Embora o termo Ecommerce não signifique o mesmo que Marketing Digital, os dois têm uma relação profunda. 

Por essa razão, é fundamental entender a diferença entre Ecommerce e Marketing Digital, para saber como usar cada um deles.

O Ecommerce , como o próprio nome sugere, foi responsável por levar o comércio tradicional para o mundo digital. 

Mas mesmo no mundo digital, ele trata de tudo aquilo que está relacionado a estrutura de uma loja, como logística, estoque, canais de venda, cadastro de produto… 

O Marketing Digital, de forma parecida com o Ecommerce,  levou o marketing tradicional ao universo da internet.

Embora ele tenha as mesmas metas e objetivos do marketing tradicional, o digital usa métodos diferentes para atingir esses objetivos.

Em relação ao Ecommerce, o Marketing Digital é o que vai ajudar o Ecommerce a ser encontrado na internet e, consequentemente, vai impulsionar as suas vendas. 

No vídeo abaixo, o Gustavo Esteves, Especialista em Web Analytics do Ecommerce na Prática, explica a relação entre Ecommerce e Marketing Digital.

Mas, afinal, o que é Ecommerce?

O Ecommerce é um conceito bem mais amplo do que o Marketing Digital. Afinal, ele lida com temas como logística, estoque, canais de venda, meios de pagamento, entrega e cadastro de produto… 

Atualmente, existem seis tipos básicos de Ecommerce:

1- Business-to-Business (B2B): são as transações realizadas entre empresas.

2- Business-to-Consumer (B2C): são as transações entre entre empresas e consumidores finais.

3- Consumer-to-Consumer (C2C): são as transações entre consumidores.

4- Consumer-to-Business (C2B): são as transações de vendas de serviços por muitas pessoas pela Internet.

5- Business-to-Administration (B2A): são as transações entre empresas e a administração pública.

6- Consumer-to-Administration (C2A): são as transações entre pessoas e a administração pública. 

Cada um desses tipos representa uma dinâmica de compra diferente.

Benefícios do Ecommerce

Alguns dos benefícios do Ecommerce em relação ao varejo tradicional são:

  • São abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana: nada mais interessante do que poder comprar a hora em que for mais conveniente para o cliente.
  • Melhores preços: O custo de uma loja virtual é bem menor que de uma loja física. Isso consequentemente interfere nos preços.
  • É mais fácil pesquisar: levando em conta que todas as lojas estão ao alcance das mãos, é mais fácil fazer comparações. Dá para analisar marca, qualidade, avaliações, preços - o consumidor escolhe quais aspectos são mais relevantes para ele. 
  • Economia de tempo . Comprar o que você quiser com apenas alguns cliques é muito rápido e fácil. 
  • É muito mais fácil encontrar um produto: para encontrar um produto, basta digitar o nome do item em no Google e pronto. Aparecem os principais sites que o vendem. É simples assim. 

E como o Marketing Digital faz parte disso?

O Marketing Digital trata das estratégias pensadas e entregues por meio de canais digitais, como mecanismos de busca, sites, redes sociais, e-mail marketing e aplicativos móveis. 

Por essa razão, para ter sucesso com Ecommerce, é fundamental saber utilizar as estratégias do Marketing Digital.

Não sabe que estratégias são essas?

Algumas das estratégias que podem ser úteis no seu Ecommerce são: 

1- SEO: são estratégias aplicadas para deixar o seu site bem posicionado nos principais buscadores, como o Google. Assim, ao usuário pesquisar um produto ou serviço, o seu site será um dos primeiros a aparecer na página de forma orgânica. 

2- Google Ads: são os anúncios pagos que você pode fazer dentro do Google. Sabe aqueles links patrocinados que ficam no topo da página? Esses são os anúncios do Google Ads. 

3- Google Remarketing: serve para você impactar novamente as pessoas que já entraram no seu site e pesquisaram por algum produto. 

4- Google Shopping: comparador de preços que apresentar os produtos no topo da primeira página de buscas. 

5- Facebook Ads: a vantagem de usar os anúncios do Facebook Ads é a possibilidade de segmentar as campanhas e utilizar não só no Facebook, mas também no Instagram. Ou seja, as chances de impactar clientes qualificados é bem maior. 

6- E-mail Marketing: estratégia aplicada para reter os clientes que você já impactou de alguma forma. Por meio de e-mails estratégicos de oferta, você pode enviar conteúdos exclusivos, promoções, cupons de desconto.

Isso vai manter o cliente aquecido para ele voltar ao site e compre mais! 

Benefícios do Marketing Digital

O marketing digital oferece alguns benefícios em relação ao marketing tradicional. Conheça alguns deles:

  • Custo mais baixo - o Marketing Digital oferece um ótimo retorno do seu investimento. Se você souber o que está fazendo, pode fazer muito barulho com pouco dinheiro.
  • Mensurabilidade - como se faz para medir o efeito de um outdoor? Difícil, não? Já no Marketing Digital existem várias maneiras de medir os resultados das estratégias.
  • Personalização - se você vende tênis de corrida, certamente vai querer atingir as pessoas interessadas em correr. Graças ao marketing de conteúdo, é possível fazer um trabalho direcionado. 
  • Maior ROI - por causa dos pontos acima, é perfeitamente possível obter um melhor retorno do investimento por meio do marketing digital.

Utilize ambos de forma complementar

O ideal é que o Ecommerce e o marketing digital trabalham juntos para dar vida ao seu negócio. 

Eles são processos complementares. Você chama a atenção para a sua marca através do marketing digital e realiza o processo de venda com o Ecommerce.

Aplicando as estratégias de Marketing Digital, você vai conseguir potencializar os resultados da empresa onde trabalha, trazendo mais pessoas para comprar na loja! 

Mas saiba que existem diversos outros assuntos essenciais para quem quer se especializar e começar a trabalhar com Ecommerce. 

Por isso, nós criamos a assinatura Ecommerce na Prática!

Esse é um serviço especialmente criado para ajudar empreendedores em todas as fases do negócio. Com centenas de cursos completos e materiais exclusivos, a assinatura Ecommerce na Prática é indispensável para aqueles que desejam gerenciar uma empresa de sucesso...

Para assinar e começar sua jornada de estudos, clique aqui: