Contar com um antifraude para Ecommerce não é mais apenas uma opção, é quase uma obrigatoriedade. Hoje, em meio ao crescimento exponencial das vendas online, ter um sistema desse tipo mostra que você não só não quer perder vendas. Mas, de fato, se preocupa com os seus clientes!

Segundo dados do Mapa das Fraudes, realizado pela ClearSale, as tentativas de fraudes em 2021 aumentaram 74%. No total, o valor das tentativas de fraude chegam a R$ 5,8 bilhões, 61% acima dos R$ 3,6 bilhões registrados em 2020.

Números bem preocupantes, não é mesmo?

Por isso, se você quer entender TUDO sobre antifraude para Ecommerce, veio ao lugar certo! Nós elaboramos um artigo completo sobre o assunto. Veja!

O que é sistema antifraude?

O sistema antifraude é o responsável por gerar a segurança das lojas virtuais contra golpes e transações fraudulentas

Com base em diversas tecnologias distintas, a ferramenta faz o cruzamento de dados para analisar possíveis atividades suspeitas que podem estar ocorrendo em um Ecommerce.

Por que o seu negócio precisa de um antifraude?

Um antifraude é vital para evitar prejuízos tanto para os clientes quanto para os lojistas. Isso é importante porque, quando o assunto são as vendas online, os consumidores precisam se sentir seguros. 

Na verdade, esse fator é primordial em qualquer tipo de negócio, seja ele físico ou digital.

Mas levando em consideração que as pessoas estão bem menos receosas em comprar online em meio ao boom do Ecommerce nos últimos anos, não dá pra botar essa questão em risco por não ter um antifraude. Não é mesmo?

Tipos de fraudes no Ecommerce

Fraude efetiva

A fraude efetiva é uma das mais comuns quando o assunto são os tipos de fraudes no Ecommerce. Ela acontece quando há roubos, assaltos ou vazamento de dados.

Assim, após a vítima do golpe não ter mais posse de seu cartão, celular, computador ou outros dispositivos que tenham seus dados salvos, o golpista faz as mais variadas compras. 

Neste tipo de fraude, tanto o cliente quanto o lojista saem no prejuízo. Isso porque, muitas vezes, o pacote sai para entrega mesmo que a vítima tenha avisado à empresa e tenha feito todo o processo de cancelamento. 

Fraude amigável

Ocorre quando uma pessoa próxima - seja algum parente ou amigo - utiliza o cartão para fazer compras sem o seu consentimento. 

É uma situação mais fácil de resolver, o que não significa que não existe todo um desgaste para que isso aconteça. Principalmente porque o lojista precisa comprovar para o dono do cartão que o pedido foi realmente comprado e enviado.

Autofraude

A autofraude é quando o próprio dono do cartão é quem pratica o golpe. É um pouco mais difícil de ser identificada, já que a compra é feita de forma legítima. 

Geralmente, a autofraude acontece da seguinte forma:

A pessoa faz a compra e, logo após o recebimento do item, faz a solicitação de estorno alegando que a transação não é verdadeira. 

Ou seja, um grande problema que, infelizmente, você que é lojista precisa aprender a lidar. Por isso, não hesite em contar com um antifraude para Ecommerce, certo?

Phishing

O tipo de fraude Phishing é bem perigosa. Acontece quando um golpista cria um site muito similar a outro que já existe.

Nesses casos, normalmente são oferecidas promoções bem atraentes aos clientes, que automaticamente ficam tentados a comprar produtos nesse site falso. E como essas lojas virtuais são muito semelhantes às originais, os consumidores muitas vezes inserem seus dados e finalizam as compras. 

Vantagens do antifraude para o Ecommerce

Maior segurança para os clientes

Pode parecer até um pouco óbvio, mas contar com um sistema antifraude é essencial para que os compradores se sintam seguros ao comprar na sua empresa. 

Assim, quando você deixa a sua loja virtual protegida, automaticamente as pessoas vão se sentir confortáveis para não só comprar com você, mas também para indicar seus produtos para parentes, amigos, etc

Diminuição de prejuízos financeiros

Como dito anteriormente, uma das principais vantagens do antifraude para Ecommerce é a redução de prejuízos. Pense assim:

Toda vez que algum cliente sofrer um golpe e perceber isso apenas quando receber a fatura (e, consequentemente, após o envio do pedido), o seu negócio perde o produto. 

Por isso, ter um antifraude para Ecommerce é indispensável para você não desperdiçar mercadorias e, com isso, não ter o fluxo de caixa do seu negócio afetado. 

Redução de chargeback

O chargeback acontece quando o comprador solicita a devolução do valor pago por uma compra feita no seu negócio. E as fraudes no Ecommerce normalmente ocasionam chargebacks, isto é, contestações de compras.

Nesse sentido, quando a quantidade desses pedidos de devolução é muito alta, é comum que ocorra advertências, multas e até descredenciamento por parte das instituições de cartão de crédito.

Ou seja, um grande problema que você precisa evitar a todo custo na sua loja virtual. Mas como fazer isso? Contando com um bom antifraude para Ecommerce!

Como funciona o antifraude para o Ecommerce?

Basicamente, o antifraude para Ecommerce funciona a partir do cruzamento de dados e do acompanhamento e análise de diversos fatores. As informações fornecidas pelos consumidores e seus padrões de comportamento na hora da compra são alguns deles.

Na prática, quando um indivíduo adquire um produto, suas informações são encaminhadas para as empresas de cartões de crédito. Elas, por sua vez, verificam os dados e, estando tudo certo, autorizam a compra. 

Neste caso, quando você possui um antifraude para Ecommerce, acontece uma nova etapa de verificação dos dados dos clientes. E, mesmo quando a compra é aceita pelas bandeiras de cartão, se o sistema antifraude achar que ela é suspeita, o processo de compra é interrompido. 

Esses bloqueios são cruciais para evitar desgastes com clientes e prejuízos para ambos os lados. 

Principais sistemas antifraude para Ecommerce 

Depois de tantas informações importantes, está na hora de conhecer os principais sistemas antifraude para Ecommerce! Vamos lá?

Konduto

A Konduto foi criada em 2014 e, desde então, conseguiu uma forte experiência no Ecommerce e nos meios de pagamento utilizados no setor. 

Além disso, é pioneira no mundo na utilização das tecnologias de machine learning e monitoramento de comportamento de navegação para combater a fraude no ambiente digital.

Entre suas principais soluções, estão:

  • Completo: focado em lojas virtuais de diversos segmentos;
  • Performance: para empresas de meios de pagamento, isto é, subadquirentes, gateways e outras;
  • Safe Baking: abrange carteiras digitais e fintechs.

Para acessar mais informações sobre cada um, basta acessar a página oficial da Konduto

ClearSale

Fundada em 2000, a ClearSale atua com o foco em soluções antifraude para empresas de diferentes mercados, como Ecommerce, vendas diretas, telecomunicações e serviços financeiros.

Para as empresas de Ecommerce, a companhia tem as seguintes opções de serviços:

  • Total ClearSale: toda a gestão antifraude da loja virtual; 
  • Total Garantido : garantia em casos de chargeback com total gestão ClearSale;
  • Realtime Decision Guaranteed: pedidos aprovados em tempo real sem prejuízos com fraude;
  • Realtime Decision Management: antifraude em tempo real; 
  • Tickets: antifraude desenvolvido para vendas de ingresso. 

A ClearSale é brasileira, mas analisa transações feitas em mais de 170 países. Algo que dá uma expertise para a empresa conhecer os comportamentos de consumidores de todo o mundo. 

BigData Corp

A BigData Corp foi criada em 2013 e tem ampla atuação no Brasil e na América Latina.  A companhia captura, agrega e estrutura dados de empresas de vários setores no combate às fraudes. 

Na prática, todo o conteúdo capturado é armazenado e os dados são mapeados com uma visão temporal, indicando sua evolução ao longo do tempo.

Os principais produtos da BigData Corp são:

  • BigBoost: em que dados de pessoas, empresas e produtos são reunidos na plataforma;
  • BigId: anti-fraude inteligente, rápido, simples e 100% automático;
  • BigMarket: coleção de séries históricas e indicadores alternativos de mercado. 

Caso queira saber mais detalhes, o site oficial da BigData Corp tem todas as informações necessárias sobre cada um de seus serviços. 

Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar: conheça a assinatura do Ecommerce na Prática!

Com a quantidade de informações que temos na internet, é difícil priorizar os conteúdos que realmente importam para o seu momento de negócio, certo?

Foi por isso que criamos a assinatura Ecommerce na Prática. 

Nesse espaço, você terá acesso a centenas de cursos completos e conteúdos exclusivos sobre precificação, gestão financeira, planejamento de redes sociais, busca de fornecedores e muito mais! 

Para começar a estudar, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é sistema antifraude?

O sistema antifraude é o responsável por gerar a segurança das lojas virtuais contra golpes e transações fraudulentas.

Por que um negócio precisa de um antifraude?

Um antifraude é vital para evitar prejuízos tanto para os clientes quanto para os lojistas. Isso é importante porque, quando o assunto são as vendas online, os consumidores precisam se sentir seguros.

Quais são os tipos de fraudes no Ecommerce?

Fraude efetiva, Fraude amigável, Autofraude e Phishing.

Quais são as vantagens do antifraude para o Ecommerce?

Maior segurança para os clientes, Diminuição de prejuízos financeiros, Redução de chargeback, entre outros.

Quais são os principais sistemas antifraude?

Entre os principais sistemas antifraudes estão: Konduto, ClearSale, BigData Corp.