As compras online cresceram muito nos últimos anos e, sem sinais de retração, lojas físicas e Ecommerces de grande porte se viram obrigados a encontrar soluções para integrar suas operações. Neste contexto, surgiu a dark store. Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo, te contamos tudo… 

Muitos empreendedores e especialistas em Ecommerces diriam que, hoje, a experiência do cliente é um dos elementos mais importantes de qualquer negócio. 

Os consumidores têm expectativas cada vez mais altas sobre as empresas com as quais fazem negócios e isso inclui – dentre muitos outros fatores – a entrega das encomendas. 

Fazer entregas rápidas e de qualidade tornou-se a prioridade número um de negócios que desejam se destacar atualmente. E, nesse sentido, surgiram soluções logísticas diferenciadas, como as dark stores. 

Este é um artifício usado por algumas das maiores varejistas do Brasil e do mundo. Neste artigo, vamos explicar o que é dark store, quais suas vantagens, como o recurso funciona e ainda mostraremos como implementá-la em sua empresa. 

Pronto para começar? 

O que é dark store? 

As dark store são estabelecimentos físicos, fechados ao público, que têm como objetivo servir como apoio logístico para empresas que atuam no digital. Esses espaços podem servir como ponto de coleta e local de armazenamento, trazendo mais agilidade para lojas virtuais de grandes varejistas. 

Em português, o nome pode ser traduzido como “loja escura”, mas essa tradução não deve ser levada ao pé da letra. O que o nome quer transmitir, na verdade, é a sua inacessibilidade ao público. Uma dark store não tem como objetivo servir como um ponto de venda, mas sim como um espaço que a empresa pode usar para tornar a sua entrega mais eficaz. 

Esse é um modelo que ficou bastante popular nos últimos anos, principalmente por conta do fortalecimento do Ecommerce frente a outros canais de venda. De acordo com dados da Neotrust, o Ecommerce brasileiro cresceu 27% em 2021. No total, houve um aumento de 17% no número de pedidos, o que totaliza 353 milhões de entregas

Sendo assim, percebe-se a necessidade por soluções logísticas mais eficientes e ágeis, tendo em vista que a rapidez na entrega é um dos fatores mais valorizados pelos consumidores.

Para você ter uma ideia, um estudo realizado pelo Capterra mostra que 73% dos usuários esperam entregas ultrarrápidas para suas compras no comércio eletrônico, ou entregas feitas no mesmo dia.

A dark store torna isso possível. Quer saber como? Continue acompanhando o artigo… 

Você também pode gostar deste artigo: Logística sustentável: o que é e como montar seu plano. 

Características de uma dark store: como esse modelo funciona? 

Como já adiantamos no tópico anterior, uma das principais características de uma dark store é a sua inacessibilidade ao público. Sendo assim, clientes não podem simplesmente entrar e comprar produtos, apesar do modelo levar o termo “store” – ou loja – em seu nome. 

Esse é um espaço totalmente funcional, sem a presença de gôndolas, vendedores ou caixas. Tudo deve ser projetado para que os funcionários tenham o máximo de mobilidade e agilidade possível na hora de montar pedidos e despachá-los. 

Uma outra grande característica das dark stores é a sua localização. Esses são pontos estabelecidos em áreas de grande demanda comercial, usualmente localizadas em centros urbanos bem populados. 

Esse é um ponto importante pois um dos principais objetivos de uma dark store é trazer os produtos para mais perto de onde estão os consumidores, agilizando o processo de entrega. 

As dark stores também costumam ser menores em estrutura, o que contribui para manter os custos baixos. Essa é uma grande diferença entre a dark store e um centro de distribuição. Esses estabelecimentos também podem servir como pontos de retirada, dando ainda mais uma opção para consumidores que têm pressa para receber seus produtos. 

Esse é um modelo muito comum na venda de produtos dos mais variados tipos, incluindo alimentos, bebidas e outros itens perecíveis. 

Leia também: Loja física ou loja virtual: qual é a melhor opção? 

Quais as vantagens de uma dark store? 

De acordo com o relatório Global Consumer Insights, produzido pela PwC, 45% dos consumidores brasileiros têm interesse em comprar itens básicos por meio da internet. Desse total, 64% afirma que pagaria mais por uma entrega no mesmo dia

Como você está aprendendo ao longo deste artigo, as dark stores tornam isso possível. Mas este não é o único benefício que esse recurso pode proporcionar. Veja agora algumas outras vantagens da dark store:

Gama de itens mais completa

As dark stores permitem que uma loja virtual possa oferecer uma maior variedade de produtos, sabendo que eles estão armazenados em lugares estratégicos, que beneficiam a logística de entrega. 

Capacidade de estoque aumentada

Com um espaço totalmente dedicado ao armazenamento, empresas que têm dark stores contam com a possibilidade de utilizar o espaço de maneira estratégica, favorecendo o armazenamento do maior número possível de produtos.

Esse é um cenário diferente de, por exemplo, empresas que precisam usar o mesmo espaço de estoque para as operações em suas lojas online e física. Além disso, as dark stores são especialmente úteis para empresas que têm períodos fortes de sazonalidade, quando o número de pedidos aumenta significativamente. 

Mais flexibilidade logística

As dark stores permitem que a entrega possa ocorrer com mais liberdade. Por estar mais perto dos consumidores, é comum que muitos deles optem por fazer a retirada do produto ou receber o pedido por meio de motoboys. 

Essa é uma realidade que não pode acontecer quando uma empresa está em uma cidade diferente das de seus consumidores, por exemplo. Nesses casos, é necessário o amparo de serviços logísticos mais tradicionais, como os Correios e as transportadoras, que também podem participar da equação logística de dark stores. 

Leia também: Como colocar o valor do frete no produto? Veja o cálculo 

Mais qualidade para determinados tipos de produtos 

Quando falamos de dark stores, não podemos deixar de mencionar o quão revolucionárias elas foram para o setor alimentício. Por meio da dedicação de esforços exclusivamente no armazenamento, foi possível criar sistemas que priorizassem a conservação de itens perecíveis.

Isso aumentou, e muito, a viabilidade da comercialização de produtos por mercados, aplicativos de entregas de comida e demais utilidades do setor. Esse cenário também permitiu que os produtos chegassem com mais qualidade à mesa do consumidor, melhorando a experiência do cliente como um todo

Fidelização de clientes

O resultado de tudo isso são clientes mais satisfeitos e fidelizados. Ao longo deste artigo, mostramos alguns dados sobre o assunto e os dados não mentem:  cada vez mais, os consumidores colocam elementos como uma entrega rápida acima de outros aspectos das compras online. 

Como montar uma dark store 

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é dark store e quais são as suas vantagens, vamos entender como você pode implementar esse recurso em seu negócio. 

Como qualquer outra variável do negócio, não é possível dizer que existe uma receita infalível para implementação de sucesso. O que existem são algumas boas práticas – e é sobre elas que falaremos agora… 

Conheça o seu cliente

A primeira boa prática para implementar uma dark store é saber exatamente qual o perfil de cliente que a sua empresa atende. Em outras palavras, o que você precisa conhecer é a persona do seu negócio.

A persona é o perfil de cliente ideal do seu empreendimento. Conhecer essa variável vai te ajudar a entender melhor qual o mix de produtos que você deve oferecer, quais as quantidades ideais de cada item e, ainda mais importante, a localização da sua dark store. 

Invista em um software de controle de estoque

O controle de estoque é um dos processos mais preciosos para empresas, principalmente aquelas que prezam pela entrega agilizada. Com um software desses você será capaz de controlar a movimentação de itens dentro dos armazéns, verificar a coleta e a reposição de itens e ainda extrair dados sobre devoluções. 

Isso também permite que você ofereça mais segurança para seus clientes, compartilhando a localização das entregas de maneira precisa. 

Treine os profissionais adequadamente

Uma dark store não se gerencia por conta própria e, exatamente por isso, você precisa ter colaboradores bem treinados e de confiança nessa missão. O funcionamento de uma dark store é diferente de um estabelecimento convencional, o que requer uma dose de adaptabilidade por parte dos funcionários. Invista na capacitação deles para que os seus clientes possam ter a melhor experiência possível. 

Exemplos de dark store no varejo brasileiro

As dark stores alcançaram o mercado das grandes varejistas e, hoje, podem ser vistas na estratégia de muitas empresas dos mais variados segmentos. A seguir, vamos mostrar alguns exemplos… 

  • Daki: a Daki é uma empresa de delivery ultrarrápido. Focada em produtos de supermercado, a companhia tem usado a estratégia das dark stores para oferecer um serviço mais ágil;  
  • Marisa: a Marisa é uma das grandes varejistas do segmento de moda no Brasil e, recentemente, apostou nas dark stores para atender o público localizado na região sudeste. Mais especificamente, São Paulo. Por já ter uma malha de lojas físicas extensa, a empresa aproveitou seus mais de 200 estabelecimentos para implementação do modelo de dark store;
  • Rappi: a Rappi montou dark stores em cidades como São Paulo, Campinas, Curitiba, Recife e Fortaleza, prometendo fazer entregas de produtos essenciais em até 10 minutos
  • Panvel: a Panvel é uma rede de farmácias da região Sul, mas que já apostou na estratégia de dark store para atender São Paulo, um público muito importante para a marca. 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!