oferecer a melhor solução disponível para sanar aquele problema. 

5. Seja proativo

Hoje, os recursos de atendimento online permitem a mesma abordagem proativa praticada em lojas físicas.

As ferramentas profissionais de chat online contam com a opção de configurar convites proativos para cada novo visitante de sua página, uma maneira prática de informar que um atendente está preparado para ajudá-lo. 

Desta forma será possível captar leads sem a necessidade de esperar que os consumidores tenham a iniciativa de entrar em contato com seu negócio.

Esta é uma forma de demonstrar atenção e valorizar o seu público, proporcionando uma experiência satisfatória. 

6. Pratique o pós-venda para fidelizar clientes

Quando o objetivo do seu negócio é a fidelização, é preciso ter em mente que o atendimento não acaba após as vendas serem realizadas.

Utilizar estratégias de pós-venda para manter o contato com seus clientes é uma etapa essencial para conquistar sua preferência. 

Aproveite os seus canais de comunicação para descobrir se os consumidores estão satisfeitos com o atendimento oferecido e com sua negociação.

Ofereça o suporte necessário para extrair o melhor do produto ou serviço contratado, garantindo o sucesso para fidelizar clientes. 

Além disso, utilize metodologias como o NPS (Net Promoter Score) ou a Escala Likert para realizar pesquisas de satisfação para obter feedback e reunir informações valiosas que podem ser analisadas para tornar o seu negócio ainda melhor. 

Enfim, esperamos que o conteúdo possa ajudar sua empresa a criar uma estratégia sólida de atendimento online capaz de conduzir seus clientes a melhor experiência que sua empresa pode oferecer. 

Para alcançar o sucesso no se Ecommerce, é importante traçar metas e criar um planejamento estratégico que leve em consideração as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para sua empresa.

Pensando nisso, nós criamos uma MATRIZ SWOT para te ajudar nesse processo. E o melhor de tudo, o conteúdo é gratuito!