Se você quer saber como atrair clientes para o seu Ecommerce e, consequentemente, fazer mais vendas, hoje vamos falar um pouco sobre algumas técnicas para atrair o público certo para o seu negócio.

Você também vai aprender como fazer vendas todo dia até atingir suas primeiras 10 vendas por dia, seguindo um método simples e bem objetivo.

Sua loja virtual não vende? Está montando ou pesquisando sobre montar uma loja virtual? Quer aumentar suas vendas? Quer atrair clientes para sua loja?

Então esse artigo vai te ajudar muito.

Leia mais: 5 passos para atrair clientes

como atrair clientes

Defina um Plano e Metas Realistas

Se você quer saber como atrair clientes, precisa estabelecer objetivos.

Antes de organizar as metas da sua loja virtual, é preciso definir um plano realista. Você precisa de metas alcançáveis.

De nada adiantará traçar uma meta impossível e totalmente ambiciosa, se você ainda não conseguiu nem fazer a primeira venda.

Você, que está começando seu Ecommerce, precisa definir algumas metas base antes de se concentrar no volume.

Minhas sugestões são:

Faça sua primeira venda

A Primeira meta base é fazer a sua Primeira Venda. Esse é um marco.

Uma realização que, apesar de parecer pequena, te dará ânimo para seguir em frente.

como atrair clientes

Venda todo dia

Depois de fazer a Primeira venda, sua meta passa a ser conseguir realizar pelo menos 1 venda todos os dias.

É nesse momento que você passa a ter um negócio validado de fato. Um negócio que vende, que gera dinheiro todos os dias. Feito isso, as coisas ficam um pouco "mais simples".

Agora, você precisará identificar de onde esse tráfego comprador está chegando e aumentar esse público. Essa é a lógica por trás de como atrair clientes no Ecommerce.

como atrair clientes

Como Atrair Clientes

Concentre seus esforços em vender

Para ensinar como atrair clientes, vou partir do princípio que você já realizou o básico. Ou seja, tem um bom portfólio de produtos, preços competitivos, essas coisas. Se você ainda não conseguiu realizar esse básico, dê uma olhada nesse artigo. Ele te vai ajudar muito.

A partir de agora, vou citar alguns pontos que precisam ser melhorados no seu negócio para que você atinja as suas 10 vendas por dia.

Você precisa ir analisando um a um para entender quais se conectam com a situação atual do seu negócio.

Atraia Mais Visitas para a Loja Virtual

Quantas pessoas visitam por dia sua Loja Virtual? Essa é uma pergunta básica, pois se você está querendo gerar vendas e não está atraindo pelo menos de 100 a 200 visitas por dia, esse é o principal motivo de não conseguir vender.

Você tem que saber o que é Taxa de Conversão.

A média das lojas virtuais no Brasil é de 0,5%. Ou seja: a cada 200 pessoas que visitam uma loja virtual, uma faz a compra. Sendo assim, se uma loja com 0,5% de conversão atrai menos de 200 visitas por dia, provavelmente não vai vender nada.

Se esse for o seu caso, comece por aqui. Você precisa gerar mais visitas para a sua Loja. Tenha como base mínima 200 visitas por dia, esse é o seu ponto de partida.

Leia mais: Como fazer marketing de conteúdo no seu Ecommerce

como atrair clientes

Atraia e Venda para o Público Correto

Outro ponto-chave de como atrair clientes é saber para quem você vai vender. Esse vai ser o foco das suas estratégias de atração e captação.

Você tem um público-alvo e persona bem definidos? Está buscando gerar visitas baseadas nesse público? O que motiva os seus clientes a comprar o seu produto?

Eles simplesmente acordam com vontade de comprar o produto ou tem alguma necessidade, que será solucionada com a compra deste produto?

Essas são somente algumas perguntas para as quais você, como dono da sua empresa, deve ter as respostas na ponta da língua.

Se não tem, comece a trabalhar nisso agora mesmo. Defina seu público-alvo e elabore uma persona para o seu negócio.

Tente vender soluções para uma necessidade ao invés de um simples produto.

Eu sei que isso parece difícil no início. E é mesmo. É preciso muito exercício para treinar o seu cérebro a pensar desta forma. Mas, quando você conseguir, terá um novo mundo à sua frente.

Sua loja precisa gerar Confiança para o Cliente

O que uma loja desconhecida precisaria ter para você comprar dela?

Se você responder com sinceridade a essa pergunta, conseguirá fazer com que seu cliente comece a confiar em você e na sua loja virtual.

Isso é muito importante porque, se a sua loja virtual tem bons produtos, bons preços, bom volume de visitantes diários e atrai o público correto, provavelmente eles não estão comprando porque ainda não confiam na marca.

Se esse for o motivo, te proponho um exercício: o que você faz para transmitir confiança para o seu cliente?

Por que aquele cara que está de frente para o computador lá no interior do país vai confiar em você e comprar? Você precisa saber responder essa pergunta.

Além disso, existem alguns elementos que precisam ser muito bem inseridos em sua loja, justamente para gerar confiança nos clientes:

  • Uma boa página "sobre a empresa", com detalhes, fotos, propósito, algo que transmita seriedade.
  • Certificado de Segurança no site (SSL / HTTPS)
  • Selos de Segurança espalhados pelo site, principalmente na página do Carrinho de compras e no Checkout.
  • Presença nas Redes Sociais. Seu cliente tem que perceber que você está presente em todo lugar.
  • Atendimento ao Cliente pré-venda: Não economize nos canai. Email, Whatsapp, chat online e qualquer outro que for pertinente à sua persona. Vale lembrar que não basta ter o canal, você precisa estar presente para atender e rápido.
  • Políticas de Entrega, Trocas e Devoluções claras. Acredite: muita gente compra pensando que pode haver algum problema. E se houver? Como será solucionado? Defina suas políticas de forma transparente. Pense em pontos como garantia e prazos. Em caso de troca quem paga o frete? Em caso de devolução, quem paga o frete? Tudo isso precisa estar claro para o cliente.

Para os que estão Começando Agora

Se você está começando agora, já viu acima algumas dicas do que fazer quando sua loja estiver no ar.

Porém, se esse é o seu momento, você ainda não criou nada. Está praticamente no zero. Minha recomendação é que você não crie a loja virtual agora. Há outros meios de vender online e validar seu negócio.

Apesar de parecer confuso, o ponto em que quero chegar é uma quebra de paradigma. Muitas pessoas confundem Ecommerce com Loja Virtual.

Ecommerce é a estratégia de negócios que temos hoje em dia, em que vendemos produtos físicos através da internet para outras pessoas em qualquer local que estejam. Isso é Ecommerce.

Loja Virtual é simplesmente um site. Uma vitrine, com um sistema (plataforma de ecommerce) por trás.

Ela permite que o possível cliente escolha um produto e conclua uma compra de forma integrada com sistemas de logística e pagamento. A loja virtual é apenas uma das ferramentas que um bom Ecommerce precisa ter.

Entendeu a diferença entre Ecommerce e Loja Virtual?

Mas esse não é o ponto deste artigo. Eu toquei nesse assunto porque quero facilitar a vida de quem está começando e ainda não criou sua loja virtual.

como atrair clientes

Validação do Negócio antes de Montar a Loja Virtual

Uma estratégia que faz parte do meu método é a Validação do Negócio.

A Validação do Negócio consiste em procurar um meio de "testar" sua capacidade de vender seu produto online. Mas não somente testar. A estratégia de validação pode te ajudar a fazer suas 10 vendas por dia, com uma estrutura muito simples de negócio.

A estratégia

Você precisa de uma página de conversão ou página de vendas de um produto específico que queira validar. Essa página pode ser um anúncio no Mercado Livre, por exemplo.

Por isso, eu digo que não precisa de loja virtual para começar.

Outra coisa que você precisa é de uma audiência que necessite desse produto, ou seja, um canal para atrair o seu público-alvo.

Um canal de distribuição de conteúdo que gere valor, que engaje o seu seu cliente em potencial. Você deve ter pensado em um blog. Isso até é uma boa opção, mas vamos de um jeito mais fácil: esse canal pode ser uma página no Facebook.

Com essa estrutura montada, você precisa criar conteúdo para sua página, atrair o seu público-alvo, gerar valor para essas pessoas e, eventualmente, fazer uma oferta irresistível do seu produto, linkando com um anúncio no Mercado Livre.

É isso! Você só precisa disso para atrair clientes em potencial, encontrar seu Primeiro Caminho de Vendas e atingir suas primeiras 10 vendas por dia.

Feito isso, o negócio vira um jogo matemático. Você aumenta sua capacidade de atrair mais clientes e, consequentemente, aumenta suas vendas.

A conversão se mantém. Quanto mais volume de pessoas no conteúdo, mais vendas.

Não pense que essa estratégia de validação é um "achismo" meu, ou uma aposta. Isso é uma estratégia real, usada constantemente nos meus negócios e que eu já ensinei a diversos alunos.

Recomendo fortemente que você comece dessa maneira o seu negócio, usando o processo de validação. Ele parece um pouco complicado, mas não é, acredite.

Você Vende Online, Ganha Dinheiro e Monta sua Loja Virtual

Se você seguir tudo que eu falei neste artigo, sendo com Loja Virtual ou seguindo a estratégia de validação, eu garanto que vai atrair mais e mais clientes e chegar nas suas 10 vendas por dia rapidamente.

Nesse momento, em que você já vende todos os dias, já está atraindo clientes e, obviamente, ganhando dinheiro.

Só então vai fazer sentido investir tempo e dinheiro na construção de uma bela Loja Virtual para sua empresa.

Montar sua Loja Virtual vai requerer muita dedicação. São muitos cadastros, fotos, descrições, vídeos, textos, integrações com meios de pagamento e outras ferramentas.

Tudo isso é muito importante. Você precisa fazer tudo direito, com calma e, principalmente, fazer com um negócio já validado, que vende todo dia, que atrai clientes todo dia.

A quantidade de lojas virtuais que abrem todos os dias e fecham alguns meses depois, sem fazer nenhuma venda, é absurda. Quase 90% das lojas acabam assim. Tudo isso poderia ser evitado se tivesse sido feita uma validação antes.

Viu como é muito mais saudável fazer isso só depois da validação do negócio?

como atrair clientes

Cuide dos seus Clientes

Depois de entender como atrair clientes, é hora de trabalhar na retenção.

Agora que você já faz tranquilamente uma venda por dia, você está diariamente conquistando novos clientes para sua base.

Desenvolva uma estratégia de incentivar esses clientes a comprarem novamente de você, seja um produto relacionado, complementar ou até mesmo uma nova compra do mesmo produto.

É muito mais barato vender para um cliente antigo do que conquistar um novo cliente! Pense sempre nisso e cuide dos seus clientes.

Crie estratégias para estar sempre presente na cabeça dos seus clientes, continue gerando conteúdo de valor, envie emails com periodicidade, grave vídeos, dê dicas, ofereça cupons de desconto etc.

como atrair clientes

Cuide da sua Marca

Se você está realmente comprometido em criar um Ecommerce de sucesso, precisa cuidar e valorizar constantemente sua marca.

Não adianta saber tudo sobre como atrair clientes se eles veem sua marca de forma negativa ou a consideram irrelevante.

Agora que você já está vendendo todo dia, comece, devagar, a aumentar também o alcance da sua marca no mercado.

Preocupe-se com em ter uma identidade visual legal, imagens de qualidade e produtos que estejam de acordo com a sua proposta de valor.

como atrair clientes

Dez Vendas por Dia é só o Começo

Quando você alcançar a marca de 10 vendas por dia, não pare por aí. Esse é só o começo.

Trace novas metas: 15, 20, 50, 100 vendas por dia.

Lembre-se do que eu disse acima: agora, o negócio funciona como matemática, aumente a atração de clientes e mantenha a conversão para vender sempre mais.

Leve o seu negócio ao próximo nível!

Após a leitura desse artigo, o próximo passo é pôr em prática tudo que foi ensinado e fazer do seu negócio algo sustentável e validado.

Mas se você quer ir além, precisa do direcionamento de alguém que já esteve no seu lugar e sabe exatamente o que e como fazer para transformar a sua empresa em uma máquina de vendas.

E é exatamente essa a proposta do Treinamento Ecommerce do Zeropasso a passo que vai te ensinar a faturar 3o mil reais em apenas 90 dias.

O método foi criado pelo maior especialista em Ecommerce do país, Bruno de Oliveira, baseado em seus 18 anos de experiência no varejo online.

Já são mais de 6 mil alunos que testaram e aprovaram o curso.

Assista uma aula gratuita sobre o treinamento: