O sucesso não vem com uma fórmula que pode ser transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, ninguém chega lá com uma atitude negativa e depreciativa. Pelo contrário, encontrar desculpas para não tomar iniciativas é exatamente o que te faz continuar parado no mesmo lugar. Portanto, está na hora construir um mindset de sucesso para alavancar seu negócio e crescer. mindset de sucesso

O que separa pessoas mal-sucedidas das bem-sucedidas é a capacidade de enxergar as situações com outro olhar. Pessoas com mindset positivo costumam se sentir mais realizadas e, consequentemente, encontram soluções para as adversidades com as quais esbarram na carreira. A mentalidade é simples: em vez de achar que “não tem jeito”, pessoas com mindset ajustado para o sucesso buscam um modo de dar a volta por cima.

Mas como construir um mindset de sucesso e ser bem-sucedido? Bom, para isto precisará deixar para trás algumas das desculpas a seguir:

"Os outros dizem que não vai dar certo"

Você provavelmente já percebeu que as pessoas ao seu redor gostam de opinar sobre suas ideias. Elas gostam de dizer o que precisa fazer, dão garantias do que vai dar certo e oferecem uma porção de conselhos. O problema é que, quando olha para o que essa pessoa construiu, percebe que ela, na verdade, fracassou todas as vezes.

Será que esta é a melhor pessoa para te aconselhar? Não. Porque ela vai desmotivar suas ideias, não vai te apoiar. Ela não acredita nisso, acha que todos os planos semelhantes irão fracassar como os dela. Este é um pensamento tóxico.

Por isso, deixe estes conselhos de lado. Se estiver com dúvidas, busque alguém com experiência para te ajudar a achar a melhor solução.

Veja também: 3 afirmações positivas para sua vida pessoal e profissional

"Empreender é caro"

Uma porção de gente que quer começar a empreender fica empacado porque acredita que o investimento é alto demais. Este é o ápice da desinformação. Já existem várias políticas públicas no Brasil que favorecem novos negócios com pequenos e médios empreendedores. O MEI é um exemplo de plataforma reguladora gratuita e fácil de usar, e, no Simples, são diversas vantagens para o empresário. As taxas são de acordo com o lucro da empresa, de modo que, enquanto lucrar até 5 milhões ao ano, o que precisará pagar é um valor bem pequeno.

Assim, não existe essa desculpa de “empreender é caro”. Caro é ficar parado, gastando tempo com coisas que não oferecem nenhum retorno.

"Concorrência é grande demais para novos negócios"

concorrencia

Concorrência não é e nem nunca será um problema para as empresas. Inclusive, a maior parte das empresas que vêm surgindo e fazendo sucesso no mercado são releituras de coisas que já existiam antes. Ou seja, nada inovador. E mesmo ideias inovadoras estão sujeitas a concorrência posteriormente.

Veja só a Apple, por exemplo. Quando lançou o Iphone, era impensável um celular neste modelo touch. Pouco tempo depois já haviam diversos modelos semelhantes nas lojas, todos novos concorrentes. Pergunte só ao time da Apple se isto os impediu de continuar no mercado…

Portanto, saiba que a concorrência não é um problema para novos empreendedores. O que você precisa é encontrar um “oceano azul” e mostrar seu valor para a audiência.

"Não há dinheiro no mercado"

Desde o último governo, as pessoas têm enfatizado cada vez mais o discurso de que o mercado está quebrado e ninguém está comprando coisas. É verdade que nossa economia não passa pelo melhor dos momentos, mas ela têm voltado a crescer. Mesmo antes disso, ainda havia consumidores dispostos a comprar de várias lojas.

As pessoas continuam comprando o que elas gostam. Quem precisou cortar gastos foram aqueles que sempre tiveram o discurso de “não tenho dinheiro pra nada”. Pessoas negativas que atraem coisas negativas. Mas existe, sim, muito dinheiro disponível e investidores, muitas empresas fazendo sucesso.

"Não é o momento ideal por conta da crise"

Altos e baixos na economia são normais. Todos os países passam por isso e nem por isso as pessoas deixam de investir em novos negócios. Momentos como este são, inclusive, ótimos para desenvolver novas ideias e empreender. Está aí o iFood para provar, certo? E lojas virtuais, como Amaro, 3, Bazis, etc. São várias que surgiram nos últimos anos e se tornaram lucrativas.

Por que a sua não pode fazer o mesmo?

Por isso, se seu desejo é abrir um negócio, saiba que o momento é agora. Ainda tem espaço para você e suas ideias, e tudo o que precisa é montar um bom plano de negócio. Valide seu produto, encontre diferenciais de mercado e dê uma chance para o seu sonho, se for este. O sucesso está bem aí, mas não vai cair do céu. Você precisa agir agora, como outras pessoas com mindset de sucesso estão fazendo.

Não deixe que pessoas negativas ao seu redor, que nunca foram bem-sucedidas em nada, te digam que não vai dar certo. A crença precisa começar em você, na sua mente

Vai ficar parado?

Confira o vídeo abaixo para ver as dicas do Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, sobre como ter um mindset de sucesso:

Mudar o mundo ou ganhar dinheiro?

Com um mindset positivo, tirar o seu negócio do papel fica muito mais fácil, certo?

Mas ainda precisamos discutir sobre um ponto muito importante...

Qual o principal objetivo do seu negócio? Fazer a diferença na vida das pessoas ou apenas ganhar dinheiro?

Toda grande empresa já foi pequena um dia.

E só é possível alcançar o sucesso se você tem o objetivo de mudar o mundo, gerar impacto e melhorar a vida das pessoas.

E, para isso, você precisa entender melhor qual a transformação que o seu produto causa.

Por exemplo: nós, do Ecommerce na Prática, criamos conteúdo gratuito diariamente. E temos a total consciência de que esses materiais não trazem retorno financeiro direto.

E isso não incomoda em nada, porque nossa missão é entregar conteúdo de valor, motivar e ajudar o nosso público.

Pense em qual é o seu objetivo hoje e como o seu negócio pode mudar o mundo. E não é necessário ter ideias inovadoras e loucas.

Existem vários níveis em que você pode impactar a sua audiência.

Por exemplo: se o seu cliente quer ter hábitos mais saudáveis e praticar esportes, um simples conteúdo que ensina como fazer isso já é uma grande ferramenta para ele.

Pode ser a diferença entre ele mudar de rotina para sempre ou continuar com velhos costumes e acabar tendo problemas de saúde graves.

Isso já gera impacto e muda a vida de alguém.

Para você descobrir qual a missão do seu negócio, pense no seguinte:

Imagine o seu cliente agora, a vida dele antes de conhecer a sua empresa. Depois, pense na vida dessa mesma pessoa daqui a cinco anos em dois cenários:

  1.  Se ela NÃO for impactada pela sua empresa agora.
  2. Se ela for impactada pela sua empresa agora.

O que muda? O que você traz para ele? Pense sempre no impacto que você pode causar e em qual proporção você gera valor.

Agora, abra um artigo no Google docs ou no Word e comece a escrever sobre como a sua empresa e os seus produtos podem realmente transformar a vida do seu cliente e das pessoas ao redor dele.

Para saber mais sobre como a sua empresa pode gerar impacto na vida das pessoas, assista a este vídeo:

Construa o seu império do jeito certo

Esses foram os principais passos para ter um mindset ajustado para o sucesso. Com eles, você vai conseguir construir um negócio muito mais sólido, com um real objetivo, mudando a vida de muitas pessoas.

Mas, para ter um negócio de sucesso, é preciso muito mais do que um mindset poderoso

Você precisa montar uma estrutura sólida para atingir resultados realmente impressionantes.

Por isso, assista à Aula Gratuita: Como Criar seu Ecommerce e faturar até 10 mil reais em 90 Dias!

Nesta aula, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira.

Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce DO ZERO e faturar seus primeiros 10 mil reais em até 90 dias.

Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.

Assista à aula gratuitamente Aqui: